web page hit counter
Quarta-feira, Maio 17, 2006

Joanna continua fiel a passado irregular

Resenha de CD e DVD
Título:
Ao Vivo em Portugal
Artista:
Joanna
Gravadora:
Som Livre
Cotação:
* *

Depois de dois fracassados discos calcados em regravações, Todo Acústico (2003) e 25 Anos Entre Amigos (2004), Joanna insiste em olhar para o passado e lança DVD (capa à direita) e CD gravados ao vivo no Coliseu de Lisboa, em abril de 2005. Retrospectiva por retrospectiva, a feita em 1999 no álbum duplo Joanna ao Vivo era mais abrangente e caprichada. O presente registro de show soa requentado. O único ar de novidade é o bloco de músicas portuguesas (preservado no DVD e desmembrado na disposição das faixas do CD) que inclui A Paixão (Rui Veloso e Carlos Tê), o pot-pourri com Cartas de Amor / Olhos Castanhos (Alves Coelho Filho), Barco Negro (tradicional tema lusitano) e Estranha Forma de Vida, fado de Amália Rodrigues que deu nome ao show apresentado por Maria Bethânia em 1981. Cordas e um acordeom criam sonoridade incomum no trabalho da cantora.

No todo, arranjos e interpretações estão aquém do potencial da cantora. Um dos últimos resquícios de genialidade no repertório de Roberto Carlos, a balada Do Fundo do meu Coração ganha registro marcado pelas palmas da platéia. Mas soa trivial e sem a personalidade da versão de Adriana Calcanhotto com Erasmo Carlos, por exemplo. Infelizmente, Joanna pecou por priorizar no roteiro músicas da faceta mais popularesca de sua obra. Qual a razão de regravar canções como Sozinha, Uma Ficha no Arquivo (somente no DVD) e Amor Bandido??!! São músicas como essas que a fizeram perder o prestígio conquistado no seu bom começo de carreira. Um preço alto que não foi compensado pelas altas vendagens de seus discos da fase Sullivan & Massadas.

Com o recurso do telão, a cantora faz duetos com nomes com Fagner, Zeca Pagodinho e Cazuza. As vozes de Fagner e Zeca foram extraídas da gravação do álbum 25 Anos entre Amigos. Com o cantor cearense, houve acerto no repertório: Amor Alheio (Ivor Lancellotti e Paulo César Pinheiro) é pérola de 1985 da fase menos adocicada do repertório da artista. Já o dueto forçado com Zeca, no partido Colher de Pau, deixa entrever apenas que Joanna não é intérprete talhada para o samba. Ainda que o pior momento seja sua interpretação insossa para Tempos Modernos, o hino pop de Lulu Santos.

O DVD inclui ainda making of (com tomadas em Lisboa, depoimentos de fãs no camarim e outros costumeiros takes de bastidores), biografia e discografia em que alguns álbuns da cantora são apresentados como frases como "mostra-se uma Joanna sem medo de queimar em seu próprio fogo". Definitivamente, já passa da hora de Joanna repensar sua carreira, fechar a cortina do passado e gravar um disco de inéditas com o padrão de seus primeiros LPs para tentar, quem sabe, recuperar os fãs de outrora.

31 COMENTÁRIOS:

Anderson said...

Mauro, essas cantoras fazem o que podem. Não seja cruel. Já basta a crueldade do mercado.

16:52  
Anonymous said...

Maurão,

Sinceramente? Não sei quem perde mais tempo. Se é a Joana, gravando essas porcarias, ou você, comentando essas porcarias. Ou seria eu, lendo essas porcarias?

Abraços,

Ele Efe

18:07  
Anonymous said...

Elas não fazem o que podem, fazem o que vende mais. E tem gente que prefere regravar o mesmo disco ruim todo ano pra não deixar de vender. Quem faz o que pode, sempre faz bonito. Somente Jussra Silveira, Ná Ozzetti e Mônica Salmaso já seriam 3 ótimos exemplos pra Joanna.

18:17  
Anonymous said...

