web page hit counter
Segunda-feira, Abril 10, 2006

Vendas do RBD refletem crise do disco

A EMI vem divulgando entusiasticamente que o grupo mexicano RBD (foto) já vendeu um milhão de discos no Brasil. À primeira leitura, o número impressiona em tempos de pirataria e de vendas em queda livre. A rigor, no entanto, esse alardeado milhão apenas ratifica a crise em que está afundada a indústria fonográfica nacional. Afinal, o grupo não vendeu um milhão de cópias de um determinado CD - fato até corriqueiro no mercado nos anos 90. Este número representa as vendas somadas de cinco CDs e dois DVDs. Sim, porque - ciente de que a febre RBD vai passar, como todo modismo - a gravadora está despejando nas lojas sucessivos produtos do grupo teen. E um milhão dividido por sete não é tanto assim...

É fato que o sexteto vem mobilizando adolescentes no Brasil (muito por conta da exibição da novela Rebelde pelo SBT). Não há como duvidar da popularidade e do sucesso comercial de um grupo capaz de arrastar uma multidão a um evento promocional em São Paulo que acabou até em morte justamente por conta do excesso de fãs. O RBD é o fenômeno fonográfico do momento e, atualmente, somente Marisa Monte consegue fazer frente ao grupo nas paradas com seus dois recém-lançados CDs. Mas, em termos numéricos, o milhão atingido pelos sete produtos do RBD lançados no mercado brasileiro é pouco diante da comoção causada por Anahi, Maite, Dulce, Poncho, Christopher e Christian. Isso a propaganda entusiasmada da EMI não diz...

10 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Questiono muito o sucesso desses grupos fabricados. Só ouvi falar desse RBD na ocasião do tal acidente no shopping, quando soube que eles eram um grande "sucesso". Ora, sucesso de verdade, por mais que vc não ouça rádio e veja televisão, vc fica sabendo. Ana Carolina é um sucesso, por mais que se deteste ela, é impossível não saber o refrão da música dela com eu Jorge. Mas esse RBD, francamente... não sei nem do que se trata. Aliás, sei sim. Mas um sucesso fabricado que as gravadoras querem nos meter guela abaixo.

21:23  
Ricardo Moura said...

Concordo plenamente com sua análise Mauro.

21:31  
Diogo ! said...

Mauro parabéns pela sua analise ...

Aproveitando gostaria de saber as vendagens atuais de :

* Marisa Monte
* Daniela Mercury ( Clássica )
* Roberto Carlos
* Gal Costa ( Hoje )
* Adriana Partimpim
* Maria Rita
* O Rappa ( Acústico )


Onde posso obter esse tipo de informação ?

Obrigado !

00:00  
Susumu said...

Sempre o preconceito contra quem faz sucesso.

Típico de pseudo intelectuais que se acham melhores que os outros e acham que podem impor seus gostos aos outros.

09:16  
Anonymous said...

Em vez de contestar números de cópias vendidas, você poderia, se estivesse mais interado com a realidade do mundo fonográfico, tratar do quanto esta gravadora deve ter faturado neste ano com a enorme quantidade de produtos lançados e com os altos preços de muitos deles.

12:52  
Anonymous said...

Preconcito com quem faz sucesso? Que coisa ridícula. Marisa Monte é apenas um exemplo de artista de sucesso elogiado nessa coluna e que merece o sucesso que faz.

18:05  
Pedro k. said...

sinceramente... acho que Mauro Ferreira está lá.

muito divertido este post, sim senhor.

Pedro K.
Rock-n-brasil.com

06:00  
Anonymous said...

Excelente análise do colunista. E feito com uma certa frieza e isenção. O sucesso desse grupo é inconsistente.

15:43  
Anonymous said...

rosemberg

pode jogar no vaso sanitario e apertar a descarga.

memoria_pele@hotmail.com

06:47  
Anonymous said...

voce que escreveu esse texto devia procurar saber o quanto esse grupo já vendeu em todo mundo inteiro,até nos estaods Unidos eles fazem sucesso e voce esqueceu de dizer que os dvs nao foram mostrados na televisao nem o cd nosso amor muita gente sabe que nao existe o cd eos dvs por que se tivessem mostrado natelevisao estaria com mais de 2 milhoes de copias vendidas!!!!!!!!!!!! se liga

23:56  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006