web page hit counter
Quarta-feira, Maio 24, 2006

'Mais' é muito mais, 15 anos depois...

Faz 15 anos que Marisa Monte lançou seu segundo disco, Mais (capa à direita). Na época, fiz parte da facção da crítica que não escondeu uma certa decepção com o CD. Afinal, não havia ali a performática cantora eclética que seduzira a cena musical em fins dos anos 80 com interpretações personalíssimas para um repertório que conciliava um samba de Candeia, um rock dos Titãs, um xote de Luiz Gonzaga e um lindo e então esquecido samba-enredo do Império Serrano, entre outras pérolas. Em Mais, Marisa Monte já mostrou que veio para subverter as fórmulas do mercado. Em vez do ecletismo, um repertório que já começava a ficar autoral. Em vez do canto intenso (e às vezes até over) do primeiro álbum, interpretações mais comedidas. Ela não seguiu a receita do sucesso. E continuou a fazer sucesso. Cada vez mais.

Mais é e representa muito mais hoje, decorridos 15 anos de sua chegada às lojas. Foi o início de um processo de maturação da artista que culminou com a delicadeza refinada de seus discos Universo ao meu Redor e Infinito Particular. Já brotava naquele segundo trabalho, em faixas como Beija Eu e Eu Sei (Na Mira), a semente pop que floresceria mais forte a partir de Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. Sem nunca aniquilar a intimidade da cantora com a música mais brasileira, na ocasião representada por lapidadas jóias das lavras de Cartola (Ensaboa) e Pixinguinha (a valsa Rosa). Em outras palavras, foi em Mais que Marisa Monte começou a ser Marisa Monte, ou seja, a cantora ousada que consegue ser sofisticada e, ao mesmo tempo, soar popular. A ponto de nunca ter deixado de tocar nas rádios. Sem trocadilho, o tempo mostrou que menos foi mais neste disco de 1991 que somente cresceu em importância ao longo de seus 15 anos.

43 COMENTÁRIOS:

Sandro said...

moral da história: críticos são criaturas apressadas em seus julgamentos.

19:10  
Betina said...

a moral da história é que o Mauro sempre arranja um meio de falar da Marisa Monte, sua protegida.

19:17  
Anonymous said...

Mauro, pelo amor de Deus, comente o aniversário de qualuqer outra coisa, senão vão encher o saco com essa história de que você protege Marisa Monte, a coitadinha indefesa.

19:44  
Pedro said...

A moral real da história é que as pessoas que lêem a coluna do Mauro são insuportáveis.
Eita gente intragável que adora ficar fazendo polêmica.

21:16  
Anonymous said...

cantora CHATA e repetitiva.
Suas letras podem facilmente serem trocadas de lugar e nimguem notaria. A cantora faz joguinos e palavras, ridicula. cansou , nao renovou.encheu o saco, suas musicas novassoam coisas faceis, rimas faceis. ZERO, troco a estacao do radio com prazer quando começa essa chata da marisa monte

22:56  
Anonymous said...

É incrível a paixão desse crítico por essa cantora. Será que já esgotou tudo que tinha a dizer sobre os novos trabalhos, e resolveu fazer essa mea culpa, se penitenciar pelo que disse no passado? Interessante...

23:07  
Anonymous said...

Eu adoro esse disco,eh o meu preferido,sei q o Cor de Rosa eh genial e esses recentes sáo ainda mais geniais,soh q o mais tem a forca da juventude, tem a falta domedo de errar e isso eh maravilhoso.

EU ADORO ESSE DISCO!!!!!

07:22  
Diogo ! said...

Eu ,como muitos outros fãs de Marisa Monte me amarro nesse album . Acho que é o melhor depois do : Cor de Rosa e Carvão ...

O grande publico pôde conhecer melhor seu trabalho com os hits : BEIJA EU , AINDA LEMBRO( com Ed Motta nos vocalizes ) e EU SEI( NA MIRA ) . Essa última com recente regravação de Renata Arruda ( excelente registro da injustiçada cantora paraibana , que tirou a aurea pop da canção e pos uma pegada rock-acústica )

O CD também vale pela pungente : VOLTE PRO SEU LAR( inicio do bem sucedido namoro com Antunes ) e por MUSTAFÁ .

Foi a estréia de Marisa como compositora e uma amostra do que vinha pela frente ( 3 anos depois ela lançaria o " Cor de Rosa " ).

Atrevida , competente e moderna

Mauro ? Bem lembrado ...

07:51  
Juliana said...

sei que a crítica prefere o cor de rosa, eu assino embaixo de quem disse que o mais é melhor. tem mais frescor, sei lá... é mais pop

08:27  
Anonymous said...

É tão bonitinho o grito baixinho dos que não gostam de Marisa Monte, quando a maior parte do público e da crítica faz dela a cantora de maior popularidade no Brasil a 18 anos!

