web page hit counter
Segunda-feira, Agosto 14, 2006

Bethânia canta Noel e outras raridades

Fechando a coleção de reedições da discografia de Maria Bethânia, que soma 34 títulos, a Sony & BMG está pondo nas lojas sete CDs. Mas a gravadora não se deu ao trabalho de remasterizar os álbuns. Maria (1988) ainda ganhou, pelo menos, encarte fiel ao do LP original. Mas, entre os sete títulos, há uma verdadeira jóia: Maria Bethânia Canta Noel Rosa e Outras Raridades (capa à direita). Trata-se de uma compilação, em formato digipack, com os fonogramas de dois compactos gravados pela cantora em 1965. Maria Bethânia Canta Noel Rosa - em que a intérprete entoa seis músicas do Poeta da Vila na companhia do violão de Carlos Castilho - era inédito em CD. O outro compacto, Eu Vivo num Tempo de Guerra / Viramundo, também era raridade já não encontrada nem em sebos.

Produzida pelo pesquisador Rodrigo Faour, com tiragem inicial de três mil cópias, a coletânea inclui ainda as seis músicas do disco de Noel nas belas versões orquestrais arranjadas pelo maestro José Briamonte para álbum de 1980. E traz as capas e contracapas dos compactos originais, recuperando o texto escrito para a contracapa do compacto de Noel por ninguém menos do que Vinicius de Moraes. Um luxo que redime a Sony & BMG de não ter feito uma nova remasterização para Maria, que, felizmente, já tinha um som satisfatório em sua primeira edição em CD.

39 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Mauro, vc poderia dizer os títulos dos sete discos? Na loja, eu só vi esse de raridades, "Dezembros" e "Maria"...
Abraço.

12:22  
Anonymous said...

Mauro,
mudando radicalmente de assunto... Há previsão de lançamento daquele DVD que MIlton e Caetano gravaram no ano passado??

12:23  
Anonymous said...

mauro, vc tá me pirando, baby. tô maluca por este compacto mas não achei em sao paulo. achei a remasterização da cena muda bem legal. aliás, que cd, hein?! francamente, gostei de tudo. os encartes estão ótimos e os comentários do mocinho lá, bem informativos (dentro do possivel, claro).

14:15  
Anonymous said...

Muito bom o que estão fazendo com os discos de Bethânia, principalmente com estes compactos; lamentável é sair em formato digipack.
Esperam que façam isto com outros artistas também.

14:31  
leo said...

onde foi visto este de raridades, em SPaulo? tks.

16:06  
Anonymous said...

Será que um dia a Universal vai fazer o mesmo com a obra de Ney Matogrosso??
Eles estão devendo isso há tempos...

18:02  
Anonymous said...

Concordo. Adoraria ter os primeiros discos do Ney Matogrosso em dvd remasterizados, especialmente o primeiro solo, Homem de Neanderthal, maravilhoso. Os que comprei da Bethânia achei duca.

20:27  
Anonymous said...

Para o anônimo de 12h22min: os outros quatro títulos da BMG/SONY devem ser o disco Maria Bethânia, de 1965, com Carcará; A força que nunca seca; Diamante verdadeiro (ao vivo) e Maricotinha.

10:22  
Anonymous said...

Ei, Mauro...
Dá um toque lá na galera da Universal... Discos remasterizados do Ney Matogrosso já!!!

11:10  
Carlos said...

Pôxa, é verdade: adoraria ter os discos do Ney. Principalmente os da WEA.

15:35  
Anonymous said...

Engrossando o coro: NEY MATOGROSSO JÁ!!!!!!!!

20:16  
Anonymous said...

Gostaria que a Universal fizesse isso com a Alcione.

07:45  
Anonymous said...

Gosto de Alcione e gostaria de ter alguns discos principalmente da época da PHILIPS. Não se encontra, por exemplo, a gravação original de RIO ANTIGO, do disco GOSTOSO VENENO, em nenhuma das coletâneas disponíveis nas lojas.

10:55  
Anonymous said...

Outro dia ouvi a gravação original de "Viramundo" em um documentário antigo sobre a construção de Brasília. Esqueci o filme e fiquei prestando atenção na Bethânia. Que beleza! Só conhecia a versão da Elis e aquela ao vivo no "Imitação da Vida". O arranjo também é genial. Essa fase do Gilberto Gil é empolgante, antes do Tropicalismo.

13:04  
Anonymous said...

Anonimo das 10:55, a versão original de RIO ANTIGO saiu em duas coletâneas, Não deixe o samba morrer, de 1995 ( Globo ), Séries Personalidade e Minha História, ambas da Universal.

15:11  
Anonymous said...

