Taviani permanece na sombra de Ana Carolina em precoce projeto ao vivo
Título: Ao Vivo
Artista: Isabella Taviani
Gravadora: Universal
Cotação: * *
As tonalidades vermelhas da capa do segundo disco de Isabella Taviani traduzem o perfil da artista no palco. Taviani é uma cantora e compositora quente. Em cena, chega muitas vezes a soar over - como fica claro neste seu precoce projeto ao vivo - fruto do sucesso do primeiro CD da cantora, editado em 2003 pela pequena gravadora Green Songs. Isabella Taviani, o disco de estréia, emplacou em algumas rádios cariocas de perfil adulto faixas como Foto Polaroid, Digitais e De Qualquer Maneira. A surpreendente repercussão deste álbum acabou motivando a gravadora Universal a contratar a artista para fazer este Ao Vivo, gravado no Canecão (RJ) em 15 e 16 de julho.
Taviani tem sido associada a Ana Carolina - e não somente por este colunista. O estilo passional de suas composições lembra as de Ana e tem cativado fiel fã-clube feminino, responsável pelo tom caloroso desta gravação ao vivo. O estilo teatral de suas interpretações também evoca o canto viril da colega. Só que Taviani perde na comparação, pois, como autora, não é tão inspirada como Ana. Suas canções são repetitivas - e as duas inéditas do CD, Sentido Contrário e Último Grão, não alteram este quadro (o DVD trará uma terceira inédita, Argumento Ineficaz). Como cantora, ela passa do ponto e soa quase sempre over.
O fato é que Taviani ainda permanece na sombra de Ana Carolina - ainda que tenha bons momentos. Atrevida (1980) - homenagem a Simone, intérprete original da música de Ivan Lins e Vítor Martins - é um deles. A releitura delicada da canção mostra que Taviani ganha quando abaixa o tom. Tem que Acontecer é outro momento inspirado, com seu arranjo de acento flamenco. E ainda vale destacar Medo da Chuva. O sucesso de Raul Seixas em 1974 reaparece em clima roqueiro, com guitarras em primeiro plano.
Enfim, Isabella Taviani tem seus méritos e enfrenta o palco com garra. Vai acabar trilhando seu próprio caminho. Mas ainda não é neste irregular Ao Vivo que vai se livrar das justas comparações com Ana Carolina.