web page hit counter
Sábado, Julho 29, 2006

Pagode de Arlindo Cruz chega ao DVD

Um dos compositores mais inspirados e profícuos do samba carioca, Arlindo Cruz chega ao DVD. A gravadora Warner Music vai lançar o vídeo da gravação ao vivo realizada na casa Barril Barra 800 em 24 de fevereiro de 2003 e editada em CD naquele ano. O DVD Pagode do Arlindo - Ao Vivo (capa à direita) traz 19 números (o disco tinha 14 faixas). Algumas músicas - Tô a Bangu, Todo Mundo Gosta, Lua Prateada e Aos Novos Compositores, entre outras - tinham sido excluídas da seleção final do CD.

Nesse registro ao vivo, o Pagode de Arlindo contou com adesões de Beth Carvalho (em Brasil Moleque), Dudu Nobre (no pot-pourri que junta Mulata Beleza e Meu Gurufim) e de Zeca Pagodinho (em dois pot-pourris que reúnem os sambas Depois do Temporal, Ladeira do Chapelão, Nega no Morro, A Festa É da Massa, Resumo e Lição de Malandragem).

Betty Faria canta Lulu, Chico e Cazuza

Atriz que já cantou em filmes e em musicais feitos para a televisão, Betty Faria (à direita, em foto de André Wanderley) preparou um show com temas que interpretou ao longo de sua carreira. Intitulado BettyFaria.doc, o show ficará em cartaz no Teatro Rival, no Rio, de 10 a 20 de agosto. No repertório, sucessos de Chico Buarque, Cazuza, Lulu Santos, Lupicínio Rodrigues e Glória Gaynor. A direção é do ator Luis Salém.

Grupo Mutreta prepara o segundo disco

Incluído na coletânea Mandou Muito Bem, recém-editada em CD e DVD pela gravadora Som Livre com 21 nomes da nova cena pop nacional, o grupo carioca Mutreta já prepara seu segundo CD, provisoriamente intitulado Fotossíntese. Assim como o álbum de estréia, o novo disco tem produção de Guilherme Gelain e Rodrigo Gavião, guitarrista e baterista da banda, respectivamente. Sonhos Entorpecem, Quando Tudo Sair Errado pela Janela, Terral, Lágrimas e Andarilho são alguns dos 10 rocks e baladas que compõem o repertório. A capa e o encarte do disco serão ilustrados com telas da mãe do vocalista Fred Entringer, a quem o Mutreta homenageia na faixa O Vôo Rasante da Jovem Audaz. Fátima Entringer morreu (vítima de câncer) durante a fase de pré-produção do CD. A tela acima foi escolhida para a capa de Fotossíntese.

Netinho retoma axé em DVD que traz Ilê

Depois de tentar guinada rumo ao pop, em CD que passou em brancas nuvens, Netinho (foto) retorna ao axé em seu primeiro DVD, Netinho por Inteiro, já pronto. Gravado em 10 e 11 de fevereiro, em Salvador (BA), o DVD reúne 29 faixas, entre regravações de sucessos do cantor (Milla, Beijo na Boca, Capricho dos Deuses, Barracos, Menina), inéditas (Tudo Bem, Balanço Legal, Vou Voltar, Dilema e Tum Tum Tum Dois Corações) e números gravados com o grupo Ilê Aiyê (Xodó do Ilê) e Ivete Sangalo (Tempos Modernos e Onde Você se Esconde?).

Ultraje joga sua rede e tenta hit virtual

O Ultraje a Rigor está tentando reviver os áureos tempos de gozação com o lançamento de uma marchinha inédita, P.Q.P., Brasil, lançada pelo grupo apenas na internet. A letra ironiza a seleção brasileira da Copa 2006 e, de quebra, alfineta os políticos. Aviso aos navegantes: a música já se encontra disponível na rede para download, em sites legais e ilegais.
Sexta-feira, Julho 28, 2006

Álbum dos Mutantes traz inédita em CD

No embalo do retorno do grupo Os Mutantes, com Zélia Duncan no posto de vocalista que foi originalmente de Rita Lee, a gravadora Universal está lançando coletânea dupla da banda, De Volta ao Planeta dos Mutantes. Entre as 28 gravações selecionadas, há uma raridade, nunca lançada em CD: Glória ao Rei dos Confins do Além, música de Paulo César de Castro, defendida pelo grupo em 1968 no II Festival Estudantil da Música Popular Brasileira. A música foi lançada somente em coletânea desse festival.

