web page hit counter
Quarta-feira, Julho 26, 2006

A emoção de Jair Rodrigues em prêmio

A foto acima, de Guto Costa, flagra a emoção do cantor Jair Rodrigues na 4º edição do Prêmio Tim de Música, na noite de terça-feira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O grande intérprete paulista foi o homenageado da cerimônia, cuja premiação deu a Maria Bethânia os troféus de Melhor Disco de MPB (Que Falta Você me Faz), Melhor Cantora (na categoria MPB) e Melhor DVD (Tempo Tempo Tempo Tempo). Normalmente avessa a badalações, Bethânia prestigiou o evento, talvez já ciente de que não iria voltar para casa de mãos vazias... Já o sempre festeiro Zeca Pagodinho levou dois troféus: o de Melhor Cantor de Samba e o de Melhor Disco de Samba (À Vera). Aliás, À Vera rendeu ainda para Rildo Hora - diretor musical do show em tributo a Jair - o prêmio de Melhor Arranjador. No mais, foi a habitual, farta e nem sempre criteriosa distribuição de troféus em categorias que iam de Regional (a rigor, toda a música produzida fora do eixo Rio-SP) à Canção Popular (um eufemismo para brega).

53 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Mauro, já vamos entrar em agosto e não encontro os prometidos relançamentos da discografia da Bethânia da Universal. Já vi os SONY/BMG e EMI em sites da internet. Como essa indústria fonográfica é lenta! Depois reclamam da crise! Gostaria de saber também se há possibilidade da Biscoito Fino relançar outros discos da Mônica Salmaso (Voadeira e Afro-sambas, por exemplo) ou se estes estão em catálogo? Abraço

13:43  
Luiz Felipe said...

Muito JUSTO. O CD da Bethânia foi primoroso em todos os sentidos. Trouxe Vinícius pra muita gente que só o conhecia de nome ou do óbvio. A cantora, cada vez melhor, merece todos os prêmios. O show Tempo tempo... não foi o melhor de Bethânia mas o DVD foi cuidadíssimo e Bia Lessa é muito criativa e competente. Tudo certo. Quanto ao Zeca, não conheço o CD premiado.

14:20  
Anonymous said...

Mauro, só isso??? tenho certeza que vc vai dar mais detalhes sobre o avento, acertei???
Zeca é sempre coerente e Bethânia merece todos os prêmios. Valeu!!!!!

14:29  
Anonymous said...

Tanta gente para homenagear como Dona Ivone Lara, homenageia este sambista da garoa. É coisa de paulista mesmo, este Macchline não ENTENDE NADA DE MÚSICA!

14:33  
Carlos said...

Esse prêmio já mudou tanto de nome, mas fica sempre parecendo um encontro dos amigos do José Maurício Machline no palco do Muncipal...
Alcione ganhou novamente como melhor cantora de samba quando, na verdade, o que ela menos canta ultimamente é samba - é notória a opção dela pela música brega/romântica.
Elba vai ficar para sempre ligada às premiações de cantora regional, disco regional...
Zeca Pagodinho sempre disputará os prêmios de melhor sambista, melhor disco de samba...
Tudo muito separado, segregado.

14:50  
Leo said...

Gostaria de saber os outos vencedores. Maria Bethânia já era previsível, tem feito trabalhos muito elaborados nos últimos anos. Zeca Pagodinho é muito respeitado (e querido) no samba do Rio. E os outros?

15:41  
bruno said...

concordo com o carlos; não gosto desta segregação...de qualquer forma, premiar bethânia foi mais do que merecido. arguta e consistente, a cantora não pára de produzir bons trabalhos. parabéns!!!

16:23  
lea said...

gostei demais da premiação da banda mantiqueira (melhor grupo instrumental), do barbatuques (melhor grupo de mpb) e da apresentação do lulu santos, que arrasou no mas que nada !!!

17:15  
ella duarte said...

A rainha do Axé Daniela Mercury e o rei Roberto Carlos também ganharam premios ! Amo Zeca e respeito muito o Jair mas acho que Dona Ivone Lara também merece ( como disse o anonimo ... )

17:18  
Anonymous said...

Não entendo porque a não publicação da lista dos vencedores. Costumo recorrer ao seu blog para ter as informações mais quentes e, neste caso, você foi o único a omitir essa lista. Por mais que discorde de alguns pontos do Prêmio a omissão dos vencedores é indesculpável.

18:15  
Anonymous said...

