
Apesar do car�ter hist�rico, o show
Milton e Caetano - que estreou ontem no Rio e vai ser gravado ao vivo em DVD quando a miniturn� nacional chegar em S�o Paulo - alterna altos e baixos. Culpa do repert�rio irregular. A id�ia do roteiro - a de juntar somente can��es compostas para o cinema, j� que Caetano Veloso e Milton Nascimento se uniram neste projeto por conta da parceria retomada para a trilha do filme
O Coronel e o Lobisomem - � boa, mas j� foi utilizada com mais �xito em show dividido pelo mesmo Caetano com Gal Costa, em 1996.
A julgar por uma primeira audi��o, pass�vel de julgamento precipitado, nenhum dos tr�s temas in�ditos feitos para o filme (
Sereia,
Perigo e
Senhor do Tempo) est� � altura do hist�rico dos compositores. Ainda que Milton j� n�o exiba o vigor vocal dos �ureos tempos (para Caetano, os anos parecem n�o ter passado...), o show cresce quando a dupla revive j�ias do quilate de
A Felicidade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes),
Luz do Sol (Caetano Veloso),
O Amor (Caetano, a partir de poema de Maiakovski) e
Tigresa, �nica
licen�a po�tica do roteiro, j� que a m�sica - mesmo n�o composta para cinema - foi inspirada em S�nia Braga, estrela do filme
A Dama do Lota��o, lembrado por Caetano com sua
Pecado Original.
O problema � que h� muitas can��es dispens�veis - a maioria de Milton, como
O Pa�s do Futebol,
Menino Maluquinho e
Tost�o, tema do filme
Tost�o, A Fera de Ouro - apresentado apenas com vocalises por Caetano, Milton e Marina Machado. Sim, a cantora (protegida de Milton) tem participa��o excessiva no show, sendo que seu melhor momento � o solo de
Someday my Prince Will Come, do desenho
Branca de Neve. Neste n�mero, Marina tira Milton para dan�ar. E repete o gesto com Caetano. Um sopro ao final evoca Miles Davis, trompetista que gravou o tema e despertou em
Bituca o gosto pelo jazz.
Funciona bem tamb�m a inclus�o de
La Violetera, tema espanhol usado por Charles Chaplin em
Luzes da Cidade e, d�cadas depois, revivido no filme
Perfume de Mulher. No bis, ficou graciosa a vers�o de
Rock Around the Clock, cl�ssico de Bill Halley and His Comets, propagado pelo filme hom�nimo. Pena que, no n�mero final, os dois se percam no ritmo sinuoso de
Bye Bye Brasil, de Chico Buarque.
Enfim, o show � hist�rico, os arranjos s�o requintados, a banda est� entrosada, mas o
filme de Milton Nascimento e Caetano Veloso ainda precisa de ajustes para realmente entusiasmar a plat�ia - proeza que nem a infal�vel
Paula e Bebeto conseguiu realmente fazer.