Obrigado anônimo das 15h55min. Vou procurar. De qualquer forma, Minha História e Personalidade não encontram atualmente nas lojas. Vi que havia a faixa RIO ANTIGO em "Não deixe o samba morrer", mas me pareceu que era a versão do disco "CELEBRAÇÃO", mas primeira versão é imbatível. Repetindo: vou procurar, checar e agradeço a dica mais uma vez!

20:11  
Anonymous said...

Oi, Mauro.

Se você procurar no YOUTUBE.COM por LUZ DA CIDADE! irá encontrar um vídeo de Bethânia cantando uma música que acredito tenha esse título, numa participação no programa CHICO & CAETANO. Não me lembro de ter ouvido Betha cantando esta música antes e também não me recorda desta gravação em nenhum de seus discos! Você sabe alguma coisa sobre esta música? Fazia parte do roteiro de algum show? Quem é ou são os compositores? Procurei na internet, mas não achei a letra. Se puder, dar alguma resposto, agradeço! Abraço. Flávio

20:17  
Anonymous said...

Ah, me esqueci: para quem interessar há no YOUTUBE o vídeo do delicioso encontro de Bethânia e Rita Lee cantando juntas Baila Comigo e a até a recente participação de Bethânia na FLIP. Procurem por BETHÂNIA! Precisar ser Banda Larga para rodar os vídeos. Na discada, eu tentei, mas não rola. Abraços, Flávio.

20:21  
Anonymous said...

onde encontar estes discos?
aqui em belo horizonte nada.
esta tiragem minima vai ser distribuida so no rio e em sao paulo?
estou louco pra compar e so achei os tres primeiros da bethania na odeon.
alo sony/bmg alo universal, olhem os mercados de outras cidades, nao existe so rio e sao paulo no brasil.

03:24  
Anonymous said...

Na coletania "não deixe o samba morrer"da som livre,não tem Rio Antigo!

04:50  
Anonymous said...

Mas, e o primeiro disco do Ney matogrosso! Isso sim que é mistério na discografia nacional! Como é possível que uma obra como essa, ainda não tenha sido lançada em CD? Que descuido ou desleixo poderia fazer que isso aconteça?
Charles Gavin que trabalhou com o acervo da warner e consequentemente com o da continental, não fez sair. Olha, ia vendar tanto quanto o primeiro do secos e molhados.
Mauro, você não poderia indagar sobre? Saber se existe o projeto ou não de lançá-lo?Ou pelo menos sugerir.(Desculpe Mauro...)
Ah, E o Ney "Sujeito estranho" da wea? lançaram seu tipo e não o Sujeito que tem um repertorio maravilhoso,balada da arrasada!!!!!!!Enfim...
Beijossssssss

04:59  
lia said...

Flávio essa música (do Jaime Alem) fez parte do repertório do show "20 Anos" e nunca foi gravada em CD.
a luz da cidade cintila...
o palco é a rua deserta...
abraço. lia

09:17  
Anonymous said...

Queria que a Bethânia voltasse a incluir canções de Sueli Costa em seus shows. E "Amor, Amor" ficaria bem no disco sobre água salgada.

13:24  
Anonymous said...

Obrigado, Lia. Boa lembrança de AMOR, AMOR último anônimo! Abraços, Flávio.

16:46  
luis said...

A canção LUZ DA CIDADE fechava o
show 20 ANOS e foi composta (segundo o programa do show)por
Jorge Portugal e Roberto Mendes,especialmente para este espetáculo,dirigido por BIBI e que
trazia o último cenário do grande
Flávio Império. A BAND tem a gravação desse show.A abertura era
maravilhosa! outra linda canção que
ela nunca gravou é ALDEBARã (acho).
Ela abria o show 25 ANOS,dirigido
por Zé Possi Neto. Mas não sei nada
mais sobre ela.

20:21  
amaro said...

Também acho a versão original de Rio Antigo imbatível. Na coletânea "Personalidade" tem estas versões originais,(Rio Antigo, Não deixe o Samba Morrer, Correntes de Barbante, Quadro de Ismael, Amantes da Noite...) mas não se encontra em CD. Aliás todas as coletâneas da Alcione, com excessão de Entre amigos, são batidas (Acho que como a voz da cantora mudou e muito, eles não gostam de contrastar). O ideal seria a Universal relançar os primeiros e fantásticos discos da cantora,(Gostoso Veneno, Pranto de um Poeta..) e de prefência a Globo lançar em DVD, o programa Alerta Geral. A Marrom merece e vende pra cacete.

23:04  
Anonymous said...