Só mesmo a certeza de que seria amplamente premiada, tiraria Bethânia de seu refúgio nas Canoas. Com a ausência de Braseiro, da Roberta Sá, o CD mais surpreendente do ano passado, em minha opinião, Que Falta... da Rainha, mereceu o prêmio.

19:41  
Anonymous said...

sugiro ao primeiro antônimo que entre em contato direto com o site da biscoito fino. eles sempre respondem as solicitações.

19:45  
Tamara said...

Homenagear Jair Rodrigues num evento destes, francamente, não entendi. Premiar Maria Bethânia é chover no molhado. Zeca Pagodinho, que eu saiba, não apresentou nada de extraordinário no ano passado (nem no anterior, nem...), portanto, valeu para José Maurício passar uma noite borbulhante ao lado de seus ídolos. Coisas do grand-monde.

20:47  
Anonymous said...

Alcione premiada????????? arghhhhhhhh
muito podre essa mulher, horrorosa, horrenda....

Zeca... meus parabens, valeu muito
e parabenizo Jair sim, embora leias a broncas aqui, ele fez por merecer ... gostei e muito. Bethania, parabens, valeu e muito. Mereceu mesmo

Valeu!!!

21:06  
Anonymous said...

Pq vc não postou a cobertura do evento. Não entendo. Todos os ganhadores, os momentos marcantes, o show, a festa... Estranho, muito estranho...

21:09  
luis said...

Concordo com Luis Felipe.Bethânia,
verdadeiramente,merece todos os prêmios. Tem feito trabalhos primorosos.O "QUE FALTA..."é simples e,ao mesmo tempo,um luxo.
Os arranjos,os músicos que participam,as interpretações,a voz da cantora,enfim tudo é bem sofisticado.A primeira faixa já diz a que o cd veio.Lindíssimo piano,emocionante. Bem,há uma linda
canção nos extras doMÚSICA È PERFUME chamada SENSÍVEL DEMAIS que Bethânia canta num ensaio,mas
que já é definitiva na voz dela.De
quem é a mùsica? Parece da Adriana?
É tudo!!!!!

22:52  
Anonymous said...

Tirando a porcaria do Zeca Pagodinho ( protegido do Mauro, e que parece um escapamento furado quando canta )o prêmio foi coerente, ganharam os melhores.

07:26  
Anonymous said...

Sensível Demais é do José Augusto e foi gravada tbém por uma dupla sertaneja...não sei qual. Bethânia tira leite de pedra.

08:27  
Anonymous said...

É, a Alcione mais uma vez foi premiada, pra matar muita gente de inveja.
Quem pode, pode, e quem não pode fala mal.
É muito bom ser fã de alguém que ganha tantos prêmios.

08:33  
Anonymous said...

Bethânia merece TUDO mas é passada a hora de dar uma aparada naquelas madeixas...onde aquilo vai parar??? e Jair Rodrigues pra descer ao sentimentalóide está sozinho.

08:37  
Zara said...

Elba também foi premiada e isso é ótimo. A música nordestina deste país deve muito a ela. Bethânia é hours-concurs. Alcione desenvolveu um estilo e é imbatível nele. Zeca Pagodinho faz lá o sambinha dele sem muito brilho mas acompanha bem uma cervejinha e um pagode no quintal.
Vi uma lista tão grande de premiados no Globo que me pergunto: quem não recebeu prêmio?

10:14  
Anonymous said...

SUCESSO no ano passado fizeram Vanessa da Mata e Ana Carolina. Roberta Sá fez o CD mais bacana e Bethânia cumpriu (bem) o protocolo: fez o que se espera dela. Elba é ótima mas não se destacou em 2005 e o Cd do Zeca não tem nada de especial. Gil premiada??? a troco cara pálida?!
Realmente o Machline devia estar eufórico no meio de tantas "celebridades". Ele não cantou?

10:42  
Anonymous said...

ZARA, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS.

10:48  
Anonymous said...

ADORO A ALCIONE.

10:49  
Anonymous said...

Achei acertado o comentário de que Bethânia é "hors-concours". Vamos combinar: ela já está muito acima desses prêmios, ocupa um lugar superior e permanente na cultura brasileira. Mas, pensando melhor, o prêmio talvez seja útil para que mais pessoas conheçam o registro de "Tempo, Tempo, Tempo, Tempo". A gente fica mais inteligente e feliz da vida ao ver/ouvir esse show.

11:37  
Beatriz said...