Corretíssima sua análise, Mauro.Assino em baixo sem tirar uma vírgula. Apenas destacaria o caráter piegas e oportunista da inclusão de Cazuza no telão (tive oportunidade de ver esse show!). Ninguém aguenta mais esses duetos com defuntos (com todo respeito ao grande Cazuza). Joanna surgiu no final da década de 70 como uma das boas promessas para a década que se inciava. Perdeu o rumo e vive patinando no meio de um repertório de péssima qualidade. Dia desses comprei um cd lançado em 2001 ("Eu estou bem")e me admirei com a capacidade da cantora em juntar tanta música ruim em um único disco. Igual, só Ivete Sangalo.O citado disco deveria se chamar "Eu estou mal".

19:12  
Diogo ! said...

Respeito todas as opiniões , inclusive a do Anderson ( acima ) mas não acho que Joanna ( com todo respeito a ela ) pode gravar o que quiser. Ela tem uma carreira , uma história , muitos fãs ...

Ultimamente ela tem mostrado que " não sabe o que quer " .

Já gravou : * CD Católico

* Fez duetos com sambistas e com os meninos do KLB ( !! )
* Fados , por ser filha de português

e agora se arrisca na " saara " de Lulu Santos ? Sinceramente ? Acho que Joanna anda meio perdida !

EM TEMPO : Achei as escolhas do terceiro comentário ótimas mas queria acrescentar mais algumas !

Até torço para Joanna se encontrar , mas nem sua voz tem ajudado muito de uns tempos pra cá !

23:45  
Anonymous said...

rosemberg

na decada de 80 e inicio da decada de 90 as paradas de sucesso só tinham lugar para o rock brasil, e o pagode dito de raiz.
joanna ,com suas musicas adocicadas ,era uma das paucas cantoras, juntamente com sandra de sá, simone, e até gal costa a furar esse bloqueio.
em comum entre as quatro, só o fato de que todas cantavam musicas da dupla sullivam e massadas.
se formos levar em consideração o que toca hoje nas rádios,
até que aquele tempo não era tão ruim assim.

memoria_pele@hotmail.com

07:23  
Claudio said...

Concordo com o Mauro em tudo. Joanna desperdiçou sua carreira registrando músicas descartáveis em discos extremamente bregas e esquecíveis.

O público que ela arrebatou com seus primeiros trabalhos certamente a esqueceu, ou se lembra do ótimo primeiro disco e de uma sequência de 4 bons discos que sugeriam um longo caminho para Joanna.

Assisti ao seu ótimo último bom show "Joanna 10 anos" que já tinha um repertório pincelado pelo seu primeiro disco essencialmente brega. Dali pra frente foi só decadência.

Salve-se Joanna, seu passado ainda brilha.

08:29  
Anonymous said...

Mauro, seus comentários foram excelentes. Joanna tinha uma voz linda no começo de carreira, não sei o que aconteceu com ela. Espero que um dia ela retorne ao começo de carreira com aquele repertório lindo, mas acho difícil...

08:51  
Lygia said...

Quem nasceu para Joana jamais chegará a Maria Bethânia. É só isso.

09:37  
Anonymous said...

"Querido" Rosemberg

Na década de 80, Gal Costa fez sucesso com apenas UMA música da dupla Sullivan e Massadas, "Um dia de domingo", e gravou mais uma, que ninguém conhece. A maioria de seus sucessos nos anos 80, vieram das penas de Caetano Veloso ("Meu bem, meu mal", "Vaca profana", "Dom de iludir", "Luz do sol", "O amor", "Massa real", Chico Buarque "Mil perdões", Ary Barroso, Celso Fonseca e Ronaldo Bastos ("Sorte"), além de dois grandes sucessos com letra de Ronaldo Bastos ("Nada mais" e "Chuva de prata", e o maior de todos, "Festa do interior, de Moraes Moreira.

O disco onde "Um dia de domingo" foi gravado, Bem Bom, na época recebeu as melhores críticas, e traz músicas de Chico Buarque, Gonzaguinha, Djavan, Cazuza, Mílton Nascvimento, Marina Lima, Arrigo Barnabé, Roberto e Erasmo, Waly Salomão, além dos já citados Celso Fonseca e Ronaldo Bastos, TODOS compositores de primeira linha. Somente ouvidos preconceiuosos, SABENDO da informação de que Gal Costa, algum dia, gravou Sullivan e Massadas, pode falar que ela fez sucesso nos anos 80 com músicas da dupla. Sim, Gal fez sucesso, mas com UMA música, não com várias, como Alcione e Fafá de Belém. E, hoje em dia, virou moda se falar mal da dupla Sullivan e Massadas, mas mesmo com o comercialismo e popularesquice de suas musicas, elas são muito melhores que muita coisa que tem por aí.

