web page hit counter
Sábado, Outubro 15, 2005

Taviani permanece na sombra de Ana Carolina em precoce projeto ao vivo

Resenha de disco
Título: Ao Vivo
Artista: Isabella Taviani
Gravadora: Universal
Cotação: * *

As tonalidades vermelhas da capa do segundo disco de Isabella Taviani traduzem o perfil da artista no palco. Taviani é uma cantora e compositora quente. Em cena, chega muitas vezes a soar over - como fica claro neste seu precoce projeto ao vivo - fruto do sucesso do primeiro CD da cantora, editado em 2003 pela pequena gravadora Green Songs. Isabella Taviani, o disco de estréia, emplacou em algumas rádios cariocas de perfil adulto faixas como Foto Polaroid, Digitais e De Qualquer Maneira. A surpreendente repercussão deste álbum acabou motivando a gravadora Universal a contratar a artista para fazer este Ao Vivo, gravado no Canecão (RJ) em 15 e 16 de julho.

Taviani tem sido associada a Ana Carolina - e não somente por este colunista. O estilo passional de suas composições lembra as de Ana e tem cativado fiel fã-clube feminino, responsável pelo tom caloroso desta gravação ao vivo. O estilo teatral de suas interpretações também evoca o canto viril da colega. Só que Taviani perde na comparação, pois, como autora, não é tão inspirada como Ana. Suas canções são repetitivas - e as duas inéditas do CD, Sentido Contrário e Último Grão, não alteram este quadro (o DVD trará uma terceira inédita, Argumento Ineficaz). Como cantora, ela passa do ponto e soa quase sempre over.

O fato é que Taviani ainda permanece na sombra de Ana Carolina - ainda que tenha bons momentos. Atrevida (1980) - homenagem a Simone, intérprete original da música de Ivan Lins e Vítor Martins - é um deles. A releitura delicada da canção mostra que Taviani ganha quando abaixa o tom. Tem que Acontecer é outro momento inspirado, com seu arranjo de acento flamenco. E ainda vale destacar Medo da Chuva. O sucesso de Raul Seixas em 1974 reaparece em clima roqueiro, com guitarras em primeiro plano.

Enfim, Isabella Taviani tem seus méritos e enfrenta o palco com garra. Vai acabar trilhando seu próprio caminho. Mas ainda não é neste irregular Ao Vivo que vai se livrar das justas comparações com Ana Carolina.

53 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

sombra de quem???? putz, se a original já é ruim de doer, imagine a cópia....

13:28  
Anonymous said...

Por que será que elas gritam tanto?

13:51  
Anonymous said...

ROSEMBERG

ISABELA TEM UMA VOZ VIRIL QUE LEMBRA E MUITO ANA CAROLINA, MAIS COMO BEM DISSE O MAURO, ELA TEM CAPACIDADE PRA TRILHAR SEU PROPRIO CAMINHO.
BOA SORTE
BERGRJ@HOTMAIL.COM

18:42  
Santos said...

Cantora de voz grave ?

Renata Arruda , Luciana Mello e Zelia Duncan ...

O resto ....

23:41  
César said...

Concordo: a original já dá sinais de desgaste, imaginem esta cópia...
Músicas cafonas, repetitivas - elas adoram falar de amores fracassados.

10:14  
Anonymous said...

Ela é OVER demais. Essas cantoras não sabem que pra mostrar que tem voz, suingue , garra e talento não é preciso gritar, coçar saco e ser passional...
Enfim... é só ir a um show da Isabella ou da Ana que vc vê na platéia um mar de fanchas, desconectadas, descompensadas, e amarguradas...
O que será que Elizeth Cardoso, Maysa ou Elis teriam a dizer?

12:12  
Anonymous said...

Fui à gravação do DVD e concorco com tudo o que este blogueiro escreveu. Ela é um tom acima em tudo, nas interpretações e na atitudes. Pena

12:34  
Anonymous said...

quanta bobagem!

pra começar, falar que Ana Carolina está desgastada. Uma artista que vende 350 mil cópias de um cd coletânea é o que se chama de deasgaste?

Outra coisa é a eterna comparação da Isabella com a Ana. Parece disco arranhado. A artista tá trilhando o caminho dela num mercado super difícil, conquistando as pessoas cada vez mais a ainda tem nego comparando! Fala sério! Vc tb comparou Jorge Vercio com Djavan e ele mostra a cada dia seu potencial.
É muito fácil depreciar, mas reconhecer as virtudes é tão difícil que quando sai um elogio parece vômito.

Renata Arruda voz grave????
Gente, vcs estão doidos!!! hahaha

15:57  
Anonymous said...

Pergunta que não quer calar: quem grita mais? A original ou essa cópia? Vamos ficar surdos...

19:44  
Anonymous said...