Mauro,
No prêmio Tim do ano passado Bethânia ganhou vários prêmios mas foi representada pela Kati, diretora da Biscoito Fino, este ano a Abelha Rainha resolveu comparecer. Ótimo e parabéns a essa maravilhosa artista. Mas faço uma restrição a homenagem do prêmio Tim deste ano deveria ter sido a própria Maria Bethânia, que além de grande cantora é a maior intérprete da nossa música.

12:18  
Otto said...

Também acho. M.Bethânia, há décadas, é chamada de RAINHA. A cada show se diz que ela está "no auge", "no melhor momento da carreira", "mais madura", etc... Outro dia vi uma VEJA de 1980 que a trazia na capa, com a manchete "O auge de MB". O show Rosa dos Ventos de 71 é lembrado até hoje qdo se fala em espetáculos musicais. O Brasileirinho foi reverenciado como uma ópera sertaneja. Imitação da Vida recebeu críticas apaixonadas até em Portugal, terra do Pessoa, espinha dorsal do show. Sòzinha no Ibirapuera reuniu quase cem mil pessoas de todos os tipos, cores e matizes. A mulher canta cada vez melhor; grita menos e agora transita bem até pelos agudos que nunca foram seu forte. Ainda é pra concorrer como melhor alguma coisa???
Deixa pras outras, concorda?
E, ok, apara as madeixas; tá comprido demais.

15:10  
Anonymous said...

Apesar de ter dado um tempo nos comentários, resolvi escrever para concordar com o anônimo que defendeu a homenagem para Dona Ivone Lara. Não que o Jair não mereça, respeito a trajetória de carreira dele, mas por tudo que Dona Ivone já fez, ela merecia uma homenagem deste porte. Aliás, vale ressaltar que o Jair foi o responsável (o padrinho) de levar para as gravadoras feras como: Alcione, Originais do Samba, e outros.
Parabéns a Marrom pelo prêmio, apesar de estar torcendo pela Teresa Cristina. Ela foi a cantora que mais vendeu disco nos últimos anos e o seu último cd de estúdio estourou com a música Meu ébano, merecido mesmo assim. E Zeca, que fez um cd que não estourou, mais também não foi um dos seus piores trabalhos. Eu preferiria o ao vivo do Martinho (vale a pena escutar).
Um abraço Mauro. E Kassin e ao anônimo que defendeu a galera do samba no tópico do Universo ao Meu Redor, muito obrigado pelo que vcs comentaram, mas por enquanto manterei a lei do silêncio no blog, enquanto o Mauro não providenciar a expulsão destes anônimos covardes. Um abraço galera, valeu!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

16:05  
tamara said...

Li, em algum lugar, que Bethânia anunciou na tal festa, os CDs de água para outubro. Com isso deduzi que o de inéditas dançou. Estarei certa? espero que não.

16:26  
tamara said...

Li, em algum lugar, que Bethânia anunciou na tal festa, os CDs de água para outubro. Com isso deduzi que o de inéditas dançou. Estarei certa? espero que não.

16:26  
Anonymous said...

Beatriz tem razão ao afirmar que Maria Bethânia poderia ter sido a homenageada do Prêmio TIM. Mas, a esta altura, francamente, o próprio prêmio já podia levar o nome da cantora. Já existe o prêmio Nelson Freire, artista que leva o nome do Brasil na música de concerto. Nada mais justo do que a criação do prêmio Maria Bethânia, artista que nos encanta, que nos ensina (sou grato a ela por isso) e que também leva o nome do Brasil em sua especialidade.

18:06  
Anonymous said...

Prêmio Maria Bethânia para quê? Só se for pra eleger a melhor cantora de terreiro da Bahia! Ou o melhor despacho da noite.

19:41  
Anonymous said...

ALCIONE É TETRACAMPEÃ DO PRÊMIO SIMPLESMENTE PORQUE:

1) NÃO TEMOS MAIS CLARA NUNES E JOVELINA PÉROLA NEGRA;
2) BETH CARVALHO E DONA IVONE LARA NÃO LANÇAM CD'S TODOS OS ANOS, POR ISTO NÃO CONCORREM AO PRÊMIO;
3) PORQUE É AMIGUINHA DO JOSÉ MAURÍCIO MACHILINE,E ESTE PRÊMIO NÃO TEM UM MÍNIMO DE CREDIBILIDADE.

19:51  
Anonymous said...

