Resenha de DVD
Título: Los Angeles - Tour 1987
Artista: Tom Jobim, com participação de Gal Costa
Gravadora: Movieplay
Cotação: * *
Tom Jobim (1927 - 1994) entrou na era do DVD na companhia luxuosa de Gal Costa - num encontro que deveria ter se estendido para o estúdio para gerar disco que nunca saiu dos planos do maestro soberano e de sua cantora preferida, que acabaria lhe prestando em 2000 controvertido tributo gravado ao vivo. Já está nas lojas, em edição nacional da gravadora Movieplay, o primeiro DVD de show do compositor (já saiu um com entrevista do artista ao programa
Roda Viva).
Los Angeles - Tour 1987 perpetua concerto feito pelo maestro no Wiltern Theatre, nos Estados Unidos, com sua Banda Nova e a participação de Gal em cinco dos 15 números, arranjados por Jobim com Jaques Morelenbaum.
A gravação deste show já tinha sido lançada em CD (
Rio Revisited) e em VHS. Mas era inédita em DVD. Pena que a edição não exiba o requinte da música de Jobim. A imagem não recebeu o devido tratamento digital e o áudio 2.0 é apenas regular. Mas nem a falta de capricho da Movieplay em lançamento tão importante estraga o prazer de poder ver e ouvir Jobim em profícua fase madura. Em 1987, ele lançaria o disco
Passarim, um de seus últimos trabalhos de repertório inédito. Na época, popularizada por baladas radiofônicas, Gal vivia seu auge vocal, facilmente perceptível quando ela subiu ao palco - anunciada por Tom como uma "flor incrível da Bahia" - para cantar músicas que parecem feitas sob medida para seu canto virtuoso, diplomado na escola de João Gilberto, mas sem se prender à estética bossa-novista.
Com uma flor incrível no cabelo, Gal entoa
Dindi somente com o piano de Tom (primeiro em português e, depois, na letra em inglês),
Wave (em inglês, já com a interação da Banda Nova), o então recente bolero
Anos Dourados (em português e com discreto acompanhamento do maestro num dos versos finais) e
Gabriela. Tema composto por Tom para a versão cinematográfica da obra de Jorge Amado,
Gabriela é o grande momento do recital. O arranjo intrincado a transforma quase numa peça sinfônica, com andamentos alternados e o harmonioso casamento da voz cristalina de Gal com o canto contido do autor e os graciosos uníssonos das vocalistas da Banda Nova.
Gal ainda volta no número final,
Corcovado. Sua iluminada presença é um luxo a mais em concerto perfeito. O DVD tem o mérito de registrar um show típico de Tom - o que ele mostrava para embevecidas platéias do mundo todo. Soberano na sua genialidade, o maestro seduz o público americano dessa passagem por Los Angeles com sua bossa sempre nova - embora sua obra extrapole a estética da Bossa Nova.
O roteiro é um
best of dessa obra magistral. Inclui
Samba de uma Nota Só,
Desafinado (com introdução em inglês),
Água de Beber,
Sabiá,
Samba do Avião (na voz de Danilo Caymmi, integrante da Banda Nova) e
Águas de Março. Enfim, um show de harmonia e sofisticação. Uma "música maravilhosa", como saúdam Sérgio Mendes e Sônia Braga, convidados vips da platéia, no depoimento que abre o DVD.
Enquanto a Biscoito Fino não lança o prometido DVD com um show feito por Tom em 1986, no Canadá, este
Los Angeles - Tour 1987, apesar da edição descuidada, é o que há.