Marisa já ganha dois duplos de platina
A Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) já anunciou oficialmente que os dois CDs lançados por Marisa Monte (à esquerda em foto de Murilo Meirelles) em março já fazem jus - cada um - ao Disco Duplo de Platina, prêmio conferido pela instituição aos álbuns que vendem pelo menos 250 mil cópias. São os casos de Infinito Particular e Universo ao meu Redor, que já chegaram às lojas com vendagens antecipadas de 300 mil exemplares, cada um. São vendas feitas sem consignação, ou seja, os lojistas já pagaram pelos discos e não podem devolvê-los à gravadora EMI em caso (improvável) de encalhe - o que não deverá acontecer, já que ambos vendem muito bem desde o lançamento. E Infinito Particular deverá bombar ainda mais nas paradas com a eminente chegada às rádios de Pra Ser Sincero, música pop já tocada exaustivamente na trilha da novela Cobras & Lagartos.
45 COMENTÁRIOS:
amei infinito particular, mas o universo ao meu redor é melhor.
Universo ao meu redor já e considerado o melhor álbum do ano!!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Se a vendagem, exatamente como foi noticiada, fosse de outras cantoras que o Mauro não puxa o saco, a notícia viria carregada de preconceito, do tipo "vendagem não verdadeira, pois não se contabilizou os cds vendidos ao público diretamente".
Mas Marisa e Daniela são as protegidas de Mauro...
rosemberg
enquanto as sandys e vanessas brigam para participarem do gugu ou do faustão, marisa passa longe desses programinhas enjoados de domingo.
sinceramente isso lava minha alma.
memoria_pele@hotmail.com
Essa coluna deveria se chamar "No Estúdio com Marisa Monte". Adoro a Marisa, mas gosto de muitas outras coisas da MPB. Acabo desistindo de ler o restante. Essa coluna está se tornando chata demais. Uma pena.
Essa coluna deveria se chamar "No Estúdio com Marisa Monte". Adoro a Marisa, mas gosto de muitas outras coisas da MPB. Acabo desistindo de ler o restante. Essa coluna está se tornando chata demais. Uma pena.
Mauro elogia Marisa Monte e Daniela Mercury pq elas são ótimas. Muito melhores que Sandy. Mas ele elogia também Gal Costa, Maria Bethânia, Ná Ozzetti, Jussara Silveira e outras. Quando a Sandy, na próxima encarnação dela, chegar no chulé de uma dessas daí de cima, será elogiada com toda certeza.
Eu não estou citando Sandy ou qualquer outro artista, seja masculino ou feminino. Digo que temos outros bons artistas que merecem o mesmo. Mas quando chegamos aqui é só Marisa Monte. Por falar em monte, tem um monte de bestas quadradas aqui que não entenderam nada do que eu falei antes. Deixa prá lá.
rosemberg
se a sandy ainda vai ter que esperar a proxima encarnação, o que dizer da vanessa camargo.
memoria_pele@hotmail.com
marisa monte além de ótima cantora, conduz sua carreira com um discernimento e elegância dignos de uma Maria Bethânia.
Espero que ela não pegue o aspecto de bruxa também da Bethânia. Marisa não precisa de comparações com Bethânia! Marisa é Marisa.
Aspecto de bruxa? Quanta ignorância! Meu Deus, Marisa é inegávelmente uma ótima cantora, mesmo tendo sido cuidadosamente fabricada, mas realmente não dá pra comparar com Bethânia. Bethânia é Bethânia!!!
Como é fácil dominar um povo! É só colocar uma música na novela e pronto... QQ porcaria vende. Não que Marisa o seja, mas está muito aquém de ser esse sucesso todo.
Não acho Marisa Monte isso tudo que se diz dela. Como cantora está muito longe de uma Gal, de uma Bethânia, Mônica Salmaso, Zizi Possi, etc...mas é inegável o cuidado que ela tem demonstrado com sua carreira. A comparação com Bethânia é pertinente, sim. Ambas se mantém distante de uma mídia histérica e inconsequente e apresentam um repertório de qualidade. Quanto ao aspecto de bruxa da baiana, sugiro ao missivista a seguinte reflexão: "vá o homem aondo for, só encontrará a beleza que levar consigo". Está faltando beleza em sua vida, mãos a obra!!!
