web page hit counter
Quarta-feira, Outubro 25, 2006

Artesanato de rio inspira capa de 'Pirata'

O disco Pirata - que será lançado por Maria Bethânia na próxima semana, em mais uma parceria do selo da cantora, Quitanda, com a gravadora Biscoito Fino - reproduz em sua bela capa (à esquerda) um trabalho de artesanato feito por uma família de bordadeiras que vive nas proximidades do Rio São Francisco. Apesar do título que remete ao mar, Pirata é o álbum em que Bethânia canta as águas doces dos rios. Uma das faixas é a inédita Sereia de Água Doce, de Vanessa da Mata.

36 COMENTÁRIOS:

Vera said...

Gente, o disco eu não sei, mas a capa é bonita mesmo. Pena que não saia em LP. Já imaginaram?

08:06  
Anonymous said...

essa informação não já havia sido dada neste blog???

08:32  
Anonymous said...

O refinamento da Bethânia vem da simplicidade. Ela é inteiramente dedicada a sua arte e compreende que lançar um Cd não é unicamente ir ao estúdio e cantar. Bethânia tem grife.

10:07  
Anonymous said...

Realmente, as capas dos discos de vinil eram imbatíveis, até no cheirinho, quando o disco era novo! Mas as capas de CD no formato digipack são melhores. Se a reedição da obra da Bethânia tivesse saído toda em digipack, principalmente os da Universal, teria sido um sonho. Aliás as fotos dos encartes da Universal saíram esmaecidas, sem vida, um horror! A Universal sempre dá um jeitinho de decepcionar o consumidor. Incrível!

Flávio

10:15  
Bucha Peidão said...

Mais Bethânia, Mauro?
Chega...
Espero o CD sair e lança a sua crítica. Pelo amor de Deus...

10:15  
Anonymous said...

Num desses fotoblogs sobre Maria Bethânia, são vários, li sobre essa questão : Um reporter perguntou a Bethânia: O disco fala sobre água doce, e se chama PIRATA ? Pirata não é coisa do mar ?
Bethânia respondeu :
Na natureza tudo está sempre em harmonia, as águas dos rios não desaguam no mar ?

Depois dizem que a baiana está equivocada ! rs rs rs rs Ela sabe muito bem o que faz.

Edu - abc

11:13  
luis said...

Chique é pouco! Desde sempre Ela
tem um cuidado com capa e nomes.
Eles estâo ligados ao conceito do cd/espetáculo.Belas capas as desses
cds.Não raro,elas têm uma história,
um acontecimento que a motivou.
Bethânia traz seus trabalhos impregnados de brasilidade.Linda história,linda capa!Claro que ela não é a única,mas aqui estamos falando dela.Então....

20:03  
Kia said...

Já que o Maurinho voltou a falar da BetHa6nia , vou DE NOVO fazer um desafio aos fãs . Aguardo pacientemente uma indicação de vocês fãs para um disco ruim ou pessimo que ela tenha feito . Se não consenguirem indiquem 4 ou 5 musicas que ela regravou que ficou mulehor na voz de outros interpretes . São 40 anos de carreira e acredito que deve ter .
Na Comunidade dela no Orkut indicaram
DISCO : A FORÇA QUE NUNCA SECA
MUSICA : É O AMOR , BAILA COMIGO e NOSSA CANÇÃO . Eu acho que Todo amor que houver nessa vida , do Cazuza ficou um ó !
Ainda não ouvi Debaixo Dágua do meu amado Arnaldo Antunes .Espero que dessa vez ela tem acertado ....

Não quero briguinhas , so a opinião de vocês tá ?Beijinhos

03:17  
Anonymous said...

Kia como vc deve saber não é qualquer uma que se sai bem gravando AA . Ele disse que suas preferencias são Marisa e Jussara Silveira . Eu indico pra ti a musica BAILA COMIGO . Disco não sei , não acopanho a carreira dela de perto . E acho que tirando poesia eles não tem nada a ver !
Tchau linda !

07:40  
Frederico said...

Estava saindo de casa para o trabalho quando ouvi, no rádio da cozinha, uns acordes lindos de uma música que eu não conhecia, pensei é ela!
Eu tinha lido que a música da Ana Carolina e Jorge Vercilo que Bethânia havia gravado já estava tocando nas rádios e eu estava ansiosa para ouvir.
Parei o que estava fazendo e tinha de parar: está tudo lindo, a música, a melodia, uma letra forte e a interpretação, nossa, não dá para falar, que maravilha! Saí de casa nas nuvens, feliz. Bethânia faz bem à alma!
Parabéns à Maria Bethânia, que Deus a abençoe e que Nossa Senhora sempre a proteja.