08:28  
Carlos said...

O mesmo povo que gosta de Marisa, canta funk, rebola na boquinha da garrafa e adora os dois filhos de Francisco e seus amigos. Quantidade nunca quis dizer qualidade. Marisa pode até cantar direitinho mais está longe de ser a estrela que alguns insistem em dizer ela é.
Suas composições são risíveis, idioras mesmo. E seriam massacradas se cantadas por outra cantora, principalmente se esta fosse uma cantora popular.
Marisa Monte com sua áura de diva intocável está tão caída que a gravadora teve que pagar para que Vilarejo fosse tocada nas rádios populares.

09:50  
Anonymous said...

Popularidade não é necessariamente sinônimo de qualidade. Atualmente a queridinha do grande público chama-se Ana Carolina, que inclusive venceu MM no prêmio Multishow. Será ela a melhor cantora do Brasil atualmente? E quanto à crítica, bem, vez por outra ela revê (pro bem ou pro mal) o que escreveu no passado...

09:57  
Anonymous said...

Adoro essa paixão de Mauro por Marisa Monte. É polêmica na certa, prova de que ela não é tão unânime quanto alguns fãs do seu marketing caprichado gostariam.

10:00  
anderson said...

Ao invés de falar dos 15 anos de carreira de Fernanda Abreu q descontruiu a cena pop, misturando samba, funk, groove...ele vem me falar dos 15 anos de lançamento do disco Mais. Beija eu? Outra cantora teria sido linxada por este assassinato à língua portuguesa, com toda licença poética e musical q possa existir!

11:15  
Anonymous said...

Ah vale lembrar que em uma das incidentais que rolam em "Ensaboa" há "Colonial Mentality" do maravilhoso músico nigeriano criador do afrobeat "Fela Kuti" everybody run, run, run... E eu escutando Fela em casa e ouvindo esta canção pensei "gente eu já ouvi isso!" aí que lembrei de Marisão... e pensei "pôxa essa mulher já sacava há muito tempo Fela né, na época do cd ela tinha o quê? 23 anos...
Eu amo Marisão, não acho ela perfeita, não escuto todas suas músicas apesar de ter todos os cds...e é isso! Ah "Tudo pela metade" eu tinha lido aqui que ia entrar nesta turnê, espero que sim...

12:17  
Anonymous said...

Mauro! Please....menos menos....

12:59  
carlso almeida said...

Que crítica desnecessária é essa? O que esse cd mudou na música popular brasileira pra ter comemoração de 15 anos? tava fora de catálogo? é uma edição especial com bonus ou coisa parecida? parece que nada disso. só a constatção que Marisa Monte era uam fraca compositora e que continua igual.

13:08  
Anonymous said...

Isso é a maior prova de abuso de poder! O crítico escreve o que quer , a hora que quer e sobre quem quer, mesmo que seja sobre um cd que tem mais de 10 anos de existência e que nada significou pra estória da MPB.
SURREAL!!! Cadê o dono desse jornal?????????????

16:22  
Anonymous said...

E isso ai,Mauro,esse disco e lindo mesmo,sensacional e corajoso e Marisa deve ser respeitada e amada por todos nos.Nao tem culpa das mas alguras de um pais que teima em nao valorizar talentos dignos como ela.Marisa e um ex de força e resistencia e talento que permanece junto de nos,ainda bem!

16:41  
Anonymous said...

Ai ai, e o "Mais" continua em catálogo e vendeeeeeeeeeendo... Marisa é tão boa que mesmo com composições "risíveis" se destaca. Tem muita gente por aí que só grava clássico e passa em brancas nuvens, por falta de talento e carisma!

17:17  
Anonymous said...

Esse CD ( assim como Marisa ) é demais !!!!!!!!!!!!

Li sobre a música " EU SEI ( NA MIRA ) " que uma das minhas preferidas , e concordo com que foi citado acima com Renatinha Arruda ficou divino também !!

22:46  
Cahto said...

O CD é ótimo !
A Marisa é ótima !
O Mauro é ótimo !
Deixem eles em paz !!!

23:07  
Anonymous said...

O REPERTÓRIO DESSE CD É " FORA DO COMUM "! TEM CAETANO , ARNALDO ARNALDO ANTUNES , PIXINGUINHA , CARTOLA E BOAS CANÇÕES DE MM .

00:49  
Anonymous said...

NOSSA ! COMO A MARISA E O MAURO ENCOMODAM ESSA GENTE ...

REALMENTE , " MAIS " É MUITO MAIS 15 ANOS DEPOIS !

00:54  
Anonymous said...

Até na capa Marisinha já " fazia diferente " ...

01:04  
Ella said...