Marisa Monte não foi fabricada, peraê, né? Ter cuidado com os passos de uma carreira não é ser fabricado. Fabricado foi, por exemplo, o grupo Spice Girls, onde se fez uma seleção de moças bonitinhas com tipos físicos diferentes pra gravar um CD...
A questão de colocar música em novela se resume numa palavra: DIVULGAÇÃO
Aos usuários do Blog,
Marisa lançou dois discos inéditos. E estar os dois na lista dos dez mais vedidos, não é para qualquer um.
Marisa tem um público grande. Muitas pessoas que não consomem Maria Bethânia, Gal Costa e Nana Caymmi, ouvem e conhecem Marisa Monte.
E outra, conheço muitos jovens e mais adultos que curtem, ouvem e consomem Marisa Monte, e não tem a mesma intimidade com pessoas da idade da própria Marisa, como Calcahotto e Zélia Duncan.
A Marisa tem público grande porque ela canta o novo e o antigo. E mesmo esse ´novo´ tem brios vanguardista.
Zélia Duncan é o extremo oposto. Tanto é que a maioria das pessoas que eu conheço, inclusive as mais de 60 anos, só compreendem o disco "Eu me transformo em Outras".
Hoje há um certo movimento do "ser moderno é não ser vanguardista", ou misturar-lo: orquestra imperial, moreno+2, marisa, bebel gilberto, los hermanos, teresa cristina, maria bethania...
podemos observar que Marina Lima já perdeu status há anos, pois ela nega o passado, e o empurrão de Caetano e cia... Mas cá pra nós, os discos dos anos 80 da Marina, são lindos, mas todos envelheceram - muito mais que os discos de Caetano, por exemplo.
As pessoas que escrevem aqui para falar de Marisa, sendo bem ou mal, já tem consciente ou insconcientemente um conhecimento sobre Marisa. A audiência sobre ela é grande sempre. Ela é a cantora que mais vende no Brasil, é a que tem mais destaque no blog do Mauro, e é a que mais recebem comentários aqui.
Em Curitiba e Porto Alegre os shows estavam mega lotados.
Por um acaso, GAL COSTA, não deu nem 60% de público no Canecão em sua última temporada nos 4 dias em cartaz.
Atenciosamente, Mauro Dias Marinho.
Acho bobo este negócio de comparar um artista com o outro, ainda mais neste aspecto de quem lotou ou não lotou a casa de shows, a não ser que o Mauro Dias seja empresário da M.Monte e esteja querendo negociar seu passe. Gal, Marisa, Nana Caymmi, A. Clacanhoto, Ana Carolina (apesar do repertório tão discursivo e repetitivo), Maria Bethânia, entre outras, são cantoras brasileiras da maior competência. O fato de Gal e Bethânia continuarem divas e ativas aos quarenta anos de carreira, apenas demonstra que nossa galera ainda sabe prestigiar e reconhecer verdadeiros talentos. Tomara que Marisa Monte chegue aos sessenta com o prestígio, o frescor e a qualidade que as baianas conservam. Quem ganga somos nós que gostamos de boa música.
Saia na noite de São Paulo onde rola música ao vivo e encontrará Marisas aos montes sem conseguir gravar um CDzinho sequer. Quanto a se defrontar com uma Gal Costa é conveniente não esquecer a lupa em casa; o buraco é muito mais embaixo.
Não sei porque insistem nesse boato descabido de lotação de menos de 60% nos shows da Gal Costa. Eu e alguns amigos estivemos lá em TODOS os dias, e , realmente, em nenhum a casa lotou. Mas ao menos, uns 80% de lotação tinha.
Pra se colocar um artista pra cima aqui tem muita gente esquizofrenica que tem que colocar outros pra baixo....
Vá entender...
Vanguardismo e modernidade são lugar comum na carreira de Gal. Essa sim, pode se dar ao luxo de gravar o que quiser hoje em dia.
