web page hit counter
Sábado, Agosto 13, 2005

Cortado da Sony, Vinimax prepara segundo CD de forma independente

Vinimax não sobreviveu à redução do elenco da gravadora Sony BMG. Dispensado da companhia, por onde lançou seu primeiro disco no ano passado, antes da fusão da Sony Music com a BMG, o rapper - criado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, mas conhecido por sua atuação na Favela da Rocinha - já prepara seu segundo disco, Metamorfose, de forma independente. Vinimax assina com seu principal parceiro, DJ Roque, faixas como Malícia e A Zorra.

Barão Vermelho grava DVD no Circo antes de Frejat retomar carreira solo

Depois de marcar sua volta à cena com bom disco de estúdio, Barão Vermelho (2004), o grupo de Roberto Frejat e Guto Goffi adere à fórmula DVD + CD ao vivo em gravação programada para dias 19 e 20 de agosto, no Circo Voador (RJ). Na quinta-feira, 18, a banda fará um ensaio geral no local do show. O produtor Ezequiel Neves, que acompanha o grupo desde o primeiro disco, de 1982, cuidará do CD. O repertório inclui a inédita O Nosso Mundo, parceria do baterista Guto Goffi com Maurício Barros, tecladista que participou da formação original da banda.

Depois do lançamento do projeto ao vivo, previsto para outubro, a idéia é que - a médio prazo - Frejat retome sua carreira solo (que já contabiliza dois álbuns) e que Goffi passe a ter os direitos sobre o nome Barão Vermelho para seguir com o grupo. Goffi e Frejat são os únicos remanescentes da formação original da banda que lançou Cazuza.

Robin Gibb exuma a obra dos Bee Gees em CD gravado com orquestra alemã


Resenha de disco
Robin Gibb Live with the Neue Philharmonie Frankfurt Orchestra
Robin Gibb
ST2
Cotação: * *
Com a morte de Maurice Gibb, no início de 2003, não restou outra alternativa aos seus irmãos Barry e Robin: sepultar de vez os Bee Gees ou sobreviver da exumação da obra do trio. Robin parece ter preferido a segunda opção neste CD gravado ao vivo na Alemanha, em setembro de 2004, com uma orquestra. Em 17 faixas, ele revive alguns hits de sua irregular carreira solo (com destaque para a bela canção Juliet), mas a tônica são os sucessos dos Bee Gees, inclusive os que eram solados por Barry. É fato que a obra do trio é sedutora (e ainda não reconhecida pela crítica na medida de sua importância e beleza), mas os novos registros soam como cópias das gravações originais. Cópias às vezes pioradas quando o som da orquestra abafa a voz de Robin. A seleção inclui Night Fever, Massachusetts, To Love Somebody e até o primeiro hit do trio, New York Mining Disaster 1941. Mesmo assim, a música dos Bee Gees continua tão irresistível que a gravação (editada simultaneamente nos formatos de CD e DVD) soa agradável.

Abertas inscrições de festival na internet que premia com gravação de CD na Sony

Mentor do festival Humaitá pra Peixe e do selo Cardume, que deram visibilidade a muitas bandas independentes, o jornalista e produtor cultural Bruno Levinson lançou novamente sua rede no mar agitado do mercado fonográfico nacional. Em parceria com o publicitário Maurício Mota, Levinson criou o festival virtual Oi Tem Peixe na Rede, realizado inteiramente na internet. As inscrições são gratuitas, estão abertas e podem ser feitas no endereço www.oitempeixenarede.com.br, para onde devem ser enviados os arquivos digitais das músicas inscritas. Não há restrição de gênero ou formação (pode ser trabalho solo ou em grupo). A única exigência é quanto ao ineditismo da música inscrita. Versões de canções estrangeiras são vetadas. O prêmio para o vencedor é a gravação e edição de um disco pela multinacional Sony BMG. A iniciativa é pioneira e pode dar certo - inclusive porque, com a saída de Jorge Davidson da Sony, nos anos 90, a gravadora perdeu o faro para descobrir bandas novas como o Skank.
Sexta-feira, Agosto 12, 2005

Wando grava seu primeiro DVD

Wando vai gravar seu primeiro DVD na terça-feira, 16 de agosto, em show no restaurante Cais do Oriente, no Centro do Rio de Janeiro. Projetado em meados dos anos 70, com músicas de sua autoria como Moça, o cantor viveu novo boom de sucesso na segunda metade da década de 80, quando passou a gravar canções de teor erótico, muitas escritas sob encomenda para ele por hitmakers de gravadoras. Wando chegou até a ter um seguidor nessa linha sensual, Elymar Santos, mas ultimamente tem lançado trabalhos de pouca repercussão.

