web page hit counter
Quinta-feira, Agosto 31, 2006

A capa do disco americano de Gal Costa

A capa acima � de Live at the Blue Note, o CD ao vivo de Gal Costa que ser� lan�ado nos Estados Unidos em 19 de setembro. Pela informa��o da capa, a grava��o foi feita em 19 de maio de 2006, em show da recente temporada da cantora na casa americana Blue Note. O disco tamb�m ser� editado no Jap�o.

Uma das m�sicas - I Fall in Love Too Easily, composta por Sam Cahn e Jules Styne para a trilha do filme Marujos do Amor, de 1945 - � in�dita na voz da cantora e foi gravada por nomes como Frank Sinatra. Mas � Tom Jobim o compositor predominante na sele��o de Live at the Blue Note, cujo repert�rio � formado pelas m�sicas Fotografia, Desafinado, Chega de Saudade, Camisa Amarela, Pra Machucar meu Cora��o, Ave Maria no Morro, Nada Al�m, I Fall in Love Too Easily, Corcovado, Triste, Wave, Coisa Mais Linda / As Time Goes By, Samba do Avi�o, A Felicidade, Aquarela do Brasil, S�bado em Copacabana / Copacabana e Garota De Ipanema.

80 COMENTÁRIOS:

Guiherme said...

a capa nao podia ser mais horrorosa!

09:54  
Anonymous said...

A capa � simples e muito linda! Mauro, a capa � colorida! Olha:

capa:
http://www.drgrecords.com/images/lg/drg-31614.jpg

contra-capa:
http://www.drgrecords.com/images/md/drg-31614.jpg

10:15  
Anonymous said...

http://www.drgrecords.com/images/lg/drg-31614.jpg


http://www.drgrecords.com/images/md/drg-31614.jpg

10:15  
Anonymous said...

guilherme quanta amargura o meu. eu gostei da capa mas na comunidade dela tem ela a cores

10:16  
zeca said...

Guilherme
� a isto que eu chamo n�o ter nada pra dizer mas se roer de vontade de se comunicar (???)

10:40  
Anonymous said...

Ai, ai... Com o primeiro coment�rio, j� deu para sentir que come�ou a viadagem para decidir quem � a melhor cantora do Brasil... Deus me poupe!

10:44  
Anonymous said...

Voc�s s�o todos umas cobras venenosas! A capa do disco � linda, a foto � bonita.
Querem mais o que?

12:58  
Anonymous said...

Vontade de ouvir? nenhuma...

13:08  
Anonymous said...

A capa � linda.
Gal sempre Gal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

13:08  
Anonymous said...

A capa parece de uma colet�nea ca�a-niquel.

15:22  
Anonymous said...

A capa � bonita, feio � o conteudo do disco, aquela voz pela metade...

15:23  
Anonymous said...

VIVA BETH�NIA !!!!!!!!

15:23  
Anonymous said...

Mauro voc� deveria nos poupar desses an�nimos...se n�o gostam da cantora, que procurem post de outras. Mas n�o nos aborre�am com coment�rios como "voz pela metade"...esse deve ser surdo, ou burro, ou os dois.

16:02  
Claudio said...

Galera,

O produto � para o mercado internacional. A capa n�o importa, e � um repert�rio que representa a M�sica Brasileira.

Deve ser um disco lindo (e eu n�o sou consumidor de Gal - s� de vez em quando).

16:33  
Anonymous said...

Como a capa n�o importa? A capa � linda, a foto � linda. Gal com o sorriso aberto, cara feliz. O que voc�s querem mais?
Voc�s querem � falar mal, falar mal, meter o cacete.
� um disco para o mercado americano sim, e n�o � pra qualquer um, ou uma, interessar ao mercado americano que � sonho de muita gente.
Gente, cai na realidade. Para de destilar veneno, maldade. Volta tudo pra voc�s.

17:10  
Anonymous said...

a capa � simples, sem badulaques, mas muito bonita e com �tima programa��o visual e apelo ao consumidor, destaque para a otima leitura que ela proporciona, alias como conv�m ao clima da grava��o num pequeno club de jazz americano.

17:42  
Anonymous said...

Mais uma vez, aquela hist�ria, com "voz pela metade" cantando repert�rio batido, Gal � a cantora brasileira de MPB que mais se destaca fora do Brasil. Os americanos n�o est�o nem tchum para o dramalh�o cheio de vibratos exagerados da Beth�nia, mas ficam, sempre e h� anos, encantados com a voz perfeita de Gal Costa. Tem quem n�o goste? Claro que tem. Mas, como disse Nelson Rodrigues, toda a unanimidade � burra, e como Gal Costa est� acima de qualquer burrice....

17:46  
Anonymous said...

Tem sempre algu�m que � do contra, n�?

Vou ser preciso: Tenho quase 2 mil CDs (samba, choro, pop, jazz, cl�ssico, m�sica do mundo todo, de todos os povos). N�o tenho um, nem unzinho CD da Gal. E... me orgulho, profundamente, disso.

Talvez eu seja um dos raros seres humanos felizes por n�o escutarem aquela voz irritantemente nos t�mpanos.

Presidente

21:16  
Anonymous said...

Como � que se pode dizer que um disco � ruim, se nem foi lan�ado ainda? Falar mal pelo simples prazer de falar � de lascar!

21:16  
Anonymous said...

