Um papo particular com Marisa Monte

A dupla gesta��o aconteceu a partir do nascimento, em dezembro de 2002, do primeiro filho de Marisa, Mano Wladimir, fruto da uni�o da cantora com o m�sico Pedro Bernardes. A maternidade lhe permitiu dar um tempo na carreira, iniciada na segunda metade dos anos 80, para ficar em casa e ser m�e em tempo (quase) integral durante 2003 e 2004.
"A serenidade dos discos tem a ver com a maternidade. Meu filho me deu tempo e justificativa para ter tempo. Comecei a trabalhar cedo e me dei o direito de ficar em casa. Curti a maternidade at� �s �ltimas conseq��ncias. Amamentei at� um ano e meio", conta a cantora.
Entre uma mamada e outra, Marisa teve a id�ia de inventariar a produ��o de sambas da velha guarda atrav�s de entrevistas realizadas pela artista em sua casa, na G�vea, com bambas como Ratinho, Surica, Elton Medeiros, Paulinho da Viola e Monarco. "Ouvi o material e digeri aquele repert�rio. Meu foco n�o era somente a busca por material in�dito, mas pesquisar a forma��o de Dona Ivone Lara, de Monarco... A conviv�ncia mais intensa com esse universo do samba me inspirou para que eu fizesse com Arnaldo (Antunes) e (Carlinhos) Brown alguns sambas", explica Marisa.
Samba que puxa o disco Universo ao meu Redor nas r�dios, O Bonde do Dom, por exemplo, foi composto pelo trio tribalista na viagem feita � Europa em 2003 para promover o disco do grupo com shows e entrevistas. J� da pesquisa com os bambas, Marisa colheu P�talas Esquecidas, inusitada valsa de Dona Ivone Lara, feita em 1945, quando a compositora trabalhava como enfermeira na col�nia Juliano Moreira (sua colega de plant�es, Teresa Batista, � parceira na m�sica). "Fiquei apaixonada por ser uma m�sica de duas mulheres. O universo do samba tem �tica masculina. E estes meus dois discos s�o muito femininos, delicados. O discurso e o olhar s�o femininos", conceitua Marisa.
Paralelamente � garimpagem de sambas, Marisa Monte come�ou a digitalizar seu acervo particular de fitas cassetes com sua produ��o autoral. Nascia o embri�o de Infinito Particular. "Tinha gravado com os Tribalistas um trabalho autoral, coletivo. Fiquei com vontade de fazer mais um disco focado nas minhas composi��es. A partir do Mais, as vertentes de compositora e de int�rprete de sambas foram compartilhadas em meus discos. Achei que podia separ�-las e fiz dois discos complementares", contextualiza.
Nome j� envolvido na produ��o do CD dos Tribalistas, Al� Siqueira foi convocado para pilotar com a cantora o disco autoral. "Ele � um maestro de acabamento impec�vel", elogia. J� a admira��o por Mario Caldato, que conheceu em Nova York em 1998, levou Marisa a convidar o brasileiro que se radicara nos EUA para produzir o �lbum de sambas. "N�o queria fazer um disco de samba tradicional. Queria gravar um CD que tivesse a ver com a minha sonoridade, com o som dos meus outros discos. N�o podia pensar num disco meu como se fosse um do Argemiro (Patroc�nio, saudoso bamba da Portela que teve seu �nico disco solo editado em 2002 por iniciativa de Marisa)", ressalta.
De outros encontros, vieram os convidados do disco. Fernandinho Beat Box, craque ao tirar da boca sons que simulam efeitos eletr�nicos, entrou nos discos quando Marisa o conheceu num show na praia dividido pela cantora com nomes como Marcelo D2, que trabalha com Beat Box. J� a participa��o de David Byrne nasceu da vinda do artista americano para a edi��o 2005 do VMB (Video Music Brasil), a premia��o de clipes da MTV que teve Marisa como uma das apresentadoras. "O encontro com Byrne me reacendeu a vontade de fazer algo com ele", lembra Marisa, que virou parceira do compositor em Statue of Liberty, faixa do disco do samba que traz Byrne nos vocais.
O leque de parceiros se abriu tamb�m com a chegada de Seu Jorge, Marcelo Yuka e Adriana Calcanhotto, artista atualmente empresariada por Leonardo Netto, que tamb�m cuida das turn�s de Marisa. "Isso nos aproximou, mas sempre admirei muito a Adriana. Ela � caprichosa, dedicada. Todo mundo que tem filho ouviu muito o disco Adriana Partimpim. Ela me trouxe uma m�sica pronta e eu dei para ela v�rias melodias", conta Marisa. E assim nasceu Pelo Tempo que Durar, a primeira parceria das duas compositoras.
E assim nasceram Universo ao meu Redor e Infinito Particular. Os dois novos rebentos de Marisa Monte.