web page hit counter
Domingo, Junho 18, 2006

Bethânia 60 anos - A grandeza do canto

O canto de Maria Bethânia já nasceu nacionalmente grandioso, em 13 de fevereiro de 1965, data em que a artista substituiu Nara Leão no espetáculo Opinião. Mas nem seu fã mais ardoroso talvez intuisse que o canto da intérprete ficaria ainda maior com o passar do tempo. A grandeza da arte de Maria Bethânia se tornou mais visível com a maturidade. Seja pela lapidação de sua voz, um diamante em estado bruto no início da carreira. Seja pela depuração da estética de seu trabalho, mais intenso na medida em que fica mais interiorizado - como em discos como Ciclo (1983), A Beira e o Mar (1984) e Brasileirinho (2003), trabalho sublime de consistência quase antropológica e etnográfica.

Intérprete vocacionada para os palcos, Bethânia sempre refletiu a alma do Brasil em seu canto teatral. A dramaticidade das canções mais sentimentais lhe garantiu público fiel em todas as classes sociais. Olhos nos Olhos, música de 1976, é marco inicial de uma popularidade conquistada sem apelações ou descidas em níveis artísticos mais baixos. Mas o canto de Bethânia é também o retrato do Brasil pela carga sagrada que transparece sobretudo quando a artista exerce sua religiosidade em cena, cantando músicas que louvam santos da Igreja Católica e do seu Candomblé, em sincretismo que traduz a alma religiosa brasileira.

Outra religião de Bethânia é a poesia. Registrou trabalhos antológicos, ao vivo, quando aliou seu canto aos versos de poetas como Fernando Pessoa. Além de navegar nas águas de seus poetas preferidos, ela deixou que mestres como Chico Buarque e o mano Caetano Veloso - compositores onipresentes em seu repertório - guiassem seu barco. Sua discografia - vale sempre enfatizar - é das mais dignas da música brasileira, somente rivalizando em coerência e em consistência com a obra de umas poucas colegas. Nana Caymmi, freqüentemente apontada por Bethânia como a maior cantora do Brasil, é uma delas. Mas Maria Bethânia sempre foi singular em sua integridade artística. Inclusive pelo poderoso magnetismo que a faz dona de uma inigualável presença cênica. Daí as justas homenagens pelos 60 anos completados neste festivo domingo.

27 COMENTÁRIOS:

luis said...

Qual artista(ela está além de uma
cantora)consegue transformar suas
apresentações em algo sagrado. É
impressionante a aura de encantamen
to nos seus espetáculos ,mesmo antes dela entrar no palco(e sua
entrada é sempre comovente).ADOREI
o relançamento dos cds.25ANOS,MARIA
(incrivelmente belos),Talismâ,Ciclo
Olho D Água,Pássaro da Manhã /Proi-bido são ex. de rara beleza e esme-
ro na mpb. São simples e ao mesmo
tempo sofisticadíssimos. Bethânia
é o máximo! Tudo e todos nas artes
que são importantes pra mim chega-
ram-me através da arte de Bethânia.
Desde Dalva de Oliveira,Billie até
Ana Carolina; desde Clarice até F.
Pessoa,Lya Luft ,o teatro,tudo enfim me chegou por ela.E a voz que está cada vez melhor.Bethania
me remete à M.Callas,Modigliane,a
mitologia grega(ela parece um ser
mitológico em cena ) e como não
bastasse ,a sua arte vem sempre me
mostrar a dignidade,beleza em sermos o que somos inteiramente,re-
movendo todas as pechas preconceituosas jogadas sobre nós.
É um luxo ser tocado por você e seu
canto poderoso.Obrigado Bethânia .
Mauro,te acompanho faz tempo.Você
tem credibilidade.Valeu!!!

21:33  
Rose said...

concordo com tudo que Luis escreveu. viva Bethânia!!!!!!

08:41  
Anonymous said...