N�o sou f� de Gal mas, vamos ser sensatos: o que interessa a foto de uma senhora com 60 anos? Interessou a capa de "�ndia" nos anos 70? Tudo tem o seu tempo. Se existe alguma coisa a questionar, e n�o quero me atrever a tanto, � sobre o repert�rio apresentado no Blue Note dando aos americanos a id�ia de que o esp�rito do "Carnegie Hall 62" esteve sempre presente na carreira de Gal quando na realidade ela nunca foi bossa-novista j� que os seus recursos vocais v�o muito mais al�m. Como disse anteriormente, n�o sou f� da voz de Gal, da postura de Gal em v�rios momentos da vida cultural e pol�tica brasileira, da sua falta de mod�stia. Mas, tem valor. Inquestion�vel.

Abra�o a todos os f�s de Gal que, certamente, ter�o raz�es de sobra para apreciar esse trabalho

Eulalia

23:34  
Anonymous said...

Gal sempre foi guiada pelo espirito bossanovista e desde sempre cantou Tom (sua primeira grava��o de "desafinado", � de 1973 do "�ndia", disco totalmente tropicalista), e embora sua exten��o vocal v� muito al�m do cantar sussurado e intimista da bossa � poss�vel perceber em v�rios momentos de sua carreira essa influ�ncia (cantou "bem bom" de arrigo barnab� uma bossa dissonante no disco de 1986 do mesmo t�tulo; "caminhos cruzados" tb do Tom em 1992 no disco "Gal"; "cora��o vagabundo" e todo o disco "domingo" dividido com Caetano � totalmente bossa-nova) e todo esse repert�rio do Tom esteve presente na sua carreira, ent�o nada mais natural que seja esse repert�rio cantado em turn�s americanas e que encantem a todos, pois a voz continua l�mpida e linda.
quanto ao amigo que n�o tem nenhum cd da Gal, � uma pena que ele n�o saiba nada sobre o canto feminino do Brasil nas �ltimas d�cadas, pois foi o canto luminoso de Gal que serviu d einspira��o para quase todas as cantoras da moderna MPB (Marisa Monte adora e se diz influenciado pelo canto de Gal; N� Ozetti cantou "sua estupidez" por causa da grava��o de Gal; C�ssia Eller dizia ter enlouquecido com o "Gal Tropical" e com o dueto de Gal com a guitarra em "meu nome � gal"; V�nia Bastos � f� confessa de Gal; Jussara Silveira al�m das semelhan�as no canto n�operde um show da Gal; Rosa Passos adora Gal e seu repert�rio inteligente e sempre procura em seus discos algo pra cantar; Zizi Possi j� disse que Gal era sua maior refer�ncia e gravou "D� um rol�" por causa do disco "Fa-tal"; Vanessa da Mata canta "nossa can��o" com toda influ�ncia do canto de Gal...) s� pra citar algumas.
Gal inaugurou uma escola de canto no Brasil e essas cita��es s�o a prova disso, mas tem gente quem n�o gosta mas consome todas as crias de Gal como se fossem novidades.
E esse cd � a prova do prestigio de Gal e MPB.
Viva Gal! Viva a MPB!

07:37  
Anonymous said...

Esse cara que tem 2.000 mil cds e que se vangloria de nao ter um cd de Gal, deveria ficar calado, porque silencio em certas horas � sinal de sabedoria.
O coitado que em 2.000 mil cds possui vasta amostragem da musica produzida no mundo, tem uma lacuna grav�ssima no que tange ao canto vocal feminino. Do Brasil e do Mundo. Ao desqualificar Gal, perdeu o que a musica deu de mais criativo em canto na virada dos 60 para o 70. Perdeu grande parte da beleza da musica brasileira, dessa voz que n�o s� produziu beleza como fez produzir beleza devido a influencia que causou nas gera��es seguintes.
Tudo bem, ele n�o tem Gal mas escuta no escuro Marisa Monte, Zizi Posssi, Vanessa da Mata, Jussara Silveira, Roberta S�...o que convenhamos, d� quase no mesmo.

08:39  
Anonymous said...

Esse cara que tem 2.000 mil cds e que se vangloria de nao ter um cd de Gal, deveria ficar calado, porque silencio em certas horas � sinal de sabedoria.
O coitado que em 2.000 mil cds possui vasta amostragem da musica produzida no mundo, tem uma lacuna grav�ssima no que tange ao canto vocal feminino. Do Brasil e do Mundo. Ao desqualificar Gal, perdeu o que a musica deu de mais criativo em canto na virada dos 60 para o 70. Perdeu grande parte da beleza da musica brasileira, dessa voz que n�o s� produziu beleza como fez produzir beleza devido a influencia que causou nas gera��es seguintes.
Tudo bem, ele n�o tem Gal mas escuta no escuro Marisa Monte, Zizi Posssi, Vanessa da Mata, Jussara Silveira, Roberta S�...o que convenhamos, d� quase no mesmo.

08:39  
Anonymous said...

A outra diz que Gal tem falta de mod�stia e posturas politicamente equivocadas perante grande parte da vida nacional.
Est� ent�o em bon�ssima companhia!
Elis Regina era realmente um po�o de humildade n� gente? lembram? Dizia a plenos pulm�es e em qualquer canto que era a maior cantora do Brasil e se referia, por ex., a nara le�o como a "muda" da Bossa. Certa vez no canec�o convocou um terreiro pra fazer um banho de descarrego no camarim que tinha sido ocupado por Bethania anteriormente. Mas nao fez tal lavagem na surdina n�o. Convocou a imprensa para registrar tudo! Humilde a mo�a n�o? Cantou nas olimpiadas do exercito em plena ditadura medici lembram?
E Bethania � Humilde? Para grande parte da impresa e f�s, parece ser , mas trabalhar com a abelha rainha n�o � facil. Todos sabem. perguntem a qualquer musico braisleiro! bethania nao se dirige a nenhum deles , apenas � jaime al�m que leva cada bronca em cena aberta de vexar jo�ozinho. E quando Gal mais precisou da for�a dos amigos na epoca do massacre da imprensa ao antologico show O sorriso do gato de Alice, bethania botou lenha na fogueira criticando o show em cadeia nacional no fantastico.
O apoio de gal � ACM n�o foi um gesto feliz. Embora tenha sido de uma amiga. E o que dizer do apoio incondicional de chico buarque � Lula? Chico � inteligente o suficiente para nos poupar de ouvir " que acredita que o lula n�o fez nada e nao sabia de nada!"
Macal� chamou gal de burrinha pelo apoio ao ACM. E o apoio publico de Macal� ao Jose Dirceu e cia � o que?
Wagner Tiso diz que nao est� nem ai pra etica e ent�o est� tudo bem ...tudo bom....
Francamente vcs...