Além dos hits, a compilação inclui também as quatro faixas (Lady Madonna, Cinderella Rockefella, Canção pra Inglês Ver / Chiquita Bacana e The Rain, the Park and Other Things) do disco A Banda Tropicalista do Duprat (Rogério Duprat, 1968) gravadas com a participação dos Mutantes. Mas este álbum foi lançado recentemente em CD.

Carioca de 22 é o vencedor de 'Ídolos'

Leandro Lopes, um carioca de 22 anos, é o grande vencedor do programa Ídolos, exibido pelo SBT. Como prêmio, ele vai gravar e lançar pela gravadora Sony & BMG - possivelmente, já em setembro - seu primeiro disco, que terá produção de César Lemos. Uma das músicas do CD é Deixo a Voz me Levar, versão de What's Left of me, música de Nick Lachey, Lindy Robbins, Jess Cates e Emanuel Kiriakou. Em 14 de agosto, a Sony & BMG vai lançar CD com gravações dos dez finalistas do programa.

Alice Cooper não horroriza em Montreux

Resenha de DVD
Título: Live at Montreux 2005
Artista: Alice Cooper
Gravadora: ST2
Cotação: * * *

Com guilhotina, espadas e até um balé, Alice Cooper levou no ano passado seu costumeiro rock horror show para o tradicional festival suíço. O registro do espetáculo está sendo lançado no mercado brasileiro na série de DVDs da gravadora ST2 intitulada Live at Montreux (pela qual saiu recentemente o segundo DVD solo de Seu Jorge, também gravado na edição 2005 do festival). De bônus, o DVD do velho roqueiro traz CD com o áudio do show. Dá para perceber que Cooper continua em razoável forma. Ele faz seu teatro com energia. Boa parte da platéia, apática, não se horroriza. Mas isso não tira o mérito do artista. O roteiro de 27 números (19 incluídos no CD) dá uma geral na carreira de Cooper. A curiosidade é a inclusão da balada I Never Cry, popularizada no Brasil em 1976/1977 na trilha internacional da novela Duas Vidas. A edição nacional do DVD conserva o ótimo padrão de áudio e imagem dos vídeos editados pela ST2.

Frusciante no terceiro CD de Mars Volta

Sucesso da edição 2004 do Tim Festival, a banda The Mars Volta (liderada pelo vocalista Cedric Bixler-Zavala e pelo guitarrista Omar Rodriguez-Lopez, à esquerda na foto) lança no fim de agosto seu terceiro álbum, Amputechture. O disco conta com a participação de John Frusciante, guitarrista do grupo Red Hot Chili Peppers.

Ator Daniel Del Sarto lança primeiro CD

O ator Daniel Del Sarto, que já vinha fazendo shows como cantor na cena carioca, gravou seu primeiro CD de forma independente e negociou o lançamento com a gravadora Indie Records. Intitulado Desassossego, o disco traz músicas como Beijo (eleita a faixa de trabalho), Super-Homem ao Avesso e Prece. O repertório segue a linha pop/rock e é assinado pelo próprio Sarto com Paulo Gouvêa.
Quinta-feira, Julho 27, 2006

Jane Duboc vai homenagear Minas e Ella

Mal lançou no Brasil o CD Glow, em que canta músicas de Sting e Peter Gabriel na companhia do saxofonista Vinicius Dorin e do violonista Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc (foto) já idealizou dois novos projetos fonográficos. Um é o DVD Dear Ella, em que vai abordar o repertório da cantora americana de jazz Ella Fitzgerald. O outro é um CD em homenagem a Minas Gerais, Blues em Minas.

