Ivan Lins confirma a grande forma em CD dominado por sons e ritmos do Rio
Título: Acariocando
Artista: Ivan Lins
Gravadora: EMI Music
Cotação: * * * *
Era para ser um CD duplo com parceiros nacionais e estrangeiros como Carole King, Jorge Drexler, Lucio Dalla, Sting e Jamie Cullun. Acabou sendo um disco simples, somente com o time brasileiro, mas nem por isso Acariocando, álbum lançado por Ivan Lins esta semana, tem menos valor. Em 13 inéditas, o compositor confirma a contínua inspiração, já evidente em Baiana da Gema, o tributo prestado por Simone à sua obra, em 2004. A nova safra autoral é rica e variada, sobretudo pela abertura do leque de parceiros. Ivan grava parcerias como Ivone Lara e Moska, entre outros, em disco que é dos melhores do compositor e está à altura de seus álbuns dos anos 70.
Tal qual a baiana, o carioca é da gema. Como o título já antecipa, Acariocando é disco dominado por ritmos e sons do Rio. É cantado em tons baixos, suaves, em sintonia com o espírito bossa-novista de uma das faces mais requintadas da cidade. A velha bossa que dá o ar da graça em Passarela no Ar, parceria com Abel Silva.
Do outro lado da cidade partida, há o funk, cujo universo é evocado com sofisticação em Ela É a Própria Vida, parceria com Moska que tem como subtítulo Funk Catarina, em tributo à homônima neta de Ivan. Já o samba - que está em vários lados da cidade - permeia todo o CD, seja em forma de partido alto (Lar Doce Lar, com música e letra rara de Ivan), de samba de terreiro (Deus É Mais, a parceria inaugural com Ivone Lara) ou na cadência mais lenta, como na faixa-título (um samba-choro letrado por Aldir Blanc) ou em Prece ao Samba, em que o bamba Nei Lopes cria sagrados versos inspirados na Oração de São Francisco.
Produzido por Paulinho Albuquerque, o CD extrapola a fronteira musical carioca sem perda de qualidade. Lenine é parceiro e convidado do arretado xote Se Acontecer. O violão de Guinga enobrece a valsa Antídotos. Já o quarteto vocal Boca Livre encorpa a folia Lua Sagrada, grande faixa do disco. Já Paulo César Pinheiro é letrista sempre preciso, seja nos sambas (Diana no Mar, A Gente Merece Ser Feliz) ou nas canções românticas (Por sua Causa).
Primeira e superestimada parceria de Ivan com Chico Buarque, e única regravação do repertório, Renata Maria sai do mar com trajes jazzísticos. É requinte do CD mais carioca do compositor brasileiro vivo de maior prestígio no exterior por conta de suas harmonias belas como o Rio.