Sivuca rege os grupos de sua fértil terra
Resenha de CD
Título: Terra Esperança
Artista: Sivuca
Gravadora: Kuarup
Cotação: * * *
O Estado da Paraíba é fértil celeiro de orquestras e de grupos de diversas formações camerísticas. O grande achado deste álbum do paraibano Sivuca é apresentar um diferente grupo instrumental de sua terra natal em cada uma das onze faixas. Terra Esperança é disco em que Sivuca brilha como arranjador. E o sanfoneiro sempre foi maestro dos mais inventivos. O repertório do CD nem é dos mais inspirados de sua discografia, mas as orquestrações e os luxuosos acompanhamentos de grupos como Quinteto da Paraíba (em Amoroso Coração), Camerata Brasílica (em A Doce Canção de Nélida), JP-Sax (em A Chama do Amor), Sexteto Brasil (em Mãe-África), Quinteto Uirapuru (em Comigo Só) e Metalúrgica Filipéia (na imponente faixa-título, Terra Esperança). Mulher de Sivuca, Glória Gadelha assina a produção e a autoria da maior parte dos temas, muitos de tom lírico. O leque de ritmos extrapola os ritmos nordestinos, indo da valsa ao samba-choro. Mas o brilho maior, vale repetir, é do arranjador Sivuca e dos grupos instrumentais que se deixam guiar sob a batuta do mestre.
Título: Terra Esperança
Artista: Sivuca
Gravadora: Kuarup
Cotação: * * *
O Estado da Paraíba é fértil celeiro de orquestras e de grupos de diversas formações camerísticas. O grande achado deste álbum do paraibano Sivuca é apresentar um diferente grupo instrumental de sua terra natal em cada uma das onze faixas. Terra Esperança é disco em que Sivuca brilha como arranjador. E o sanfoneiro sempre foi maestro dos mais inventivos. O repertório do CD nem é dos mais inspirados de sua discografia, mas as orquestrações e os luxuosos acompanhamentos de grupos como Quinteto da Paraíba (em Amoroso Coração), Camerata Brasílica (em A Doce Canção de Nélida), JP-Sax (em A Chama do Amor), Sexteto Brasil (em Mãe-África), Quinteto Uirapuru (em Comigo Só) e Metalúrgica Filipéia (na imponente faixa-título, Terra Esperança). Mulher de Sivuca, Glória Gadelha assina a produção e a autoria da maior parte dos temas, muitos de tom lírico. O leque de ritmos extrapola os ritmos nordestinos, indo da valsa ao samba-choro. Mas o brilho maior, vale repetir, é do arranjador Sivuca e dos grupos instrumentais que se deixam guiar sob a batuta do mestre.
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