Seal canta Bowie e Killers com orquestra

Seal nunca mais reeditou a inspiração de seu primeiro álbum, que em 1991 rendeu hits como Crazy. A curva descendente da discografia do cantor pode ser comprovada no kit de CD e DVD One Night to Remenber, recém-lançado no Brasil pela Warner Music com a gravação de show feito pelo artista na Alemanha, em metalúrgica transformada em casa de shows.

Registrado em 5 de junho de 2005, o concerto foi feito com orquestra de 60 músicos regida por Mike Duke. No roteiro, além de sucessos como Kiss from a Rose, Seal faz incursões pelos repertórios de Neil Young (a balada Don't Let It Bring You Down), David Bowie (Let me Sleep Beside You) e do grupo The Killers (Everything Will Be All Right). O DVD reúne os 16 números do show. O CD traz 14.

Trama reedita CDs da RGE em setembro

Em parceria com a Som Livre, a gravadora Trama vai relançar em setembro uma série de discos da extinta RGE, cujo acervo foi incorporado à Som Livre. A coleção Arquivos RGE vai repor em catálogo títulos de Jorge Aragão (Chorando Estrelas, A seu Favor), Fundo de Quintal (Divina Luz, O Mapa da Mina, Seja Sambista Também, A Batucada dos Nossos Tantãs), Pena Branca & Xavantinho (Uma Dupla Brasileira), Robson Jorge e Lincoln Olivetti (Robson Jorge e Lincoln Olivetti) e Azymuth (Azymuth), entre outros nomes. Mico de Circo, álbum gravado por Luiz Melodia em 1978 para a Som Livre, também estará na série. Nos casos de Jorge Aragão e do grupo Fundo de Quintal (foto acima), seus discos já foram reeditados há alguns anos pela Som Livre na coleção Os Bambas do Samba, mas já estavam fora de catálogo, embora ainda encontráveis em algumas lojas.

Trio de rap finaliza disco com Cavalera

O trio de rap Mzuri Sana (à direita, em foto de Alex Wharton) está finalizando a gravação de seu segundo disco, Ópera Oblíqua, que tem lançamento programado pela gravadora Trama para setembro. Uma das músicas, Definição, traz as participações de Rappin' Hood e de Iggor Cavalera, o baterista que recentemente se desligou do grupo Sepultura. Formado pelos rappers Parteum, Suissac e Secreto, o Mzuri Sana criou um blog para divulgar informações sobre o álbum. Pelo endereço www.operaobliqua.blogspot.com, é possível até ouvir músicas do novo CD.

Bruno Castro estréia promissor em CD

Resenha de CD
Título:
Bruno Castro
Artista:
Bruno Castro
Gravadora:
Independente
Cotação:
* * *

Aos 33 anos, o compositor e cavaquinista carioca Bruno Castro chega ao primeiro disco fiel às tradições do melhor samba. Castro ainda não é conhecido do tal grande público, mas seu nome tem sido presença freqüente em fichas técnicas de discos de bambas como Zeca Pagodinho desde que, em 2001, ele iniciou parceria com Dona Ivone Lara. E ela, com a costumeira nobreza, abençoa a estréia fonográfica de seu mais jovem parceiro fazendo aquele seu sublime contracanto em Apito de Ouro - tema composto em tributo a Mestre Fuleiro, figura fundamental na história da escola Império Serrano - e na melancólica Razão e Nostalgia, música já gravada por Alcione em recente álbum de inéditas. Generosa, Dona Ivone ainda participa de Na Própria Palma, uma de suas mais inspiradas colaborações com Castro.