Meu querido Mauro,vc é um bom crítico,concordo com sua linguagem enfática e comercial para vender jornal,caso eu estivesse no seu lugar talvez também tentasse chamar a atenção através de títulos e frases um tanto pessoais e questionáveis demais para um crítico de respeito,como exemplo Pedro Alexandre Sanches.
Mas para copiar um pouco seu estilo de bater e no final soprar,acho que vc tem futuro sim e um caminho brilhante a trilhar mesmo sendo um cara muito arrogante de um jornal mediano.Torço por vc,ok!?As vezes me divirto com vc.
Quanto a Isabella,é alguém que conseguiu alguns méritos muito difíceis para uma artista independente,como lotar um canecão e tocar na rádio.Sua voz é bonita e afinada e talvez o problema sejam os assessores que as vezes se confundem com fãs histéricos e até mesmo o deslumbre por uma carreira de sucesso de Ana Carolina.Mas por favor,vamos lembrar que Isabella surgiu antes de Ana e que se o mercado achou Carolina primeiro,podia ter sido ao contrário e hj,esta estar sofrendo com comparações com Isabella.
Acho que gritam muito,mas a culpa é da falta de liberdade de expressão que imperou num país que durante anos foi dominado pela ditadura e hoje finalmente encontra um espaço,através de ícones gays,que transmitem a mensagem sufocada de anos atrás.Acho que as duas gritam muito mais para impor uma bandeira do que para demonstrar alguma virtude vocal.Tomara que alguém consiga convencê-las disso de uma forma mais adequada.

20:21  
César said...

Isavela Taviani é muito ruim sim ! Sem essa de que ela e as outras sapas gritam "para impor uma bandeira". Ícones gays de hoje são eleitos por uma maioria burra, que tem preguiça de pensar. Francamente, cada vez mais nos contentamos com pouco, em todos os setores. Jorge Vercilo é mediano e olhe lá - mas como não aparece outro Djavan, se contentam com ele.
Ana Carolina grita muito e vender milhares discos não prova o valor de ninguém, ou o Tchan em algum valor cultural ?

10:44  
Anonymous said...

BANDO DE DESPEITADOS !!!!

06:56  
Anonymous said...

É triste ver tais comentários a respeitam da IT... Mais triste ainda é saber que pessoas como essas julgam que sabem e entendem de música, daí explicamos o sucesso dos funks, dos pagodes... mas tudo bem, fazer o que? SEja lá quem for, não entende de música e acredito ser alguém que jamais chegará a lugar algum na vida!!!
Ao contrario da IT que cada vez alcance o sucesso merecido... E quanto as comprações com a Ana... essa eu deixo para os fãs responderem... Nós sabemos muito bem que é a IT...

11:56  
Anonymous said...

IT ou ET? Mas precisa gritar tanto? Vai acabar ficando sem voz no futuro...

18:15  
Luciano Alcasari said...

Mauro Ferreira,

Fica complicado acreditar em seu potencial como crítico. Não quero méritos, mas cresci com qualidade musical, vem de berço.

Considerei péssima a sua crítica, embrora exista liberdade de expressão, mas como acreditar em alguém que já trabalhou para um grande jornal e hoje está no "O DIA", como já citado, um jornal mediano e as suas críticas sempre com um vocabulário infantil e inferior, sem muito para acrescentar.

Isabella no palco coloca muitos no chinelo, boa compositora, instrumentista, no palco ela se entrega, sem limites...

Não sou um fanático por Isabella Taviani, mas reconheço todo potencial que você como crítico não teve a capacidade de avaliar, e a comparação com Ana Carolina já não existe, fica feio pra você mesmo tocar em assuntos abordados em 2003, leia um pouco mais, conheça melhor o trabalho da Isabella, antes de fazer uma crítica e aí quem sabe você consiguirá realizar matérias em grandes jornais.

Quando estiver relaxado, coloque o CD da Isabella e faça uma análise das músicas " O Farol", "Foto Polaroid", "Canção Para Um Grande Amor" e outras..., pois você Mauro Ferreira está caindo no rídico.

Para os ignorantes acima que deixaram recados como anônimos, mostrem a cara, não se escondam, enfrentem o mundo, sejam vocês, verdadeiros como o trabalho da Isabella.

Parabéns para Isabella Taviani!!! Grande cantora!!!

Mauro Ferreira = (igual) O dia - (menos) O Globo - (menos) JB - Folha de São Paulo - Jornal do Commércio e o futuro? = Jornal de Bairro da Uruguaiana.

21:09  
Anonymous said...

Nossa Luciano.... que comentário mais tendencioso... qto ela te pagou pra isso?
E vc ainda tem coragem de dizer q nao é muito fã dela??????
Por favor...nos poupe....

21:15  
Marcelo Junqueira said...

Concordo com o que o Luciano disse.

Somente os covardes e medíocres como vocês que assinam como "anônimos" não têm coragem de assumir o que falam ou escrevem.

Salve mais um grande nome da MPB: Isabella Taviani.

21:56  
Anonymous said...

Pior que essa cantora são os comentarios de QUINTA desses caras...

22:26  
Anonymous said...

Cidadão Mauro Ferreira,
Você não aprende mesmo! Porque essa
crítica tão feroz em cima de uma cantora que tem uma belíssima voz e uma enorme capacidade de interpretação? Já é a segunda vez que você investe contra ela! Porquê? A primeira, anos atrás, quando ela lançou o seu primeiro CD, você foi muito cruel na sua crítica ao dizer que o CD da Isabella "era uma pérola de humor negro", mas pontuou o seu trabalho com três estrelas! Pensei que
agora você fosse se redimir, mas você volta com uma crítica mais surpreendente ainda e pontua o seu segundo CD, fruto de um trabalho mais elaborado e com uma gravadora do porte da Universal Music, com apenas duas estrelas? Que critério é esse Mauro? Será que você está perdendo a sensibilidade e desaprendendo a criticar? Quando a Isabella iniciou a sua carreira profissional,nos anos 90, sem nenhum apoio financeiro ou suporte de uma gravadora de nome, a adorável Ana Carolina era uma menininha em Juiz de Fora! Como dizer que a Isa imita a Ana? As duas têm sim,coincidentemente, frequências vocais muito semelhantes, mas uma não é cópia da outra, porque simplesmente não se conheciam e cada uma tem a sua identidade musical. Pelo amor de Deus! Vamos cair na real! Essas duas meninas são um orgulho para a MPB!!! Você vai morder a língua, Mauro, quando constatar que ela, a partir de agora, está celeremente a caminho da próxima estação que se chama "sucesso"!
Quem viver verá!!!!!!
Saudações

22:53  
Fabiana said...

