Resenha de discoTítulo: PretaArtista: Preta GilGravadora: Geléia GeralCotação: * *Preta Gil sabe que não tem voz suficiente para encarar uma carreira de cantora. Mas debocha de suas próprias limitações vocais e acerta quando cai no suingue. Seu segundo disco,
Preta, peca pelo repertório irregular, mas cresce na metade final - justamente quando a artista investe no balanço afro-pop-baiano que deu o tom de seu primeiro álbum,
Pret-à Pôrter, editado em 2003 com o hit radiofônico
Sinais de Fogo.
Com pouca voz e muita atitude, Preta encara a prova do segundo disco com repertório feito sob medida para seu jeito
abusado. Se posou nua no encarte do CD de estréia, ela aparece fantasiada de Mulher Maravilha no novo álbum. "Não gosto de calmaria / Nem dou lugar ao marasmo / Sou o calor da Bahia / Um verdadeiro orgasmo", autodefine-se em
Leva Eu pro Samba, inédita de Moraes Moreira arranjada por Rildo hora em clima de batucada carioca. É a partir desta faixa, a de número 6, que o CD começa a decolar. O início é morno, com duas músicas insossas de Gigi (
Suave e
Muito Perigoso) e composições de Adriana Calcanhotto e Sandra de Sá que nada acrescentam ao disco. A que ostenta versos de Calcanhotto,
Vá Lá, tem melodia pouco inspirada do baixista Dé Palmeira. Sandra - que nunca teve produção autoral realmente bacana, à altura de seu caloroso vozeirão - comparece com a banal
Estágio do Perigo, parceria com Macal.
É na segunda metade que
Preta cresce e aparece.
O Beat, tema de Ari Mendes, foi gravada com Lenine, que insere na faixa seu balanço e apropriada citação de
Que Baque É Esse?, um de seus sucessos. A releitura suave de
Cheiro de Amor - música lançada por Maria Bethânia no LP
Mel, de 1979 - também conta pontos a favor, inclusive pela produção do saudoso Tom Capone. Preta entoa a canção na contramão do registro teatral da colega baiana.
A propósito, a produção de Betão Aguiar é um dos trunfos do CD. Aguiar parece conhecer bem o universo musical a que mais bem se ajusta Preta. E o fato é que o disco termina em alto astral. Um dos acertos é o axé
Eu e Você, Você e Eu. A levada carnavalesca do hit da folia baiana permanece em
Tresloucados, mas ganha tempero afro-roqueiro nesta faixa dividida com Davi Moraes e LanLan, parceiros de Preta no homônimo projeto paralelo do trio. E ainda tem um remix esperto da canção
Medida do Amor, produzido pelo DJ Marlboro. Preta cai no funk e mostra que pode ter futuro no mercado fonográfico se continuar driblando suas deficiências vocais com suingue e atitude.