União da EMI com a Warner seria inútil...
A gravadora Warner Music (logo acima) rejeitou a oferta de compra feita pela EMI. Por ora, a indústria fonográfica não contará em escala mundial com mais uma major gigantesca - nos moldes da Sony & BMG, fruto da fusão recente da Sony Music com a BMG. Especula-se que a oferta tenha envolvido cifras em torno de 4,2 bilhões de dólares. Dinheiro à parte, a união da Warner com a EMI seria inútil face à crise que afunda lentamente o mercado fonográfico. A Sony se juntou com a BMG e isso não alterou o quadro desanimador provocado pela pirataria física e virtual de CDs. É fato que fusões desse porte geram companhias mais resistentes. Mas não a ponto de conter o inevitável enfraquecimento do disco. É difícil prever prazos, mas tudo indica que o CD tende a se tornar obsoleto. Somente uma imprevisível e improvável mudança de rota alteraria o permanente estado de crise. O futuro da música é virtual.
3 COMENTÁRIOS:
Perfeito Mauro. No mundo inteiro as rádios já estão nos HDs. A indústria fonográfica e a TV também caminham a passos largos prá isso. Irreversível. Quem viver verá (e ouvirá).
Mauro os sinais indicam o possível fim do cd mas algumas outros sinais confundem um pouco isso.
Com a indústria vai capitalizar com a venda de música? pela internet? Mas porque alguém pagaria por algo que pode ter de graça? Ouvi dizer que a venda de música digital está em torno de 1%, indíce ridículo (porém não ignorável é calro). Um especialista na área disse certa vez num jornal carioca que em 10 anos as vedas de música digital chegarima a 25% (marca considerável mas ainda pouco para acabar com o cd). Esse mesmo cara disse que mais do 25% ele não sabe se chega.
Outra coisa; bandas como o Arctic Mokeys e o Clap Your Hands Say Yeah ficaram famosos na internet, tiveram milhões de downloads de suas músicas, aí quando lançaram um disco venderam muito. ora mas porque? o disco não está acabando?
Tudo isso confunde as coisas. Como sócio de um selo independente fico curioso.
abs
Henrique Crespo
se fosse o contrario, a warner comprando a emi ate que eu torceria por isso. (quem sabe assim eles acabariam com aquele ridiculo copy controled que so serve para encarecer o preco dos cds, atrapalhar a vida do consumidor honesto, pois NAO impede a pirataria, so nos impede de escutar os nossos discos nos nossos computadores, carros, etc, e alem de mais corremos o risco de ter nossos cd players estragados toda a vez que colocamos estas porcarias nos nossos aparelhos).
ja pensou Maria Rita com copy controled, jamais.
alias a culpa por este estado de coisas eh em grande parte culpa delas, pois elas sempre lutaram contra a venda de musica pela internet desde o comeco, empurrando este mercado para a ilegalidade. (e eu nem falei do uso do jaba que a longo prazo eh um tiro no proprio pe)
Postar um comentário
<< Home