Mauro, por favor, você poderia dar mais alguma informação sobre os relançamentos. Por exemplo, você acha que a gravadora universal teve a preocupação de fazer uma digitalização do material analogico à altura do som original?Ou serà que são as mesmas gravações ja lançadas anteriormente em cd?
Nos discos da Gal Costa eles deram uma caprichada na grafica, mas os cds eram os mesmos ja lançados anteriormente.Não são ruins, mas ainda deixam muito a desejar quanto a qualidade.
O caso da Universal é uma problemão mesmo. Dententora dos maiores discos dos anos 70,somente Caetano teve o seu trabalho tratado como convem e merece.Mesmo que o preço seja salgado e ainda(depois de tres anos) não tenham saido avulsos esses titulos remasterizados.
Veja o Jards Macale, que pela universal tem dois(ou tres?) lps historicos, tambem nunca lançados em cd.
E' verdade,justiça seja feita, a Nara Leão tambem teve a obra relançada, mas tambem somente dentro da (s)caixa(s).
E o que dizer dos segundo e terceiro disco da Alcione?
Espero que eles tenham tido a delicadeza e realizado um trabalho serio. Pois a nossa musica merece, e nos tambem merecemos!
Parabens Maria Bethania!
Ainda espero um disco seu sair como o fazia 10, 15, 20 anos atras. E o que eles me procuram somente pode mesmo ser descrito por um poeta.A Lya Luft sintetizou, creio, o sentimento de muitos, como somente os poetas podem fazer !

10:00  
Anonymous said...

Nosso colunista anda completamente sem coteúdo. A Bethânia merece, é uma estrela. Mas não há outros artistas prá se falar? Isso virou uma coluna "pessoal", enquanto que o compromisso é com o público. Patético Mauro.

14:18  
Anonymous said...

apoiadíssimo, mauro. viva behânia! 60 anos para quem é filha de canô é adolescência. queremos mais sessenta para a maior cantora deste país.

20:46  
Anonymous said...

Gosto da Bethania, mas isso não pode me tornar alienado aos fatos, pois ela é muito relaxada com os seus discos; sempre cantando aquelas mesmas músicas antigas que todo mundo já gravou, um instrumental totalmente pobre para poder destacar sua bela voz - isso sem falar nos discos ao vivo, que são terríveis - Rosa dos Ventos foi a pior coisa que já ouvi até hoje! e para completar a declamação de poemas ! Ela se sai melhor quando vai para um repertório mais brega como Negue e Olhos nos Olhos, com excessão de É o amor, que foi simplesmente apelativo e de lascar! Mas isso tudo não tira o mérito dela de ser uma das maiores cantoras desse país, pois ela é ótima.

07:06  
Anonymous said...

Acima, alguém citou que o segundo e o terceiro disco da Alcione, que são Morte de um poeta e Prá que chorar, foram reeditados em CD. Isto é verdade ?

07:30  
Anonymous said...

parabens mauro adorei toda homenagem a maior cantora desse pais MARIA BETHANIA.

07:41  
Anonymous said...

ELA DEVERIA DESPUTAR UM CONCURSO DE BELEZA JUNTO COM A RUTH ROMSE.

08:20  
Anonymous said...

ELA DEVERIA DESPUTAR UM CONCURSO DE BELEZA JUNTO COM A RUTH ROMSE.

08:20  
Anonymous said...

Não foram lançados em CD, infelizmente, já escrevi para a Universal e me informaram que não previsão para lançarem estes ótimos discos da Marrom, da mesma forma que a Rede Globo não tem a menor previsão de lançar um DVD do programa alerta geral, uma pena para esta que é a mais popular cantora deste país.

08:33  
carla regina said...

Que ótimo chegar de viagem e encontrar esta homenagem a grande Maria Bethânia. Esbanjando vitalidade e produtividade, nossa artista maior ainda nos dará muitos prazeres, estou certa. Um brinde à Bethânia!

09:36  
Claudio said...

