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Sexta-feira, Maio 26, 2006

Vendas de CDs e DVDs caem a cada ano

Instituição que aglutina as principais gravadoras, a Associação Brasileira dos Produtores de Discos (ABPD) divulgou esta semana o relatório de vendas referente a 2005. E os resultados, previsivelmente, não são muito animadores, ainda que o mercado fonográfico nacional ocupe atualmente a 10ª posição no ranking mundial. Em 2005, foram arrecadados R$ 615, 2 milhões com a venda de 52,9 milhões de cópias de CDs e DVDs fabricados no Brasil. Parecem números grandiosos, mas, a rigor, houve queda de 20% em unidades e de 12,9% em valores na comparação com 2004.

As causas da queda contínua são a galopante pirataria física (que avança inclusive no comércio ilegal de DVD, formato até então meio imune à ação dos piratas), o crescimento inevitável do comércio online de música (sintomaticamente, todas as majors já entraram em acordo com o site IMusica para disponibilizar seus respectivos catálogos) e, claro, o alto preço dos CDs, pois muitos lançamentos já chegam às prateleiras por cerca de R$ 40. Enfim, o cenário continua turbulento e desanimador: muitos projetos ao vivo, poucos artistas contratados, muitos selos abertos por nomes alijados do mercado, pouca grana e muito chororô. E tudo sinaliza que o futuro da música será mesmo digital...

7 COMENTÁRIOS:

Sandro said...

se um cd está de graça na internet, porque eu pagaria por ele na loja?

00:01  
Anonymous said...

A pouca vergonha é geral. Não há combate a pirataria. Ela é feita descaradamente. Não há polícia. A bandidagem manda e desmanda. E as gravadoras por seu lado continuam mantendo o preço final do produto fora da realidade. O fluxo musical na internet até dá prá entender. Mas pirataria é falta de vergonha na cara. Não há mercado que resista a isso. Mas num país onde os bandidos invadem quartéis e delegacias, tudo pode acontecer.

02:30  
Pedro k. said...

Bom dia,

em relação à "Musica Digital"

queria dizer aos leitores de Mauro Ferreira que Dado Villa-lobos Lançou (?) em seu site a versão Estudio de seu primeiro disco Solo, o "Jardim de Cactus"

está em http://www.dadovilla-lobos.com.br/

Obrigado,
Pedro k.
http://rock-n-brasil.com

05:42  
Claudio said...

Enquanto os Mafiosos da indústria não se conscientizarem do absurdo preço de um CD, isso não mudará e cada vez mais fomentará a pirataria.
E quem perde com isso é o mercado que precisa fabricar um ídoloa cada 2 meses para vender Cd e depois desaparecer.
Será que eles não conseguem enxergar que o bom é o que vinga, mesmo para uma platéia reduzida?

É melhor 10 produtos vendendo pouco, mas criando público fiel do que 1 produto bombando no verão, sem perspectiva de sobreviver até o próximo.

São todos muito burros, ou é somente oportunismo mesmo.

08:06  
Anonymous said...

Antes do advento do CD, TODO MUNDO pegava o vinil dos amigos emprestados e gravava sua famosa fitinha K7. Nem por isso houve queda de venda de vinil. Porém vinil nunca foi copiado e vendido no camelô... ninguém deixou de comprar CD, afinal os amblantes se proliferam. Acho que a grande pouca vergonha em questão aqui é mesmo a das gravadoras que insistem em colocar o preço de seus produtos na estratosfera. Até mesmo quem não costuma comprar CD virgem, como eu, deixa de comprar os CDs, simplesmente pelo absurdo dos preços.

09:12  
Anonymous said...

Cara, trabalho com música independente e faço encomenda em manaus e sei quanto custa pra fabricar um disco! Porra um cd a 30 reais num país onde o salario minimo não é nem 500 reais, é certeza que as vendam vão cair e vai cair mto mais!!! Com internet, pirataria e o cenario independente bombando, o futuro das majors é indefinido!!

18:49  
Anonymous said...

Basta dizer do preço absurdo dos cd's da Cantora Marisa Monte ao custo de R$ 39,90 cada. Ou o povo brasileiro come ou "consome" música.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

21:21  

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