web page hit counter
Quinta-feira, Julho 27, 2006

Jane Duboc vai homenagear Minas e Ella

Mal lançou no Brasil o CD Glow, em que canta músicas de Sting e Peter Gabriel na companhia do saxofonista Vinicius Dorin e do violonista Arismar do Espírito Santo, Jane Duboc (foto) já idealizou dois novos projetos fonográficos. Um é o DVD Dear Ella, em que vai abordar o repertório da cantora americana de jazz Ella Fitzgerald. O outro é um CD em homenagem a Minas Gerais, Blues em Minas.

47 COMENTÁRIOS:

Vinicius said...

Jane é uma das grandes cantoras brasileiras, não entendo como não estourou.

18:51  
Anonymous said...

Porque estourar nunca foi sinal de qualidade!Acredito que ela esteja bem melhor assim.

20:21  
Anonymous said...

Acho que o probelma de Jane é o repertório dos seus discos, nem sempre dos melhores.

21:33  
Cahto diaz said...

Realmente Vinicius , Jane é ótima ! Tem presença de palco , elegante repertório e é afinadíssima . Do mesmo time de Zizi , Ná Ozzetti e Jussara Silveira mas na minha modesta opinião as Divas do Brasil são : Angela Maria ( pioneirissima ) , Alcione ( voz e piston ) , Dona Ivone Lara ( percussora como compositora ) , Elza Soares ( arrepiante aquele som que ela faz ! e é guerreira ) , Gal Costa ( ma-ra-vi-lho-sa , tô acompanhando BICHO DO MATO e ainda não ouvi Gal ) , Maria Bethânia ( teatral , uma atriz no palco ) , Marisa Monte ( ela é tudo , canta , compõe , toca , produz ... ) , Na Ozzetti ( voz e classe , pra que mais ? ) , Nana Caymme ( singular como interprete ) e Rita Lee ( Nossa vovó , nossa Mutante ...LOVE LEE RITA )


Essa é minha lista , e de vocês ?

Mas destaco também : Jane Duboc , Jussara Silveira , Luciana Souza , Fáfá de Belém , Joyce , Fatima Guedes .... ,

VIVA A NOSSA MUSICA

00:04  
Anonymous said...

Jane é ótima, acho que soube traçar seu caminho e ter um público reduzido, mas fiel.

00:06  
Anonymous said...

Ufa! Mauro finalmente posta algo diferente eu não aguentava mais bethânia , marisa , gal etc... agora ta rolando outras , negra li ,rita lee , carol saboya e a divina jane . vinicius não adianta aqui nesse país só o que ruim estoura .paciência!

02:25  
Ella Duarte said...

A resposta Vinicius deve - se a isso , por ser uma das grandes cantoras brasileiras . Esse é o grande motivo de Jane Duboc não ter estourado . O mesmo acontece com Claudia , Selma Reis , Jussara Silveira , Ná Ozzetti , Carol Saboya , Mônica Salmaso por exemplo . Já reparou no que (infelizmente ) faz sucesso ?

Beijinhos Ella

06:23  
Claudio said...

É. Porque será será que no Brasil os grandes ficam na sombra enquanto as "Ivetes" da vida estouram (em alguns casos, nossos ouvidos).

06:59  
Anonymous said...

rosemberg

infelizmente jane só teve reconhecimento popular no final dos anos 80, quando pôs sua voz privelegiada à seviço de canções ditas comerciais.
a música "chama da paixão" tocou bastante e o disco que continha a musica deve até ter vendido bem, mas o disco seguinte estagnou.
felizmente jane é uma cantora que possui um publico fiel que sempre pretigia seus shows.

MEMORIA_PELE@HOTMAIL.COM

07:02  
Anonymous said...

Jane é uma cantora fraquíssima e sem graça, por isso não aconteceu e nem acontecerá.

07:13  
Anonymous said...

