Fátima apresenta outros tons de Jobim
Afastada do mercado fonográfico desde 2001, ano em que lançou com Eduardo Gudin o CD Luzes da Mesma Luz, Fátima Guedes volta à cena com trabalho de intérprete. Em Outros Tons (capa à esquerda), disco produzido por Marcus Fernando e editado esta semana pela gravadora Rob Digital, a cantora entoa em clima de boate músicas pouco conhecidas do cancioneiro de Tom Jobim, a maioria dos anos 50. O repertório inclui Faz uma Semana (1953), Incerteza (1956), A Chuva Caiu (1956), Sonho Desfeito (1956), Luar e Batucada (1957), Pelos Caminhos da Vida (1959) e Olha pro Céu (1960). O último disco solo da compositora, Muito Intensa, saiu em 1999.
18 COMENTÁRIOS:
Mauro, o último trabalho de Fátima é "Luzes da Mesma Luz", de 2001. Apesar de ser um disco ao lado de Eduardo Gudin, não pode ser excluído da discografia da cantora.
Obrigado pelo valioso esclarecimento, Leonardo. Infelizmente, não tenho esse disco. Quando recorri ao meu acervo de Fátima para redigir a nota, encontrei o Muito Intensa como o mais recente.
Esse novo trabalho da Fátima é um dos melhores. Interpretação perfeita , arranjos maravilhosos e canções, quase todas, desconhecidas, lindas. Merece ser muito divulgado.
Parabéns a Fátima Guedes!!!
Emanuel Andrade disse..
Ficou feliz com o retorno sempre da Fátima Guedes, porque é uma cantora de bom senso, não se mete no mercado nojento da coisa comercial. Só que, sem desmerecer a obra do nosso saudodo Tom Jobim, bem que a Fátima Guedes poderia voltar com boas novas, com parcerias etc.
Ela pode e tem poder para isso. Ou então, valeria uma espécie de acústico de seus grandes sucessos da carreira até porque não há reeleituras. É por isso que digo: a MPB não vai mal. O que é ruim jpogo no lixão para incinerar. Meus ouvidos estão abertos sempre pra sua música e seu violão Fátima.
rosemberg
fatima é uma cantora sensivel e uma compositora de talento, lembro-me da musica "flor de ir embora" uma das mais belas que ja ouvi na vida.
memoria_pele@hotmail.com
Mas o último solo foi o muito intensa de 1999. A matéria está correta. Não entendi.
* Acho Fátima Guedes uma ótima intérprete mas suas composições fazem falta.
Mauro seu acervo musical conta com quantos CDs e Lps ... deve ter cada raridade . Cada jóia ! Você compra ou como crítico a gravadora lhe envia em primeira mão ? Fiquei muito curioso .
Super injustiçada , Fátima canta bem e é uma excelente compositora . Dudu ? Boa a sua pergunta sobre o acervo do Mauro . Fala aí Mauro , por favor , e outra coisa ... Você não vai postar nada sobre o CD " Qualquer " do Arnaldo Antunes ? Ainda não a sua critica , só um texto do pr´prio Antunes
Zeca
Ai, a mulher compõe tão bem e a gente vai ter que encarar MAIS UM de Tom Jobim? Ô, Fatinha, mostra as suas, mostra...
Para quem estiver no Rio Fátima Guedes vai fazer show no Teatro Rival 19 e 20/10.
Fátima Guedes...já estava sentindo falta!
"Anônimo", o Mauro já havia corrigido a informação quando você leu a nota.
O CD é realmente muito bom. Os sambas sõa primorosos. Não sei porque ficaram relegados à obscuridade por tanto tempo. E a Fátima está com o maior swing.
Esse não é MAIS UM Tom Jobim, Zeca. São músicas poucos conhecidas deste que é o nosso maior compositor. E na belíssima voz da Fátima. Eu já tive a oportunidade de ouvir e é belíssimo. Estarei no Rival no final do mês. Já soube também que um disco com suas composições será lançado no ano que vem.
Alguém sabe quem foram os músicos que participaram da gravação do CD e quem fez os arranjos?
Presidente.
Até que enfim!!! Este CD já tinha sido anunciado há tempos junto com o lançamento de um só com composições dela. Como nenhum dos dois tinha sido lançado, eu estava quase perdendo as esperanças. Fátima Guedes é TUDO DE BOM sempre. Tanto como intérprete quanto como compositora. Estaremos no Rival com certeza!!!
Tenho o "Luzes da mesma luz" e é uma das belas obras musicais da década.Fátima Guedes com a sua característica singular como intérprete, dá às músicas do Gudin uma leitura inesquecível.Que bom que já chegou o novo cd dela,tão esperado por aqueles que amam Fátima Guedes, seja como compositora ou cantora. Valeu, Mauro, pelo aviso.
"Anônimo",
os músicos são:
Paulo Midosi (piano)
Ronaldo Diamante (baixo)
Elcio Cáfaro (bateria)
A direção artística é de Roberto Carvalho (será o da Tia Rita???)
A gravadora é a Rob Digital.
Fátima Guedes é simplesmente ótima...
Os discos "Fátima Guedes" (1979), "Fátima Guedes" (1980) e "Lápis de Cor" (1981), são verdadeiras obras de arte.
Viva a Fátima!
Postar um comentário
<< Home