Aydar dá tratamento moderno ao samba
Resenha de CD
Título: Kavita 1
Artista: Mariana Aydar
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * *
Mais uma ótima cantora chega ao mercado fonográfico com repertório voltado para o samba. Se a carioca Mariana Baltar ofereceu abordagem mais tradicional do gênero em seu recém-lançado primeiro CD, Uma Dama Também Quer se Divertir, sua colega paulista de nome semelhante, Mariana Aydar, dá tom mais contemporâneo ao samba em Kavita 1, sem exagerar na dose eletrônica. Kavita 1 lembra a irretocável estréia de Roberta Sá em 2005 com Braseiro, pela combinação harmônica de canto, arranjos e repertório. Filha do compositor Mário Manga, Aydar se revela cantora segura, de gosto apurado e fraseado impecável, como pode ser comprovado na sua interpretação de Deixa o Verão, tema do hermano Rodrigo Amarante.
É fato que muito do mérito do CD repousa nas mãos do produtor BiD, responsável pela excelência dos arranjos. Em Vento no Canavial, música de João Donato regravada com a presença do autor ao piano e ao trombone, BiD consegue simular ventania com seus efeitos. Zé do Caroço é outro exemplo do feliz tratamento dado ao repertório. Com percussão mais econômica, o samba de Leci Brandão tem realçada a mensagem social da letra, cantada por Aydar em dueto com a autora. Zé do Caroço ganha banho de loja e parece outra pessoa. Felizmente, a inspiração dos arranjos não empana o canto de Aydar, que esbanja suingue em Menino das Laranjas, samba de Théo de Barros popularizado por Elis Regina nos anos 60, e evoca a vertente afro da obra de Clara Nunes em Candomblé (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio).
O disco seria perfeito se Aydar tivesse resistido à tentação de se apresentar como compositora. Festança - parceria da artista com Duani, multiinstrumentista que assina a produção de três das 11 faixas - é a música mais fraca de um repertório aberto esplendidamente com releitura de Minha Missão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro) e fechado de forma igualmente primorosa com Maior É Deus, outro samba letrado por Paulo César Pinheiro, no caso sobre melodia de Eduardo Gudin. Entre as duas obras-primas, um refrescante tema litorâneo de Chico César, Prainha.
Como Roberta Sá em Braseiro, Mariana Aydar exala frescor em Kavita 1. Se entender que sua área de atuação é o canto, e não a composição, tem tudo para se firmar em escala nacional.
Título: Kavita 1
Artista: Mariana Aydar
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * *
Mais uma ótima cantora chega ao mercado fonográfico com repertório voltado para o samba. Se a carioca Mariana Baltar ofereceu abordagem mais tradicional do gênero em seu recém-lançado primeiro CD, Uma Dama Também Quer se Divertir, sua colega paulista de nome semelhante, Mariana Aydar, dá tom mais contemporâneo ao samba em Kavita 1, sem exagerar na dose eletrônica. Kavita 1 lembra a irretocável estréia de Roberta Sá em 2005 com Braseiro, pela combinação harmônica de canto, arranjos e repertório. Filha do compositor Mário Manga, Aydar se revela cantora segura, de gosto apurado e fraseado impecável, como pode ser comprovado na sua interpretação de Deixa o Verão, tema do hermano Rodrigo Amarante.
É fato que muito do mérito do CD repousa nas mãos do produtor BiD, responsável pela excelência dos arranjos. Em Vento no Canavial, música de João Donato regravada com a presença do autor ao piano e ao trombone, BiD consegue simular ventania com seus efeitos. Zé do Caroço é outro exemplo do feliz tratamento dado ao repertório. Com percussão mais econômica, o samba de Leci Brandão tem realçada a mensagem social da letra, cantada por Aydar em dueto com a autora. Zé do Caroço ganha banho de loja e parece outra pessoa. Felizmente, a inspiração dos arranjos não empana o canto de Aydar, que esbanja suingue em Menino das Laranjas, samba de Théo de Barros popularizado por Elis Regina nos anos 60, e evoca a vertente afro da obra de Clara Nunes em Candomblé (Edmundo Souto, Danilo Caymmi e Paulo Antônio).
