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Sábado, Outubro 21, 2006

Arquivos da RGE maltratados pela Trama

Resenha de série
Título:
Arquivos RGE
Artista:
Vários
Gravadora:
Trama
Cotação:
*

Decidida a explorar o catálogo da RGE, herdado em 1999 com a extinção da gravadora criada em 1954 em São Paulo, a Som Livre acaba de lançar a série RGE Clássicos (com 15 títulos irregulares) no momento em que começa a licenciar reedições de discos da companhia para outras empresas. Se a Deckdisc vai repor nas lojas entre novembro e março 22 títulos do acervo sertanejo da RGE (incluindo discos de João Mulato & Pardinho e Pena Branca & Xavantinho), a Trama acaba de relançar 18 álbuns em coleção que, embora intitulada Arquivos RGE, abrange também alguns títulos da Som Livre.

Em que pese o cuidadoso processo de remasterização dos álbuns, a série representa um retrocesso na forma como a indústria fonográfica vem tratando as reedições de seus acervos. A Trama - que sempre primou pelo requinte na parte visual de seus lançamentos - criou padronizada arte gráfica que faz a coleção parecer aquelas séries de compilações econômicas. Exceto pela reprodução da capa original (em escala bem reduzida) nas contracapas das reedições, nada no magro encarte remete à arte das edições originais.

Para piorar, a grande maioria dos títulos já foi editada recentemente em CD - casos dos quatro discos do Fundo de Quintal incluídos na série. Seja Sambista Também (1984), Divina Luz (1985, capa acima à esquerda), O Mapa da Mina (1986) e A Batucada dos Nossos Tantãs (1993) já tinham sido remasterizados e transpostos para o formato digital pela própria Som Livre, em 2000, na coleção Bambas do Samba. O mesmo podendo ser dito dos dois CDs de Jorge Aragão, A Seu Favor (1990) e Chorando Estrelas (1992). É fato que a remasterização em 24 bits da Trama depura um pouco mais o som original, mas o ganho é pequeno e não justifica a substituição dos álbuns no caso de consumidores que já tinham adquirido as reedições anteriores.

O valor é maior nas reedições de discos realmente raros de César Camargo Mariano (Octeto de César Camargo Mariano, 1966) e Pena Branca & Xavantinho (Uma Dupla Brasileira, 1982). Em compensação, nada justifica a seleção de seis discos da dupla Teodoro & Sampaio, incluindo uma coletânea (As 14 Mais de Teodoro & Sampaio, 1998) que repete os fonogramas dos outros cinco CDs. Sobretudo porque a obra de Teodoro & Sampaio, a despeito da popularidade da dupla no interior do Brasil, não tem o peso do acervo de nomes como Pena Branca & Xavantinho, para ficar somente no universo da RGE.

A seu favor, a coleção Arquivos RGE tem o mérito de repor em catálogo discos de Luiz Melodia (Mico de Circo, 1978), Azimuth (Azimuth, 1975) e Robson Jorge & Lincoln Olivetti (Robson Jorge & Lincoln Olivetti, 1982), que, embora já reeditados em CD, tinham sumido das lojas. Mas é pouco para série produzida por gravadora tão criteriosa como a Trama.

6 COMENTÁRIOS:

Walter said...

Defendo também um padrão gráfico que respeite os discos originais, só acho que o deve ser considerado acima de tudo é a qualidade do som, não a capa do disco.

09:39  
Fernanda said...

Discordo: capa e som são igualmente importantes em reedições deste tipo. se não fosse assim, bastaria um mp3

11:00  
tchururu said...

Eu já falei em outro post...
Essas reedições que eram o que sustentavam a indústria fonográfica (colecionadores acabam comprando os discos originais mesmo), estão se transformando em um lixo. Parecem aquelas séries econômicas de coletâneas...

14:26  
Anonymous said...

Gosto de ler os comentários de samba, mas dá saudades de ler principalmente o do Marcelo e o Mauro tem sido econômico nos posts de samba. Cadê o cara?

12:20  
Anonymous said...

Concordo com a Fernanda!

08:43  
Anonymous said...

Concordo com a Fernanda!

08:43  

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