Maria Rita expõe mágoa ao agradecer fãs
No encarte de seu DVD Segundo ao Vivo, nas lojas desde ontem, Maria Rita expõe nos agradecimentos a mágoa com o fato de seu CD Segundo ter sido recebido com frieza pela crítica, quase unânime em afirmar que o primeiro era melhor.
Eis o desabafo de Rita na forma de um recado aos fãs:
"Agradecimentos: aos fãs, que passaram por tudo o que eu passei e não desacreditaram um instante sequer (e ainda me deram flores!). Foi fundamental a força de vocês nesse período desafiador e escuro. Saí mais forte por causa dessa força. Afinal, ninguém mente aqui, não é mesmo? E foram vocês que me mandaram essa resposta, em alto e bom tom. Obrigada, esse DVD é para vocês".
Enfim, viva a liberdade de expressão! E fãs existem mesmo é para dar força. O talento de Maria Rita é grande e inegável. Não há dúvidas de que ela veio para ficar. E que vai sobreviver às críticas... e ao marketing equivocado de sua gravadora Warner Music.
Eis o desabafo de Rita na forma de um recado aos fãs:
"Agradecimentos: aos fãs, que passaram por tudo o que eu passei e não desacreditaram um instante sequer (e ainda me deram flores!). Foi fundamental a força de vocês nesse período desafiador e escuro. Saí mais forte por causa dessa força. Afinal, ninguém mente aqui, não é mesmo? E foram vocês que me mandaram essa resposta, em alto e bom tom. Obrigada, esse DVD é para vocês".
Enfim, viva a liberdade de expressão! E fãs existem mesmo é para dar força. O talento de Maria Rita é grande e inegável. Não há dúvidas de que ela veio para ficar. E que vai sobreviver às críticas... e ao marketing equivocado de sua gravadora Warner Music.
35 COMENTÁRIOS:
Falem o que quiserem , mas Maria Rita veio pra ficar. Uma presença de palco maravilhosa, cada vez mais afinada e com garra pra fazer uma carreira linda.
Só espero q ela não fique presa a turminhas, tipo, Rappa e Los Hermanos.
Seria bárbaro q ela pudesse gravar Tom, Edu Lobo, mais Milton, mais Chico e outros grandes nomes do samba.
Viva Maria Rita!
PS> To até vendo...daqui a pouco vem os chatos de plantão falando da Elis...
Muito legal esse recado aos fãs. Curto muito o trabalho da Maria Rita. Acho que ela é muito injustiçada pela crítica. Muitos pensam que ela quer 'tomar' o lugar da mãe, coisa que não é verdade, mas quem fez essa imagem foi a própria crítica. Acredito que haja um pouco der inveja, afinal, ela canta, interpreta bem. Talento ela tem de sobra e isso ela já provou. Ser filha de Elis Regina só soma pontos ao seu favor.
Vamos lá.....
Podem começar a falar mal dela....que ela tenta imitar a mãe, que é um golpe de marketing, enfim, todos esse blá blá blá que a gente já tá cansado de ouvir por aqui.
Não dá pra entender essa necessidade da Maria Rita de se martirizar o tempo todo. Sempre que ela aparece na mídia é pra fazer o tipo coitadinha, que é perseguida pela crítica e pela imprensa. É sempre pra dizer que é autêntica, que é verdadeira, que não imita a mãe etc etc etc. Por que ela não pode reconhecer que o segundo disco dela é bem inferior ao primeiro? No dia em que ela optar ser uma artista de fato, ela vai ter futuro, mas enquanto ela continuar sendo um fantoche da Warner, os fracassos vão só crescer na carreira dela. Nesse segundo disco Maria Rita se tornou uma cantora pop adolescente. Agora ela só canta as piores músicas do Rappa e do Jorge Drexler, além das baladinhas românticas do Los Hermanos. E só aparece em revistas adolescentes e faz shows em festivais de música da pior qualidade. É lamentável ver como alguns artistas (se é que podemos chamar a Maria Rita de artista) se submetem, se vendem, se exploram. Hoje em dia um artista pode optar pelo caminho independente, em gravadoras como Biscoito Fino, Rob Digital e outras. A Maria Rita poderia ter usado a seu favor o fato de ser filha da Elis e ter trilhado um belíssimo caminho independente. Mas ela preferiu o caminho da indústria, preferiu se vender. Lamentável.
