Vendas de CDs e DVDs caem a cada ano
Instituição que aglutina as principais gravadoras, a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) divulgou esta semana o relatório de vendas referente a 2005. E os resultados, previsivelmente, não são muito animadores, ainda que o mercado fonográfico nacional ocupe atualmente a 10ª posição no ranking mundial. Em 2005, foram arrecadados R$ 615, 2 milhões com a venda de 52,9 milhões de cópias de CDs e DVDs fabricados no Brasil. Parecem números grandiosos, mas, a rigor, houve queda de 20% em unidades e de 12,9% em valores na comparação com 2004.
As causas da queda contínua são a galopante pirataria física (que avança inclusive no comércio ilegal de DVD, formato até então meio imune à ação dos piratas), o crescimento inevitável do comércio online de música (sintomaticamente, todas as majors já entraram em acordo com o site IMusica para disponibilizar seus respectivos catálogos) e, claro, o alto preço dos CDs, pois muitos lançamentos já chegam às prateleiras por cerca de R$ 40. Enfim, o cenário continua turbulento e desanimador: muitos projetos ao vivo, poucos artistas contratados, muitos selos abertos por nomes alijados do mercado, pouca grana e muito chororô. E tudo sinaliza que o futuro da música será mesmo digital...
As causas da queda contínua são a galopante pirataria física (que avança inclusive no comércio ilegal de DVD, formato até então meio imune à ação dos piratas), o crescimento inevitável do comércio online de música (sintomaticamente, todas as majors já entraram em acordo com o site IMusica para disponibilizar seus respectivos catálogos) e, claro, o alto preço dos CDs, pois muitos lançamentos já chegam às prateleiras por cerca de R$ 40. Enfim, o cenário continua turbulento e desanimador: muitos projetos ao vivo, poucos artistas contratados, muitos selos abertos por nomes alijados do mercado, pouca grana e muito chororô. E tudo sinaliza que o futuro da música será mesmo digital...
7 COMENTÁRIOS:
se um cd está de graça na internet, porque eu pagaria por ele na loja?
A pouca vergonha é geral. Não há combate a pirataria. Ela é feita descaradamente. Não há polícia. A bandidagem manda e desmanda. E as gravadoras por seu lado continuam mantendo o preço final do produto fora da realidade. O fluxo musical na internet até dá prá entender. Mas pirataria é falta de vergonha na cara. Não há mercado que resista a isso. Mas num país onde os bandidos invadem quartéis e delegacias, tudo pode acontecer.
Bom dia,
em relação à "Musica Digital"
queria dizer aos leitores de Mauro Ferreira que Dado Villa-lobos Lançou (?) em seu site a versão Estudio de seu primeiro disco Solo, o "Jardim de Cactus"
está em http://www.dadovilla-lobos.com.br/
Obrigado,
Pedro k.
http://rock-n-brasil.com
Enquanto os Mafiosos da indústria não se conscientizarem do absurdo preço de um CD, isso não mudará e cada vez mais fomentará a pirataria.
E quem perde com isso é o mercado que precisa fabricar um ídoloa cada 2 meses para vender Cd e depois desaparecer.
Será que eles não conseguem enxergar que o bom é o que vinga, mesmo para uma platéia reduzida?
É melhor 10 produtos vendendo pouco, mas criando público fiel do que 1 produto bombando no verão, sem perspectiva de sobreviver até o próximo.
São todos muito burros, ou é somente oportunismo mesmo.
Antes do advento do CD, TODO MUNDO pegava o vinil dos amigos emprestados e gravava sua famosa fitinha K7. Nem por isso houve queda de venda de vinil. Porém vinil nunca foi copiado e vendido no camelô... ninguém deixou de comprar CD, afinal os amblantes se proliferam. Acho que a grande pouca vergonha em questão aqui é mesmo a das gravadoras que insistem em colocar o preço de seus produtos na estratosfera. Até mesmo quem não costuma comprar CD virgem, como eu, deixa de comprar os CDs, simplesmente pelo absurdo dos preços.
Cara, trabalho com música independente e faço encomenda em manaus e sei quanto custa pra fabricar um disco! Porra um cd a 30 reais num país onde o salario minimo não é nem 500 reais, é certeza que as vendam vão cair e vai cair mto mais!!! Com internet, pirataria e o cenario independente bombando, o futuro das majors é indefinido!!
Basta dizer do preço absurdo dos cd's da Cantora Marisa Monte ao custo de R$ 39,90 cada. Ou o povo brasileiro come ou "consome" música.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
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