Alcione me encanta. Como uma cantora que deixou de privilegiar o samba em seu repertório desde a década de 80, consegue ganhar tantos prêmios TIM, SHARP, GRAMY como melhor cantora de samba? Acho, realmente, que a Marrom, hoje, é a melhor cantora de samba deste país, mas acho também que por um mínimo de coerência, cantoras que carregam tão bravamente a bandeira do samba, como Dorina, Ana Costa, Teresa Cristina, Lecy Brandão e Nilze Carvalho merecem ganhar seu prêmios. O CD da Ana Costa "Meu carnaval" é um dos melhores do gênero produzido nos últimos anos, e dele ninguém falou. Que Alcione venda "como pão quente" seus discos repletos de baladas românticas, de versos pobres e melodias pouco inspiradas, que ganhe anualmente seus discos de ouro, que ganhe muito dinheiro, que toque muito nas rádios, enfim, que seja a cantora popular, posto em que reina sozinha deste a década de 90, quando as outras cantoras da sua geração resolveram redirecionar suas carreiras, dando um salto de qualidade na escolha de repertório, produção, arranjos. Mas que não ganhe prêmios como melhor cantora de samba, já que no seu repertório ela já o deixou morrer faz tempo. É como se todos estes prêmios que a Alcione ganha como melhor cantora de samba, legitimasse sua escolha comercial de manter a mesma velha fórmula iniciada com o disco ?Fruto e raiz? e mantida até hoje, de ter por discos cerca de 5 sambas, 8 baladas românticas, e 1 ou duas canções regionais. Se as rádios e gravadoras estão apenas preocupadas em lucrar, se Alcione está apenas preocupada em manter a popularidade, pelo ao menos os artistas que julgam o merecedor do prêmio deveriam ser mais criteriosos e coerentes nas suas escolhas.

00:36  
Ella Duarte said...

PARA MARCELO BARBOSA (DF) : Que bom que vc voltou a comentar, acho muito lindo o cuidado que você tem com o nosso samba . A forma coerente como comenta. Seja bem vindo de novo , tá ? Beijinhos

Agora falta os "sumidos " Diogo e Rosemberg voltarem a comentar também . Será que eles não aparecem mais aqui por causa desses anônimos ou leitores fanáticos ?

MAURO , UM PUXÃO DE ORELHA : VC ANDA MUITO ECONOMICO QUANTO A LIBERAÇÃO DE COMENTÁRIOS NO BLOG. TANTA MATÉRIA SEM LINK .

Beijinhos pra todos , Ella Duarte

06:42  
Anonymous said...

ROSEMBERG

a vitória de bethânia, para mim representa a vitória da liberdade.
bethania optou por ser livre e mandou às favas as multinacionais que queriam multilar sua obra.
o gesto corajoso de bethânia certamente influenciou outros artistas que hoje tem orgulhos de serem "independentes".
as gravadoras passam, os diretores tambem passam e os artistas, quando respeitam a arte, ficam.
parabens a bethania e a todos os outros "independentes" do brasil.

memória_pele@hotmail.com

07:10  
Anonymous said...

O único problema deste blog são estes fãs da assombração da Maria Bethânia, chega dar nojo os comentários.
Mudar o nome do prêmio para Maria Bethânia ? Não sejam ridículos.

07:19  
Anonymous said...

O comentário do anônimo das 00:36, é muito coerente, porque a Alcione, apesar de também cantar samba, não é somente uma cantora de samba; seus discos têm baladas, forró, bumba-meu-boi, jazz, músicas afro, e muito mais...
Alcione é na minha opinião, e ninguém é obrigado a concordar, a nossa melhor cantora, por causa de sua voz e a maneira tão peculiar que tem de cantar; ela consegue dar credibilidade até aos versos mais duvidosos que existem em algumas de suas canções. Vale a pena citar que no disco Uma nova paixão ( estúdio ), existem sambas maravilhosos, como O samba vai balançar ( o melhor ), Corpo Fechado, Xequeré e Pedra 90.
Quanto ao comentário do anônimo das 19:51, acho que não tem nada a ver, pois a Jovelina era uma porcaria e a Ivone Lara pode ganhar até como disco de samba, mas nunca como cantora, o mesmo acontece com a Beth e a Elza. De fato talvez a Clara pudesse competir, pois ela era muito boa cantora e também não se limitava ao samba.
Bethânia já disse:
"Alcione é uma das maiores cantoras vivas do mundo", e ela está coberta de razão.
Viva a Alcione e Maria Bethânia, que na minha opinião está dentre as três melhores.

08:52  
pedro luiz said...

Concordo com tudo que escreveram sobre Alcione. Grande cantora de baladas românticas...um sambinha aqui outro acolá. Quanto a Maria Bethânia...sem comentários. Esta já está acima do bem e do mal.
A MAIOR!!!

09:15  
Anonymous said...