Marisa é muito boa, mas também acho que é muita festa pra pouco...
Marisa Monte não é versátil. Impossível ela interpretar Lupiscínio, Ary, Vinícius, Assis, Noel sem mudar totalmente a versão original, colocando uma visão diferente e deturparda da canção.
Tradicional pra Marisa é apenas o sambinha básico, fora isso, ela se agarra nas composições de Arnaldo e Brown. Até Zelia e Calcanhotto são mais versáteis.
Parabéns Mauro Dias Marinho vc disse tudo.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Que Marisa é ótima cantora, acho que aqui ninguém discorda. Quanto a vanguardista, sei não... Qual a grande novidade na sua música? Na maneira de cantar, todo mundo conhece a fonte onde ela bebeu, não é melhor que a matriz. Como compositora, é fraquíssima ("amor I love you, amor I love you..."). Ainda acho que o melhor de Marisa é exatamente quando ela pende pros sambas e chorinhos tradicionais. Éimbatível! Não consigo imaginá-la comemorando 40 anos de carreira fazendo esse sucesso todo com esse sonzinho chinfrim, embalado numa aura de modernidade, que ela insiste em fazer com Brown e Antunes. Quem viver verá!
A grande diferença entre o sucesso atual de Marisa e o conquistado no passado por Bethânia e as de sua geração (leia-se Gal e Elis) é que estas nunca precisaram de um forte esquema de marketing tipo "música tocando exaustivamente em trilha de novela", dentre outros, ou da babação exacerbada de alguns críticos de música. Elas abriram caminhos, criaram estilos únicos, seguidos por TODAS que vieram depois delas. Como alguém já disse lá atrás, Marisas existem aos montes. Quero ver (melhor dizendo, ouvir) outras Gals, Bethânias e Elis.
Ah meu amigo.. outras Gals, Elis e Bethânias...nunca mais.. quem teve o feliz destino de ter visto ou ouvido essas 3 grandes pode ter certeza que assistiu o supra sumo de interpretação , força e beleza.
O resto dá pra distrair e só.
Marisa seria uma tropicalista se fosse da década de 60...
Marisa seria uma `Nova Baiana´se fosse da turma de Moraes e da década de 70.
Marisa surgiu na década de 80, quando tudo era rock, e a mpb ultrapassada. Era Jovem, com 20 anos, começou cantando Candeia, Billie Holliday, Carmem Miranda e Tim Maia.
Quando Marisa surgiu, foi o momento que o SUCESSO COMERCIAL de oitentista de Gal tinha acabado. Gal reinou nas rádios, teves e revistas até 1986.
Quando Marisa estreou em 1987, Gal estava lançando o super criticado e fracasso comercial "Lua de Mel - Como o Diabo Gosto". O show foi cortado ao meio, pois Gal não suportou as severas críticas.
Em 88 e 89 Marisa reinou.
Bethânia na década de 80 tocou pouco em rádios, agradou em cheio a crítica. Mas vendeu pouco. Porém os shows sempre lotados.
Gal, de 78 a 86 tinham inúmeras canções em rádios e novelas. Hoje toca pouco nas rádios, pois não há um empresário de punho, nem uma gravadora com grana para atender as solicitações do contrato.
Bethania hoje vende pouco, toca pouco, lota shows, e recebe elogios da crítica.
Elis ficou famosa depois de sua morte, pois nem sequer 1 disco de ouro ganhou em toda sua vida.
Clara Nunes sempre fez música popular na década de 70 e 80. Vendia muita, mas quem era ´cult´não consumia.
Maysa era e é consumida por quem era cult.
Nara Leao idem.
Alcione canta músicas muito mais populares que Marisa. E ninguém fala mal. Mas falam mal é da Marisa.
Pitty faz um rock altamente visual e comercial. Mas falam mal é da Marisa.
Vanessa da Matta lançou um disco altamente comercial e pop, estorou nas rádios, canta muito inferior a Marisa. Mas falam mal é da Marisa.
Dizem que Marisa canta inferior a todas, que compoe mal, que é "marketeira", não tem personalidade...
Mas como vende mais que todas? Quem consome Marisa Monte se todos falam mal dela?