Titãs recorrem novamente à obra de Roberto Carlos em MTV ao Vivo

Oito anos depois de gravar um bem-sucedido Acústico MTV, cujo disco vendeu 1,8 milhão de cópias, os Titãs retomam a parceria com a emissora e gravam hoje e amanhã - na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte, em Florianópolis (SC) - CD e DVD na série MTV ao Vivo , com produção de Jack Endino e o reforço de músicos como o baixista Lee Marcucci.

Além de três inéditas (Vossas Excelências, Anjo Exterminador e O Inferno São os Outros), a novidade é o fato de o grupo recorrer novamente à obra de Roberto Carlos. Está prevista a inclusão no roteiro de O Portão, sucesso lançado pelo Rei em seu disco de 1974 - o mesmo LP do qual os Titãs já tinham extraído É Preciso Saber Viver para o repertório do CD Volume Dois (1998).

A idéia inicial do quinteto era regravar Quero que Vá Tudo pro Inferno, rock de 1965, marco de Roberto Carlos na fase da Jovem Guarda. Mas o compositor veta regravações desta música por conta da palavra 'inferno'.

VMB 2005 ganha três categorias

A edição 2005 do VMB (Video Music Brasil) inclui três novas categorias na premiação de clipes promovida pela MTV: Melhor Performance ao Vivo em Videoclipe, Banda dos Sonhos e Ídolo MTV. A cerimônia de entrega dos prêmios do VMB 2005 está agendada para 29 de setembro, na casa Credicard Hall, em São Paulo (SP).

O futuro psicodélico da Nação Zumbi está nas mãos de um produtor americano


A Nação Zumbi (foto) já grava seu sexto disco no estúdio da gravadora Trama, em São Paulo. Intitulado Futura, o CD está sendo produzido por Scott Hard, o americano que mixou o último álbum da banda, Nação Zumbi (2002). Formado por 12 inéditas compostas por integrantes do grupo, o repertório segue linha psicodélica - já delineada em algumas faixas do CD anterior - e futurista. Na Hora de Ir, Respirando, A Ilha e Hoje, Amanhã e Depois são algumas músicas do disco, que conta com as participações especiais de Fernando Catatau (guitarrista do grupo Cidadão Instigado que também participou do novo CD do Los Hermanos, 4), Kassin (o produtor do mesmo 4) e Alexandre Nasa (do Instituto). O lançamento está previsto para outubro.

Será que vale a pena Adriana Partimpim entrar na roda-viva do DVD/CD ao vivo?


Nem Adriana Partimpim - o heterônimo criado por Adriana Calcanhotto para seu projeto infantil - ficou imune à febre de DVDs e CDs ao vivo que domina o mercado fonográfico. Além de um DVD, a gravadora Sony BMG vai lançar também um CD a partir da gravação ao vivo do show Adriana Partimpim, agendada para sábado, 20 de agosto, no Teatro Carlos Gomes, em apresentação restrita a convidados da artista e da companhia. O show é um mimo - degustado mais por adultos do que por crianças, diga-se - e merecia mesmo sair em DVD, mas a necessidade de um segundo CD de Partimpim é questionável. É fato que, ao repertório original, Adriana adicionou números como Quando Nara Ri (inédita parceria da cantora com Kassin), O Poeta Aprendiz (Toquinho sobre versos de Vinicius de Moraes) e três poemas musicados pela própria Adriana do livro Um Gato Chamado Gatinho, de Ferreira Gullar (Ron-Ron do Gatinho, Gato Pensa? e O Gato e a Pulga). Ainda assim, é grande o risco de o CD soar redundante. Mas que venha o DVD!