Nossa...
Nunca li tanta asneira em tão pouco tempo!!!!!!!!!!!!!
Taí Mauro, já trabalhei no jornal "O Dia" e te admirava tanto... Você conseguiu me decepcionar!!! É uma pena!!!
Isabella Taviani é uma cantora maravilhosa e faz tempo que não me emociono assim com um CD!!! E o DVD então, não vejo a hora de comprar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bem, só posso lamentar por "essas pessoas" tristes!!! Lamentar pelo ódio que guardam no coração e pelo prazer que têm em agredir artistas tão talentosos e que lutam por um lugar ao sol, nesse mundo tão difícil e de indivíduos tão mal amados em que vivemos (será que é frustração???).
Tomem guaraná "KUAT", galera!!!
"ABRAM A CABEÇA"!!!!!!!
Beijinhos para todos.
Fabiana.

23:44  
Anonymous said...

Maaaaaaauuuuuro,
Eu não quero acreditar que vc persista batendo nessa tecla de que ISABELLA é clone de ANA CAROLINA! Poderia, então, ser o contrário: A ANA clone da ISA!Porque quando ANA nasceu, a ISA já estava, acredito eu, com mais ou menos,uns oito anos!!!! Portanto, como uma não poderia ter ultrapassado a idade da outra,a não ser através de clonagem científica, quando o clone envelhece muito mais rápido do que o clonado, quando ISA tinha seus 20 anos(com essa idade já tinha ganho o primeiro lugar em vários festivais de MPB,conforme consta de seu currículo), ANA tinha apenas 12!E note-se: Ela já cantava como canta hoje!!! Outro fato que vc talvez ignore é que ISABELLA fez canto lírico, fortalecendo e apurando muito a sua poderosa voz, chegando a cantar num recital de música clássica, na Sala Cecília Meireles, onde foi aplaudida de pé por longos minutos, por um público seleto e sensível, fatores estes que não sei porque motivo estão atualmente lhe faltando!!!!
Cuidado Maaaaaaaauuuuro: Se os fãs de ISABELLA E DA ANA se associarem num boicote ao Jornal "O DIA", por causa de sua coluna, este vai deixar de vender, por baixo, uns 200.000 exemplares diários do jornal, que sem dúvida reduzirão o faturamento da Empresa. As conseqüências são bastante claras! Não acha? Nós não queremos que vc somente faça críticas favoráveis!! Desejamos, apenas, que vc seja justo e reconheça o valor do talento, pois isto não falta a esta Cantora exuberante e de um carisma inigualável, que nos faz lembrar da saudosa Elis Regina!

08:35  
Anonymous said...

Mauro,
Já fui crítico musical e sinceramente acho que você não está sendo verdadeiro, honesto e competente, na análise crítica dessa Cantora que a todos encanta!!Acompanho sempre sua coluna e tenho observado que há alguma má vontade para com ela! Você realmente já parou e meditou sobre as letras e músicas da Isabela. Então faça isso.Não acredito que você não goste! Já vi, em sua coluna, você elogiar cantores completamente inexpressivos e dar-lhe cinco estrelas! O que é isso colega Mauro? Caia na real!!!!!Vamos estimular os nossos bons cantores!Eles são a nossa grande riquesa e o verdadeiro patrimônio deste país!

08:51  
Anonymous said...

Maurinho querido,
Sou uma fã de sua coluna. Mas, confesso que é a segunda decepção que tenho com vc! Lógico que o crítico tem liberdade para escrever o que quer, mas, também, de ouvir o que não quer!
A proposito, tem uma letra de uma música da Isabella que cai como uma luva sobre sua pessoa: chama-se "Olhos de Escudo". Leia, ouça e reflita! Vamos reavaliar a sua classificaçâo quando sair, no início de novembro, o seu primeiro DVD!

09:05  
Anonymous said...

Caro M.Ferreira,
Que insensibilidade! Porque isso?A partir de agora vou começar a rever o meu conceito sobre V.Sa. Não aceitei,nem nunca aceitarei essa crítica a essa magnífica cantora! Ela vai marcar,indelevelmente,junto com a Ana Carolina e outros, os anos de 2003, 2004 e 2005, quando surgiram estes grandes expoentes da MPB, que somente irão aumentar o nosso estoque de talentos! É uma questão de tempo! Igual a FIAT, lembra?

09:17  
Dudu said...