10:35  
Carlos said...

Por que essas cantoras não pedem músicas para Caetano, Djavan, Bosco, Arnaldo, Nando, Frejat, Herbert e tantos outros excelentes compositores ? Vamos parar com esses chatíssimos discos ao vivo? Vamos registrar em DVD apenas o que for realmente digno de ficar para a história ?

11:33  
Julio César Paixão said...

joanna e Gal Costa estão no mesmo caminho.

saudades de ELIS.

13:33  
Anonymous said...

Eu gostei do dvd, acho que ficou faltando a música Recado. Ela teve que regravar mais um cd com seus sucessos devido ao não registro em dvd até a presente data. Compreendam!
Agora o dueto com Zeca Pagodinho não foi extraído do disco Todo Acústico e sim do cd 25 anos entre amigos. Os duetos em que ela canta samba no Todo Acústico foram com Jorge Aragão e Martinho da Vila e não com Zeca Pagodinho.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

14:41  
Anonymous said...

Dizer que Gal está no mesmo caminho de Joanna é, no mínimo, ignorância. Enquanto Joanna há anos faz o mesmo show, cantando as mesmas músicas e apelando para participações especiais em telões, Gal gravou um cd essencialmente com compositores desconhecidos e fez um show ousado, com o mesmo repertório do disco, sem apelar para velhos sucessos. Ela andou preguiçosa, é verdade, mas aos 60 anos,sua voz continua o mesmo cristal (que Joanna nunca teve) de décadas atrás. E o seu repertóro, salvo um ou outro deslize, sempre foi irrepreensível. E por falar em deslize, qual o cantor que não o comete? Elis mesmo abominava (e com toda razão!)seus primeiros discos, um horror. E mesmo depois de ter sua carreira consolidada gravou cada coisa...

06:24  
Claudio said...

É um equívoco comparar as tragetórias de Gal e Joanna.

Joanna se perdeu totalmente da proposta inicial e não fez um trabalho que consolidasse sua presença na MPB.

09:02  
Anonymous said...

Pois é. Gal Costa, com todos os (dizem) deslizes dela, faz parte do primeiríssimo time das cantoras brasileiras, enquanto Joanna é do terceiro escalão.

09:31  
Anonymous said...

Discordo não acho que Joanna seja do terceiro escalão. Sou mais a Joanna a Gal (embora respeite muito a memsma)! Opinião minha.
Marcelo Barbosa - Brasília

17:26  
Anonymous said...

Não é questão de opinião. É um fato histórico.

13:57  
Anonymous said...

Não tem como comparar a técnica, a história e a voz de Gal com a de Joana. Gal só pode ser comparada a Betânia. São as que restaram como verdadeiras donas do posto de divas da MPB, as outras podem ser do Samba, do POP, do Brega ou de qq outra coisa.

10:28  
Anonymous said...

Joana x Gal? Vcs estão brincando, não?! Gal Costa é uma das maiores cantoras do planeta; quanto a Joana...deixa pra lá, vai!

09:27  
Anonymous said...

Nem nos bons tempos do início de carreira Joanna poderia ser comparada à
Gal Costa.Isso é uma blasfêmia!

21:52  
Marcelo Fontes said...

Concordo.Realmente Joanna não pode ser comparada a Gal Costa e nem a ninguém.Nenhuma é melhor que a outra , são estilos diferentes. Temos que respeitar o gosto musical de todos.
E quem é esse palhaço para com meia duzia de palavras tentar colocar abaixo um trabalho sério e dedicado , seja lá de quem for.

16:33  
Fernando Santos said...