Será mentira da gravadora que ela
vendeu mais de 1 milhão de cópias de Cor de Rosa e Carvão e também do Memórias, Crônicas ?
Gregório Albuquerque - Lagoa - Rio de Janeiro - 30 anos.
Gregório>
Só 1 detalhe... bem pequeno mesmo...
Sandy e Jr, KLB, Babado Novo venderam e vendem milhões!! e aí??????????????????????????????????????????????????????????????????
Mais um detalhe: Quem fala que Elis Regina fez sucesso sem precisar de sucesso tocando em novela, fala uma maia verdade! Ela não fez sucesso por causa das novelas, mas fez sim, sucesso por causa da exposição na televisão, tanto nos festivais de Música televisionados como no seu programa Fino da Bossa. E a partir do momento que ela parou de aparecer (exaustivamente) na TV, o sucesso diminuiui. Marisa Monte aparece muito menos que Elis Regina e faz muito mais sucesso que esta. Mais: Elis estoiurou em 1965 e morreu em 82, ou seja, 17 anos de carreira de sucesso (o que ela fez antes é mais esquecível que Amor I love you). Marisa estourou em 1988, já contabiliza 18 anos de carreira sem conceder, fazendo o que quer, exigindo da gravadora, coisa que somente Roberto Carlos e ela podem fazer. Alguém dizer que Elis Regina tinha mais integridade artista e fôlego que Marisa Monte para chegar aos 60 anos com sucesso tem uma visão deturpada e parcial dos fatos. Assim como Gal (minha cantora preferida) estourou via TV cantando no Festival da Record e só foi ganhar o primeiro disco de Ouro em 1978, com onze anos de carreira. Gostem dela ou não, Marisa Monte é um fenômeno de popularidade sem precisar gravar todo ano, sem atendar às exigências da gravadora, sem aparecer no Faustão, e se colocam música dela em novelas, colocam de tantos outros também. E goste-se ou não dela, é uma ótima cantora, mesmo cantando músicas bobinhas. Tem muito cantor por aí que pode cantar clássico atrás de clássico e ser apenas razoável, como o Emílio Santiago, por exemplo, que é um dos melhores cantores do Brasil mas não sabe o que fazer com a voz que Deus deu. Seria muito bom se todos que fazem sucesso no Brasil fossem medíocres ou ruins como Marisa Monte. Com certeza a programação radiofônica seria muitíssimo melhor.
Caro Gregório, me permita alguns comentários:
1 - quando você diz que Marisa seria "tropicalista" ou "nova baiana", apenas reforça o que eu disse lá atrás (sacou quando eu falei da fonte onde ela bebeu?)
2 - quando você diz que na década de oitenta a mpb estava ultrapassada, está dizendo uma grande besteira;
3 - você está corretíssimo quando diz que o sucesso comercial de Gal acabou nos anos 80, não sendo essa exatamente a melhor fase de sua carreira, apesar de TODOS os seus discos lançados nessa época ter pelo menos uma pérola (percebe que sucesso comercial não quer dizer necessarimante qualidade?)
4 - Você está novamente certo, "Lua de mel" é um dos discos menos inspirados de Gal na década, mas você conhece alguma gravação de MM que se aproxime da beleza de "Vento", de Djavan, ou "Me faz bem", de Milton Nascimento? Procure ouvir esse disco.
5 - Elis só ficou famosa depois de morta? Outra besteira.
6 - Não vejo ninguém dizer que MM é má cantora, pelo contrário, ela é maravilhosa. O que algumas pessoas criticam, e me incluo entre elas, é o tratamento de deusa dedicado a ela. Tudo é perfeito, os discos são obras primas, ela é ótima compositora (que não é!). Você acha que os discos Tribalistas ou Barulhinho Bom mereciam todos os confetes que lhe foram atirados? Lembro muito bem das críticas da época em que foram lançados.Os comentários do titular desse blog, que eu considero um excelente crítico, p. ex., quando se referem a MM são absolutamente parciais. MM é ótima cantora, tem uma visão empresarial espetacular, conduz sua carreira como ninguém, vende muito, mas vamos incensá-la um pouco menos!