Beth Carvalho quer lançar DVD gravado no Festival de Montreux, na Suíça

A valorização do DVD em relação ao CD - tendência que vem adiando a agonia do mercado fonográfico - já direciona o planejamento da carreira de muitos artistas. Beth Carvalho, por exemplo, lançou no fim do ano o pacote de DVD / CD ao vivo A Madrinha do Samba, mas já tem planos de lançar em 2006 outro vídeo digital, gravado em show feito pela sambista na última edição do Festival de Montreux, na Suíça. O espetáculo contou com as participações de Jorge Aragão e Zeca Pagodinho. Com Aragão, Beth fez dueto em Tem Nada Não - samba de Aragão, Luverci Ernesto e Almir Guineto, lançado pela própria cantora em 1979 no disco Beth Carvalho no Pagode. Com Zeca, a artista reeditou o dueto na música Ainda É Tempo Para Ser Feliz, feito no primeiro volume do CD Pagode de Mesa, de 1999.

Vale lembrar que não é a primeira vez que Beth Carvalho grava ao vivo em Montreux. Em 1987, ela lançou disco ao vivo com registro de show no festival suíço - aliás, um dos poucos títulos de sua discografia que permanece inédito em CD.
Quinta-feira, Agosto 11, 2005

Volta às lojas disco de 1984 em que Francis canta com Chico, Gal e Gil

A Biscoito Fino está reeditando o disco Essas Parcerias, gravado originalmente por Francis Hime em 1984 e nunca lançado em CD. No álbum, o compositor reúne músicas letradas por nomes como Milton Nascimento (Parceiros), Gilberto Gil (Um Carro de Boi Dourado), Chico Buarque (Qualquer Amor), Ivan Lins (Mariana), Toquinho (Laços de Serpentina), Fátima Guedes (Movimento da Vida) e Cacaso (Flor de Laranjeira), entre outros. Cada uma das 12 faixas tem um parceiro diferente.

Além dos parceiros, o disco traz convidados como Gal Costa (voz em Um Dueto, parceria de Francis com Capinam), Elba Ramalho (em Cara Bonita, letrada por Olívia Hime). Chico e Milton participam da faixa Parceiros. Gil também pôs voz na letra que fez para Um Carro de Boi Dourado.

O DVD da Cigarra: Simone surpreende com Zélia e emociona com Milton


Tudo indica que o CD Baiana da Gema marcou mesmo a volta de Simone aos velhos e bons tempos. Ok, a força dramática da Cigarra já não é a mais mesma e os tons estão mais baixos, mas Simone esteve à altura da antiga Simone no show em que gravou ao vivo DVD e CD para lançamento em outubro, via EMI. O primeiro dos dois dias de gravação aconteceu na noite de ontem, 10 de agosto. A base do roteiro foi o show Baiana da Gema - que já havia corrido o Brasil - mas houve surpresas, e a maior delas foi a harmoniosa participação de Zélia Duncan em Não Vá Ainda (música lançada por Zélia em 1994) e em A Idade do Céu (versão de Moska para tema homônimo do uruguaio Jorge Drexler). De quebra, Simone apresentou no bis versão assinada por Zélia de You're So Beautiful, hit de Joe Cocker. Na foto de Vera Donato, um flagrante dos duetos das cantoras.

Com calorosa platéia, Simone ainda recebeu Ivan Lins para duetos em Vitoriosa (hit de Ivan em 1985, inédito na voz da intérprete) e no samba Dandara, do recente CD Baiana da Gema. Com Milton Nascimento, fã de primeira hora da cantora, a emoção do reencontro foi ainda maior. O público que lotava o João Caetano aplaudiu entusiasticamente quando Milton entrou no meio de Encontros e Despedidas, música dele, lançada por Simone em 1981, e que provavelmente está no roteiro por conta do sucesso feito pela gravação recente de Maria Rita - como uma lembrança sutil de Simone de que é ela a intérprete original da canção. Com Milton, Simone ainda fez dueto em Cigarra, outra música dele feita para ela, em 1978.

Cigarra e Desenho de Giz foram alguns acréscimos ao roteiro original, assim como a versão integral de Começar de Novo - que entrava apenas como vinheta nas primeiras apresentações do show. Emocionada, Simone lembrou a importância do Teatro João Caetano na sua carreira. "Foi aqui que tudo começou a acontecer na minha vida", disse, numa referência ao seu primeiro show de grande repercussão, feito no palco da Praça Tiradentes ao lado de Belchior.

No fim, Simone e convidados animaram o público com o samba-enredo O Amanhã, incorporado ao repertório da cantora desde 1983.