Nooooooooooooossa!!!
Mas o que é isso???
Ameaças, ameaças!
"Vamos boicotar o jornal e este vai deixar de vender 200.000 exemplares por dia", blá, blá, blá...
Argumentos, argumentos e mais argumentos defensivos e ofensivos: "Isa (Isa???) estudou canto lírico, é a nova Elis Regina (putz!!!), quando Ana Carolina nasceu, a IT (IT???) já era velha", blá, blá, blá.../
Teses! Ataques ao crítico! Indignação! O que houve, o fã clube pirou? Que horror, que termos!
Olha, eu não sou nem fã, nem contra a Isabela Taviani... mas, sinceramente, essa moça deve merecer um fã clube mais digno. Ninguém merece esse tipo de defesa vazia, agressiva e emocionada (no pior sentido, pois raiva também é um tipo de emoção).
Sinceramente, ISA... você pode até ter seu valor, mas... que fã-clube de bosta que você tem.
Estou chocado.

10:15  
Anonymous said...

Afinal, quem grita mais? A Ana (original) ou a cópia (ET, quero dizer IT)?

11:47  
Anonymous said...

Meu Deus... o fã clube inteiro de Taviani apareceu por aqui pra detonar o Mauro... Só pq ele disse umas verdades?? Essa é a triste realidade atual brasileira. Ouvidos que se dão bem com esse tipo de musica e interpretação...
Ainda tem umazinha aí que ousa tocar no nome da Elis, comparando a maior de todas com esse projeto de cantora...
Se esses fã clubes soubessem o que REALMENTE essa Isabella fala sobre eles...ahahaahah num segundo não haveria mais fã clube...
O fã clube da Taviani é considerado no meio musical, o mais baixo nível de todos, pessoas sem a mínima educação. É fato!

12:40  
Anonymous said...

Bem, já que é pra fazeremos críticas, com licença da palavra, eu - MÚSICO, dono de estúdio e acompanhante de novos talentos - vou fazer a crítica VERDADEIRA.

Isabella Taviani virou um furacão devastador em 2004, quando conseguiu alcançar uma excelente repercussão do seu trabalho. O trabalho de IT em seu 1º CD foi tão bem aceito - por aqueles que "alcançaram" o CD; houve falhas de distribuição da Sony, sim, e isso reteu o estouro nacional - que IT conseguiu um feito muito singular na Música Nacional: Gravar um CD Ao Vivo do seu 1º Trabalho. Conto nos dedos os artistas que conheço que alcançaram este feito. Apostar no Ao Vivo, é ter segurança no produto que vc está promovendo/vendendo, lição esta mais que básica a gigantesca Universal Music.
Em se tratando de "ARRANJOS", digaimos que os mesmo foram produzidos com qualidade de ponta. Apenas uma crítica: Em Foto Polaroid, a bateria em 4x4 na 2ª estrofe, parece não casar perfeitamente (mas é plenamente cabível) com o acompanhamento do restante da percurssão. A MIXAGEM ficou tão boa, que os comuns breaks comuns entre uma faixa e outra nem aparecem; nota 10! Destaque também para o trabalho de crossfade que liga músicas que não foram tocadas em sequência ininterrupta.
Falando agora sobre a artista principal, o CD mostra uma cantora em um momento de pura empolgação, porém firmeza e conformidade do início ao fim. Gostaria de citar que geralmente o artista quando está muito empolgado costuma ter desafinos, perda no turn-back e uma má normalização do volume da voz ao longo da música; nada disso é notado no CD.
Comparando o CONJUNTO MUSICAL do CD, apenas vou pedir um favor: escutem os CDs dos outros artistas do mesmo gênero, e depois me falem o que acham quanto a citada "repetição" citada pelo nosso querido crítico do JB. Vou dar uma ajuda, cuidado para não se confundir nas introduções das músicas do CD Perfil - CD mais vendido no Brasil no momento. Não quero falar mal de nenhuma outra artista, pois gosto muito da maioria delas, que a crítica chama de "concorrentes"; por isso ouçam e concluam.

AGORA A OPINIÃO DE FÁ: Manda esse cara pra P%$&*$#! Não me conformo com isso! O cara não sabe nem a ordem das notas musicais e vem dizer que IT canta melhor em tons mais baixos! Aonde meu filho? Aonde vc conseguiu enxergar isso?! O que ele quiz dizer por acaso quando destacou no CD apenas as músicas que não são da IT? Que ela deveria cantar a música dos outros, pra fazer sucesso? Acorda! Chega, já falei demais! BELLA! TÁ LINDO O CD, SINCERAMENTE! PODE CONFIAR NESTAS PALAVRAS AQUI!

E pra vc, seu xexelento repórter do JB, fica aqui uma coisa que estava logo no início do CD e vc, ou não ouviu, ou fez ouvido de mercador:
CALE A BOCA, NÃO FALE NADA MAIS AGORA, POIS O SILÊNCIO EXPRESSA MAIS QUE AS SUAS FRASES TORTAS!

Dá licença, até o Leão Lobo, que só mete o malho em todo mundo elogiou o CD na 98 FM!

18:55  
Anonymous said...

Coitada da Isabella.... deve estar a base de lexotan...Será que ela precisa tanto de defensores???
Esses detalhes técnicos do "verdadeiro" crítico e músico são de rolar de rir... RIDÍCULO!
Orgulhosa, presunçosa e e o pior de tudo, falsa humilde... e ainda manda o fã clube aparecer em massa aqui pra derramar pareceres completamente sem sentido.

19:31  
Fátima Madeira said...