Marisa Monte e sua entourage devem estar excitadíssimas com tanto espaço dedicado a ela nesta página. Diante disto ela não precisa mesmo se expor demais; os senhores já fazem isto por ela. Provocativa, a moça e, mansamente. É a isto que chamam celebridade? acho que sim, não?!
Babado Novo nunca vendeu 1 milhão.
KLB nunca vendeu 1 milhão
Sandy e Jr venderam 1 milhão em alguns discos.
Marisa vendeu mais de 900.000 do disco de estréia.
Mais vendeu mais de 950.000
Cor de Rosa vendeu mais de 1.100.000
Barulhinho Bom vendeu mais de 950.000
Memórias vendeu mais de 1.250.000
Tribalistas é o disco brasileiro mais vendido no exterior até agora. Só no Brasil, foram mais de 1.300.000
Marisa Monte não frequenta Hebe, Gugu e Faustão.
Gal nunca teve preconceito, sempre frequentou Hebe, Faustão... No Gugu nunca foi porque nunca foi chamada. Pois lá só entram artistas de dão audiencia e vendem mais de meio milhão.
Os discos Mais, Barulhinho, Cor de Rosa, Infinito e Universo sao superiores a qualquer disco dos anos 80 de Gal e Zizi Possi.
Marisa canta "Já sei Namorar" - que todos metem o pau.
Mas Gal canta Um di de Domingo, Sou mais Eu, Amor de Juventud, Nossos Momentos, Sexo e Luz, Rumba Louca, Tilingo, Chuva de Prata...dentre outras...
Ah sim, mas ela pode né?
Metem o pau em Marisa quando ela canta "Velha Infancia". Mas idolatram Bethania quando canta "É O AMOR", "Voce vai ficar na saudade" e "Outra Vez".
Ah sim, Bethania pode tudo.
Gal foi obrigada a gravar Michael Sullivan na década de 80. Pois era uma lei da gravadora. Bethania não quis e saiu.
Marisa gravou o INFINTO PARTICULAR todo em sua casa. Sem pressão de gravadora.
Mas Gal é Gal né.
Qualquer disco de Marisa é mais interessante e com maior frescor que Gal Acustico, Canta Tom, De tanto Amores, Bossa Tropical, Todas as coisas e eu.
Marcio Prado - 26 anos - Rio.
a gravação de "Vento" de Gal mostra que Djavan é uma pessoa q se repete.
As melodias, arranjos e letras são muito parecidas.
Entre "afãs" e "cunhãs"...
Jorge Vercillo é irmão dele.
maysa, clara nunes, gal, simone e bethania sempre fizeram muito mais sucesso que ELIS na década de 70.
Elis só perdia para Nara Leão.
Até Gal vendia mais que ELIS... mesmo em épocas de vacas magras como "Cantar" e "Caras e Bocas".
M.Monte, Gal Costa, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ná Ozetti, Jussara Silveira, Miucha, Zizi Possi, A. Calcanhoto, Roberta Sá, Rita Ribeiro, Rita Lee, Alcione.......taí um quesito onde não devemos nada a ninguém; são todas sensacionais.
M.Monte, Gal Costa, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Ná Ozetti, Jussara Silveira, Miucha, Zizi Possi, A. Calcanhoto, Roberta Sá, Rita Ribeiro, Rita Lee, Alcione.......taí um quesito onde não devemos nada a ninguém; são todas sensacionais.
Djavan pode até se repetir, mas que a interpretação de "Vento" é belíssima, isso é inegável.
1) Sobre Gregório : Concordo com algumas observações ...
2) Ao " Anônino " que constestou as colocações do Gregório também concordo ...
Bem , goste ou não de Marisa o fato é que ela é ótima !
* Grava o que quer , quando quer e com quem quer ...
* Qual o problema dela " beber " da fonte de Gal ? Ela já disse ( inumeras vezes ) que é fã de Gal Costa !
* Que artista hoje no Brasil toca : violão , bateria , piano , gaita , cavaquinho , arcodeon , guitarra ?