Com disco de inéditas no forno, Lulu comenta clipes de Yuka e Jackson


Lulu Santos vai comentar clipes de artistas como Michael Jackson e Marcelo Yuka no novo programa do canal Multishow. Clássicos Multishow estréia nesta segunda-feira, 15 de agosto, e vai ao ar diariamente, às 23h45m. A cada 15 dias, o programa recebe um novo artista para comentar clipes selecionados pelo próprio astro. A seleção de Lulu, a propósito, inclui vídeos de Madonna, Gabriel O Pensador e Paralamas do Sucesso, entre outros.

E por falar em Lulu, o cantor lança no início de setembro seu novo CD de inéditas, Letra & Música, em que regrava músicas do repertório de Gilberto Gil (Ele Falava Nisso Todo Dia, de 1968) e do grupo João Penca e seus Miquinhos Amestrados (Popstar, de 1986), entre músicas novas de sua autoria - casos de Gambiarra, Road Song, Circular, Vale de Lágrimas, Bonobo Blues, Roleta e De Cor.

Já sem aneurisma, Neil Young volta à cena com o álbum 'Prairie Wind'

Prairie Wind é o título do novo álbum de Neil Young. Já recuperado da cirurgia que extraiu um aneurisma detectado em seu cérebro, Young gravou o CD entre Nashville e Califórnia (EUA). O lançamento está previsto para 26 de setembro.
Quarta-feira, Agosto 10, 2005

Ingressos para shows do Moby serão vendidos a partir de sexta-feira, 12

A partir desta sexta-feira, 12 de agosto, já será possível comprar ingressos para os shows que o DJ americano Moby fará no Brasil - no Rio, São Paulo e Belo Horizonte - entre 16 e 21 de setembro. A turnê de lançamento do CD Hotel chega ao Brasil pela capital paulista em show no Hotel Unique (dia 16), segue para o Rio (em show no Riocentro, agendado para dia 17), retorna a São Paulo (para apresentação no Espaço das Américas, dia 20) e parte para Belo Horizonte no dia 21 (com show na casa Chevrolet Hall). Os ingressos podem ser comprados nos locais dos shows, na rede de livrarias Fnac e na internet pelo sistema ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).

Simone grava DVD e CD ao vivo no Rio com Milton, Zélia e Ivan

Simone faz retrospectiva da carreira no CD e DVD que grava ao vivo, hoje e amanhã, às 19h, em show no Teatro João Caetano (RJ). A gravação conta com as participações de Ivan Lins, Milton Nascimento e Zélia Duncan. Será o segundo DVD da cantora, mas o primeiro com um registro de show da Cigarra, já que o anterior se limitou a mostrar os bastidores das sessões de estúdio do CD Baiana da Gema.

Sinéad volta com CD de reggae

Sinéad O' Connor - que chegou a anunciar em 2003 uma saída de cena - voltou atrás e lança em outubro um disco com regravações de reggaes compostos por Peter Tosh e Bob Marley, entre outros. Produzido na Jamaica pela dupla Sly & Robbie, o álbum se chama Throw Down your Arms e traz no repertório músicas como War, Jah Nuh Dead, Untold Stories, Door Peep e He Prayed.
Terça-feira, Agosto 09, 2005

Álbum com duetos estelares celebra em setembro os 80 anos de B.B. King


Os 80 anos do mestre do blues, B.B. King, serão festejados em 16 de setembro com o lançamento de um álbum de duetos. O estelar time de convidados do disco é formado por nomes como Eric Clapton (convidado em The Thrill Is Gone), Elton John (Rock this House), Sheryl Crow (Need your Love so Bad), Gloria Estefan (There Must Be a Better World Somewhere), John Mayer (Hummingbird), Roger Daltrey (Tired of your Jive), Mark Knopfler (guitarra em All over Again) e Van Morrison (Early in the Morning), entre outros nomes.

Rolling Stones já vendem na internet três faixas de seu próximo álbum

O novo álbum dos Rolling Stones, A Bigger Bang, chega às lojas somente em 5 de setembro, mas, por decisão do grupo, três faixas - Back of my Hand, Rough Justice e Streets of Love (o primeiro single do disco) - já estão disponíveis para venda em lojas on line do mundo inteiro.