08:59  
Anonymous said...

kia, quanto a vc não sei; eu, entretanto, tenho mais o que fazer. agite!

09:54  
Anonymous said...

Maria Bethânia ao vivo - 1970 é ruim. Não gosto de Maria Bethânia e Caetano Veloso ao vivo -1978. Cânticos, preces, súplicas... também não me diz muita coisa. Ciclo é disco difícil, apesar de importante na carreira dela. Nossos Momentos é irregular, apesar de grandes interpretações. Quanto à música, no momento, eu me lembro que Onde Andarás, na minha opinião ficou mais interessante com Marisa Monte, apesar de não conhecer a tal gravação de 2002, anunciada aqui por um comentarista. É isso, Kia. Sou fã, mas não fanático.

Flávio

09:57  
Anonymous said...

KIA, farei melhor. Te direi o que gostaria de ouvir na voz da garota:
Fogo e Paixão - do Wando. Já imaginou que arraso? Deves saber que ela faz miséria com essas músicas tidas como brega, tipo Lama, Mensagem, Café da manhã, etc...
Muito Romântico - do Caetano. Ela cantou muitos anos atrás num show mas não gravou.
Smile - na versão do Djavan
Je ne regrette rien - sem comentários
Bastidores - do Chico. Também já cantou em show mas não gravou.
Enfim, inúmeras.
Para que vc não fique sem uma única resposta a sua enquete, te direi um disco que considero dispensável: Alteza. Careta, preguiçoso, redundante, acomodado, tipo bater cartão.
Fica bem!

10:06  
bárbara said...

Fácil, Kia. Vá lá:
1. A força que nunca seca (estúdio)
2. Maricotinha (estúdio) tem coisas lindas e coisas deixa pra lá
3. Alteza é sem graça do começo ao fim. Até Atiraste Uma pedra que tem uma gravação maravilhosa dos Doces Bárbaros, ficou capenga neste.
Interpretações?
As flores do jardim da nossa casa, Romaria (terrível!!!), quase todo o Alteza, É o amor, ih, são várias.
Pra vc ver que nem mesmo a mais inteligente, estilosa, elegante, sofisticada, carismática, coerente cantora da MPB, é perfeita. Portanto, não se cobre tanto, darling.

10:27  
Anonymous said...

Esqueceram de Brincar de Viver do Guilherme Arantes e, realmente, aquele arranjo de Romaria no A Força...é de corar monge do São Bento, de tão over. Além de umas participações bem dispensáveis em discos de Joana, Alcione, Erasmo, etc...até no Orlando Moraes a baiana deu o ar da graça.
Contudo, imortalizou músicas como Olhos nos Olhos, Explode Coração, Reconvexo, O que tinha de ser, Lama, Baioque, Mel, Gota de Sangue, Fogueira, Onde estará meu amor...fiquemos por aqui, me falta tempo; apresentou nuances de músicas de Roberto e Erasmo inimagináveis, transformou Negue num clássico irresistível, justificou a apresentação careta dos Doces Bárbaros nesta última versão, canta Chico como ninguém o faz,
enfim, no tal frigir dos ovos, seu resultado é infinitamente positivo.
Qual artista brasileiro de sua geração (de outras???) tem se mostrado tão profícuo, tão adequado a passagem do tempo, tão atuante em sua seara quanto essa baiana? Eu, particularmente, desconheço mas, quem sabe... .

16:32  
Natanael Silva e Silva said...

Bom dia! A Sra Maria Bethânia é um eixo insofismável de coerência e bom senso na Música Popular Brasileira. Um de nossos últimos baluartes, ao lado das Sras Lygia Fagundes Telles, Fernanda Montenegro, Nélida Piñon e outras poucas.
Sr. Mauro, minha fidelidade a vosso encantador diário leva-me a ousadia de reinvindicar alguma coisa sobre o Sr Paulinho da Viola, o aristocrata que nos resta. Talvez o honorável não esteja fazendo nada que mereça ser citado em vossa coluna, contudo, se houver um mínimo de displiscência em vossas observações, peço-vos que volte vossa atenção a este artista da primeira fila em nosso cancioneiro.
Agradeço-lhe por antecipação.

00:39  
Anonymous said...