O disco seria perfeito se Aydar tivesse resistido à tentação de se apresentar como compositora. Festança - parceria da artista com Duani, multiinstrumentista que assina a produção de três das 11 faixas - é a música mais fraca de um repertório aberto esplendidamente com releitura de Minha Missão (João Nogueira e Paulo César Pinheiro) e fechado de forma igualmente primorosa com Maior É Deus, outro samba letrado por Paulo César Pinheiro, no caso sobre melodia de Eduardo Gudin. Entre as duas obras-primas, um refrescante tema litorâneo de Chico César, Prainha.
Como Roberta Sá em Braseiro, Mariana Aydar exala frescor em Kavita 1. Se entender que sua área de atuação é o canto, e não a composição, tem tudo para se firmar em escala nacional.
10 COMENTÁRIOS:
desconheço o disco e a cantora. só quero dizer que o samba é moderno por natureza, não precisa de 'tratamentos' modernosos.
Achei o disco chatíssimo.
O disco é contagiante, a voz da Mariana é linda e o repertório muito bem escolhido. Desde o dia que comprei não paro de ouvir "Maior é Deus". E só uma correção, o nome do cd é "KAVITA 1", que siginifica "Poeta" em sânscrito.
Engraçado, não gostei nem um pouco do timbre da cantora, achei as músicas gravadas por Clara Nunes completamente deslocadas assim como "Maior é Deus", sucesso de Beth Carvalho. Para mim essa menina é apenas mais uma entre inúmeras cantoras deste país.
Não sei não, Mauro. Depois da "rata" que vc deu ao criticar apressada e erradamente o discaço do Caetano Veloso, o "Cê", tô meio cismado com suas críticas. A menina é bonita, mas canta mesmo?
Não achei nada criativa essa cantora... me pareceu um pouco a Clara Nunes e principalmente Elis em Menino das Laranjas...podia ter gravado de outra maneira pra não lembrar tanto a pimentinha. O pior é que parece que o importante no momento é ser bonita, os críticos falam muito na beleza dela, só que beleza passa e aí como fica a cantora?
Dessas jovens cantoras de samba a melhor mesmo é Roberta Sá... não gostei dessa Mariana. Muita propaganda pra pouco material artístico. Quanto a ser bonita...precisa mesmo pra cantar bem? Crítico tem cada uma...
Agora todas as cantoras jovens que lançarem CDs de sambas o Mauro vai comparar com a Roberta Sá ????
Tem uma outra ótima que também se chama Mariana que toca vários intrumentos e é desprovida de marketing e vaidades . Chama-se Mariana Bernades , tem 29 anos e faz muito suceso nas noites cariocas . Já tocou com Teresa Cristina , Beth Carvalho e Yamandu Costa ...
O disco é muito legal. Não achei pra comprar ainda o de Mariana Baltar. (eu realmente acho que a comparação com Roberta Sá é inevitável).
Aviso aos navegantes comentaristas: embora defensor da liberdade de expressão, decidi ser mais rígido na liberação de comentários a partir desta sexta-feira, 20 de outubro. Muitos já são recusados. Mas pretendo estreitar o funil porque percebo que algumas pessoas saem do tom. Continuo sustentando que, mais importante que comentar, é ter acesso à qualidade e à quantidade de informação postada aqui diariamente neste blog/coluna. Mas, com a intenção de elevar o nível das discussões, passarei a vetar qualquer comentário de tom agressivo. se quiserem detonar o artista, o disco ou colunista, que o façam, mas de forma educada. É isso aí. Aos incomodados, sorry, que se mudem para outro blog.
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