É um absurdo se deparar com tantos comentários inverídicos, maldosos e preconceituosos, sem falar nas palavras de baixo calão de alguns anônimos que não têm coragem de mostrar a cara.
Não sou uma expert musical mas quando a música ou a intérprete me tocam a alma e o coração eu costumo me dar a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da artista. Foi exatamente isso que aconteceu qdo ouvi a voz dessa moça na rádio em 2003. Confesso que inicialmente a confundi com a Ana Carolina, mas bastou ouvir a terceira vez para perceber quantas diferenças existiam entre as duas.
E vc, Mauro Ferreira tenho a certeza que ainda não se dispôs a ouvir o trabalho da Isabella pois até mesmo as pessoas mais insensíveis que conheço se renderam a esse talento e não adianta, não tem como ser diferente.
Se dê essa oportunidade, que tenho a certeza sua próxima crítica será bem diferente.
Pra encerrar, reveja suas críticas pois repetitivo é vc dizendo sempre que a Isabella é clone da Ana. Será que não tem nada mais a acrescentar? Tantas informações poderiam ter sido passadas aos seus leitores....
É... cada um tem o cérebro que merece.
Ainda bem que nunca fui atrás de crítico pois senão teria perdido a oportunidade de apreciar o belo trabalho dessa cantora que além de compositora e instrumentista é uma excelente intérprete.
Salve Isabella Taviani! Que o sucesso te acompanhe sempre.

21:41  
Anonymous said...

Fátima.... vc disse tudo..."cada um tem o cérebro que merece"...
Aonde você achou o seu mesmo??? Foi reciclado ou tava com defeito mesmo?

Vai pegar um ônibus pra Bangu...vai...

23:49  
Nazaré said...

hahahaha, não me façam rir. Seria cômico se não fosse sério. Afinal de contas trata-se do trabalho de um artista o qual merece todo nosso respeito, independente se gostamos ou não do estilo. Determinados "anônimos" que aqui apareceram, que na minha opinião é um só, estão confundindo tudo. O pior que todas as afirmações dele(s) não procedem, não são verdadeiras. Minha intuição diz que isso é coisa típica de fã frustrado, sabe aquele que quer se tornar o melhor amigo de infância da cantora e não consegue? Pois então, daí tenta detonar a artista dizendo que ela é falsa humilde, orgulhosa e presunçosa. Se toca meu camarada, esse espaço aqui é para se analisar um trabalho, no caso o cd ao vivo de Isabella Taviani, entendeu ou tá difícil?
Fala sério pessoa! Ninguém te merece...

07:19  
Anonymous said...

Parabéns Mauro, você fez uma crítica construtiva, e é uma pena que o fanatismo, que sempre torna as pessoas intolerantes, não perceba que vc apenas "orientou" essa artista, para que ela siga o seu caminho...Esse fanatismo faz com que as pessoas percam o bom senso...está me parecendo que tem gente aqui que quando diz que a outra começou primeiro e é mais velha, está querendo colocar a Ana Carolina num segundo plano, como se ela fosse a imitadora. Posso não gostar da Ana, mas ela faz sucesso e tem um público enorme.A Senhora IT, mesmo sendo mais velha e tendo começado primeiro ainda não é sucesso, pois o que conseguiu se resume ao Rio de Janeiro, e o Brasil é grande, portanto, pouca gente conhece...O problema maior é que fico imaginando o dia que ela fizer algum sucesso, esse fanatismo clube que já tem um nível que dá dó, vai piorar e aí só Deus pra nos salvar!!

08:00  
Anonymous said...

Nossa tô achando que a IT grita mais que a Ana? Afinal quem grita mais? Vou ficar surdo. Ninguém merece!!!

08:02  
Dudu said...

Esse fã clube é igual aqueles países muçulmanos que, se tiveram a bomba atômica, jogam na nossa cabeça... espero que esse fã clube agressivo, revoltado e de baixo nível não prejudique a carreira ascendente da Isabela Taviani. Ela não merece isso. Anônimos que se dizem grandes músicos e vêm cheios de tecnicismos pra justificar algo que, na verdade, não passa por aspectos técnicos: o gosto de cada um. Dane-se o turn sei-lá-o-que, o cross sei-lá-das-quantas... grandes bostas! Se a música é ruim, não adianta nada tanta cuspição de regra. É muita arrogância querer nos convencer de que o disco é bom porque a repinboca da parafuseta faz um crossover incrível no médio grave. E eu com isso? Quem acha ruim, acha ruim e pronto! E quem gosta, gosta! Eu tinha boa vontade com a IT, mas diante de tanta asneira escrita por esse fã clube, estou quase mudando de opinião. Reaja, por favor, Isabella! Reaja!

13:22  
Anonymous said...

