Chico relata impress�es em filme sobre a feitura de 'Carioca': 'O fato de ter escrito um livro me torna um m�sico melhor'

"O fato de eu ter escrito um livro me torna um m�sico melhor. N�o tenho d�vida disso. Agora explicar � complicado...", argumenta Chico. O filme seduz quando as c�meras captam takes realmente informais - como os das estripulias feitas pelos netos do compositor no est�dio. Ou o momento da grava��o da valsa Imagina em que Chico relata aos presentes - incluindo a cantora M�nica Salmaso, convidada da faixa - a genialidade precoce de Tom Jobim. Imagina, conta Chico, teve sua melodia composta por Tom em 1947 como um exerc�cio de classe. Nascia ali, naturalmente perfeita, a primeira m�sica do maestro soberano, letrada somente em 1983 por Chico para a trilha do filme Para Viver um Grande Amor.
Entre trechos de grava��es, o compositor vai expondo impress�es e sentimentos sobre as m�sicas e sobre o trabalho em est�dio. "Estou acostumado a ficar fechado, trabalhando dentro de casa. N�o tenho essa sensa��o de clausura dentro do est�dio. T� aqui em movimento, trocando id�ias... A gente se diverte... A clausura � l� dentro de casa. � o momento da cria��o", compara o artista, depois de revelar que suas letras nunca surgem do nada. "Nunca escrevi uma letra sem m�sica. Isso nunca aconteceu, nunca. Muitas vezes, a m�sica surge e a letra vai se esbo�ando ao mesmo tempo. Em outras, a m�sica vai ficando pronta e a letra vem depois...".
Cria��o � parte, Chico arrisca tocar viol�o no palco, mas, no est�dio, deixa o instrumento nas m�os do arranjador Luiz Cl�udio Ramos. "Gravar ao mesmo tempo voz e viol�o � complicado... Meu viol�o � meio sujo", avalia, com a certeza da cumplicidade com seu violonista e maestro. "Com Luiz Cl�udio, � mais f�cil discutir min�cias e detalhes harm�nicos". Min�cias que garantem o requinte instrumental de Carioca, CD que impressiona mais pelos arranjos do que pelas m�sicas em si.
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