Porém, Alteza tem músicas lindas!É o último de uma fase que já tinha se acabado na verdade.Mas ouvi-lo hoje, com Bethania lá com seus 38,39(?)é um prazer.Não é em quase nada original, mas por tudo isso poderia ser um disco assim de bater cartão, mas revela-se gostoso de se ouvir e além do mais tem: aço frio de um punhal foi seu adeus pra mim...as hora que passam e levam...Minha mãe de leite sempre me falou, meu tempero é outro...Desfolhar a roas do viver...enfim gosto!
O força que nunca seca, eu poderia concordar...mas ali também tem "as flores do jardim da nossa casa... que é over em tudo...mas maravilhosa...e a força que nunca seca que dá título ao disco é linda!
Mel é maravilhoso!
Talismã muitos não acham, eu acho maravilhoso...
Nossos momentos? Hum,não sei, talvez seria melhor não tê-lo gravado. Mas foi um momento de passagem e ela respondeu à altura.
Maria...Lindo! poderia fazer observações sobre o repertório. Mas não quero.
Agora pelo que eu ouvi do pirata, a música da A.C, achei o máximo apenas posso passa lá na biscoito pra ouvir um pedacinho.
Tudo de bom!

09:38  
Anonymous said...

OLHA, do Roberto e Erasmo, teve seu registro definitivo com Gal. Não adiantou Bethânia, Leny Andrade entre outros gravar.

Flávio

09:53  
Anonymous said...

OLHA, do Roberto e Erasmo, teve seu registro definitivo com Gal. Não adiantou Bethânia, Leny Andrade entre outros gravar.

Flávio

09:53  
Anonymous said...

e então, kia,nada a declarar?!

15:49  
péssima farias said...

Do ALTEZA só gosto de Caminho das Índias (pelo menos é descompromissada). Tbém acho um disco careta, cansado.
Bethânia e Caetano vale como registro mas sua interpretação de leãozinho é over demais em se tratando de uma música tão banal. Em compensação O Que Tinha de Ser neste Cd está DEMAIS.
O do Vinícius é honesto. E só.
Brasileirinho é histórico. E só.
De resto, gosto de praticamente tudo.
Não canso de ouvir o cd com Chico, o Mel, o Álibi, Maria, Imitação da Vida, aqueles antigos de boates, enfim, acho seu repertório rico e representativo de seu tempo.

15:59  
pedrão said...

OLHA é com o ROBERTÃO, amigo. O resto no máximo dá uma espiada...

16:23  
Anonymous said...

Uma Bethânia equivocada ainda é superior a maioria das "celebridades" que se escuta por aí. Como o Chico Buarque. Um Chico apenas comum é muito superior a todos os outros aspirantes. Fazer o quê se a genialidade ainda é admirável...

22:35  
Anonymous said...

Este negócio de registro definitivo é um bocado pretensioso. Olha com a Gal teve um arranjo mais abolerado, um andamento mais leve, com um frescor delicioso; com a Bethânia ficou bem romântico, no estilo do Rei que, para o meu gosto, ainda é quem melhor canta suas músicas. Talvez a excessão seja Do Fundo do Meu Coração, que Adriana Calcanhoto gravou e que me arrepia a cada audição.

09:49  
Anonymous said...

É tão engraçado a gente ser chamada a declarar o que NÃO gosta em um artista que a gente curte...
Ok, assim de memória eu diria que o CD com as músicas de Roberto&Erasmo não me entusiasma; O vocal das moçoilas no CD A Beira e o Mar, acho dispensável; o Bethânia e Caetano, de tão editado, ficou sem pé nem cabeça; boa parte do repertório do A Força... e Maricotinha não me agradam, embora a música A Força Que Nunca Seca e a interpretação da Bethânia sejam de arrepiar, o mesmo para Dona do Dom (Chico César quando acerta vai na veia). Tambem sou dos que acham que ninguém canta Chico como ela mas sua versão de A Mais Bonita acho derramada demais. Existe uma bem mais pungente de uma cantora da qual não lembro o nome.
São alguns dados isolados na trajetória de uma cantora que tem, a meu ver, o mais abrangente repertório da MPB, que interpreta com uma sensibilidade e verdade raras e a quem só tenho a reverenciar.
Ah, também amo o Talismã e ouço sempre. Concordo que Alteza, o seguinte, foi acomodado demais mas ainda assim tem coisas bem interessantes.
Para não dizer que não falei de flores, Drama ao Vivo, Álibi, Mel, Cena Muda, Imitação da Vida, Anjo Exterminado valeriam, por si, toda uma carreira

10:06  
murilo bentes said...