Castro não é grande intérprete, mas canta corretamente, com voz mais segura do que a de Wanderley Monteiro, para citar outro compositor promissor no meio do samba carioca que tentou se lançar em disco. A grife melódica e poética de seu repertório tampouco é original. Mas a qualidade é das melhores. Castro bebeu nas boas fontes e se cercou de gente antenada. Eu Não Sou Leão (de Bruno com Adalto Magalha) e Cortesia (com Carlos Caetano e Flavinho Silva) são pagodes que fazem espirituosas crônicas dos costumes suburbanos. Breque Barra Alerta (parceria com Maurício Verde) é esperto samba de breque - gênero pouco lembrado por novos sambistas. E ainda tem partido dos mais altos (Na Paz da Eternidade), um samba dolente (Dizer Não pro Adeus, no qual intervém o parceiro Luiz Carlos da Vila) e duas surpreendentes incursões do compositor pelo universo nordestino. Só Mi Qué a Flô é xote bem arretado, como manda a tradição do gênero, e o instrumental Frevo das Oito confirma as habilidades autorais de Bruno Castro. Vida longa na música brasileira!
Quarta-feira, Julho 26, 2006

Junior co-dirige Sandy em clipe da dupla

Lançado em maio pela gravadora Universal Music, com toda pompa, o CD Sandy & Junior ainda não aconteceu, mas ganha nova chance com a troca da música de trabalho. Sai Replay e entra a balada Estranho Jeito de Amar, que já ganhou clipe co-dirigido por Junior com Fernando Andrade (com o cantor na foto, durante a gravação do vídeo). Sandy é a personagem principal do clipe, que tem estréia prevista para agosto.

Vittor Santos retorna renovado ao disco

Resenha de CD
Título:
Renovando as Considerações
Artista:
Vittor Santos
Gravadora:
Biscoito Fino
Cotação:
* * * *

Trombonista e arranjador do mais criativos da cena brasileira, Vittor Santos volta ao mercado fonográfico com disco solo, Renovando as Considerações, o primeiro em dez anos (o último, Sem Compromisso, saiu em 1996). Liderando um quinteto no qual se alternam músicos como o bandolinista Hamilton de Holanda e o pianista Phillippe Baden Powell, Santos gravou um CD instrumental de ricas harmonias e arranjos pouco usuais. Sem procurar ser o centro das atenções, o trombonista mostra interação com seus colegas músicos e exibe a renovação anunciada no título do tema de Ian Guest que batiza o disco (Guest assina também Um Trombone na Rua Tereza). Em ambiência jazzística, o samba domina o repertório de oito temas. Luanne (Moacir Santos e Nei Lopes), An American no Samba (Mário Adnet) e London Samba (de Joyce, gravado pelo autora em 1999 no disco Hard Bossa, com intervenção do trombone de Santos) são destaques do álbum, fechado com tema autoral de Santos, O Mover das Águas, em que ele assume também o piano. Biscoito muito fino.

Elis, no telão, faz dueto virtual com Jair

Parceira de Jair Rodrigues nos anos 60, tendo gravado com o cantor a série de três discos Dois na Bossa, Elis Regina (1945 - 1982) não deixou de estar presente na cerimônia do 4º Prêmio Tim de Música, que homenageou Jair na noite de terça-feira, 25 de junho. Com sua imagem no telão, a Pimentinha fez um dueto virtual com o intérprete em Upa Neguinho - como mostra a foto de Guto Costa.

A emoção de Jair Rodrigues em prêmio

A foto acima, de Guto Costa, flagra a emoção do cantor Jair Rodrigues na 4º edição do Prêmio Tim de Música, na noite de terça-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O grande intérprete paulista foi o homenageado da cerimônia, cuja premiação deu a Maria Bethânia os troféus de Melhor Disco de MPB (Que Falta Você me Faz), Melhor Cantora (na categoria MPB) e Melhor DVD (Tempo Tempo Tempo Tempo). Normalmente avessa a badalações, Bethânia prestigiou o evento, talvez já ciente de que não iria voltar para casa de mãos vazias... Já o sempre festeiro Zeca Pagodinho levou dois troféus: o de Melhor Cantor de Samba e o de Melhor Disco de Samba (À Vera). Aliás, À Vera rendeu ainda para Rildo Hora - diretor musical do show em tributo a Jair - o prêmio de Melhor Arranjador. No mais, foi a habitual, farta e nem sempre criteriosa distribuição de troféus em categorias que iam de Regional (a rigor, toda a música produzida fora do eixo Rio-SP) à Canção Popular (um eufemismo para brega).