Ai Mauro , eu amei o texto , lindo poético e muito bem construído . Toda vez que escuto o CD " Mais " me apaixono " Mais " rsrs . Amo de paixão : Beija Eu , Eu sei e Volte pro Seu lar .Até a capa é uma gracinha .

Mas me tira uma dúvida .... Agora , Marisa Monte tem seu próprio SELO ( Phonomotor )mas continua na EMI , não é ? Qual a diferença ? Poderia me explicar ?

Beijinhos,Ella

01:21  
Anonymous said...

Renata Arruda, com permissão de Simone, é muuuuuuuito chata. Canta partindo todas as palavras...um horror...
Marisa é boazinha...e só!

08:25  
Adriano Motta said...

Mais foi lançado no primeiro semestre de 1991. A turnê foi perfeita. Com Marisa cantando "Não serve pra mim", "I can see Clearly Now", ópera, e "Speak Low"...

Eu já tinha o primeiro disco quando "MAIS" saiu. E gostei muito MAIS... pois era o que Brasil estava precisando.

Mais tem um frescor incrível, e semana passada mesmo, estava eu pensando justamente nesse não envelhecimento do disco MAIS, de Marisa.

Destaques para "Rosa", "Diariamente" e "Eu não sou da sua rua".

Alias, assisti a estréia do show em São Paulo, dos novos discos, "Infinito Particular" e "Universo ao meu redor", e Marisa canta com um arranjo excepcional a cançao "EU NAO SOU DA SUA RUA".

Vale ressaltar que o DVD "MAIS" também é lindo!! Com destaques para "Nao quero dinheiro" , "Volte para o seu lar" e "Dig A pony".


Um beijo Maurinho... Nós te amamos!!!
--------------------------------


Respondendo ao usuário que falou que Ana Carolina ganhou o PREMIO MULTISHOW: Marisa vende mais que ANA. os fãs de ANA é que votaram diariamente. Mas Marisa ficou em segundo em cantora lá.
---------------------------------

12:01  
Claudio said...

Pelo visto os dois simplórios Cds que ela lançou já renderam o que tinha de render.

Não faz sentido nenhum recorrer a este (muito bom) trabalho da MM, 15 anos depois, só para ter o que falar dela.

13:01  
Junior said...

Gostem ou não, isso é outra questão!
Verdade seja dita: Não surgiu no Brasil desde os anos 90 nenhuma cantora com tamanha notoriedade, êxito comercial, prestígio e união de sofisticação com simplicidade popular como MARISA MONTE!

Ela é sim! Estrela de primeira grandeza da MPB pós anos 90, contribuindo com a mesma com os seus 'resgates' de compositores até então esquecidos e buscando trazer sempre o 'ineditismo' em seus trabalhos - Hoje tem até 'seguidoras', vide 'Roberta Sá', 'Vanessa da Mata' e 'Céu', claro, cada uma dentro de suas devidas proporções...mas da seguinte maneira: Marisa criou uma receita de bolo e as outras 'complementaram' com alguns novos ingredientes...

Marisa criou sua 'griffe' da MPB, uma forma de cantar, de compor, de escolher o repertório, compositores e até a forma de se apresentar ao público - É dona do nariz, tem 'konw roll' e faz o que quer, quando quer e da forma que quer - 'Mais' e seus sucessores são prova de um talento nato de uma cantora rara na ala mais pop da MPB: Uma cantora de visão e voz...nossa! Muita voz!!!

Salve Marisa e viva a sofisticação e o popular unidos de forma tão ímpar e agradável em seu trabalho!

17:16  
Anonymous said...

Falem o que quiser, só afirmo que Marisa Monte é a MAIOR CANTORA DE MPB da atualidade.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

21:26  
Diogo ! said...

Os Leitores : JUNIOR E MARCELO acima foram felizes em suas colocações . Marisa grava o que quer ( Xote das Meninas , 5 minutos , Esqueça , Seo Zé ... ), quando quer ( Último Album vem de 2000 )e com quem quer ( Argemiro Patrocinio , Paulinho da Viola , Erasmo Carlos , Margareth Menezes , Nicolas Krassik ... ).


**** MUDANDO DE ASSUNTO ****

A COMPOSITORA MARISA MONTE .O que está abaixo encontra - se em seu site :

" Na memória mais distante, Marisa conta que começou a compor ainda criança, fazendo músicas para seu teatro de marionetes, em casa. Músicas criadas entre seus 15 e 16 anos estão guardadas até hoje. ?Blanco?, feita a partir de um poema de Octavio Paz, foi criada nessa época e terminou sendo gravada. "



EU SEI ( NA MIRA ) , MAIS UMA VEZ , GENTILEZA E A SUA SÃO ÓTIMAS CANÇÕES COMPOSTAS ( SOZINHA ) POR MARISA MONTE .


