Eis outro flagrante da gravação do CD e DVD Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia: a sambista carioca faz dueto com Daniela Mercury em Chiclete com Banana, clássico do repertório de Gordurinha, lançado em 1959. A foto é de Guto Costa.
Mauro eu sei que você é um jornalista abalizado. Mas sugiro que você não cometa o erro como muitos profissionais da imprensa que chamam a Beth, Alcione, Leci,Dona Ivone,...., e até mesmo a Clara, de SAMBISTAS, mesma coisa com os cantores. Isto é preconceito musical, elitização da MPB, nada a ver estes rótulos. Escreva ao menos cantor/cantora de samba ou simplesmente cantor/cantora! Um forte abraço. Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Quanto melindre, meu Deus. Cantor de rock é roqueiro, de blues é bluseiro, de forró é forrozeiro, de axé é chato, de pagode, idem. Por que cantor de samba não pode ser sambista?
E como vc classificaria: Djavan, Milton Nascimento, Elis Regina, Bethânia, Gal, Caetano, Gil,Marisa Monte,.... Engraçado que pra este povo o "rótulo" MPB é o certo? E o resto não é MPB? Reflita cara! Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Marcelo, o repertório dos artistas citados por você não é formado basicamente por sambas, como os de Clara, Beth... E não me parece que o rótulo de sambista diminua a importância do trabalho desses artistas dentro da MPB (sim, dentro da MPB), ou que eles se incomodem com isso. Se assim fosse, a própria Beth não se auto-intitularia Madrinha do samba.
Caramba ! Mais um disco ao vivo, cantando alguma coisa que todo mundo já gravou e com um monte de convidados . Ela tem que se tocar e lançar algo inédito, em estúdio e sem convidados. E tem gente que vive elogiando a dona Beth !
O rótulo sambista não diminui ninguém, mas no caso de Clara Nunes e Alcione, ele não serve, pois ambas não se limitaram apenas a este estilo. A Clara cantava forró, logum, afoxé e até romântico ela gravou. A Alcione canta de tudo, sambas, romântico, forró, afoxé, bumba meu boi, tambor de criola, maracatú, congada, afro, jazz e muito mais.
O rótulo sambista não diminui ninguém, mas no caso de Clara Nunes e Alcione, ele não serve, pois ambas não se limitaram apenas a este estilo. A Clara cantava forró, logum, afoxé e até romântico ela gravou. A Alcione canta de tudo, sambas, romântico, forró, afoxé, bumba meu boi, tambor de criola, maracatú, congada, afro, jazz e muito mais.
Engraçado. Até então o incômodo era causado por se chamar Alcione de sambista. Coisa que realmente ela não é. Então Alcione não poderia merecer o "rótulo" de sambista, por não cantar só sambas. Agora o problema é o Mauro chamar a Beth de sambista, coisa que ela sempre se orgulhou de ser, embora não seja nem uma "sambista" tão boa. Apenas acertava no repertório, coisa que dessa vez errou feio. Acho que Beth tem mais é que se orgulhar de ser sambista, pois o samba fez muito mais por ela que ela pelo samba. Não fosse Beth ter apostado nos sambistas do cacique, sendo ela uma cantora mediana, como estaria sua carreira hoje? No entanto, mesmo sem ela, o fundo de quintal, zeca pagodinho, jorge aragão, almir guineto e tantos outros teriam encontrado sucesso, pois são muito bons, e foram gravados por tantos outros artistas, até mesmo, pela "não sambista" Alcione. Outra: nada ver ela se vestir de baiana.
Discordo mais respeito a opinião do anônimo das 13:38. Não sei se a turma do Cacique conseguiria ser gravada por alguém, caso a Beth não tivesse chegado por lá. Até porque eles precisaram de um amadrinhamento para sairem do anonimato e duvido que outro cantor ou cantora desse o aval. Até porque muitos consideram infelizmente como RJ, os bairros da Zona Sul. É só lembrar como Cartola e Nélson Cavaquinho caíram em um ostracismo quando a bossa nova e a jovem guarda tomou espaço no cenário musical. Se fosse assim eles estariam amparados até os últimos dias de suas vidas, e não precisariam de uma Beth Carvalho para resgatá-los! Outra coisa, eu gosto de todas as cantoras de samba, mas nenhuma das que estão vivas chegaram aos pés da Beth, principalmente no repertório. Beth deu uma nova roupagem ao samba nos seus discos (quando descobriu o B.C.Cacique de Ramos). Acabou com aqueles instrumentos de sopro insuportáveis (até trombones tinha,m no samba) e contribuiu e muito ritmicamente com a "cozinha" (que hoje em dia todas as cantoras utilizam nos seus discos) no samba. Abs. Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Respeito muito o trabalho de Beth, acho honesto, só não acho que ela seja essa cantora toda que Marcelo acredita, é apenas mediana, como alguém já falou. Ela está a anos-luz de Clara Nunes, por exemplo. Quanto a Alcione, há muito que deixou de ser sambista. Tem lá seu valor, mas é um pouco exagerada naquele romantismo cafona, brega.