DVD flagra Siouxsie no auge com Smith

Em 30 de setembro e 1º de outubro de 1983, Siouxsie and the Banshees fizeram shows no The Royal Albert Hall, em Londres, com Robert Smith na guitarra (o músico do The Cure integrou brevemente o grupo de origem punk que caminharia nos anos 80 para um som gótico e psicodélico). Os dois shows foram registrados em gravação que já rendeu CD ao vivo e, 23 anos depois, está sendo lançada em DVD no mercado brasileiro pela Universal Music. O DVD Nocturne (capa à direita) traz 12 números no roteiro (incluindo covers de Dear Prudence e Helter Skelter, dos Beatles) e, nos extras, o clipe de Dear Prudence e flagrantes de apresentações de Siouxsie and the Banshees em programas de televisão. A turma gótica estava no auge.
Terça-feira, Julho 25, 2006

'Ursinho de Dormir', o hit de Armandinho

Depois de Desenho de Deus, uma das músicas mais tocadas nas rádios no primeiro semestre, a Universal Music já começa a trabalhar outra faixa do DVD e CD ao vivo de Armandinho. Trata-se de Ursinho de Dormir. Grande fenômeno do mercado fonográfico em 2006, o cantor de reggae já vendeu 70 mil CDs e 20 mil DVDs, de acordo com a gravadora. Antes conhecido apenas no Sul, Armandinho atualmente lota shows em todo o Brasil, sobretudo no eixo Rio-São Paulo.

Oasis vai lançar coletânea em novembro

Um dos principais nomes do BritPop, o grupo inglês Oasis vai lançar sua primeira coletânea em novembro. Stop the Clocks é o título da compilação. O álbum será duplo e reunirá 18 gravações selecionadas pelos músicos da banda. O clássico Wonderwall, claro, estará entre elas. Outro destaque do repertório é o primeiro single do Oasis, Supersonics, lançado em 1994.

Jobim e Horn na seleção de Diana Krall

Depois de um disco de cunho mais autoral em que gravou parcerias com o marido Elvis Costello (The Girl in the Other Room, 2004) e de um álbum natalino (Christmas Songs, 2005), Diana Krall volta aos standards em From This Moment on. O novo CD da cantora e pianista tem lançamento previsto para setembro. No repertório, How Insensitive (a versão em inglês de Insensatez, o clássico de Tom Jobim e Vinicius de Moraes), I Was Doing All Right (do repertório de Fred Astaire), You Can Depend on me (gravada por Shirley Horn) e Isn't This a Lovely Day? (pérola de álbum de Frank Sinatra e Duke Ellington).

Vem aí a quarta caixa de DVDs de Chico

A EMI põe nas lojas, no início de agosto, a quarta caixa de DVDs da série Chico Buarque. A caixa (capa à esquerda) reúne os três últimos episódios dos 12 dirigidos por Roberto de Oliveira e já exibidos pelo canal DirecTV.

O 10º programa, Cinema, foi gravado em Parati (RJ). Na Casa de Cultura de Parati, o compositor recorda sua participação em filmes como Joana Francesa (1973), Bye Bye Brasil (1979) e A Ostra e o Vento (1997). O episódio exibe imagem de Chico atuando no filme Garota de Ipanema, feito por Leon Hirzman em 1967. Na cena, o compositor dedilha Um Chorinho ao violão.

O 11º episódio, Saltimbancos, aborda o universo infantil na obra de Chico. Tem locações em Calcata (vilarejo italiano de arquitetura medieval) e a participação de Sergio Bardotti, cujo espetáculo I Musicati foi transformado por Chico nos anos 70 em Os Saltimbancos.