* Ela é uma EXCELENTE cantora e uma BOA compositora .
* Tem "mão boa " pro ROCK ( Flores com : Titãs ) , POP ( Tempos Modernos ) , SAMBA ( A Chuva Cai ) , MPB ( Sou seu Sabiá ) e aí vai ...
* Produz e ajuda nomes como : Velha Guarda da Portela
Gal errou muito mais na carreira que Marisa...
discos como Lua de mel, profana, bem bom, baby gal, minha voz, bossa tropical, de tantos amores, todas as coisas e eu... perdem feio para os discos de marisa...
todos envelhecem fácil.
Cristovão Matos - Niterói.
Gostaria de fazer uma única correção. Deixando Marisas, Bethânias, Sandys e Vanessas de lado: Querido Mauro a maior vendedora de cd's e dvd's deste país atualmente chama-se Ana Carolina, que jogou até a Sangalo e sua estratégia de vendas (cd+perfume) pra baixo. Aliás espero q a vitória dupla da Ana seja comentada amanhã na sua excelente coluna. Um abração. Viva a nossa música. Átila.
gal só canta músicas pra velhos.
marisa é pra jovens.
o único cd de gal costa que eu ouço é hoje, dado de presente pelo meu pai.
aqui em casa só marina, rita, marisa e bebel.
ju - barra - 16 anos.
Se Marisa fosse só para jovens IGNORANTES como você, Juliana ela estava perdida. Procure estudar, conhecer o que foi feito na música brasileira antes de MM. Ela é (um bom)fruto disso. Antes de Marisa e Rita, existem Gal e Elis, dentre outras. E não esqueça, ninguém tem 16 anos a vida toda.
Música é música e não tem idade. Com 16 anos eu já era apaixonado pelos antigos da MPB das décadas de 30, 40 e 50, e também por Lenine, Cássia Eller, Zélia e toda a sorte de novos da MPB. Alguém que 16 que acha que Gal é para velhos, talvez seja pq é tão debilóide que somentes coisas aparentemente jovens são compreensíveis.
Essa Juliana deve estar brincando com a cara da gente... Não quero acreditar que alguém pense dessa maneira. Música boa não tem idade , filha.
Pensando bem.... Ela mora na Barra _ tá explicado -!!!!
argh!
Ju, como vc é velha...
Um mês depois de ouvir algumas vezes os CDs da M.M., sou obrigado a concluir que muito pouco vieram acrescentar ao meu universo musical. O de sambas tem qualidade mas umas quatro faixas já resumiriam o que ela precisou de tantas para manifestar. O outro, "autoral", não deixa de ter algum charme mas.......e daí?
Com certeza nada disso sobreviverá aos anos. Marisa continua aproveitando bem sua voz melodiosa mas exagera nos sussurros e respira pouco acima do amadorístico. Contudo é uma artista que persegue o que quer, dá show de baile na mídia criando uma imagem engenhosamente ante mídia, estudadamente low profile. Nada contra; pelo visto dá muito certo. Ou não?!
Rapaz, vc falou tudo, é isso aí. Os cds da Marisa são realmente agradáveis, despretensiosos e.....só. Dá pra deixar de fundo enquanto se escreve alguma coisa, lê um livro, prepara um jantar, recebe uns amigos light. Bem outono. O resto é exagero mas, há quinze anos, à falta de verdadeiros talentos, uma parte da mídia resolveu realmente dar uma marombada na cantora que apareceu cantando de Candeia a Waldick Soriano, tudo muito chique e muito kitch, pré-Almodovar. Uma aura ora cool, ora abajur lilás. Seu maior mérito é conduzir uma carreira com profissionalismo num país onde os artistas de música costumam ser marionetes de gravadoras quase nunca preocupadas em oferecer arte. Marisa é uma mulher contemporânea, não há dúvida, e exercita seu talento ao limite possível, entretanto este limite fica aquém das nossas grandes cantoras e intérpretes. Convenhamos que não se trata de um campeonato de talentos, portanto deixemos cada uma em seu devido lugar. Sem exagero nem subestimação.
Postar um comentário
<< Home