08:59  
Anonymous said...

N�o acho que Beth�nia tenha colocado lenha na fogueira, lembro que ela respondeu � pergunta de Gl�ria Maria se no seu show tenha peito de fora, ao que ela riu e respondeu que n�o etc. Gal j� estava com quase cinquenta anos na �poca, havia aparecido linda no desfile da Mangueira com um busti� tropicalista, tudo em cima! Entrou na onda do Gerald Thomas porque quis, achou pertinente e estava preparada para as rea��es, manteve-se segura. Tudo certo!

Fl�vio

10:16  
Anonymous said...

Isso � verdade! a imprensa criticou Gal pelo apoio ao ACM, mas n�o tem coragem de criticar Chico pelo apoio ao Fidel castro. Tudo bem, Cuba tem educa��o e medicina de se tirar o chapeu, mas n�o d� para apoiar um governo anti-democratico, onde nao existe estado de direito e onde se persegue, cala e se prende homosexuais e disidentes pol�ticos. Alguem que escreveu B�rbara e o que ser�? deveria rever seus conceitos.

10:32  
Anonymous said...

Isso � verdade! a imprensa criticou Gal pelo apoio ao ACM, mas n�o tem coragem de criticar Chico pelo apoio ao Fidel castro. Tudo bem, Cuba tem educa��o e medicina de se tirar o chapeu, mas n�o d� para apoiar um governo anti-democratico, onde nao existe estado de direito e onde se persegue, cala e se prende homosexuais e disidentes pol�ticos. Alguem que escreveu B�rbara e o que ser�? deveria rever seus conceitos.

10:32  
Anonymous said...

Tenho 8.000 CDs e me orgulho de ter todos os da Gal...

11:25  
Anonymous said...

�, infelizmente Mauro este seu espa�o para coment�rios, acaba virando quase uma "comunidade orkutiana" quando se critica algu�m, mesmo com respeito, como eu fiz com rela��o a Gal. E nem cr�tica foi. Apenas um coment�rio sobre a foto da capa do disco a ser lan�ado nos Estados Unidos.
N�o chamem � cena Elis Regina. Essa tinha todos os direitos e mais alguns de ser antip�tica, de mandar defumar camarim, de enfrentar os " quatro supra-sumos baianos" elevados � categoria de "g�nios". Mas teve atitude: quando Ten�rio Junior desapareceu na Argentina, ela foi a �nica a pedir que a ditadura brasileira se entendesse com a ditadura militar argentina e desse not�cias de Ten�rio. Ela e Simone ( sim, essa que a intelectualidade brasileira insiste em lembrar apenas como brega) foram as �nicas a declarar que a entidade recolhedora de direitos de autor era desonesta pelo m�nguo pagamento que faziam � Grande Sueli Costa j� que , apenas com as m�sicas cantadas pelas duas, Sueli deveria receber cinco vezes mais. Elis foi obrigada a cantar o Hino Brasileiro, foi proibida de utilizar uma camiseta com a bandeira do Brasil no seu show- n�o deturpem as coisas, n�o contem mentiras. Nara Le�o era a menina querida dos "bossa-novistas" por abrir as portas da sua casa onde as inspira��es eram regadas a bom whisky. Como cantora, melhor seria ficar calada.

J� disse que n�o gosto de Gal mas, por favor, defesas acaloradas da pr�pria, por favor, nas comunidades do Orkut. E aprendam a respeitar a opini�o alheia. Defendam Gal pelos m�ritos que ela tem, n�o acusando, principalmente pessoas que, infelizmente, n�o est�o entre n�s e cuja verdade dos fatos come�a a ficar distorcida como tudo o que rodeia os Mitos.
Comprem os discos da Gal, v�o aos shows, aplaudam at� n�o poderem mais. Respeitem quem acha Gal uma chata, um "Lexotan" sem receita m�dica.

Eulalia

11:50  
zeca said...

Diante de tanta sandice, vou recorrer aos manos do Oriente e ficar calado. "O sil�ncio � poder concentrado".

12:43  
Anonymous said...

O que voc� diz a� � verdade anonimo das 08:59.
Queria somente lembrar, no que se refere � hist�ria da Elis em rela��o a Maria Bethania,� que tamb�m ningu�m lembra de dizer o porqu� da birra da Elis(que eu amo) com a Beth�( que eu amo) creio que o motivo est� na entrevista de Beth�nia, regada a whisk, dada ao pasquim em 1969.Na qual a nossa "abelha rainha" deixou escapar opini�es realmente infelizes sobre a Elis.
Quem quiser saber basta passar pelo site da Bethania e ler.Quanto ao resto que o anonimo escreveu ele est� cert�ssimo.

13:11  
Anonymous said...