Mauro,

Poderia dar notícias da adriana Calcanhotto. Faz mais de 4 anos que ela lancou o cd Cantada. Quando ela lancará um novo cd, tem previsão de algum show no Rio?

07:59  
Anonymous said...

Não sei por que tanta persiguição à Ivete. Coisa de gente burra que pra enaltecer uma cantora que gosta esculhamba outra que não tem nada a ver com a nota.

08:19  
Anonymous said...

Aí, Cahto, minha lista é:

Alcione,
Maria Bethânia,
Zizi Possi,
Gal Costa.

08:34  
Anonymous said...

Manuka disse

Jane Duboc, é uma cantora que não deve ser comprada com as popularescas. Primeiro porque ela não entende só de cantar e abir a boca. Entende de todas concepção musical. Tem estudo, base. competência, talento. Adriana Calcanhoto é podre!!!

09:14  
Bruno said...

Não é só mercado que conta. Jane tem talento mas parece que não tem vocação. Existem excelentes cantoras nas noites. Poucas se sobressaem. Um artista precisa mais do que saber cantar...ou compor...ou pintar...escrever...É necessário carisma. Atitude. Brilho. Estilo. Não percebo isso em Jane Duboc embora reconheça que tem talento.
O fato de artistas midiáticos e medíocres como Ivete Sangalo fazerem sucesso não quer dizer que não haja espaço para os verdadeiros artistas. Ou que o talento não chegue até o público em geral. Ou que tudo seja culpa do mercado. Peraí...existem também atributos pessoais que trabalham contra ou a favor da notoriedade de qualquer profissional. Em todas as áreas aliás.

10:12  
Bruno said...

Podres são comentários deste tipo. Adriana Calcanhoto é fantástica. Compõe com estilo e canta com sentimento.

10:13  
Anonymous said...

Cahto,

Per me:

Elis

Maria Bethania

Gal

Zizi Possi


e não poderia deixar de citar a grande Elizeth.Divina!Digamos assim pelo percurso maravilhoso dela!

12:23  
igor said...

concordo com o bruno.
cahto:
maria bethania
nana caymmi
cida moreira
gal costa
adriana calcanhoto

lembrando que rita ribeiro é ótima e roberta sá é bastante agradável.

14:42  
Anonymous said...

Tambem não gosto deste negócio de creditar o ostracismo de bons cantores unicamente ao mercado. Óbvio que isto conta e muito porém não é tudo. Sem uma verve, um plus, um carisma, nem Elis decolaria. E, convenhamos, J.Duboc é tão apagadinha...

15:50  
Roberta said...

Acho um absurdo essas ofensas gratuitas a melhor cantora que temos no Brasil.

19:49  
Anonymous said...

fico admirado com a quantidade de estupidez concentrada em um só lugar!incrível.Jane Duboc , tecnicamente é a maior cantora do Brasil.isso é fato.quem mais entende de música concorda.os grande maestros e músicos concordam.façam uam pesquisa e terão a resposta.a discussão é até dispensável.seria inútil nessa terra de ignorantes.

19:51  
Diogo ! said...

Cahto achei muito 10 essa sua lista . Sempre esquecem de Dona Ivone Lara ( uma das poucas mulheres compositoras no mundo do samba ). Mas não sei se conseguiria fazer uma lista das "divas" do Brasil

23:17  
Kassin said...

Concordo com o Bruno , Adriana é única e podres são esses comentários mal educados

23:36  
Anonymous said...

Igor,quem seria Cida Moreira ?

00:04  
Amaro said...

Gal, Clara, Betânia, Elis, Elisete e Alcione. Não creio que surgirão outras. Assisti ontem na Sala Cecília o show da Ná Ozzeti com André Mehmari, repertório super criterioso e interpretações fantásticas, no entanto a sala não estava lotada, o que prova que o fato da Ná Ozzetti ser uma das melhores cantoras de nosso país, não é o bastante para lhe tornar popular. Concordo com o Bruno, o carisma é muito importante.