Por fim, o 12º episódio, Roda Viva, é uma volta ao começo da vida do artista. Em São Paulo, Chico recorda os tempos de estudante na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O compositor rememora sua infância, o relacionamento com o pai (o historiador Sérgio Buarque de Hollanda) e a chegada do sucesso com o estouro de A Banda em festival de 1966.

Eis a capa do segundo DVD de Vercilo

Chega às lojas no início de agosto o segundo DVD de Jorge Vercilo. Com imagens dirigidas por Roberto de Oliveira, o DVD (capa à direita) traz o primeiro registro de show do artista, já que o vídeo anterior foi um enfadonho making of do CD Livre. No repertório, duas inéditas: Vela de Acender, Vela de Navegar (já enviada às rádios em single promocional) e Eu e a Vida. Vercilo tentou musicar os versos do Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes, mas os herdeiros do Poetinha não autorizaram a gravação da música, que seria a terceira inédita do projeto ao vivo do cantor.
Segunda-feira, Julho 24, 2006

Raras do começo do R.E.M. virão à tona

Raridades da fase inicial do R.E.M. - da primeira metade dos anos 80, quando o grupo gravada pelo selo I.R.S. Records - serão compiladas em CD duplo intitulado And I Feel Fine. O lançamento do disco foi agendado para 12 de setembro, simultaneamente com o DVD When the Light Is Mine, que reunirá vídeos, apresentações da banda em programas de televisão e performances acústicas do mesmo período.

O CD And I Feel Fine será vendido também em edição simples que compila apenas os sucessos dos cinco primeiros anos do grupo. As jóias raras foram agrupadas no disco 2. Fãs terão à disposição uma gravação de 1980 de All the Right Friends (música regravada pela banda em 2001 para a trilha do filme Vanilla Sky), versão-demo de Hyena e takes ao vivo de músicas como Ages of You e We Walk - captadas em 13 de julho de 1983 em show em Boston (EUA).

Rod ainda é o mesmo... e regrava rocks

Still the Same... Great Rock Classics of Our Time é o título do próximo álbum de Rod Stewart. O lançamento está programado para 10 de outubro. No CD, o cantor abandona os clássicos da era de ouro da canção americana - que renderam em sua voz uma série de quatro songbooks que, juntos, venderam 8,3 milhões de cópias somente nos Estados Unidos - sem deixar de lado as regravações de sucessos que lhe fizeram renascer das cinzas para a indústria fonográfica. Sim, Rod ainda é o mesmo e agora parte para covers de temas de Bob Dylan (If Not for You), John Forgety (Have You Ever Seen the Rain?), Bonnie Tyler (It's a Heartache) e Van Morrison (Crazy Love), entre outros.

Hits do Blondie reunidos em CD e DVD

Já existem dezenas de coletâneas do grupo Blondie tanto em CD como em DVD. Para fãs de última hora, a EMI está lançando no mercado brasileiro a compilação Greatest Hits: Sound & Vision (capa à esquerda). O diferencial deste produto é unir CD e DVD, mas no formato de CD duplo. O vídeo reúne clipes de 15 músicas. Entre elas, Heart of Glass, Atomic, Rapture, Denis e In the Flesh. Todas devidamente incluídas na seleção de 20 hits do disco.

Jazz e forró no toque genial de Ferragutti

Resenha de CD
Título:
Nem Sol Nem Lua
Artista:
Toninho Ferragutti
Gravadora:
Biscoito Fino
Cotação:
* * * *

Instrumento normalmente associado ao forró, o acordeom adquire outra dimensão no segundo disco de Ferragutti, o primeiro pela Biscoito Fino. O forró e o jazz se unem sob o toque magistral do acordeom deste grande músico. Todos os 10 temas são assinados por Ferragutti. Sanfoneon, lançado em seu primeiro CD, é uma obra-prima por conseguir evocar com beleza o universo musical argentino com seus tangos e bandoneóns. Na Sombra da Asa Branca alia a técnica impressionante do artista à pegada virtuosa do Quinteto da Paraíba, que também participa do Forró Classudo. Enfim, Nem Sol Nem Lua é dos mais belos discos instrumentais do catálogo precioso da Biscoito Fino no gênero. Wagner Tiso, em texto escrito para o encarte do CD, não exagera ao qualificar Toninho Ferragutti de gênio.