O Brasil deve se orgulhar do time de cantoras que tem, a� inclu�da, com louvor, Nara Le�o, que fez, sem d�vida, um trabalho importante para a m�sica brasileira. Uma das poucas coisas que salva neste para�so tropical � a sua m�sica. De resto, nosso processo civilizat�rio vai mal, muito mal. Quanto � democracia, algu�m pode me dizer onde h� democracia. Nos EUA? Algu�m pode, por exemplo, fundar um Partido Comunista nos EUA? De que liberdade estamos falando?

Fl�vio

14:43  
Anonymous said...

O Brasil deve se orgulhar do time de cantoras que tem, a� inclu�da, com louvor, Nara Le�o, que fez, sem d�vida, um trabalho importante para a m�sica brasileira. Uma das poucas coisas que salva neste para�so tropical � a sua m�sica. De resto, nosso processo civilizat�rio vai mal, muito mal. Quanto � democracia, algu�m pode me dizer onde h� democracia. Nos EUA? Algu�m pode, por exemplo, fundar um Partido Comunista nos EUA? De que liberdade estamos falando?

Fl�vio

14:43  
Anonymous said...

essa de elis ser proibida de usar uma camiseta com a bandeira do brasil � boa! mas conte a verdade dona eul�lia. era uma camiseta promocional para a grava��o do grandes nomes na rede globo. e quem mandou fazer a camiseta foi a rede globo! sim, a venus platinada que gravava um especial com elis mas que proibia a veicula��o da figura de chico buarque de hollanda e retirava de seus telejornais a pedido da ditadura inform��es sobre a bomba do rio centro.
a verdade � que todo mundo tem telhado de vidro. e como bem lembrou o anonimo ai de cima, chico que era um le�o contra a ditadura daqui, apoiava outra l� no caribe!

15:24  
Anonymous said...

Gal t� a maior gata na foto. Tomara que seja esta a da capa.
Marcelo Barbosa - Bras�lia (DF)

17:14  
Anonymous said...

U�, pq as opini�es de eth�nia sobre a elis foram infelizes??? S� pq ela disse que Elis n�o a emocionava????? Sory, mas nem Elis Regina � ponto pac�fico. E se querem saber, acho-a em termos de t�cnica e repert�rio, divina, mas n�o me emociona nem um pouco. A voz limpa da Gal me cala muito mais fundo que o choror� da Elis em "Atr�s da porta", para citar um s� exemplo.

17:49  
Anonymous said...

EGO, EGO , EGO!!!!!!!!!!!!!!

Viva Gal e sua arte �NICA.

Alexsandro Gomes de Lima

20:50  
Anonymous said...

Eul�lia, n�o consegui alcan�ar: Gal, com a sua trajet�ria, como voc� mesma reconhece, inquestion�vel, tem que ser modesta, fazer de conta que n�o sabe que tem uma das mais belas vozes do mundo, e Elis (outra das maiores), podia tudo, at� ser grosseira com uma colega? N�o � a primeira vez que vejo aqui uma idiotice escrita por voc�!

21:17  
Anonymous said...

E desde quando ter mais de 2000 Cds denota que algu�m entende alguma coisa de m�sica ou de quem canta bem ou n�o?? Denota, no m�ximo, que a pessoa tem dinheiro para comprar cds.....

22:46  
Anonymous said...

Eu amo Gal mas essa capa � muito feia . A capa do CD MTV da Fernanda Abreu � linda ( bem bolada , moderna ) e o da Marisa Monte valeu pela criatividade .

05:13  
Anonymous said...

Flavio, querido: acho que vc deve se informar melhor! Nos EUA n�o s� se pode fundar um partido comunista como existe um. O tempo de joseph macarth j� passou , embora outros queiram sempre tomar o seu lugar. O PC dos EUA � pequeno, sem grande representatividade ou visibilidade, mas est� l�, � registrado, atuante, existe. Agora me diga: Para que serve um PC hoje em dia? Se informe meu caro. Sim, nada � perfeito nem a democracia americana , mas l� se pode fazer um filme como Farenheit 7/11 que desnuda de maneira exemplar a verdaderia face do governo bush, coisa imposs�vel em cuba.

11:21  
Anonymous said...

Sorry...se ela n�o te emociona.Mas n�o d� nem pr� discutir. Elis era um m�sico e quanto ao que voc� diz de atr�s da porta, realmente, voc� pode achar o que quiser,mas se voc� tivesse um pouco de conhecimento musical(n�o de cantoras, de m�sica)voc� poderia chegar a perceber e ouvir algo que est� presente na obra da Elis, e que n�o existe na obra da Beth�nia. S�o duas coisas completamente diferentes.Quanto a dizer : "ela n�o me emociona" talvez fosse pouco,mas ela disse mais que isso, que n�o adiantava a Elis fazer aula de canto, como tamb�m �ao adiantava ela estar bem vestida...parece pouco, pode ser, mas � muita pretens�o e falta de sensibilidade. Pra dizer isso voc� deve ser alimentado no m�nimo por algum tipo de sentimento negativo em rela��o a outra pessoa.Adoro Beth�nia, mas digamos, a mod�stia nunca foi o seu forte.
Caetano pelo menos deu um jeito de se reconcialiar dizendo:"Gal e Beth�nia s�o verdadeiras baianas, mas a �nica que alcan�ou o patamar de verdadeiro artista foi a Elis".
Concordo com ele. Adora Gal.Adoro Beth�nia.

13:06  
p�ssima farias said...

Gente, quanto bl� bl� bl�! Embora eu ache um saco o CD com as m�sicas do Tom, Gal � maravilhosa, quem n�o sabe?

13:29  
Anonymous said...