Talvez seja difícil para alguns entender que Bethânia está em outro patamar, que já pode se dar ao luxo de fazer o que quer e que hoje seus shows PODEM SIM ser compilações de momentos mais bonitos de shows já realizados, mas que sempre abrem espaço para algo novo, com compositores contemporâneos (Adriana Calcanhotto, Vanessa da Mata, etc).

Fazer 60 anos com a dignidade que Bethânia imprime a seu trabalho é difícil, é uma conquista de poucos.

Parabéns Abelha Rainha.

10:14  
Anonymous said...

Realmente ela é a abelha rainha, cada disco que sai é uma ferroada, um pior que o outro - relaxados e cafonerrimos iguais a ela.

15:59  
Anonymous said...

certíssimo, claudio. Viva o talento e a dignidade.

15:59  
Anonymous said...

Os CD's de Alcione na Universal já foram lançados , sim, na horrenda série Colceionador.

19:46  
Cida said...

Excelente post sobre a deusa da MPB. Obrigada.
Parabéns à Maria Bethânia, que se supera a cada dia que passa.

20:09  
Anonymous said...

Achei engraçadíssima a comparação com a Ruth Romse, só não dá prá saber qual das duas é a mais feia.

06:57  
Anonymous said...

Está no patamar das cantoras relaxadas, que por preguiça só vivem regravando as mesmas coisas cafonas de sempre.

06:59  
Anonymous said...

A Maria Bethânia é indiscutivelmente uma das maiores e melhores cantoras da historia, pena que o fã clube dela seja tão nojento e sem educação; não respeitam as outras cantoras e os fãs delas, e ainda querem respeito.
Que pena! Bethânia merece um fã clube mais doce e bem educado como ela.
Parabéns Bethânia!

07:19  
Claudio said...

Esse cara que escreve essas aberrações contra Maria Bethânia deve ter a coleção do pagode (leia-se os grupinhos coreografados) mais recente, deve consumir Rouge e Broz e se acabar com o último sacode de Ivete Sangalo. Não dá para querer nada melhor dele, muito menos a classe de um comentário, ainda que crítico, com algum fundamento.

08:12  
Anonymous said...

MARIA BETHÂNIA: SENSUALIDADE E BELEZA. VULGARIDADE ZERO. SENSIBILIDADE MIL. VINHO. CHAMPANHE. CAVIAR E FEIJOADA. CAIPIRINHA DE LIMÃO. CERVEJA ESTUPIDAMENTE. ÚNICA. VITORIOSA. MOLECA. UMA SENHORA DO MAIOR RESPEITO.

10:13  
sonia braga said...

Mauro, vc foi 10 abrindo este espaço para a RAINHA mas está na hora de dar uma atualizada, não?! ou não está acontecendo nada no meio?! beijinho

10:07  
luis said...

É curioso como os comentários equi-vocados sobre Bethânia ,de certa
forma,vem confirmar suas caracterís
ticas mais admiráveis.Apontam pra
uma outra direção.Não que só deseja
mos elogios fáceis para ela.Tudo é
constatação.É assim mesmo! Ela tem
um refinamento que as outras (ótimas também) não tem e isso,às
vezes, é confundido com cafonice .
Bethânia está para a música assim
como Fernanda Montenegro para o teatro. Ícones recorrentes de bom gosto,coerência,modernos,conceitu-ais,em movimento,antenadas.Ambas
subvertem ,minimizam e instauram
um novo conceito de beleza.Como diz
Fauzi Arap:"...só os iniciados
conseguem perceber." Pena estes
tempos de cegueira,ouvidos viciados
na facilidade comercial,mídia infantilizante e de arte e emoção industrializadas.

21:02  
Anonymous said...

fechou, luis. nada a declarar.

11:26  
Anonymous said...

Parabéns para a maior intérprete VIVA da MPB.

14:22  
Tônia said...

Me falaram do seu blog, vim e adorei. Me deparar com esta homenagem à Bethânia, então, foi o máximo. Voltarei sempre. Quem tem Bethânia está muito bem servido.

10:14  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006