Vanessa da Mata opõe EMI e Sony BMG
Vanessa da Mata (foto) aparece em dose dupla na lista das músicas mais tocadas nas rádios do Rio de Janeiro. Enquanto Ai, Ai, Ai... permanece firme no segundo lugar, a regravação de Por Enquanto já ocupa a sexta posição e vem subindo na parada. O fato poderia até ser corriqueiro, se a releitura do sucesso do primeiro álbum da Legião Urbana não fizesse parte de recente tributo a Renato Russo editado pelo canal Multishow em parceria com a gravadora EMI. Explica-se: Vanessa pertence ao elenco da Sony & BMG. Se Por Enquanto continuar subindo nas paradas, a tendência é que Ai, Ai, Ai... desça. Só que Ai, Ai, Ai... faz parte do segundo CD da cantora, Essa Boneca Tem Manual, e tem impulsionado as vendas do disco e, conseqüentemente, abastecido os cofres da Sony & BMG. Já a boa execução de Por Enquanto reverte para o produto da EMI, embora também agregue prestígio ao nome de Vanessa. A coincidência já provoca tititi nos bastidores da indústria fonográfica. Afinal, pela ética do mercado, uma gravadora não pode trabalhar nas rádios uma música que envolva artista de companhia concorrente, cedido gentilmente para seu disco com o compromisso já implícito de que sua faixa não será trabalhada. Oficialmente, a EMI nada teria feito para promover Por Enquanto. A música estaria tocando espontaneamente... Mas que a saia já está justíssima entre Sony e EMI, isso já está...
14 COMENTÁRIOS:
Mas a faica "Tempo perdido" está sendo "trabalhada" (leia-se "jabazada") ou está tocando espontâneamente? Há que ver isso! Em 1988 o grande sucesso de Gal Costa foi "Brasil", gentilmente cedida à Som Livre pela BMG, enquanto o CD "Lua de Mel" ficava de escanteio... e não foi "trabalho" nas rádios.
Isto me faz lembrar a epoca de sua crítica a este projeto, em que o seu público escreveu comentários como e´ridiculo a Vanessa da Matta, Chorão Leela e outros estarem num projeto sobre Renato Russo, afinal nem amigos foram, o que vemos e que poucos entendem do que falam, principalmente quando se trata do gosto dos jovens.
Tempo perdido não ,né?
A música em questão é Por enquanto!!!
Como se fosse preciso ser amigo do artista morto para render tributo a ele. Cada absurdo...
É Tempo Perdido ou Por Enquanto????
Isto, "Por enquato". Milhões de sorys!!!!
Achei interessante seu itálico na palavra "trabalhada". Eu já chutaria as bolas. Não da pra ficar falando de tratamento ético entreas gravadoras qaundo se trata do anti-ético jabá.
pessoalmente, á despeito desses primeiros lugares amealhados à fórceps, ainda não consegui engolir essa Vanessa da Mata pop fabricada e pasteurizada, prefiro a brejeira compositora de 10 anos atrás.é mais um caso de "MArisa aos Montes".
Emanuel Andrade disse
Apesar de tanta oba oba dsse comentários em torno de nada, vale lembrar que como já disse Gil, o artista passa por fases de chatisse e muitas vezes a música se faz enfadonha. Por isso detesto homenagem que sempre caem no liugar comum.E diga de passagem que o mesmíssimo Renato Russo(que Deus o tenha) e o cazuza, ninguém merece mais. O que foi feito já tá de bom tamanho. Já escrevi aqui que Vanessa foi a melhor coisa que saiu nesta década, mas como as gravadoras já cantam picaretagem em cima dela....
E.A(PE)
Corroboro tudo que o Soneka escreveu; é isso aí...
Tirando essas bringuinhas de gravadora, achei que ela assassinou a música.
E quanto a essa relação de mais tocadas qual é a fonte? Na lista da Nopem não confere esses dados...
ai, ai, ai... o que é mais difícil de agüentar?! Vanessa da Matta "cantando" "Por Enquanto" ou "assassinando" "Tempo Perdido", em recente programa de TV?!
Quanta besteira! A vida inteira Caetano, Gal Costa, Maria Bethânia e outros, todos contratados por gravadoras com Polygram/Universal, EMI-Odeon e BMG-Ariola gravaram faixas especialmente para novelas e mini-séries da TV Globo (lançadas obviamente pela Som Livre) e nunca houve problema!
Fui ao show de Vanessa em SPaulo, um mês atrás. Casa lotada, casais de meia idade que a viram no Faustão pela primeira vez e faziam hora para jantar, jovens aos montes. Maurícios e Pats histéricos. Vanessa tem uma bela figura, a luz era boa, o figurino, bacana, a compositora é interessante em vários momentos mas, cá entre nós e o padre que nos confessa, a mocinha não canta nada, nada, nada. Mas é bacaninha, gostosinha, deixa ela se divertir mais um pouco...
Mauro,
Realmente é um caso sério, é uma preocupação muito grande. Se eu fosse você, nem dormia, de tanto que essa questão deve ser pensada. Aliás o mundo deveria parar por causa disso.
Postar um comentário
<< Home