Que coisa ridicula essa discuss�o!
Gal � maravilhosa e tomara que fa�a um sucesso estrondoso nos Estados Unidos. Em todo o mundo para a felicidade dos que a amam.
Todos malham a Gal, mas a Elis foi cupincha da ditadura. Uma mancha na carreira dela. Os Estados Unidos s�o uma democracia. A permanencia do Bush � tempor�ria.
Quem vem falar de Cuba, do Fidel Castro que � um ditador dos piores. Um cara que p�e homossexuais no pared�o e mata n�o pode ser considerado boa gente.
Pior que apoiar ACM � apoiar Fidel Castro e Lula com sua corja de ladr�es. Dizer que ele n�o sabia de nada. Se n�o sabia de nada � um incompetente e n�o pode governar o nosso Pa�s.
Esse � o Pa�s das desigualdades e das injusti�as.

18:36  
Anonymous said...

Gente, agora eu tenho 2001 CDs. Ganhei o �ltimo da Ceumar (Com o Dante Ozzetti), mas n�o se preocupem, vou voltar a ter 2000 por motivos de for�a maior.

Mas voltando ao assunto...

A Gal n�o entra aqui em casa. A Beth�nia, a M�nica Salmaso, a Luciana Souza, a Aracy D'almeida, a Dona Ivone Lara, e a Leny Andrade n�o deixam. N�o perguntei �s cantoras de jazz, mas acho que elas tamb�m n�o iriam deixar.

Algu�m a� em cima falou que eu escuto Marisa, Roberta S�, Jussara e Vanessa, n�? Cara, eu tenho ouvido e n�o orelha.
E ainda bem que voc� n�o citou a Z�lia.

abra�os,

Presidente

18:55  
Anonymous said...

Emo��o n�o te nada ver com a t�cnica. Elis, tecnicamente, era inquestion�vel, e at� Beth�nia sabe disso. Mas, apesar de toda aquela exuber�ncia vocal, n�o era, para Beth�nia, uma cantora que emocionava. N�o acho que essa seja uma declara�o infeliz. Somente uma declara��o que n�o coincie com a da maioria. O que denota que Elis n�o era a unanimidade que todos querem acreditar que ela era. Assim como para Beth�nia, para mim, apesar de achar Elis uma cantora fant�stica, n�o me emociuona tanto qiuanto a voz da Gal, que para muitos � uma cantora de interpreta��o fria... quem est� com a raz�o? Todos e ningu�m. Pura quest�o de gosto.

A tempo: apesar de concordar com Beth�nia, prefiro muitas vezes Elis a ela.

18:59  
Anonymous said...

Essa Eul�lia � desse planeta? Quanta bobagem num �nico post...

19:16  
Anonymous said...

Adoro Elis, acho que ela merece todo o reconhecimento que tem,mas acho um saco esses f�s que n�o admitem opini�es discordantes, que j� classificam como sem "conhecimento musical" qualquer ser vivente que n�o a considere a melhor, a que tinha mais t�cnica, a que podia tudo, etc., etc. Ningu�m questiona o talento e a import�ncia de Elis na MPB, mas n�o creio que seja necessariamente "ignorante musical" quem prefira, p. ex., o timbre de Gal (na minha modesta opini�o mais bonito), o de Zizi, ou as interpreta��es arrebatadoras de Beth�nia. S�o as maiores
cantoras do mundo (claro que os detentores de profundo conhecimento musical v�o preferir as divas americanas!), cada uma com um estilo �nico.

19:45  
zeca said...

Bem, por qu� n�o expor umas verdades?!
Beth�nia � irresist�vel no palco, Gal tem o canto mais sonoro da MPB, Marisa Monte faz um som de primeira qualidade, Elba consegue ser t�o rascante quanto a regi�o de onde veio, Elis tinha uma extens�o vocal apenas compar�vel �s grandes cantoras americanas, Marina Lima n�o tem muita voz mas tem estilo e repert�rio, �ngela Maria foi das maiores vozes deste pa�s, Rita Ribeiro � surpreendente em cena, Zizi tem uma eleg�ncia �mpar. Est� tudo certo, entretanto se for pra fazer campeonato como sugerem alguns missivistas acima, diria que todas estas s�o suplantadas unicamente por Joelma, a grande dama da banda Calypso. Joelma congrega em si mesma todas as qualidades que percebo nas cantoras que citei. Maravilhosa! Canta, dan�a, sapateia e tem um entrosamento r�tmico com Chimbinha que desde os tempos de Elis e C�sar Camargo, n�o se via. Imbat�veis. Inclusive a banda canta uma das letras mais inspiradas de todo o cancioneiro popular: "cavalo manco agora eu vou te ensinar, isso e muito mais voc� s� vai encontrar no par�..." compreenderam? Metaf�rico, sofisticado, quase herm�tico demais, mas os bons sabem a que veio.
Joelma, vc � TUDO, honey. Gal, vc tamb�m tem seu valor. Obrigado.

20:45  
Anonymous said...

Por�m, nesta discuss�o acabou-se tocando em algums pontos interessantes.No fundo, n�o � mesmo somente bl� bl�.S�o opini�es e, pessoas que sentiram a necessidade de entrar em contacto, enfim de comunicar.T� gostando...

03:38  
Billy said...

Esses papos de f� s�o um p� na sacola, n�o s�o? essa � melhor que aquela, aquela falou mal dessa, �ta ladainha babaca. Se ao menos ganhassem um troco pra levantar essas bandeirolas...fato � que Gal Costa � uma das grandes cantoras em circula��o no planeta. O resto � picuinha de gente mi�da.