14:45  
Anonymous said...

Tenho grande admiração por Jane Duboc. Sua trajetória profissional - cheia de experiências em diversas áreas da música, no Brasil e no exterior - fez dela uma cantora muito versátil. Seu repertório tem amplitude e requinte: canta Waldemar Henrique, Egberto Gismonti, Milton Nascimento + Clube, canções de grandes autores norte-americanos, etc.
Assisti a um show de Jane no Rio e fiquei vidrado na concentração, no cuidado com a emissão da voz (é som puro, a gente não ouve o ar expirado), na escolha dos músicos, na propriedade dos improvisos e na atenção com o essencial. Foi uma aula.

19:05  
lu said...

Cahto, veja a minha:
izabela padovani
maria bethania
rita ribeiro
bebel gilberto
marina lima

09:13  
Marcelo Nunes said...

Acho que a discussão encerra-se com o comentário de muitas pessoas. Jane Duboc é a MAIOR cantora que temos no Brasil hoje, quando se fala de técnica vocal, afinação e qualidade. É indiscutível e é verdade de 9 entre 10 músicos brasileiros. Ela não precisa de reconhecimento popular, porque ela, por si só, é fantástica.

10:15  
Cadu said...

Jane: you are THE BEST!

Afinação, técnica vocal, interpretação única. Tem vocação, sim, pro que faz e faz lindo. Tem carisma e muito, pois estourou na década de 80 e arrebanha seus fãs fiéis por onde se apresenta. Uma das melhores cantoras do Brasil, quiçá do mundo, com todo seu talento e aptidão musical.
Fantástica!

11:45  
dinah said...

Campeonato de MAIOR, em termos de arte, não leva a nada nem a lugar nenhum. Como não sou músico e tampouco me apego a detalhes técnicos neste assunto, posso dizer, à vontade, que Jane é uma boa cantora mas que, a mim, não emociona. Em função dos atributos pessoais, por aí citados, que realmente lhe faltam, não consegue expandir seu trabalho além do grupo que reconhece seus talentos e se identifica com sua música.
Sua gravação de besame é deliciosa, assim como uma ou outra coisa que tem cantado. Não contesto seu profissionalismo ou suas qualidades mas não a acho injustiçada. Boas cantoras como ela, Ná Ozetti, Mônica Salmaso, Cida Moreira, Fabiana Cozza, Vânia Bastos, etc... ocupam o lugar que merecem e têm um público que as compreende.

11:51  
Anonymous said...

Isso mesmo. Tenho especial predileção por 3 cantoras: Nana Caymme, M Bethânia e Elba Ramalho (principalmente em shows). Não considero nenhuma das três a melhor, ou mais dotada tecnicamente, ou mesmo mais afinada, etc, apenas são as que mais me tocam e emocionam e isto, sim, é o mais importante.

13:19  
Anonymous said...

Técnica vocal é ótimo, mas só isso não basta. Precisa haver emoção, presença, luz e credibilidade - coisas que Jane, apesar de ser afinada não tem.

07:38  
Anonymous said...

Minhas divas:
Alcione,
Maria Bethânia,
Clara Nunes e
Zizi Possi.

07:43  
Anonymous said...

Concordo com Dinah. Este grupo de cantoras profissionais porém sem brilho e consequente apelo popular estão no patamar que merecem. Sem nenhum demérito mas o pódium não é para todos. Isto em qualquer profissão. Ser bom nem sempre quer dizer ser ESTRELA.
as minhas:
gal costa
maria bethania
adriana calcanhoto
jussara silveira

09:05  
HUGO said...

DIVA??? só maria callas e barbara streisand. País de terceiro mundo não comporta divas (não tem nem rolls royce!). So sorry!!!

12:38  
Anonymous said...

Aliás, este comentário do Hugo foi feito por Bethânia em Montreaux, há alguns anos, quando, em entrevista coletiva, a chamaram de Diva da MPB.
- Em meu país não há lugar para divas - respondeu a rainha.
A corte ficou em polvorosa mas a rainha é sábia.
Çà vá!!!