Um abraço ao anônimo das 21:34 h que sabe debater democraticamente neste blog. Considero muito também a Clara, nenhuma tem um timbre como o dela, mas pra mim Beth sempre será a maior, pela importância na MPB. Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Antes de cairem matando, leiam o próprio depoimento do Mauro neste blog, na matéria de 05/05, referente aos 60 anos da Beth. Concordo em gênero, número e grau! Um abraço Mauro.
Marcelo, respeito sua opinião, mas acho inocente achar que Jorge Aragão e Zeca Pagodinho não teriam encontrado espaço não fosse Beth, seria o mesmo que pensar que Ivan Lins, João Bosco e tantos outros não teriam sucesso não fosse Elis, ou Luís Melodia, não fosse Gal. Todos estes compositores são grandes talentos da nossa MPB, e encontrariam seu espaço sem Gal, Elis ou Beth. Não há barreiras para o que é muito bom. Acho que Beth teve um papel importante, facilitou, adiantou o que acabaria acontecendo. E me faço a mesma pergunta que o anônimo de 13:38. O que seria da Beth, não fosse estes compositores que deram uma sobrevida a sua carreira nem tão brilhante? Acho que o preconceito não é chamar a Beth de sambista, e sim não colocar no mesmo patamar os compositores de samba com os do que se convencionou chamar MPB(Caetano, Melodia, João Bosco...)
Marcelo, respeito sua opinião, mas acho inocente achar que Jorge Aragão e Zeca Pagodinho não teriam encontrado espaço não fosse Beth, seria o mesmo que pensar que Ivan Lins, João Bosco e tantos outros não teriam sucesso não fosse Elis, ou Luís Melodia, não fosse Gal. Todos estes compositores são grandes talentos da nossa MPB, e encontrariam seu espaço sem Gal, Elis ou Beth. Não há barreiras para o que é muito bom. Acho que Beth teve um papel importante, facilitou, adiantou o que acabaria acontecendo. E me faço a mesma pergunta que o anônimo de 13:38. O que seria da Beth, não fosse estes compositores que deram uma sobrevida a sua carreira nem tão brilhante? Acho que o preconceito não é chamar a Beth de sambista, e sim não colocar no mesmo patamar os compositores de samba com os do que se convencionou chamar MPB(Caetano, Melodia, João Bosco...)
Quem foi que falou que eu não sou um moleque atrevido Ganhei minha fama de bamba nos sambas de roda Fico feliz em saber o que fiz pela música, faça o favor Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
Também somos linha de frente de toda essa história Nós somos do tempo do samba sem grana, sem glória Não se discute talento, mas seu argumento, me faça o favor Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
E a gente chegou muito bem, Sem desmerecer a ninguém Enfrentando no peito um certo preconceito e muito desdém Hoje em dia é fácil dizer Que essa música é nossa raiz Tá chovendo de gente que fala de samba E não sabe o que diz Por isso, vê lá onde pisa Respeite a camisa que a gente suou Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
E quando chegar no terreiro Procure primeiro saber quem eu sou Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
Zeca, você não existe mesmo! Gostei, não somente da ginga (acredite, já li o post lembrando de você), como também dos modelitos (ou ausência dos) tão bem observados por você. Será que não tem dendê demais nessa feijoada?[
23 COMENTÁRIOS:
Mauro eu sei que você é um jornalista abalizado. Mas sugiro que você não cometa o erro como muitos profissionais da imprensa que chamam a Beth, Alcione, Leci,Dona Ivone,...., e até mesmo a Clara, de SAMBISTAS, mesma coisa com os cantores. Isto é preconceito musical, elitização da MPB, nada a ver estes rótulos. Escreva ao menos cantor/cantora de samba ou simplesmente cantor/cantora! Um forte abraço.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Tirando Alcione e Clara Nunes, as outras são apenas sambistas, sim.