06:32  
nena said...

zeca, meus cumprimentos. apesar de curto, belo painel das grandes cantoras do pa�s. o entrosamento com o chimbinha (ser� assim mesmo que se escreve???) me fez rolar de rir. intrometida que sou, acrescento que s� se compara a grande dama joelma, a ninfeta wanessa camargo. ali�s vc n�o acha que joelma � wanessa amanh�? quanto a gal, vc tamb�m foi preciso: tem l� o seu valor. e futuro.

10:17  
Ant�nio Favre said...

Ainda bem que de vez em quando aparece por aqui uns e outros que se limitam a fazer coment�rios pessoais,bem humorados, deixando ao autor da p�gina as cr�ticas concernentes �s not�cias. Esse neg�cio de an�nimos desolados ficarem se digladiando por conta de suas "divas" � de lascar. Se meter a analisar a trajet�ria de uma Gal, ent�o, � de morrer de rir. Nada contra a manifesta��o de seus gostos pessoais por�m com a humildade que deveria ser pertinente aos amadores. Especialmente os med�ocres.

12:56  
Anonymous said...

Zeca, posso ser sincero? Acho que o repert�rio do Calypso s� na voz de Joelma mesmo. Gostei mais da sua interpreta��o da m�sica do Rei.

17:50  
Anonymous said...

Como esse presidente � chique, n�o? At� o nome de Aracy ele mudou (at� ontem eu sabia que era DE ALMEIDA).Imagino a figura: rodeada de discos de jazz e �peras, fin�ssima, vinhos finos, caviar, champanhe. � bicha chata!

18:02  
Anonymous said...

Zeca, voc� esqueceu de citar que a Joelma tem o repert�rio, o figurino e as capas de cd's bregas tirados da "Madrinha" Alcione.

19:22  
Anonymous said...

Deixei clarissimo o fato que � a minha opini�o. . Eu disse algo um pouco diferente, embora voc� tente deformar o que eu disse, vou tentar ser mais claro. A Elis � a �nica que tinha algo musicalmente falando que todas as outras n�o tem.N�o estou falando de emo��o, papo alias que Bethania adora, tudo pra ela � emo��o,mas a emo��o n�o � algo que se pode comandar, agora com emo��o, agora sem emo��o, se existe a estrutura t�cnica,musical,e qualidade de performance, ent�o a tal emo��o � provavel que apare�a. Pela �ltima vez, quanto a opini�o da Beth�nia, claro que � a opini�o dela.Acho infeliz mas disse antes essa � a minha opini�o e n�o a tua. Entendi a tua.Simplesmente n�o concordo.Eu quando falo da Elis, n�o falo pra desmerecer outras, todos, ou quase todos,conhecem o dueto Gal e Elis, e � algo absolutamente extraordin�rio.Mais uma vez vou concordar com voc�, alguns se emocionam com a Gal outros com nenhuma, outros com a Beth�nia. Correto!

06:29  
Anonymous said...

A verdade � uma s�: todos vcs parecem viver num mundo ainda pr�-moderno e romantico. O modernismo mudou tudo: Porque a t�cnica � superior � emo��o? Porque a emo��o � superior a Tecnica? Porque agudos s�o mais valorizados que os graves? e quem disse que tudo tem ser belo e musical?
Baudelaire nos mostrou que al�m da beleza existe o sublime que � um tipo de extase provocado pelo que se convencionou chamar de ruim, feiura, exquisito e etc...
Billie Holiday n�o tinha t�cnica avantajada, sua voz n�o era bela. Extens�o? quase nenhuma. Emo��o? muitissimo bem dosada, embora h� os que, erronamente, digam que ela era um po�o de sentimentos. Mas porque ser� que at� hoje ela � considerada a maior cantora de todos os tempos?

09:31  
zeca said...

Meu an�nimo preferido, eu, humildemente, citando Joelma, a diva loira da MPB, e nosso colega vem de Baudelaire? Chique no �ltimo, n�o? ainda bem que na sequ�ncia fui presenteado com um "exquisito" (vide acima)e assim me senti menos Chimbinha.
Outrossim, te prometo que n�o incursionarei mais pelo repert�rio deste Beatles marajoara.
"...a cabe�a cheia de problemas; n�o me importo, eu gosto mesmo assim."

09:58  
Anonymous said...

Gal est� linda na foto, e talvez a voz esteja melhor que no Gal canta Jobim, onde a voz est� em alguns momentos est� estranha, com um grave que irrita.

10:29  
Anonymous said...

a vida � estranha e a perfei��o nao existe. melhor a verdade do estranhamento sincero do que o retoque em estudio que tudo conserta. errei sim, manchei o meu nome com esquisito com X ,mas baby, aqui n�o d� pra apagar ou consertar. Blog � que nem a vida: n�o tem ensaio.

13:00  
Anonymous said...

Na boa?

A MPB fritou, e o �leo velho agora � cancer�geno.

Alguma coisa entornou no caldo da MPB dos anos 80 pra c�.
A �ltima esperan�a era Marina Lima, mas at� ela sucumbiu ao grande caldeir�o da mediocridade q assola o mercado standard da m�sica brasileira.

Joguem tudo velho fora !!
Mudem os paradigmas!

Elejam os novos bons, sim eles existem, e est�o a� na internet, nos Orkuts da vida, n�o, eles n�o est�o aqui neste blog, mas j� s�o vis�veis a olho n�, e j� pagam suas contas com a venda dos seus CDs independentes.

Chega desta cantilena velha e desafinada. As obras primas do passado est�o eternizadas e j� tem seu lugar no Olimpo (pra q ficar comentando ainda ?). Mas o q j� nasceu ruim, q o inferno leve e o diabo q o carregue!

Mandem todos os ETs q aqui se instalaram (Ivete, Calypso, Sandy, Kelly Key, etc, etc etc) de volta para os seus planetas de origem!