16:45  
Anonymous said...

Aliás, este comentário do Hugo foi feito por Bethânia em Montreaux, há alguns anos, quando, em entrevista coletiva, a chamaram de Diva da MPB.
- Em meu país não há lugar para divas - respondeu a rainha.
A corte ficou em polvorosa mas a rainha é sábia.
Çà vá!!!

16:46  
Anonymous said...

Por isso que não vai pra frente. Duvido que alguém que goste da Ella ou outra "diva" americana, vá achar graça em suas músicas na voz de Jane ou de qqualquer outra tentativa de cover.
Veja o exemplo do Édson Cordeiro. No início misturou ópera, música clássica, rock americano e mpb. Quem curtia ópera continuou preferindo os originais; quem gostava de música alemã continua ouvindo as Nina Hagen da vida e assim por diante. Tudo tornou-se apenas exótico e hoje o rapaz vive de covers dos anos disco.
Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá.

19:37  
laura said...

quanto a mim:
adriana calcanhoto
marina lima
joelma do calypso
bethania

20:12  
Anonymous said...

Joelma ? Estas pessoas só podem estar de gazação... sendo assim a minha diva é CLEMILDA.

06:57  
Amaro said...

Acho que a Joelma é uma Diva Popular, vende mais discos que Ivete e Daniela juntas, surgiu do nada, e está aí. O tempo dirá se Joelma é ou não Diva. Só não pode por tudo a perder como fez a Rosana.

08:29  
Anonymous said...

Joelma é maravilhosa...canta dança saracoteia e mantém o público a seus pés. Quanto a Jane...bem...o J é o mesmo...

09:02  
Anonymous said...

Joelma é apenas um modismo, daqui a uns dois anos, ninguém mais vai ouvi falar.

09:11  
billy said...

Gente, é de morrer de rir chamar a Joelma de diva. Mas uma coisa é certa: a moça tem poder. Acho sua coreografia patética, seu som déboro mental, mas torço por ela. Espero que faça muito sucesso, continue levantando uma grana e se divirta um bocado. Vai entender...

10:08  
Anonymous said...

Billy, não é de morrer de rir, não; é pra ficar muito preocupado, isto é a prova de que a saúde mental das pessoas, não anda muito bem.

15:35  
Anonymous said...

Acertadíssimo o comentário do anônimo das 19.37. A primeira (e única) vez que assisti ao Edson Cordeiro, em início de carreira, achei interessante e pitoresco mas não tinha mesmo como estruturar uma carreira naqueles moldes. Se perdeu total. Sei que ainda se apresenta em boites GLS e casas afins. Outro exemplo de extensão vocal que não resultou em uma carreira coerente.
Jane Duboc gravar canções consagradas por cantoras tipo Ella é tiro n´água. Vide Rosa Maria que fez coisa parecida e não ficou nem lá nem cá. Depois este pessoal reclama do mercado, da falta de oportunidades e do mau gosto do povo. Sem coerência e personalidade, negão, nada feito.

16:23  
Anonymous said...

É pra morrer de rir, sim. E depois, gosto é gosto. Passei minha infância em Belém e este ritmo que a tal Calipso toca hoje, eu já escutava ali, desde que me entendo. Lance das Guianas, daquele extremo norte do país. Aliás no norte e nordeste as pessoas são bem menos preconceituosas e limitadas neste lance de música. Costumam ouvir de tudo sem se importar se isso é bacana ou careta, têm mais espontaneidade e se emprenham menos pelos ouvidos...curtem seu próprio gosto. Este tipo de discussão aqui, por exemplo, lá seria de uma ociosidade...enfim, Jane, que também é paraense, tem seus méritos e uma carreira pouco expressiva. Acho que falta açaí ou quem sabe, falta goma em seu tacacá.

21:19  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006