Boa notícia: crises de consciência costumam dar resultados positivos (qdo há boa vontade e honestidade). MR canta direito mas precisa voltar à estaca zero para construir um caminho próprio e pessoal.
gente, mais incensada do que maria rita foi pela mídia, só marisa monte. nada a reclamar, querida. ponha a mão na cabecinha e verá que os que a criticam por copiar os mínimos trejeitos de mame pimenta não estão na fila do pinel. e, pior, têm uma memória...
Maria Rita não pode negar o que lhe foi geneticamente passado pela mãe-artista estupenda que teve. Mas as pessoas também têm que parar de ficar procurando nela a intenção de imitar Elis, a qual não me parece existir. Erros e acertos acontecem na carreira de todo grande artista e, embora ache mesmo que SEGUNDO é inferior ao primeiro trabalho de MR, ainda é um bom álbum, muito melhor que a batelada de bobagem que lançam no mercado. E seja por uma major ou independente, não tenho dúvida que ela fará uma bela história em nossa MPB. É esperar para ver.
Mas o segundo realmente é pior que o primeiro, ela não pode ter mágoa com o fato da crítica atestar isso. O repertório é irregular, os arranjos são pretensiosos e em muitos casos chatos. Acho que o terceiro será ótimo, agora que (ao que parece) ela está com os pés mais no chão. MR tem muita estrada para percorrer e ninguém tem dúvida que será um bonito caminho.
Com vc bem disse Mauro , Maria Rita veio pra ficar . Seu segundo CD é ótimo e depois de anos ( é sempre assim ) terá os méritos que merece . Realmente essa gravadora Warner Music tem uma equivocada formula de fazer markenting !
Acho inclusive que ela poderia ter dado um hiato maior entre um CD e outro . Foram menos de 2 anos , né ? Outra coisa ... o timbre de voz entre Elis e Maria Rita não é o mesmo , ambas tem um repertório maravilhoso e grande presença de palco . Nada a ver essa comparação .
Li no Globo.com que ela se emociona tanto no palco que as chega a desmaiar no fim . E percebemos que se entrega mesmo .
Seu irmão Pedro Camargo Mariano fez duras criticas a ela recentemente ( Ela não merece ... ) Bem ...pra não dizer que SÓ falei de flores : Não curto as caras e bocas dela no palco .
Mas Marisa Monte tem Gal como referência , Claudinha Leite tem Ivete e Vanessa da Mata tem a Bethânia ... não vejo problema em Maria Rita ter SUA MÃE , que é maravilhosa , como ícone .
Na realidade, ela tem a postura parecida com a da mãe, mas não vejo problema, tanta gente por aí também imita alguém. A questão é que a mídia não a deixa ter personalidade própria, uma vez que está sempre citando "a filha de Elis".
Quanto a opção de ser popular, ela está certíssima, pra que se tornar uma cantora metida a besta, que somente meia duzia conhece ? De que adianta gravar discos e não ter suas músicas cantadas pelo povo ? Ainda bem que ela não foi para a Biscoito Fino, porque lá ela seria mais uma desconhecida e chata.
CLAUDINHA LEITE ???????? O COVER DA IVETE SANGALO. POR FAVOR, ESTAMOS FALANDO DE CANTORA E NÃO DESTAS OPORTUNISTAS DE AXÉ.
Que mania besta é esta de falar que os artistas se vendem. Eles também precisam de dinheiro para sobreviver.
É melhor se vender assim, do que ficar cantando aquelas mesmas músicas de sempre como As rosas não falam, Wave, A rosa, e tantas outras, que não impulsionariam venda de discos.
Logo vão querer que ela faça votos de pobreza e se torne franciscana.
Maria Rita deveria parar de tentar imitar a mãe, coisa que ela faz mas nega, e procurar o caminho dela no mundo da música. Por enquanto não produziu nada relevante. De saísse da cena musical seria um alívio para todos nós.
Eduardo
Manuka disse
Maria Rita, tô com você e não abro. Não esquenete com os ante-fãs alienados e nem com a crpptova ralé. Eles não entendem de música e só falam baboseiras. O DVD tá lindo. E o vestidinho em você está mil. Esse negócio de vc parecer ou querer imitar sua grandiosa mãe é também imbecilidfade.Essa gente não estudou biologia e não sabe o que é genética. Vá em frente, o farol está aceso e aberto pra você. E nesse blog, além do nosso colunista, há bons formadores de opinião que sempre foram elegantes com você. Beijos!! Vou ver você em breve arrasar no Festival de Inverno de Garanhuns(PE)
P.S - Pelo amor de Deus comparar a moça com Ivete e outras cantoras que em nada lembram a Maria Rita, só estando dopado ou desocupado.