Gal j� era! N�o muda o disco h� muito tempo!
Rita Ribeiro � terrivel!
As m�sicas s�o horr�veis!
Marisa Monte est� afundada no po�o da sua pr�pria vaidade! Mas apenas repete os mesmos acordes tropicalistas, oh God! Q coisa antiga!

Joguem tudo velho fora !!
Mudem os paradigmas!

15:23  
Anonymous said...

gente isso aqui t� fant�stico. Fico feliz em ser um dos primeiros a botar nessa discuss�o a impressionante YMA SUMAC !!! Essa sim tinha exten��o vocal, 5 oitavas de voz, n�o � pra qualquer mortal. Nem Gal, nem Elis, nem Billy, nem Sarah, tem 5 oitavas de voz ... e dai ? Cada uma � maravilhosa dentro da sua proposta. Agora j� que � pra falar da Joelma ... n�o � um tal de edificio que pegou fogo a muito tempo atr�s ? rs rs. De fato, dentre todas as nossas maravilhosas, a Joelma � a �nica que pode ser considerada cantora de MPB , sabem o que � isso ? M�sica POPULAR brasileira. As outras, embora eu ame todas, deixaram de ser popular, e est�o elitistas. Somente uma parcela da popula��o, que ainda tem cultura, consome. 90% do Pa�s, s� tem grana pra comprar Calypso e cavaleiros do forr�. Pena.
Mas se for pra botar todas num ringue, minhas apostas ainda ficam com YMA SUMAC ! quem n�o conhece, procure ... vai tomar um susto.

beijos do Edu ( abc - SP )

18:42  
Anonymous said...

Yma Sumac � maravilhosa e engra�ada.
E o que tem a ver tantas oitavas assim? Pra ser uma grande cantora n�o precisa ter tantas oitavas assim. Ent�o vamos falar da Diva Maria Callas! Essa sim vale contar oitavas.
Gal Costa � a cantora moderna que este pa�s tem e que fez escola aqui. Vamos dar gra�as a Deus por termos uma cantora como ela.
Quanta discuss�o inutil!

19:01  
Anonymous said...

Ah, esse povo super-ultra-vanguarda que conhece tudo e n�o gosta de nada... Poderia pelo menos ser menos azedo!

20:35  
Anonymous said...

Yma Sumac � uma boutage peruana. Mocreia spinola, tete mort�cia da selva tropical. maravilhosa! Amo ela. D� agudos de quebrar copos. Ser�o de cabe�a ou de peito. N�o sei, n�o me interessa. Se n�o me interessou a surra de toada molhada que uma grande cantora deu em seu empres�rio, nem a microfonada que levou seu produtor 20 anos depois, vou me interessar em contar oitavas?
me poupem vcs, bibas da consola��o! vou at� ali na virgin mega store para o lan�amento do cd de gal e j� volto.
Vcs tem � inveja da doce baiana.

00:21  
Anonymous said...

Gente,

Isso aqui est� muito engra�ado...

Quanto humor e quanta falta de humor. Tudo junto.

Mauro, vc est� de parab�ns, o blog � um sucesso total.

Presidente D'Almeida.

06:48  
Anonymous said...

O P de Popular da MPB n�o tem nenhuma rela��o com popularidade, ser popular u elitista, esse popular � o contr�rio de erudito. Logo, toda e qualquer m�sica feita no Brasil, que n�o seja erudita, � M�sica Popular Brasileira.

Quanto ao amigo das 15:23, a �nica coisa que d� vontade de jogar fora � seu post.

07:33  
Anonymous said...

A verdade � uma s�: Gal � Gal. Internacional! voces entendem? internacional! 1�mundo honeys! J� n�o me basta a outra que desencavou cabocla jurema teu penacho � verde! argh! e essas outras com essa matuzalem da america latina? Yma Sumac?! O que � isso. Uma palha�ada? s� pode n�o?. Vcs v�o ver, esperem. Quando Gal chegar em new york Barbra, Withney, Shakira, todas v�o estar esperando La costa no aeroporto com imensos buques de rosas. Filhos, e vcs? vcs est�o todos no bueiro!, tudo no bueiro! todos no vale do anhangaba�, achando que marques de sapucai � que �...francamente....

08:57  
Anonymous said...

Quanta falta de humor, gente. N�o conseguiram entender meus coment�rios em rela��o a Yma Sumac ? Vou ter que desenhar pra voc�s ? No mesmo post das 18:42 eu mesmo disse sobre Yma Sumac E DAI ? QUE ELA TEM 5 OITAVAS DE VOZ ? O que importa e a grandeza de cada cantora. N�o existe essa coisa de uma � melhor que a outra, porcausa disso, por causa daquilo, o que importa � que Gal � maravilhosa, Beth�nia e maravilhosa, ELba, Simone, ELis, e tantas outras cantoras divinas e Brasileiras. QUanto ao P de Popular, caro amigo, foi apenas um trocadilho, me referindo as vendas e a popularidade. Pena ter de explicar tudo ao p� da letra. E tem gente que ainda quer se meter a entender de m�sica ! rsrs.
Vamos melhorar esse humor, gente. Tudo tem o seu lado divertido. Menos gente burra ! ou n�o ... rs.

Edu ( abc - SP )

11:11  
Anonymous said...

"Quando Gal chegar em new york Barbra, Withney, Shakira, todas v�o estar esperando La costa no aeroporto com imensos buques de rosas."

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Mona vc cheirou Fanta foi?
Ki viagem, e tem mais, mesmo q Whitney sequer se importasse com quem eh Gal, ela est� impossibilitada no momento, a droga q ela t� injetando tah deixando ela mutcho dodja, ela ja nao sabe mais nem quem eh Madonna, q dir� quem eh Gal.