Novo DVD de Marisa vai além do show

O próximo DVD de Marisa Monte - já o sexto na videografia da artista - não vai se limitar a registrar o show da turnê internacional Universo Particular, atualmente em cartaz no Rio de Janeiro, em temporada na casa Claro Hall. A idéia da artista é mostrar no DVD seu processo de fazer música e de apresentá-la no palco. Uma equipe de filmagem vem registrando os principais passos da cantora desde a gravação e lançamento dos discos Infinito Particular e Universo ao meu Redor.
Domingo, Julho 23, 2006

Rita dá baile em especial que vira DVD

Resenha de DVD
Título:
Rita Lee Jones
Artista:
Rita Lee
Gravadora:
Trama
Cotação:
* * * *

Em 7 de novembro de 1980, quando foi ao ar pela Rede Globo o especial Rita Lee Jones, a autora do rock Luz del Fuego era a mais perfeita tradução de pop no mercado nacional de música. Roqueiro brasileiro ainda tinha cara de bandido, como a própria Rita cantara em seu rock paulistano Ôrra Meu, que encerra em clima apoteótico o programa criado por Daniel Filho para a série Grandes Nomes. Numa segunda parceria da Trama com a emissora carioca, Rita Lee Jones chega ao DVD, mas com restauração de áudio e imagem inferior ao trabalho feito para a edição de Elis Regina Carvalho Costa, o primeiro especial da série a sair em vídeo digital.

Em 1980, o Brasil tinha mania de Rita Lee. Ao sair do grupo Tutti Frutti para se juntar musical e afetivamente ao guitarrista Roberto de Carvalho, que viraria seu parceiro em sucessos como Lança Perfume, Rita deu um tom pop, leve e carnavalesco ao seu rock que a transformaria em grande vendedora de discos e em freqüentadora assídua das paradas. A ponto de o roteiro de Luiz Carlos Maciel para o especial Rita Lee Jones ter sido formado basicamente com o repertório dos discos lançados pela cantora em 1979 (o de Mania de Você) e 1980 (o de Lança Perfume) - com direito a alguns rocks da fase Tutti Frutti (Luz del Fuego, Mamãe Natureza, Esse Tal de Roque Enrow).

E o fato é que Rita Lee Jones é showzaço que resiste bem ao tempo. Cheia de energia, a roqueira vivia sua fase áurea - e esse esplendor se reflete no vídeo. A direção de Daniel Filho dá a cada número um colorido especial. Doce Vampiro ganha clima de terror, com Roberto de Carvalho encarnando o vampiro sedutor que intitula a balada. O locutor Hilton Gomes anuncia Miss Brasil 2000 e dá a deixa para Rita, com a habitual desenvoltura cênica, desfilar pela platéia com caras, bocas, coroa e faixa. Em Esse Tal de Roque Enrow, o teatro está na embocadura com que Rita apresenta esse rock de 1975, incorporando na voz e no gestual a mãe assustada com a intimidade da filha com o tal do rock. Shangrilá é o momento obviamente zen, com luzes azuis e nuvens no cenário circense.

O diferencial de Baila Comigo foi a participação, como bailarino, de Ronaldo Resedá, saudoso cantor à época estourado com músicas como Marron Glacê. Por trás do telão, ele baila sozinho e com Rita num jogo de luz e sombras que valoriza o clima latino do número. A mesma latinidade que pulsa na abolerada Caso Sério, balada que Rita canta olhando, terna e apaixonada, para Roberto de Carvalho, sentado ao piano.