Muito obrigado Ella pelas suas palavras. De vez em quando emitirei a minha opinião. Eu como bom carioca, defendo sim o mais brasileiro dos nossos ritmos. Sou fã de todos, além da Beth (e sei reconhecer certas críticas a ela) e não tapo os olhos como muitos fazem defendendo às suas preferências. Um beijão pra você e mais uma vez obrigado.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10:18  
Anonymous said...

Sambista a Alcione é impecável, romântica ela é imbativel.
Parabéns Marrom.

14:53  
Anonymous said...

A Marrom é, além de tudo, divertida e, dizem, cozinha tão bem quanto canta. Gosto muito dela.
Bethânia está sozinha no trono. Maravilhosa.

16:22  
luis said...

Agradeço ao anônimo(8:27h.)pela informação sobre o autor de SENSÍVEL DEMAIS.Cara,como é incrível a capacidade da Bethânia de transformar as coisas!O que seria apenas banal em outras vozes,
ganha maior significado,emoção,estilo,elegância
e verdade.Ela é a dona das palavras
É a DONA DO DOM como bem diz C.Cesar.IMPRESSIONANTE!!!!!!Valeu!

21:59  
Diogo ! said...

A leitora Ella Duarte o meu muito obrigado pelo comentário . Tô meio " sumido " nos comentários mas continuo acompanhando o Blog . Trabalho ( e gosto ) de música então tenho que estar aqui pra saber das novidades . Os anônimos não me encomodam nem os fãs mas acho que as vezes eles exageram . Mas EU também exagero ( ha ha ha ) as vezes .
Engraçado , percebi também que o Rosemberg e o Marcelo tinham sumido também e parece que você os fez voltar . Que legal . Parabéns !

No Mais , gostei das premiações do TIM e vou assistir no Domingo ( Dona Ivone Lara vai estar lá ! ) .

Abraços a todos
Diogo !

22:55  
Anonymous said...

A baiana desceu do trono, jogou um pano legal por cima, passou um perfuminho no colo, foi lá, arrematou alguns dos mais importantes prêmios da noite, sorriu um pouquinho e voltou pra colméia, descansar o corpinho.

09:57  
Anonymous said...

Adoro a Bethânia, mas prefiro a Marrom.

07:54  
pedro luiz said...

Assisti ontem a premiação na TV. Fiquei chapado com Jair Rodrigues. O cara deu SHOW de bola. Canta lá em cima e tá com a voz excelente pra sua idade. Alcione tbém arrebentou. Lulu Santos mostrou que é um puta artista. Deu até pra ler um "porra" na boca da Bethânia qdo indicaram seu CD o melhor do ano. Merecidamente por sinal. Gostei da festa. E Roberta Sá é mesmo uma graça. Canta bem e tem presença. Estamos bem. Valeu!

08:51  
Anonymous said...

ASSISTI E O POUCO TEMPO QUE ROBERTA SÁ FICOU NO PALCO FOI O SUFICIENTE PARA BORRIFAR AQUILO COM UMA LEVEZA E JOVIALIDADE QUE O EVENTO ESTAVA PRECISANDO. ESTA MENINA É DELICIOSA. CANTA MUITO E TEM ESTILO. ELEGÂNCIA. É DAS BOAS.

12:40  
Anonymous said...

Roberta Sá canta direitinho e só; não tem nada de especial nela.

15:22  
Anonymous said...

Gostei da festa mas achei a Maria Rita tão acanhadinha...Não gosto muito do Jair mas concordo que o cara deu show; acabou me convencendo que merecia a tal homenagem. Pena que a Bethânia não tenha cantado (também era pedir muito...além de sair da toca numa terça-feira, ainda cantar...). E Ney, melhor cantor, achei justíssimo. Este é outro que vai ficando ainda melhor com o tempo.

16:49  
Anonymous said...

Canta só direitinho mas tem uma graça, realmente. Não tem nenhum vozeirão nem impactua com um timbre delirante mas é um colírio para os olhos e deliciosa para os ouvidos. Hoje em dia isso já é um bocado de coisa. Tomara que se junte com gente que saiba valorizar suas qualidades. Precisa, principalmente, de um bom produtor. O primeiro CD é de muito bom gosto.

20:52  
Anonymous said...

É por isso que temos tanta gente ruim cantando, o povo se contenta apenas com um corpinho bonitinho, e que nem é lá estas coisas.

07:00  
Anonymous said...

Falando em Bethânia, tô doido por notícias da Rainha. Nada por aí, MaURO?

10:10  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006