Quanto melindre, meu Deus. Cantor de rock é roqueiro, de blues é bluseiro, de forró é forrozeiro, de axé é chato, de pagode, idem. Por que cantor de samba não pode ser sambista?
Ao anônimo de 23:30
E como vc classificaria: Djavan, Milton Nascimento, Elis Regina, Bethânia, Gal, Caetano, Gil,Marisa Monte,.... Engraçado que pra este povo o "rótulo" MPB é o certo? E o resto não é MPB? Reflita cara!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Marcelo, o repertório dos artistas citados por você não é formado basicamente por sambas, como os de Clara, Beth... E não me parece que o rótulo de sambista diminua a importância do trabalho desses artistas dentro da MPB (sim, dentro da MPB), ou que eles se incomodem com isso. Se assim fosse, a própria Beth não se auto-intitularia Madrinha do samba.
Como a Beth é ridicula ! Está parecendo uma mãe de santo.
Ô mulher cafona !
Caramba ! Mais um disco ao vivo, cantando alguma coisa que todo mundo já gravou e com um monte de convidados . Ela tem que se tocar e lançar algo inédito, em estúdio e sem convidados.
E tem gente que vive elogiando a dona Beth !
O rótulo sambista não diminui ninguém, mas no caso de Clara Nunes e Alcione, ele não serve, pois ambas não se limitaram apenas a este estilo. A Clara cantava forró, logum, afoxé e até romântico ela gravou. A Alcione canta de tudo, sambas, romântico, forró, afoxé, bumba meu boi, tambor de criola, maracatú, congada, afro, jazz e muito mais.
O rótulo sambista não diminui ninguém, mas no caso de Clara Nunes e Alcione, ele não serve, pois ambas não se limitaram apenas a este estilo. A Clara cantava forró, logum, afoxé e até romântico ela gravou. A Alcione canta de tudo, sambas, romântico, forró, afoxé, bumba meu boi, tambor de criola, maracatú, congada, afro, jazz e muito mais.
Que eu saiba tia Beth é antes de tudo sambista...ou me confundi todo este tempo?!
Engraçado. Até então o incômodo era causado por se chamar Alcione de sambista. Coisa que realmente ela não é. Então Alcione não poderia merecer o "rótulo" de sambista, por não cantar só sambas. Agora o problema é o Mauro chamar a Beth de sambista, coisa que ela sempre se orgulhou de ser, embora não seja nem uma "sambista" tão boa. Apenas acertava no repertório, coisa que dessa vez errou feio. Acho que Beth tem mais é que se orgulhar de ser sambista, pois o samba fez muito mais por ela que ela pelo samba. Não fosse Beth ter apostado nos sambistas do cacique, sendo ela uma cantora mediana, como estaria sua carreira hoje? No entanto, mesmo sem ela, o fundo de quintal, zeca pagodinho, jorge aragão, almir guineto e tantos outros teriam encontrado sucesso, pois são muito bons, e foram gravados por tantos outros artistas, até mesmo, pela "não sambista" Alcione.
Outra: nada ver ela se vestir de baiana.
Discordo mais respeito a opinião do anônimo das 13:38. Não sei se a turma do Cacique conseguiria ser gravada por alguém, caso a Beth não tivesse chegado por lá. Até porque eles precisaram de um amadrinhamento para sairem do anonimato e duvido que outro cantor ou cantora desse o aval. Até porque muitos consideram infelizmente como RJ, os bairros da Zona Sul. É só lembrar como Cartola e Nélson Cavaquinho caíram em um ostracismo quando a bossa nova e a jovem guarda tomou espaço no cenário musical. Se fosse assim eles estariam amparados até os últimos dias de suas vidas, e não precisariam de uma Beth Carvalho para resgatá-los! Outra coisa, eu gosto de todas as cantoras de samba, mas nenhuma das que estão vivas chegaram aos pés da Beth, principalmente no repertório. Beth deu uma nova roupagem ao samba nos seus discos (quando descobriu o B.C.Cacique de Ramos). Acabou com aqueles instrumentos de sopro insuportáveis (até trombones tinha,m no samba) e contribuiu e muito ritmicamente com a "cozinha" (que hoje em dia todas as cantoras utilizam nos seus discos) no samba.