Eu estudei sim, biologia, sei o que é genética e digo que maria rita imita deslavadamente a mãe, não só na maneira de cantar, como também em cena, o que é ainda pior. O timbre parecido, ok, gens dominantes existem mas o mise-en-scène é copiadíssimo. Essa moça precisa desenvolver um estilo próprio se não quiser agradar apenas os órfãos de elis ou os novatos bem intencionados, porém ignorantes no assunto.
poiadíssimo, bruno. Nada a acrescentar.
poiadíssimo, bruno. Nada a acrescentar.
Pessoal,
só para esclarecer. Em Portugal, os CDs da Maria Rita são vendidos com um baita adesivo colado na capa, onde vem escrito: "Maria Rita é filha da grande cantora brasileira Elis Regina". Pior do que imitar a mãe, é usar o nome dela como estratégia de marketing, não é?
Alguns vão dizer: ah, mas isso não foi ela quem fez, foi a gravadora. Ok, concordo que foi a gravadora. Mas tudo com a permissão dela. Só se vende quem se deixa vender.
Lucas disse
O Bruno deve ser mesmo um intelectual fora do comum, sabe de tudo. E fala difícil. Tem como desmontar até Frank Sinatra. É por isso que o Brasil não vai pra frente. Então deixa o bloco dele passar porque eu quero é entrar na folia com Maria Rita. Tenho tesão quando ela pisa no palco. Voz, repertório, sensualidade, responsa estão nela. Nada de órfã. Quem não quiser ouvi-la é só partir para o Calypso. Fique com Joelma que não imita a mãe.
O Bruno eu não sei mas euzinha A-D-O-R-E-I sua idéia. Partirei para o Calypso, onde Joelma não imita a mãe (ou será que foi a própria que ensinou a loira a vergar aquela juba daquele jeito???)
Acho muito feio esse negócio de clonar os outros. Até a dolly já veio a falacer...
O que me consola é que jornalistas de peso (M. Ferreira/O Dia (sem bajulação), A.C.Miguel e J.Pimentel/O Globo, T.de Sousa/JB)e outros, mesmo nos papeis de críticos, reconhecem o grande talento da MR. Os que desmerecem, estão no seu direito de não gostar. Agora, não podemos confundir não gostar com não prestar. Lembro que MR recebeu do jornal o Globo - Segundo Caderno/ Música o prêmio FAZ DIFERENÇA de 2003, alíás, no 1º ano em que ele foi distribuído (os outros premiados foram A.Calcanhoto pelo disco Partimpim/2004 e o Rappa, também pelo envolvimento com projetos sociais/2005. Além dos prêmios Multishow, TIM, Grammys e outros. Será que todos que a escolheram estiveram errados ?
Concluindo, acredito que está na hora de MR ser tratada como a cantora Maria Rita, e não como Maria Rita, filha de Elis Regina, a maior cantora do Brasil que morreu aos 36 anos de overdose. Aliás, um detalhe da vida dela que ninguém sabe! É um porre para qualquer um que admira a arte de ER. Imagina para a filha dela. AArrrr.......
P.S. os fãs mereceram, sim, esta homenagem. Compram cd/dvd dela, vão aos shows, são solidários, torcem por ela e não ficam cobrando posturas. Eu, particularmente, quero que ela, como outros grandes talentos da MPB, escreva a trilha sonora da minha vida!
Complementando o comentário: acho que A MR não desabafou devido as críticas, e sim pelo bombardeio que recebeu pela distribuição dos IPODS. Duvido que os críticos citados falariam bem do produto em troca do aparelho. Mas, não se enganem. Em breve, esta ferramenta fará parte das campanhas de lançamentos musicais dos artistas. É para lá que estamos caminhando.
P.S. para quem gosta da MR, o DVD é muito bom. Tem dois shows, clipe e entrevista.
Ela veio pra ficar SIM !
Beijinhos Ella Duarte
Na realidade a grande maioria dos criticos, não só em relação a ela, não fazem uma real analise do artista e sim, mostra sua opinião pessoal - vejam só este blog, por exemplo.
ah não...cansei dessa discussão...preguiça dessa moça...ela ainda precisa crescer e DEPOIS aparecer.
Ai essa discussão rídicula, parece q ainda vai durar bastante!!!! Só uma coisa com a qual não me conformo: Essa idéia de q o artista tem de se superar sempre, de q um cd deve obrigatoriamente ser melhor do q o outro... Segundo é inferior, sim, e qual o problema se também é uma bela obra? Eu particularmente amei algumas músicas de segundo do q algumas outras do primeiro. Não sei também o por que dessa gente q não curti MR, ficar acompanhando as "imitações" q ela faz de sua mãe, sua pose de cotadinha e etc. Ela é excelente, o dvd está lindo e viva MR!!!!