Lá vem a Bethânia dando show de elegância e sensibilidade. A capa já traduz o refinamento e a simplicidade que tem marcado seus últimos trabalhos.

10:47  
brisa said...

maurinho, amo essa possibilidade de interagir que vc permite a seus leitores mas não vou responder à Kia não. até pq, pelo que estou vendo (lendo), ela fez uma proposta e não compareceu...
beijinho candy pra vc.

12:33  
luis said...

Ah! Que música linda essa EU NÃO SEI QUASE NADA DO MAR!É um exercício vocal para uma grande cantora,como Bethânia. A Ana e o
Vercilo acertaram.Lindo!
Ouvi hoje o relançamento de MEL
remasterizado.O som ficou bem melhor mesmo.Foi um prazer redobrado.Acho Talismã, Maria,Alibi
O canto do pajé(25 anos),Pássaro da
Manhã primorosos(só pra citar alguns).Estou ancioso pelos novos cds. Mauro,como anda o projeto da
Zezé Motta? Vai rolar? abs.

21:01  
Kia said...

Fiquei feliz com vcs agora . que bom ! Eu até curto Bethânia ( vi esses dias no youtube ela com Roberto Carlos cantando fera ferida ). Nada contra , só contra esse exagero que os fãs colocam suas opiniões mas fãs são pra isso . Não gostei de Lua Vermelha , O quereres , Tatuagem , Todo amor que houve nessa vida , Baila comigo (ao vivo ) , Depois de ter você , Onde estará o meu amor . CD : eu não gostei do Que falta você me faz . Quero muito ouvir esses novos . Como vcs sabem amo Arnaldinho Antunes e os Titãs e quero ouvir : Debaixo Dágua e Agora . Beijos , Beijos , Beijos ....

06:24  
Kia said...

Fiquei feliz com vcs agora . que bom ! Eu até curto Bethânia ( vi esses dias no youtube ela com Roberto Carlos cantando fera ferida ). Nada contra , só contra esse exagero que os fãs colocam suas opiniões mas fãs são pra isso . Não gostei de Lua Vermelha , O quereres , Tatuagem , Todo amor que houve nessa vida , Baila comigo (ao vivo ) , Depois de ter você , Onde estará o meu amor . CD : eu não gostei do Que falta você me faz . Quero muito ouvir esses novos . Como vcs sabem amo Arnaldinho Antunes e os Titãs e quero ouvir : Debaixo Dágua e Agora . Beijos , Beijos , Beijos ....

06:24  
mauro said...

Não gosto da participação de Bethânia em vários discos de outros artistas:
- Erasmo convida - tava mais pra Fafá
- Orlando Moraes - além da música ser chata, o anfitrião...só mesmo a Glória.
- Joana - sem comentários
- Miltinho Edilberto - esse eu paguei pra ver e me dei mal.
- Simone Guimarães - falaram maravilhas na imprensa mas é puro tédio.
Em compensação, sua participação no Batatinha (Bolero), Francis Hime (Pássara - maravilha!!!) e João do Vale (Pedra miúda) são primorosas.

08:28  
Anonymous said...

Não sabia que os fãs da Bethania eram diferentes dos fãs dos demais artistas. Não há dúvida que são apaixonados mas todos os outros também, me parece. E fiéis. E recalcitrantes. E chatos. E animados. E infantis. Como todos.
No caso em particular, bem alimentados. O tabuleiro da baiana é farto e diversificado. Oferece comida da melhor qualidade.

10:30  
Anonymous said...

MB é tão esperta que na época de lançamento do ALTEZA não se sentou no trono que a gravadora mandara fazer para a coletiva com a imprensa. E ainda cantou "sou uma rainha que voluntariamente abdiquei cetro e coroa...". Ainda assim, seu séquito permanece intacto e novos ascecla surgem a cada temporada de shows.

12:47  
Anonymous said...

MB é tão esperta que na época de lançamento do ALTEZA não se sentou no trono que a gravadora mandara fazer para a coletiva com a imprensa. E ainda cantou "sou uma rainha que voluntariamente abdiquei cetro e coroa...". Ainda assim, seu séquito permanece intacto e novos ascecla surgem a cada temporada de shows.

12:47  
Anonymous said...

Bem que os Cds de Bethânia poderiam sair tb em dual disk com making off e entrevista sobre os temas. Para quem curte, sempre é muito interessante esta parte dos bastidores de uma gravação. Quem sabe né

Edu - abc

18:04  
Anonymous said...

Amor de indio até com Roupa Nova é melhor !

08:04  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006