Essa música "Luz da cidade" vi a Bethãnia cantar na participação dela do Chico e Caetano.Nossa, é maravilhosa! A partipação da Bethãnia foi demais. Uma das minhas músicas preferidas com a Bethãnia. Infelismente, não tem gravação em disco. Na época fiz uma fita k7 e ouvi feito louco. Hoje, não sei mais da fita, mas lembro bem da música...A luz da cidade cintila...o palco é a rua deserta aberta...a mesma voz a brilhar...e o som sentimento profundo...mais fundo que as dores caladas...olhei-me nos olhos do mundo...sonhei acordada, o tempo que me atravessa...

03:13  
Anonymous said...

Flávio,
Não consigo achar esse youtube.Fui parar nun site americano.E' esse? E lá de Bethãnia, não tem nada? Quem puder por favor me dar alguma informação sobre o sito.
Obrigado
Beto

03:22  
Anonymous said...

A música Rio Antigo ( do Gostoso Veneno ) está na coletânea Não deixe o samba morrer, sim, é a penúltima faixa.
É um pouco dificil encontrar, mas em SP tem, inclusive Personalidade e Minha História.

07:25  
Anonymous said...

Já enviei dez mil e-mails para a Universal relançar os primeiros discos da Alcione, mas infelizmente nem resposta eu tive.
A Universal é pouco criteriosa na hora de montar uma coletânea, o maior exemplo disso é o Novo Milenium, principalmente o da Marrom - não gosto quando misturam as músicas antigas com as mais recentes, justamente pelo contraste da voz.
As versões de Celebração, tirando Nem Morta, que ficou sem graça, são muito boas, mas para ouvi-las no Celebração; e coletâneas devem sair os fonogramas originais.
Muitas músicas maravilhosas nunca sairam em coletânea nenhuma, como Pintura sem arte ( original ), Retratação, Marcas no Leito, Faca de ponta, Deus lhe ajude e a mim não desampare, Quero sim, Tambor de criola e muito mais.
Só mais uma observação:
O nome correto do disco de 1976, é Morte de um poeta, e não pranto.

07:34  
zeca said...

Anônimo das 3.30, gostei muito desta música em sua voz. Parabéns!

15:19  
Anonymous said...

Oi, Anônimo de 3:22. O endereço www.youtube.com. No alto, à esquerda, vc encontra o SEARCH. Escreva no retângulo em branco LUZ DA CIDADE!. Para outros vídeos com ela, busque por BETHÂNIA. Não sei por qual razão, mas quando se busca BETHÂNIA não aparece o vídeo LUZ DA CIDADE! Não sei bem o que é o YOUTUBE, mas tem até uma revista de informática nas bancas cuja matéria é sobre este site e as oportunidades geradas por ele. Encontrei porque um amigo me enviou por e-mail o link para o vídeo de BAILA COMIGO.
Boa Sorte!

Flávio

16:55  
Anonymous said...

E o disco de Bethânia é sobre água salgada? Achei que o tema fosse água de uma maneira geral.

20:09  
Anonymous said...

MARIA BETHANIA É CINTILANTE E SUA TRAJETÓRIA É UM EXEMPLO DE QUALIDADE E BOM SENSO NA MPB. SALVOS UM OU OUTRO DESLIZE, A BAIANA TEM CUMPRIDO COM RIGOR SUA ARTE E, MELHOR, PERMANECE ATIVA, VIÇOSA, NO MAIOR FRESCOR. VIVA BETHANIA!!!

09:56  
lygia said...

impressionante. a coerência da maria bethania a acompanha desde sempre. desde os primórdios conseguiu ter as rédeas da carreira nas mãos. invejável. admirável.

16:49  
Anonymous said...

Nessa época a Bethânia cantava com uma maçã na boca mas já tinha o maior estilo. E porte. Coisas que andam em desuso nos dias de hoje.

18:09  
Péssima Faria said...

Esta é outra que lapidou até o impossível sua voz. Dona de um timbre poderoso e original, coloriu com matizes os mais variados o que poderia ser apenas turvo. Apossou-se inteiramente de sua arte e desenvolveu tudo o que havia de talento dentro de si. Por isso Bethânia não cansa: ela é múltipla. Tem a gravidade de uma Selma Reis e a leveza moleca de uma Rita Lee. Pode ser barroca como uma Virgínia Rodrigues e irreverente como Carmem Miranda. Tudo isso sem deixar de ser por um único momento Maria Bethânia. Essa a diferença entre os grandes artistas e os meramente talentosos.

19:38  
Anonymous said...

Zeca, você é terrível!

00:13  
zeca said...

Sou não, anônimo. É que determinadas coisas realmente me falam à alma. Sou muito sensível, compreende?

09:26  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006