E aí Mauro, tudo bem com vc? Eu acho que não!Vc não deve estar muito bem, não é? Lá vem vc, de novo, achando que Isabela é clone da Ana! Como? Eu li nos comentários acima que Ana é mineira e a Isa é carioca!Falaram, também, que a Ana é mais nova do que a Isa, embora pareçam da mesma idade. Então, me diz Mauro, como afirmar e reafirmar que a Isa é clone da Ana? Ou vc não acredita em coincidências vocais e de estilos? As duas, Mauro, entraram no mercado mais ou menos na mesma época, sem se conhecerem, embora já tenha lido que as duas atualmente, são muito amigas o que é uma demonstração magnifíca de civilidade. Vc acha que se uma imitasse a outra, elas seriam amigas? Cantariam juntas, como no Canecão, num show da Isabela? O que aconteceu então? Eu respondo: A Ana entrou no mercado com uma gravadora forte e com uma mídia fantástica e competente e aí subiu rápido como um foguete, não desmerecendo a sua qualidade vocal que é simplesmente magnifíca! A Isa, pelo que sei, subiu mais lentamente em face de ter gravado numa empresa pequena, sem muitos recursos e sem nenhuma mídia, apenas, contando com o seu potencial de voz, originário da sua fugaz passagem pelo canto lírico, que no Brasil vc sabe não tem futuro nem fatura ($$$$)! Ambas, entretanto, iniciaram de igual modo, ou seja, cantando em barzinhos e casas noturnas de Juiz de Fora (Ana) e do Rio (Isa). Assim, Mauro, embora sua crítica tenha alguns pontos positivos vc deve abandonar essa idéia de que existe clonagem! Isso não ajuda em nada e fere a personalidade de ambas, fazendo com que se preocupem muito em não parecer uma com a outra. E isso pode ser altamente prejudicial aos seus desempenhos. Olha, Mauro, eu não posso confirmar, mas se essa cantora é uma que interpretou Ave Maria no Morro, anos atrás, na primeira passagem de N.Sra. de Fátima pela cidade do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, juntamente com o Roberto Carlos - que cantou Ave Maria de Gounot - então meu amigo, nada de clone: ela já existia mesmo antes da Ana! Foi um espetáculo que levou quase 70.000 pessoas às lágrimas e a uma grande emoção coletiva (Eu tive o prazer de ouví-la e jamais esqueci aquela imagem). Então, eu lhe peço, humildemente,para mandar pesquisar, pois se foi ela que cantou ninguém jamais a esquecerá, pois foram momentos mágicos!Pode ser que ela estivesse usando um outro nome naquela época - vc sabe como são os artistas: trocam os nomes para terem mais sorte, para atender aos sonhos, a numerologia, etc! Não guardei o seu nome, infelismente, mas tinha a certeza de que um dia ela surgiria no cenário musical brasileiro como uma cantora notável e com uma expressividade vocal de fazer inveja a muita gente. Se isto se confirmar, meu caro, não tenhas dúvida: Temos uma cantora que vai nos dar muitas alegrias aqui no Brasil e também no exterior!
Saudações.

21:27  
Anonymous said...

Maurinho,
Sei que muitas vezes - vc não é o único - os assessores musicais é que fazem a crítica! Vc só fiz a revisão e assina! Não é assim? Mas, "avisa lá", que a turma não foi muito eficiente no julgamento dos novos CD e DVD da IT. Ora, convenhamos, Mauro: que trabalho imperfeito! "Esse amor ainda nem nasceu direito". Bota essa turma para ouvir as letras da IT e sentir a grandeza e a sensibilidade da sua qualificada voz, que marca profundamente os nossos ouvidos e os nossos corações.Mande todo o mundo daí assistir a um show da Isa. Com certeza eles irão mudar de idéia e influenciar você a falar melhor sobre o trabalho da Isabella!
Abraços de um Anônimo brasileiro e carioca, que sempre acessa sua coluna. Mas porque será que você só malha os novos talentos. E olha, eu soube por aí que todos aqueles que foram malhados por você, mais cedo ou mais tarde fazem sucesso. Se a coisa for vista assim, então malhe, malhe, malhe Mauro, para a Isabela chegar mais rápido ao sucesso que já está batendo à sua porta.
Saúde,Paz e Amor no seu coração.

21:51  
Anonymous said...

Não sou de escrever muito. Mas, pelo que eu li até agora, caramba, essa IT deve ser muito legal. Para fazer sucesso tem que ser polêmica!
E ela está provocando uma onda gigante, igual àquela que atingiu a costa da malásia (Tsunami). Espero, que ninguém se mate! Mas vou comprar o CD e o DVD, logo que saírem. Não quero perder a oportunidade de fazer, neste mesmo espaço, os meus comentários com mais firmeza. Ontem eu vi muita gente comprando o CD dela na FNAC do Barra Shopping! Pela avidez com que os clientes compravam o CD, fiquei curioso em saber quem era a peça. Mas já vi que é coisa boa. Ouvi, no próprio shopping, algumas faixas e gostei muito das letras e das músicas. Lembro de algumas delas que despertaram em mim sensações muito boas: Recado do Tempo, Último Grão, Sentido Contrário e, principalmente, Canção para um Grande Amor. A canção "De qualquer maneira" toca muito na minha academia e eu não sabia que era dela, o que caracteriza falta de mídia! Pois é Mauro, se vc "cometeu pecado abaixo da linha do equador" ainda é tempo de corrigir!

22:13  
Santos said...

Tanto barulho por nada !!!!

IT é repetitiva sim ! É over sim !

Fica na cola sim da Ana Carolina sim !!!

O mauro tem que ter a liberdade dele garantida sim !

00:34  
Anonymous said...

CHEGA DE DISCUSSÃO! SOLICITO AOS COLEGAS FÃS QUE NÃO DEÊM MAIS ATENÇÃO A ESTA LISTA DE COMENTÁRIOS. NOSSA PARTE ESTÁ FEITA, NOSSA MENSAGEM ESTÁ REGISTRADA, E CABE AGORA AO PÚBLICO QUE AINDA NÃO CONHECE IT DECIDIR POR QUAL LADO PROSSEGUIR. ESTAMOS APENAS DANDO MAIS PÚBLICO A PÁGINA DO CRÍTICO! QUAISQUER POSTS ADICIONAIS, DEIXEMOS PRA EXPOR NO SITE DA IT E NO SITE DEQUALQUERMANEIRA.