Titãs contra o mensalão

O grupo Os Titãs compôs música, Vossas Excelências, em que alveja os políticos corruptos em letra que alude ao caso do mensalão. Pela virulência dos versos, o rock evoca o universo crítico dos temas dos álbuns Cabeça Dinossauro (1986) e Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas (1987) - obras-primas da discografia da banda. A música é uma das três inéditas feitas para o MTV ao Vivo que o grupo grava esta semana em Florianópolis (SC) e não será surpresa se Vossas Excelências for eleita pela gravadora Sony BMG a 'música de trabalho' do CD e DVD, para tentar recuperar as vendas (atualmente fracas) dos Titãs - embora os palavrões da letra deponham contra essa idéia, pois certamente farão o rock ser rejeitado nas emissoras de rádio e TV mais conservadoras.

Cansei de Ser Sexy na rede

Primeiro lançamento do selo TramaVirtual, o álbum da banda Cansei de Ser Sexy já está sendo finalizado e chega às lojas em outubro. Mas duas faixas do CD, Lovefoxx e This Month, Day 10 já estão disponíveis para download em MP3 no site da TramaVirtual (www.tramavirtual.com.br/cansei).
Segunda-feira, Agosto 08, 2005

DVD registra turnê do Duran Duran

A turnê que reuniu o Duran Duran com sua formação original foi registrada no DVD Live in London, que tem lançamento programado para outubro, em edição simples e dupla (com um CD de bônus). O vídeo foi gravado em dois dos cinco shows feitos pelo grupo no estádio de Wembley, na Inglaterra. O repertório inclui hits como Save a Prayer, Notorious e A View to a Kill.

Mudhoney grava CD politizado

Grupo de Seattle (EUA), terra natal do grunge e do Nirvana, o Mudhoney anunciou hoje sua volta aos estúdios para gravar um disco de repertório politizado. O álbum será o primeiro da banda desde Since We've Become Translucent, de 2002.

Outkast volta com disco e filme

Depois da explosão do disco duplo Speakerboxx / The Love Below, que vendeu 5,5 milhões de cópias somente nos Estados Unidos, a dupla Outkast prepara sua volta à cena com disco e filme. O CD será, de certa forma, a trilha do filme My Life in Idlewild, cuja trama está situada nos anos 30, na época do ragtime. Além da trilha, é provável que, ainda em 2006, o Outkast lance um segundo álbum de estúdio, provisoriamente intitulado The Hard 10.
Domingo, Agosto 07, 2005

Caetano e Milton fazem shows juntos

Uma miniturnê nacional - pelas cidades de Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG) - vai juntar no mesmo palco Caetano Veloso e Milton Nascimento, nos meses de setembro e outubro. O motivo do show é a promoção da trilha do filme O Coronel e o Lobisomem, assinada pelos dois cantores e compositores. Os espetáculos acontecerão no Canecão (RJ), na casa Via Funchal (SP) e, provavelmente, no Palácio das Artes (BH). Milton e Caetano começam a ensaiar o show nos próximos dias. Exceto por algumas parcerias bissextas, como Paula e Bebeto (1975), As Várias Pontas de uma Estrela (1982) e A Terceira Margem do Rio (1990), a trilha de O Coronel e o Lobisomem é o primeiro trabalho em dupla dos dois artistas. Tanto Milton quanto Caetano já dividiram discos e shows com Gilberto Gil, mas, sozinhos, eles nunca tinham feito um CD e tampouco um show. Por isso mesmo, a miniturnê dos dois é desde já um dos acontecimentos musicais mais importantes de 2005.

O tempo até esperou por Ibrahim Ferrer

Depois de Compay Segundo e de Rubén González, mortos em 2003, sai de cena mais uma lenda do elenco do filme Buena Vista Social Club. A morte do cantor Ibrahim Ferrer, aos 78 anos, tem gosto especialmente amargo. O sucesso demorou a chegar para o cantor cubano. Nascido em 1927, ele começou a carreira ainda adolescente, em conjuntos como Los Jóvenes del Son. Mas sua carreira não decolou e ele chegou a trabalhar como engraxate para sobreviver. Ferrer precisou esperar 70 anos para conhecer a fama, vinda somente com a repercussão mundial do disco coletivo Buena Vista Social Club, em 1997. Nos últimos oito anos, Ferrer correu atrás do tempo perdido com turnês e CDs solos. Mas, como já cantou Mick Jagger numa música dos Stones, o tempo não espera por ninguém. E Ferrer saiu de cena neste sábado, 6 de agosto, em conseqüência de uma gastroenterite. Felizmente já com o merecido reconhecimento por seu canto. Até que o tempo esperou um pouquinho por Ibrahim Ferrer...
ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006