Abs. Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Respeito muito o trabalho de Beth, acho honesto, só não acho que ela seja essa cantora toda que Marcelo acredita, é apenas mediana, como alguém já falou. Ela está a anos-luz de Clara Nunes, por exemplo. Quanto a Alcione, há muito que deixou de ser sambista. Tem lá seu valor, mas é um pouco exagerada naquele romantismo cafona, brega.
Coisas da taba: Beth, carioquíssima, de baiana e as baianas à paisana. É a isso que chamam de samba do criolo doido???
Um abraço ao anônimo das 21:34 h que sabe debater democraticamente neste blog. Considero muito também a Clara, nenhuma tem um timbre como o dela, mas pra mim Beth sempre será a maior, pela importância na MPB.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Antes de cairem matando, leiam o próprio depoimento do Mauro neste blog, na matéria de 05/05, referente aos 60 anos da Beth. Concordo em gênero, número e grau! Um abraço Mauro.
Vale lembrar que não foi Beth que deu nova roupagem aos arranjos de samba, apenas levou para o disco o que já vinha sendo feito nos quintais.
Marcelo, respeito sua opinião, mas acho inocente achar que Jorge Aragão e Zeca Pagodinho não teriam encontrado espaço não fosse Beth, seria o mesmo que pensar que Ivan Lins, João Bosco e tantos outros não teriam sucesso não fosse Elis, ou Luís Melodia, não fosse Gal. Todos estes compositores são grandes talentos da nossa MPB, e encontrariam seu espaço sem Gal, Elis ou Beth. Não há barreiras para o que é muito bom. Acho que Beth teve um papel importante, facilitou, adiantou o que acabaria acontecendo. E me faço a mesma pergunta que o anônimo de 13:38. O que seria da Beth, não fosse estes compositores que deram uma sobrevida a sua carreira nem tão brilhante? Acho que o preconceito não é chamar a Beth de sambista, e sim não colocar no mesmo patamar os compositores de samba com os do que se convencionou chamar MPB(Caetano, Melodia, João Bosco...)
Marcelo, respeito sua opinião, mas acho inocente achar que Jorge Aragão e Zeca Pagodinho não teriam encontrado espaço não fosse Beth, seria o mesmo que pensar que Ivan Lins, João Bosco e tantos outros não teriam sucesso não fosse Elis, ou Luís Melodia, não fosse Gal. Todos estes compositores são grandes talentos da nossa MPB, e encontrariam seu espaço sem Gal, Elis ou Beth. Não há barreiras para o que é muito bom. Acho que Beth teve um papel importante, facilitou, adiantou o que acabaria acontecendo. E me faço a mesma pergunta que o anônimo de 13:38. O que seria da Beth, não fosse estes compositores que deram uma sobrevida a sua carreira nem tão brilhante? Acho que o preconceito não é chamar a Beth de sambista, e sim não colocar no mesmo patamar os compositores de samba com os do que se convencionou chamar MPB(Caetano, Melodia, João Bosco...)
Quem foi que falou que eu não sou um moleque atrevido
Ganhei minha fama de bamba nos sambas de roda
Fico feliz em saber o que fiz pela música, faça o favor
Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
Também somos linha de frente de toda essa história
Nós somos do tempo do samba sem grana, sem glória
Não se discute talento, mas seu argumento, me faça o favor
Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
E a gente chegou muito bem,
Sem desmerecer a ninguém
Enfrentando no peito um certo preconceito e muito desdém
Hoje em dia é fácil dizer
Que essa música é nossa raiz
Tá chovendo de gente que fala de samba
E não sabe o que diz
Por isso, vê lá onde pisa
Respeite a camisa que a gente suou
Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
E quando chegar no terreiro
Procure primeiro saber quem eu sou
Respeite quem pode chegar onde a gente chegou
Moleque Atrevido - Jorge Aragão
Meu anônimo sumido, esta deixo pra vc: 8.55. Gostou da ginga?
Zeca, você não existe mesmo! Gostei, não somente da ginga (acredite, já li o post lembrando de você), como também dos modelitos (ou ausência dos) tão bem observados por você. Será que não tem dendê demais nessa feijoada?[
Em compensação a nossa está cada dia mais completa. Feijoada Completa??? Dois ingressos pro Chico JÁ!!!
Acho que este novo trabalho da Beth foi uma grande decepção para muita gente.
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