Em João Ninguém, Roberto já está na guitarra. A música era - de acordo com a recém-lançada biografia Rita Lee Mora ao Lado - uma gozação com João Araújo, então o todo-poderoso da Som Livre, a gravadora global que abrigava Rita naquele momento áureo. E tudo acaba, não exatamente em samba, mas em carnaval roqueiro, com Lança Perfume (com direito à citação da marchinha Alá-lá-ô) e Ôrra Meu. Em 1980, Rita Lee dava um baile no Brasil ainda carente de rock.

Segundo DVD de Tom reúne 12 músicas

Borzeguim é uma das 12 músicas do segundo DVD de Tom Jobim, Ao Vivo em Montreal (capa à esquerda), nas lojas no início de agosto, via Biscoito Fino. O vídeo traz apresentação do compositor com sua Banda Nova em festival de jazz da capital do Canadá, em 1986. Samba de uma Nota Só (tema que abre e fecha o show), Água de Beber, Two Kites, Chega de Saudade, Wave, Falando de Amor, Gabriela, A Felicidade, Samba do Avião e Waters of March são as outras músicas do DVD, que, nos extras, traz entrevista concedida por Jobim em 1981 ao jornalista Roberto D'Ávila.

À revelia dos herdeiros de Tom Jobim, a gravadora paulista Movieplay lançou no mercado brasileiro em junho o primeiro DVD do maestro, Los Angeles - Tour 1987, em edição supostamente licenciada do exterior que registra show feito com a participação de Gal Costa. O roteiro é similar ao da apresentação perpetuada em Ao Vivo em Montreal.

Disco póstumo de Cash faz jus ao astro

Resenha de CD
Título:
American V: A Hundred Highways
Artista:
Johnny Cash
Gravadora:
Universal
Cotação:
* * * *

O quinto volume da série American - em que Johnny Cash faz covers de composições de Bruce Springsteen (Further on up the Road) e Hank Williams (On the Evening Train), entre outros - acabou adquirindo caráter póstumo na discografia de Cash, o cantor de countrycore morto em 2003. E o CD está à altura do artista. Gravado em clima acústico, A Hundred Highways é disco denso e sombrio, de alta voltagem emocional. A voz de Cash já estava um pouco fragilizada, mas dá conta do recado em músicas cujo assunto principal é a morte. Entre pungente inédita do compositor (Like the 309, com deliciosa guitarra bluesy) e um tema que é uma conversa com Deus (Help me, a faixa de abertura), Cash consegue pôr na sua sólida dimensão até um hit dançante de disco music, If You Could Read my Mind, da trilha do filme Studio 54. Um belo legado que faz jus ao homem que conjugou talento e tormento em vida folhetinesca.

Livro narra a guerrilha roqueira da Sérvia

Para quem ainda acredita no poder do rock contra os vícios da sociedade, o livro B92 - Rádio Guerrilha - Rock e Resistência em Belgrado (capa à direita) merece leitura obrigatória. Lançado esta semana no Brasil, pela editora Barracuda, o livro do jornalista inglês Matthew Collin narra a saga de jovens idealistas na capital da Sérvia para preservar uma rádio, a B92 do título, que tocasse rock e desafiasse com música e idéias o totalitário regime político de Slobodan Milosevic. Ouvir e tocar rock na sombria cidade de Belgrado já era em si um ato de resistência, já que Milosevic impunha o folk sérvio como a trilha nacionalista de seu governo. A narrativa de Collin, enxuta, historia a gênese da B92 e a obstinação de seus criadores para manter no ar a rádio, fechada quatro vezes por ordem do governo, mas sempre reaberta. Enfim, um livro para quem acredita que o rock ainda pode, se não mudar o mundo, ao menos ser uma arma no combater à opressão e na luta pela democracia.

A vocalista do Black Eyes Peas sai solo

Vocalista do grupo Black Eyed Peas, Fergie (à direita) vai lançar seu primeiro disco solo em setembro. Intitulado Duchess, o álbum está sendo anunciado pela cantora como um projeto paralelo. Em bom português, isso significa que Fergie não deixará o grupo comandado por will.i.am - até segunda ordem. My Space é o primeiro single do CD, que chega às lojas via Universal Music.
ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006