ATENCIOSAMENTE;
MURILO DS BADOLATO

15:45  
Anonymous said...

Procurando alguma crítica ao trabalho mais recente da Isabella, cujo CD foi lançado na semana passada, vim bater aqui na coluna do Mauro Fereira de quem tenho a melhor das impressões e a quem muito respeito, para ouvir a sua opinião. E apesar do candente apelo do Murilo, não posso deixar de registrar o meu descontentamento com a rigorosa crítica do meu conterrâneo, pois conheço o trabalho sério e determinado dessa cantora desde quando a ouvi, pela primeira vez, cantando uma música que integrou a trilha sonora de uma minisérie da Globo chamada "Um só Coração".Que beleza de voz! Outra vez, quando eu a ouvi, na casa de uma amigo americano, na Flórida, encantado com o Brasil, num disco do Tom Jobin chamado "Lounge" em que ela interpretava "Garota de Ipanema" de uma forma "sui generis", e que mostrava a sua versatilidade musical.É lógico que o Mauro analisou e criticou o atual trabalho da Isabella recém lançado! Mas quando se analisa uma cantora nova, deve se levar em conta, também, o trabalho global já realizado pela cantora que já disse a que veio! Tudo bem que se critique o atual CD, pois nenhum é perfeito, mas não deve ser salientado em letras garrafais, como título da crítica, uma associação maldosa com a cantora Ana Carolina! Isso me cheira a má intenção! Vamos dizer que as duas têm uma frequência de voz muito parecidas. E daí, isso não é bom?
Claro que é! Se uma der "chabú" a outra garante! Não é mesmo?
O nosso mercado absorve as duas, facilmente, já que as letras de suas composições, também por uma coincidência da vida tratam do mesmo tema: O amor, a vida, o vento,os castelos e as loucas tempestades!O público adora isto, não é verdade!
Não sejamos tão severos com essas duas meninas fabulosas. Elas merecem todo o sucesso, porque ambas lutaram, aguerridamente, para conseguir chegar até aqui! São boas demais! Não seja, meu caro Mauro,tão exigente e tão crítico com essas duas garotas, pois elas representam o presente e o futuro da MPB! É uma tendência e nada vai mudar isto! Músicas fortes,porém bonitas, letras
inteligentes e diretas, vozes graves e interpretações viscerais. Há um grande público esperando por isso!

23:29  
Anonymous said...

Sou um fã da Ana Carolina, mas já conhecia o trabalho da Isabella através da mídia, que diga-se de passagem era pouco eficiente! Ela não merece a mídia que tem!Mas acredito que, agora, depois de ser respaldada pela Universal Music, ela vai ser mais divulgada. Mas vamos ao que interessa: Vi alguns comentários desastrosos, aviltantes, agressivos, mal educados, mal intencionados, intempestivos e totalmente inverídicos sobre os clubes de fãs da Isabella e da Ana. Não posso deixar passar, porque também sou fã das duas e não concordo com a opinião de um elemento que disse ser os clubes de fãs das duas de baixo nível! Não é o que pude observar nos comentários até agora lidos!Há muitas bobagens escritas sobre o recente trabalho da Isabella, fruto talvez dos erros de avaliação anteriores ou mesmo da expectativa que se formou sobre essas duas cantoras maravilhosas. Mas, convenhamos, examinem os comentários dos outros artistas.Totalmente insossos! Não há nada igual! A polêmica não é de hoje. Vem de longe. A Ana e a Isabella tem vozes muito semelhantes e escrevem letras sobre os mesmos temas. Mas são duas vozes singulares, cujas interpretações diferem e muito!A Isabella é mais solta no palco! A Ana é mais contida!Se Isa fosse clone da Ana, como diz o Mauro, ela também tentaria imitá-la nos gestos. Não vejo razão para essa manchete do Mauro. O que pegou mesmo foi essa idéia infeliz de associar a ISA a ANA. Isso é maldade! Ainda bem que as duas são muito amigas e respeitam-se muito. Uma reconhece o valor da outra. Vamos seguir ouvindo as duas. Vai dar tudo certo!Ganha a rica música popular brasileira e o Brasil!!!!

16:47  
Freitas said...

Essa Isabella Taviane é um saco... não é à toa que tem esse fã clube de baixíssimo nível, que escreve mal, tem mau gosto e é agressivo.
Cruz credo! Tudo de ruim.

15:05  
Anonymous said...

Será que ela é tão ruim assim como vcs tão dizendo?
Estou mto curiosa pra conhecer o trabalho dessa cantora. Já tinha ouvido falar no nome dela, mas confesso que não conheço seu trabalho.
Porém, diante de tanta polêmica que foi criada aqui vou procurar saber um pouco mais e depois volto pra dar minha opinião.

20:36  
Sig said...

Boa sorte então, anônimo... que Deus proteja seus ouvidos. E tomara que você goste, senão vai ter que aturar as grosserias do fã clube da Moça.

10:48  
Anonymous said...

Anteriormente tinha dito que iria conhecer o trabalho da Taviani. Agora, conheci! E é maravilhoso!Gostei muito da sua voz! Vou comprar o CD e o DVD para ver a sua perfomance no palco. Mais tarde, voltarei! Mas adorei as composições e a voz dessa nova cantora, que vai ser sucesso em todo o Brasil!

21:21  
Doug said...

