João completa 75 anos com DVD à vista
Com aura mitológica que ficou maior do que sua obra revolucionária, João Gilberto faz 75 anos neste sábado, 10 de junho. Recluso, mas na ativa. Sua agenda prevê a gravação em novembro, em show no Japão, de seu primeiro DVD. É um aniversário digno de comemoração! Há quem o considere chato. Há quem o endeuse além da conta. Mas o fato é que João foi, é e sempre será um dos gênios da música brasileira. Seus três primeiros álbuns - infelizmente fora de catálogo por conta de uma pendenga judicial do cantor com a gravadora EMI - são obras emblemáticas que carregam uma modernidade que foi capaz de mudar o curso da música do Brasil e - mais - de influenciar a música dos Estados Unidos. Em outras palavras, a música do mundo. Mérito evidentemente dividido por João com Tom Jobim, autor das canções formatadas com a célebre batida diferente de João. Aquela bossa era e continua nova. E ninguém conseguiu cloná-la a contento, 48 anos depois daquele seminal 1958. Tudo já foi dito sobre João Gilberto. Mas muito é pouco no dia de hoje. Parabéns, João!
14 COMENTÁRIOS:
ele pode ter sido genial, hoje é um clone de si mesmo.
É um gênio. E gênio pode tudo, até se clonar! Parabéns ao mestre!
joao gilberto é o genio da raça. é o maior artista brasileiro de todos os tempos. só chegam perto dele guimaraes rosa, villa lobos, tom jobim e helio oiticica. Joao mudou o curso da musica mundial. e é o grande nome musical do pos guerra.
ele nunca será endeusado alem da conta. teremos sempre uma divida eterna com ele.
joao gilberto é o genio da raça. é o maior artista brasileiro de todos os tempos. só chegam perto dele guimaraes rosa, villa lobos, tom jobim e helio oiticica. Joao mudou o curso da musica mundial. e é o grande nome musical do pos guerra.
ele nunca será endeusado alem da conta. teremos sempre uma divida eterna com ele.
100% mala o João.
Concordo com o Conrado ele não é mais tudo aquilo que um dia foi . Vive fazendo polêmica nos seus shows para manter sua " aura mitológica ",como disse o Mauro .
Até porque o album " João Voz e Violão " não é nada fora do Comum .
O Gênio da raça é Pixinguinha.
João é o .... segundo lugar.
He he he
ELE EFE
parece que joão é mesmo o gênio da raça. Gostaria que alguem me explicasse porquê. (menos Caetano, claro, deste já conheço todos os - parcos e repetitivos- argumenos).
Emanuel Andrade disse...
Não adianta, João faz parte, é mito, é gênio.. graças à mídia.Mas o aceito como pessoa comum da MPB. Etualmente trabalho em uma universidade em sua terra natal Juazeiro(BA). Passo em frente a casa onde o papa da Bossa nasceu e cresceu, antes de se mandar pra o (então) sul maravilha.. Inclusive tem uma placa em sua homengem. No local funciona um órgão público. Já tive a oportunidade de entrevistar seu Edésio Santos, falecido há cinco anos. Foi o homem que ensinou João a tocar Violão. Negro, morreu com mpísera aposentadoria. Ninguém, repórter nenhum, jamais citou seu Edésio na biografia de João.
Por que João não dá mais as caras em Juazeiro?. Dizem que ele aparece raramente e só sai de madrugada. Até quando esses mistérios vão acabar?
Mas tenho saudades mesmo é do piano de Tom Jobim!!!
eu desconfio que j. g. são lendas...a gente até ouve falar mas ver que é bom...nobody!!!
Gente, o João é lindo!
O Senhor João Gilberto, não é pra quem quer, é pra quem sabe!
Parabens, João.
ah, o ultimo ao vivo in Japan, é uma joia, perfeito!
"Até quando esses mistérios vão acabar?" E esse Emanuel Andrade ainda diz que não escreve besteiras...
concordo com o anonimo aí em cima. João Gilberto, Saci Pererê, Iara, Boto, Matita Perereira, o Zé Pretinho da banda, tudo lenda.
Emanuel Andrade disse...
Eu não digo, essa figura me persegue, faz questão de me citar. Sou vacinadíssimo!!. É mesmo desocupada(o). Tudo que é anônimo, não tem valor. Se se vc não entende certas linguagens, fique quitinha. Já não basta um país de tantos analfabetos e ainda vc, sempre a fazer nada.Por favor, não preciso de sua leitura. Eu leio esta coluna porque entendo a competência do blog e estou por dentro de tudo que rola nela. Já disse opino com nome porque tenho caráter e jamais medo de dizer a público o que penso. Só não leio as opiniões furadas, vazias, chulas, imbecis e sem informação. Aliás, vc é sempre desinfoirmadop. Aí sim, tenho preconceitos em relação a pessoas que pensam que sabe. É o seu caso!!!" Babynha
Postar um comentário
<< Home