Gostei do DVD - acho que 'Ela' está cantando muito. Maria Rita me passa uma sincera impressão de honestidade para com o seu trabalho ( assim como Marisa Monte - outra cantora fantástica!).
Gosto de cantoras que se mostram coerentes com a sua arte, independente de qual seja o seu repertório, PRA MIM , o que vale é a verdade e coerência que o artista nos passa ( seja ele tendo mídia ou não - até pq isso é outra outra questão ), pois é essa 'verdade' que fascina e faz de uma cantora arrebanhar um público, fãs e admiradores. Neste quesito MARIA RITA (assim como MARISA MONTE) tem sim o seu mérito! Além de talento, que seria pura ignorância negar tal qualidade da moça.
Como o pessoal da seleção canarinho, Maria Rita não está preparada para críticas. Perder faz parte do jogo, ou não? Elis foi uma grande cantora, mas tb foi imbatível na chatice de se achar a maior, mas não fazer tanto sucesso quanto outras cantoras, menos talentosas do que a própria, sob o seu suspeito ponto de vista, claro. Parece que Maria Rita tb herdou essa característica e não vê que seus discos são simplesmente maçantes, apesar de uma ou outra interessante. Tenho saudades do talento e da simplicidade de Clara Nunes.
Anônimo das 10:23, falou tudo !
Encontramos simplicidade também em Bethânia e Alcione.
concordo com ambos e olha que a mocinha mal chegou, hein? estive ontem na fnac e estavam passando o dvd. não consigo assistir aquilo. nos mínimos movimentos de boca, de ombros, mesmo de entonação e respiração, ela copia a mãe. uma coisa é sofrer influência (e quantas elis influenciou...), outra é imitar desta forma o gestual da matriz. pimentinha??? maria rita seria uma deliciosa pimenta de cheiro se procurasse elaborar, ela mesma, seu cardápio. ingredientes não lhe faltam.
Pedro luis, nada a acrescentar. Concordo inteiramente com seu comentário. Comprei o primeiro CD na maior expectativa mas logo vi que se tratava de um revival totalmente dispensável. Assisti o primeiro show e saí desolado. Em Maria Rita nada é genuíno (ou parece ser). Se ela é verdadeiramente tão parecida com a mãe, desde a voz até o gestual, sinceramente, deveria tentar outra carreira onde pudesse imprimir sua própria grife. Já imaginaram uma Bethaniazinha imitando o jogo de cena da original??? Patético e lamentável.
Também acho que a MR tem os trejeitos da mãe, que esta histórinha de que ela não queria ser comparada a mãe é uma encenação(afinal de contas os outros filhos da Elis sobrevivem sem este título), que ela perde tempo se fazendo de coitadinha. Mas vamos admitir, MR tem talento. Canta bem e transmite emoção em suas canções. E como eu gosto de música e não estou nem um pouco interessada se os críticos não gostaram do cd dela. Pq gosto, cada um tem o seu. Gostei do cd. Assim como gosto de algumas musicas gravadas pela Elis, mesmo ela tendo uma vida desregrada e morrido de ouverdose. Afinal a vida pessoal delas, não me interessa!
Parece-me estranho que o traço mais
marcante de um artista seja remeter
sua arte à arte de outro artista.
Claro que para isto ,uma cantora que tente lembrar Elis ,tem de ser
muito boa.Agora,MR usa o humor,divide as canções,escolhe o repertório,estuda o gestual,enfim tudo igual a mãe(que ela teima em dizer não imitar).Este é mais um
produto da indústria fonográfica e
de poderosa estratégia de marketing. Não convence.Ainda bem
que Bethânia não tem filha!!!
Olha os fãs da Bethânia aí, gente!
Luis, parece tão claro, não?! Ontem a Band apresentou o DVD, assisti o que aguentei mas chega uma hora que fica irritante demais perceber a pimentisse. Como vc lembrou, até no humor ou no senso de humor(?) em algumas canções, a coisa rola. Tudo fake por demais...
Luis, parece tão claro, não?! Ontem a Band apresentou o DVD, assisti o que aguentei mas chega uma hora que fica irritante demais perceber a pimentisse. Como vc lembrou, até no humor ou no senso de humor(?) em algumas canções, a coisa rola. Tudo fake por demais...
Postar um comentário
<< Home