Gladys transita pelo jazz com suavidade
Resenha de CD
Título: Before me
Artista: Gladys Knight
Gravadora: Verve / Universal
Cotação: * * * *
Dona de uma das vozes mais bonitas da fase áurea da gravadora Motown, Gladys Knight ainda tem a chama na garganta - como pôde ser comprovado na sua divina gravação do gospel Heaven Help Us All para recente disco de duetos de Ray Charles. O CD Before me - que tem lançamento programado para outubro nos Estados Unidos e na Europa, mas já está saindo no Brasil - marca a estréia da cantora na gravadora Verve com superprodução orquestral dividida por Tommy LiPuma e Phil Ramone.
Escorada em luxuosa big-band, Gladys passeia pelo repertório de colegas como Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan - intérpretes que vieram antes dela (daí o título do disco) e que sempre foram referências para a cantora de sucessos como Neither One of us e For Once in my Life, gravados com o conjunto vocal The Pips. E o fato que é Gladys consegue fazer a travessia do soul e do rhythm and blues para o jazz neste que é seu melhor disco em muitos anos. Claro que não se trata de jazz na rigorosa (e paradoxalmente já vaga...) concepção do termo, mas de uma ambiência jazzística que se cria a partir dos arranjos (não exatamente originais) e da suavidade das interpretações.
Intérprete de grande energia, Gladys dosa a intensidade de seu canto para se aventurar, com leveza e suingue, em temas como Someone to Watch over me e The Man I Love (cujo registro de Gladys chega a alcançar um tom etéreo no fim). E o fato é que o vozeirão da artista desliza macio por temas como But Not for me (uma das faixas mais jazzísticas) e I'll Be Seing You - em que pese toda a imponência orquestral que já se esboça na música que abre o disco, Do Nothing Till You Hear from me (do repertório sublime de Duke Ellington) e que garante a pulsação de faixas como Stormy Weather.
É fato também que, em Good Morning Heartache, Gladys Knight não atinge nem de longe a densidade emocional que Billie Holiday imprimiu ao tema. Mas são detalhes pequenos de um disco que honra a voz da artista. Gladys Knight é cantora das grandes e estava devendo um disco à altura de seu talento - como este Before me.
Título: Before me
Artista: Gladys Knight
Gravadora: Verve / Universal
Cotação: * * * *
Dona de uma das vozes mais bonitas da fase áurea da gravadora Motown, Gladys Knight ainda tem a chama na garganta - como pôde ser comprovado na sua divina gravação do gospel Heaven Help Us All para recente disco de duetos de Ray Charles. O CD Before me - que tem lançamento programado para outubro nos Estados Unidos e na Europa, mas já está saindo no Brasil - marca a estréia da cantora na gravadora Verve com superprodução orquestral dividida por Tommy LiPuma e Phil Ramone.
Escorada em luxuosa big-band, Gladys passeia pelo repertório de colegas como Billie Holliday, Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan - intérpretes que vieram antes dela (daí o título do disco) e que sempre foram referências para a cantora de sucessos como Neither One of us e For Once in my Life, gravados com o conjunto vocal The Pips. E o fato que é Gladys consegue fazer a travessia do soul e do rhythm and blues para o jazz neste que é seu melhor disco em muitos anos. Claro que não se trata de jazz na rigorosa (e paradoxalmente já vaga...) concepção do termo, mas de uma ambiência jazzística que se cria a partir dos arranjos (não exatamente originais) e da suavidade das interpretações.
Intérprete de grande energia, Gladys dosa a intensidade de seu canto para se aventurar, com leveza e suingue, em temas como Someone to Watch over me e The Man I Love (cujo registro de Gladys chega a alcançar um tom etéreo no fim). E o fato é que o vozeirão da artista desliza macio por temas como But Not for me (uma das faixas mais jazzísticas) e I'll Be Seing You - em que pese toda a imponência orquestral que já se esboça na música que abre o disco, Do Nothing Till You Hear from me (do repertório sublime de Duke Ellington) e que garante a pulsação de faixas como Stormy Weather.
É fato também que, em Good Morning Heartache, Gladys Knight não atinge nem de longe a densidade emocional que Billie Holiday imprimiu ao tema. Mas são detalhes pequenos de um disco que honra a voz da artista. Gladys Knight é cantora das grandes e estava devendo um disco à altura de seu talento - como este Before me.
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