Terceiro escalão ?
Gonzaguinha, Milton Nascimento, lupicinio Rodrigues, cartola, noel rosa, maisa, caetano veloso , renato teixeira entre tantos outros que joanna gravou. Para falar isso, ou vocês não conhecem o trabalho de Joanna ou primeiro escalão pra vocês devem ser essas porcarias de RAP, PAGODE, SERTANEJO....
Gravou sim alguns compositores de moda como Sulivan e Massadas mas teve o bom gosto de escolher as músicas que não ficaram na mediocridade e foram grandes sucessos.Só digo uma coisa: antes de criticarem alguém , procurem se informar para não falar SEM O DEVIDO CONHECIMENTO...

16:55  
Anonymous said...

você deve ser fanzaço de GAL POIS PELO JEITO SÓ ESTÁ PUBLICANDO COISAS PARA PROMOVE-LA. O QUE VC GANHA COM ISSO?
JOANNA É UMA EXCELENTE ARTISTA E MEREÇE TODA CONSIDERAÇÃO.

16:58  
Marcia Cintra said...

Li a critica e os comentários com muita tristeza. Como o desrespeito com o ser humano e com o profissional anda em falta .
Gente , deixem as pessoas em PAz e fazer o que acreditam. Todos temos o direito.Há os que gostam e os que não gostam mas vamos respeitar.Joanna merece nosso respeito.Não sou fã dela mas acho que tem alguns trabalhos excelentes.

17:35  
Andre Luis said...

Gente como é que pode uma artista chegar a 25 anos de SUCESSO absoluto, como a Joanna e um critico qualquer sair com esses comentários sem fundamento, isso mesmo sem fundamento, pois os ultimos trabalhos da Joanna foi comemorando as suas bodas de prata (isso nao é pra qq artista viu)de carreira e um especial acustico ao vivo, esse ultimo que muitas estrelas como a Joanna, fizeram é com os sucessos de carreira e nao com inéditas... então Joanna vc só tem mesmo é o que comemorar, afinal de contas são 25 ANOS DE SUCESSO...

17:58  
Anonymous said...

estive lendo seu comentário sobra a joanna e devo dizer, em parte, concordo c algumas coisas: a insistencia em gravar de Zeca pagodinho, q foge ao estilo dela, realmente é um ponto negativo desse novo trabalho, mas ñ entendo é como vc critica isso se vc mesmo chamou de genuino o próprio Zeca em 1999,qd participou do cd Joanna Ao vivo... a ausência de um repertório como os dos 1ºs trabalhos realmente deve ser comentada... mas ñ concordo em criticar por q regravou "amor bandido ou sozinha... nem comparações c Gal, ou Bethânia... Joanna ñ chegou a + de 25 anos de carreira de graça... chegou pq tem talento... no +, acho q a Joanna pode sim melhorar, mas acho q de sua parte assim como de outras merece respeito, pq criticar é muito facil, mas fazer o q ela faz nem todo mundo consegue... é isso... Joacy Braz,recife-Pe

18:00  
Isabela Fernandes said...

assiti ao show de joanna no ultimo dia 01 em Sampa.Confesso que fiquei impressionada. o show foi excelente e ela mostrou a grande artista que é.Nunca tinha assistido a um show dela mas com certeza não perderei mais.

18:02  
Marcia Cristina said...

Quem dera fosse fã ao menos de Gal, deve ser mesmo é desses fankeiros, que valoriza aquelas letras vazias, o amor e romantismo, realmente nao é pra todo mundo nao viu, a Joanna como ninguem sabe cantar e encantar aos que admiram as belas canções que falam de amor, sejam em ritmo romantico ou embalado, pois na voz dela tudo fica perfeito...

18:05  
Anonymous said...

Acho que vc não conhece mesmo nada dos 25 anos de sucesso da Jonna, seria bom mesmo saber qual sua idade, vc deve ser do tempo de Angélica pra cá... pra flr dessa maneira, por isso nao devemos nem levar em conta essas asneiras...

18:12  
um joão qualquer said...

tenho que concordar com uma coisa: Zeca pagodinho? Ninguém merece.
Me desculpe quem gosta do que ele faz mas a música que Joana gravou , colher de pau , é terrível.Admiro muita coisa boa que joana gravou e não é por causa de alguns erros dela que eu vou criticar sua carreira toda.

18:23  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006