Fã clube de merda é esse aí. O resto é piada. São péssimos atores. Anônimos fingindo que não conheciam o trabalho e, diante de taaaaanta polêmica, tiveram a curiosidade de conhecer e a-do-ra-ram! Ai, meu Deus, quanta canastrice! Tem gente até que escreveu que passou em loja de disco e viu um movimento incrível de gente comprando o disco, blá blá blá, como se fosse assim um frisson, uma loucura que essa cantora gera na população humana! Gente! Pra que mentir tanto? Fã clube tem que aplaudir, apoiar, mas ficar inventando historinha pra promover cantora? Fala sério... fica parecendo que ela é realmente um produto "fake" gerado por gravadoras e fã clube.

12:23  
Anonymous said...

Maurinho querido, quero te agradecer pois visitando seu blog e diante de tanta polêmica resolvi ver qual era o som dessa cantora que provocou tantos comentários. Simplesmente amei esse cd e estou ansiosa por conhecê-la ao vivo, ou melhor, através desse dvd. Assim que tiver disponível avise se for possível.
Obrigada mesmo.

20:34  
Moema Andrade said...

nunca vi tanta asneira junto. fica patente que se trata de uma única pessoa. o crítico fez o seu trabalho, bom ou ruim, quem lhe dá emprego que o julgue. Bateu em teclas antigas e gastas e assim foi ele que me pareceu over. Isabella tem seu público: feio ou bonito, mas é della. conquistado com muito trabalho, voz poderosa e emocionada. gosto della e daí? e não tenho medo de ser esculachada por anônimo,por ser de seu fã clube não. enquanto você se propõe a meter o malho vou continuar gostando della, da AC, da ZD, da RR e assim vai. beijinho no chifre querido...
Mo cinha

07:32  
Romulo Araujo said...

Nossa, que grande discussão por tão pouco. Todos sabemos do desgaste das críticas do Mauro Ferreira, e ele só faz isso, só fala mal de artistas, para ganhar uns caraminguás no final do mês.

Um jornalista de verdade não usaria mais de uma vez a palavra over (um estrangeirismo horripilante) numa pequena crítica (o pequeno espaço que o jornal oferece ao caríssimo Mauro).

Mas uma coisa eu não posso negar, ele sabe bem que um título bem escolhido vende jornal, chama a atenção do público.

Vamos voltar no tempo e relembrar de fatos... Quando surgiu a Zélia Duncan, grande cantora e compositora, ela foi comparada com Bethânia e Simone (hoje ela faz sucesso sendo a Zélia Duncan e ponto).

Então a indústris fonográfica descobriu a "garganta" de Ana Carolina, que logo foi comparada com quem?? Com a Zélia Duncan. (Hoje Ana tem seu próprio trabalho).

Eis que surge a Isabella Taviani. Tradição é tradição, pessoal. Não poderiam deixar de compará-la com outra cantora de forma alguma. Isabella foi comparada com a mais próxima, Ana Carolina.

Isabella está trilhando seu caminho e já conquistou algumas vitórias com mérito.

Anotem em seus caderninhos para não esquecerem. Assim que surgir o próximo nome promissor no mercado de discos este será comparado com a Isabella. É um ciclo.

Vocês podem estar se perguntando o porquê de outras tantas cantoras que surgiram na mesma levada da Isabella não serem comparadas com ninguém (não vou citar nomes porque seria uma atitude bastante anti ética, e ética é algo que falta nesse País).

A comparação é uma maneira de não assumir, não dar o braço a torcer de que determinado artista é novo e bom o suficiente para responder apenas pelo seu próprio nome.

Temos um País culturalmente riquíssimo, onde as nossas músicas e artistas são exportadas para todo o Mundo com grande aceitação. Não acho saudável esses comentários e críticas pouco construtivas como às do Mauro. Temos espaço para Bethânias, Simones, Zélias, Anas, Isabellas, e tantas outras grandes cantoras e cantores que certamente surgirão.

Deveríamos nos ater mais à questão de incentivo Federal à música. Ao combate à pirataria. E outras tantas mais importantes que apenas uma crítica de um jornalista.

Chegando ao final, gosto também não se discute, não é verdade? Imaginem que todos, todos sem exceção, amassem o trabalho da Ana Carolina e comprassem seus cds, dvds, e fossem aos shows, e a perseguissem pelas ruas. Coitada da Ana. A conta dela seria bem disputada por bancos, mas será que ela teria felicidade? Será que, como unânimidade, ela aguentaria a pressão de continuar sempre compondo e agradando a todos?

Ainda bem que existem diferenças; e semelhanças.

09:09  
Anonymous said...

Não existe essa de precoce ou tardio meu...o que importa é a arte. Tanto para quem a faz quanto para quem a curte. Crítico pra mim é quem se mete para ajudar a melhorar o que fazemos e não para ficar colocando areia no trabalho dos outros com comentários para derrubar.
Isabella está sim na estrada batalhando por um espaço. Tem talento e público pra isso. Se você não gosta, beleza, vá atrás do que te agrada e pronto.
Isabella é show e Ana idem.
Só mais uma coisa: Você deixa de experimentar escutar uma música porque alguém disse que não gostou? Sai dessa meu, temos que ir atrás do que nos agrada e não deixar ninguém encher o saco.

21:31  
Anonymous said...

cara, essa mulher é muuuuuuuito ruim. tenha dó.

13:42  
Anonymous said...

o romulo escreveu tanto e não disse praticamente nada...de doer!!!

13:44  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006