***MULHERES QUE GRAVARAM MARISA MONTE *** Maria Bethânia , Rita Lee , Margareth Menezes , Daniela Mercury , Renata Arruda , Cassia Eller , Ivete Sangalo , Juliana Diniz e Milena Monteiro ***

Que mulher toca ( no Brasil ) : Violão , Guitarra , Cavaquinho , Gaita , Piano , Bateria e Arcodeon ? Ainda canta bem , compõe e coordena com mão de ferro sua carreira ?


Abraços

04:49  
Anonymous said...

ANO BOM ESSE ! De um lado MARISA MONTE ( Beija Eu ) e de outro SELMA REIS ( O que é o amor ? )

O Amor estava no Ar ........

Saudades

06:33  
Ella said...

Pq " Renata Arruda com permissão de Simone " ?
Num entendi , mas eu gosto da Renata Arruda e acho que a versão de Eu Sei que ela fez ficou muito boa !

Beijinhos,Ella

06:37  
Anonymous said...

" Dois simplórios Cds " ?????
NOSSA !!!!! Como tem gente que viaja né ?

06:41  
Anonymous said...

menino, a MM dá o que falar neste espeaço, hein? e olha que ela é sempre tão discreta...

09:26  
Jouber said...

'Mais' foi PARA MIM em 1991 o que o 'Infinito Particular' têm sido nos dias de hoje: Ousado, sofisticado e ao mesmo tempo simples, equilibrado e maduro, cada um em sua época, mas abrindo fronteiras na ala mais Pop da MPB atual. HOJE, 'Mais' e 'Infinito Particular' estão no mesmo páreo no meu 'dial' pessoal (assim como 'Universo ao meu redor' está para 'Verde, anil, amarelo...') - ambos no mesmo nível, porém bem diferentes e com uma 'cara' e musicalidade de 'novo', inovador... buscando o ineditismo e uma linguagem direta com as pessoas através das letras e de suas sofisticadas melodias.

Recentemente a REVISTA 'BIZZ' publicou uma crítica sobre Marisa onde retrata muito bem o que é Marisa Monte hoje na MPB: "Com 'Infinito..' e 'Universo...' MM voltou à carga mostrando que está longe de ser APENAS uma das MELHORES CANTORAS DO PAÍS. Ela não trouxe de volta os tempos de ouro da MPB, que morreram no final da década de 70, mas virou, SOZINHA, UM RESPEITÁVEL PÓLO DE PRODUÇÃO DE PROJETOS BEM INTERESSANTES. Respect." **Por Thomas Pappon - Edição 200 da Revista**.

Sempre que ouço Marisa, tenho sensações 'Infinitas' e 'Mais' 'particulares', renovando o meu habitat musical através de sua música e sua maneira(quase sereia) de cantar.

Salve Marisa! A maior cantora brasileira surgida desde os anos 90!

11:15  
Anonymous said...

Desde quando Ivete e Daniela gravaram MM ???

23:06  
Ella said...

JOUBER , DIOGO , JUNIOR E ADRIANO MOTTA ARRASARAM NOS SEUS COMENTARIOS !!!!!!!!!!

AGora realmente Marisinha dá IBOPE nesse BLOG ( maravilhoso ) Do Mauro .

Beijinhos , Ella Duarte

01:05  
Cahto said...

Muito bem lembrado pelo " anonimo " acima . " O que é o amor " com Selma Reis é espetacular !
Quando uma cantora maravilhosa como Selma Reis será , de fato , reconhecida pelo grande público ?
Desde quando Renatta Arruda " parte as palvras " ao cantar ? ouça o CD " Por elas e outras " , o Cd é divino e como " Mais " de Marisa Monte deve ser ouvido por muitos anos !

01:18  
Anonymous said...

Meu Deus, ainda bem que tem gosto pra tudo. Acho Renata Arruda insuportável.

23:11  
fãs de Marisa said...

Mauro querido,

em outubro o disco "Barulhinho Bom - Uma Viagem musical" fará 10 anos. Estaremos de olho para seu texto, hein!!!


beijos dos fãs de Marisa.

Antonio Augusto Marinho Pontes
Izabella Cardoso Oliveira Prado

11:51  
Paulo Sodré said...

Selma Reis fará sucesso quando perceber que cantar é mais substantivo que adjetivo. Deste mesmo mal padeceu a Cláudia, excelente cantora, que fazia de cada interpretação um malabarismo vocal totalmente desnecessário, além de apresentar um repertório sem nenhuma personalidade. Ambas circulam acéfalas em uma carreira totalmente desorientada. Orientação e bom senso são atributos que não faltam a MM que, à parte não ser a maior cantora do país, longe disso, é uma artista de primeira linha. Isso faz uma boa diferença!
Vide a longevidade de uma Maria Bethânia, coerente e sensata há quatro décadas.

09:50  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006