An�nimo das 11:11, eu quero mais eh q a Yma SUMAc, aproveita e vai com ela tb.

An�nimo das 07:33, aproveita e pega uma carona com a Yma e com o anonimo das 11:11.

Besos calientes.

15:39  
Anonymous said...

Gente, o que � isso?
Isso aqui t� parecendo um Blog dos Las Bibas from Viscaya!
Um cafu�u do bem, um cd importado! Eu acho � que todos est�o no bueiro mesmo! inclusive essa doida que acha que barbra vai esperar Gal no aeroporto!
Gente, o que � isso. mais respeito. Gal � uma cantora extraordin�ria e merece ser conhecida e reverenciada em todos os cantos do planeta.
Vcs reclamam e reclamam, mas � impressionante: nao tem pra ninguem, nem bethania, nem marisa, � s� o mauro postar algo de Gal que o numero de coment�rios bate recorde!
Falem bem ou falem mal, mas falem!
Estou esperando ansioso esse cd americano.

16:39  
Anonymous said...

KKKKKKKKKKKK

CHEIROU FANTA � �����TIMA!!!

Mas que Gal, de todas, � a �nica internacional (descontado a paix�o dos portugueses pela cafon�lia de Joanna e Faf�, l�gico), isso � mesmo. Se bem que teve um viajand�o em outro lugar a� que desencavou at� os shows da Alcione nos EUA, que devem ter sido pras col�nias de brasileiros saudosos de Miami. Esse, com certeza, cheirou Fanta tb. Enfim...

T� chegando o lan�amento... os que tem 2000 CDS e sentem orgulho de n�o ter nenhum da Gal podem parar de ler esse post. Pros que s�o macacas de audit�rio dela, reservem os reais!!! Pq esse vai ser salgadinho!!

19:29  
Anonymous said...

Anonimo das 15:39 , vc provou que n�o sabe interpretar um texto mesmo ! ha ha ha Criticou o an�nimo das 11:11 e disse a mesma coisa ! Presta aten��o, cara ! Se � pra criticar os outros, seja mais inteligente ou pelo menos original ! FANTA NELE GENTE !
he he he he.

23:40  
zeca said...

Sra GAL COSTA, mire-se no exemplo de seus f�s: eles ainda trabalham pela senhora, ainda t�m verve, ainda t�m ALMA!!!

09:19  
Anonymous said...

ai zeca, vc escutou HOJE? acho que n�o n�...
Vc acha que para ter alma tem que ter emo��es derramadas, �bvias e tate�veis?
Se recicle cara!
Vc deve ser daqueles que se Gal fizesse CANTAR hoje receberia essas mesmas criticas ai de cima que vc postou.
FANTA nele gente!
e de Uva, que � bemmmmm ruim.
e se encher o saco vai de grapete mesmo.
Bueiro pra vc!

09:40  
Anonymous said...

Acho que est�o confundindo exterior com EUA. Gal � magn�fica, mas n�o � a �nica cantora brasileira conhecida no exterior. Beth�nia tem p�blico na Fran�a e em Portugal.
E na praia da �pera (que n�o � a minha) Eliane Coelho e Maura Moreira s�o/foram do elenco est�vel das �peras de Viena e Col�nia, respectivamente.

10:17  
zeca said...

Rapaz, escutei o Hoje, o Ontem, o Anteontem, tenho tudo da mo�a, por isso mesmo � que sugeri uma inje��o de vodka ou saqu� bem gelados. Percebi, contudo, que teu neg�cio � fanta. Nada contra. Refastele-se!

15:31  
Anonymous said...

An�nimo das 10:17, existe uma grande diferen�a entre fazer "sucesso" nos EUA e na Europa. A Europa �, naturalmente, muita aberta � quase toda manifesta��o musical do mundo, n�o s� a brasileira. O que explica, por exemplo, o sucesso de uma Ces�ria �vora na Fran�a, assim como o de tantos brasileiros. Os EUA s�o muito diferentes. L� s�o poucos os que conseguiram se destacar e fazer, � duras penas, uma reputa��o. Dentre as cantoras brasileiras vivas, somente Gal Costa e aquelas que se exilaram culturalmente por l� e fazem jazz, como Flora Purim, Astrud Gilberto, Luciana Souza. O que torna o prest�gio de Gal ainda maior, levando em considera��o que ela para ser destaque l�, n�o precisa fazer nada muito diferente do que faz aqui. Coisa que a Beth�nia, por exemplo, por melhor que possa ser para seus f�s (e � mesmo), n�o pode sequer sonhar. Isso pq a Gal �, realmente, uma cantora espetacular e ponto final. Agora, se n�o faz dramalh�o mexicano para cantar � uma quest�o de gosto. Alguns preferem essa forma, outros preferem o tal dramalh�o, fazer o que?

18:56  
Anonymous said...

E o mais legal de tudo � poder ouvir tanto o Dramalh�o da Betha, que vamos falar a verdade, � muito legal, ou a serenidade da atual Gal, que � legal tamb�m. Ali�s quando as duas fizeram um show juntas no Credicar Hall, eu estive l�, e afirmo para quem disse tanta asneira ai por cima, AS DUAS S�O �TIMAS AO VIVO, AS DUAS EMOCIONAM, AS DUAS S�O FODA, E S�O BRASILEIRAS E TENHO ORGULHO DE AMBAS. O resto � FANTA MA�A sem gelo ! E quem n�o gostar, que escute a Wanessa Camargo !

beijos do Edu ( abc )

22:58  

Postar um coment�rio

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006