web page hit counter
Segunda-feira, Abril 10, 2006

Sandra de Sá honra a raça brasileira

Sandra de Sá (foto) foi a entrevistada do programa de Marília Gabriela neste domingo, 9 de abril, no Canal GNT. Questionada pela jornalista sobre o problema do racismo, a cantora não se lamentou, mas afirmou brevemente que poderia estar num patamar profissional ainda melhor se não fosse negra (a artista não usou exatamente essas palavras, mas em essência foi o que disse). A declaração faz pensar.

Sandra é guerreira e não é de ficar alimentando chororô. Em vez de se queixar, vai à luta - o que tem feito com muita garra nestes 26 anos de carreira fonográfica (ela despontou em 1980 num festival promovido pela Rede Globo, em que defendeu Demônio Colorido). Errou muito, gravando repertório e discos inferiores ao seu vozeirão caloroso. Mas o que merece ser questionado é como um país mulato como o Brasil pode ter projetado tantas cantoras brancas (Ana Carolina, Carmen Miranda, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Elba Ramalho, Elis Regina, Gal Costa, Maria Bethânia, Maria Rita, Marisa Monte, Simone - só para citar algumas das mais bem-sucedidas ontem e hoje) e tão poucas cantoras negras???!!!

Fora do universo do samba, poucas conseguiram vencer a barreira e chegar ao grande público. Sandra de Sá foi uma delas. Com exceção da divina Elizeth Cardoso, nenhuma foi alçada ao patamar onde habitou Elis e onde habitam Marisa, Gal... Coincidência? Certamente que não. Num país de racismo velado como o Brasil, os negros precisam trabalhar dobrado para se impor no mercado.

Quantas vozes negras deixaram de ser ouvidas? Difícil quantificar. Impossível até. Por isso, viva Sandra de Sá! Nem sempre a cantora conseguiu gravar álbuns à altura de seu talento grandioso - Sandra!, título de 1990 já fora de catálogo, e A Lua Sabe Quem Eu Sou (1996) são as obras-primas de discografia irregular - mas sua batalha para firmar a Música Preta Brasileira é exemplar. E, como bem lembrou Marília Gabriela, sua gravação de Black Is Beautiful, feita em trio com Alcione e Luciana Mello para seu primeiro disco ao vivo, é antológica. Sandra de Sá honra a raça musical brasileira.

21 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Acho isso uma tremenda besteira. E Tim Maia, Jorge Benjor, Wilson Simonal, Emilio Santiago, etc??? E além do mais, Gal, Bethânia e Clara Nunes não são brancas, e sim, mulatas.
Outro detalhe> colocar Marisa Monte no mesmo patamar de Elis é sacrilégio... por favor Mauro...menos...
O problema da Sandra é escolha de repertório e falta de uma orientação profissional. A mulher tem uma linda voz, que não sabe usar. Grita desnecessariamente e com isso perde logo a voz num show longo.
E pq Música Preta Brasileira??? Isso sim , é preconceito. MPB sempre será Música Popular Brasileira, seja branca, preta, amarela ou mulata!

22:42  
Anonymous said...

Concordo em termos com o anônimo daí de cima. Acho que Sandra não chegou ao patamar de outras cantoras muito mais por seu estilo segmentado, com público muito específico, que é esse público de black music. E depois por conta de seu namoro com repertórios não tão bons quanto sua voz. E sé é pra citar uma cantora negra de grande sucessoe popularidade a anos no Brasil, temos que falar da Alcione. E as tantas cantoras brancas que não conseguiram chegar ao patamar de Sandra, muitas delas até melhores, como Verônica Sabino, Olívia Byington, Ná Ozzetti, Fátima Guedes, Selma reis, etc. E sim, se o ponto é racismo, o que justifica que Mílton Nascimento, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Benjor, Ed Motta, Emílio Santiago (que se não tem maior projeção é pq insistiu muito tempo em discos vagabundos) e outros, estejam no primeiro time de cantores?

Não sejamos bobos, no Brasil existe sim racismo, e muito, ás vezes velado, às vezes escancarado, mas não acho que é o que justifica o caso específico da Sandra.

23:30  
Anonymous said...

Ia escrever alguma coisa, mas o anônimo aí de cima não deixou nada, disse tudo. Concordo em gênero, número e grau. Pode até haver o tal preconceito, como (infelizmente) existe em qualquer área, mas no caso de Sandra de Sá, acho que não.Ela tem voz, mas não sabe usar. O que ela faz cantando Blues da piedade, de Cazuza, só pra citar um exemplo, é um horror. Ah, faltou citar Elizeth, Ângela, Dalva, Elza, que não são exatamente brancas, e já arrebataram esse país de ponta a ponta. E Alcione, sucesso há décadas?

23:47  
Anonymous said...

Concordo com a opinião anterior. O repertório de Sandra sempre foi terrível!!! Até acho que, por anos lhe faltar um hit, ela aparece demais na mídia. A ponto de participar de um comercial ao lado de colegas que matam um leão por dia na batalha do dial. Sandra merece (e muito) uma direção artística mais caprichada. Menos numerologia e mais canções!!! Quanto ao racismo, acho o contrário. Seu Jorge estaria com essa bola toda, aqui e no exterior, se fosse branco?

23:51  
Anonymous said...

Achei que precisava deixar um comentario, mas vejo que o anomimo acima me antecipou. Eu acresentaria somente que o Senhor Mauro precisaria de uma aula de historia, sociologia, e formação do povo brasileiro e da cultura brasileira.
Pra não mais fazer um comentario como este.Este sim racista!
Ao anomimo acima o meu muito obrigado!

07:42  
Claudio said...

Concordo com muita coisa já escrita acima.
Não acho Alcione exemplo de nada, pq o repertório dela é feito pra vender CD e DVD.

A Sandra de Sá é uma grande cantora e sempre teve problema de repertório. Seu melhor trabalho é A LUA SABE QUEM EU SOU.

09:02  
RICARDO MOURA said...

Mas o Mauro em nenhum momento disse que a Sandra de Sá não fez mais sucesso porque ela é negra.
O ponto central da análise dele é o número insignificante de cantoras negras no Brasil que conseguiram algum reconhecimento. E isso é verdade, são muito poucas, mas não sei se é por causa do preconceito, pode ser por outros motivos. Existem outros setores que a cor negra predomina, e nem por isso vamos dizer que é racismo contra os brancos.

10:27  
Cláudio said...

Gal é mulata ? Alcione é negra ?

13:42  
Anonymous said...

Claudio...
Vá estudar etnias. E pergunte as próprias quando tiver oportunidade. Quer exemplos de brancas? Jane Duboc, Adriana Calcanhotto e Carol Saboya. Mulatas? Gal Costa, Virginia Rosa e Clara Nunes. Negras? Zezé Motta, Elza Soares e Rosa Maria.
Deu pra entender?

18:12  
Anonymous said...

O que dizer de Margareth Menezes?

18:31  
Anonymous said...

Caro Mauro vc forçou a barra, colocar no mesmo patamar que Clara, Elis e Dalva as cantoras: Maria Rita, Elba Ramalho,Simone e Ana Carolina (com respeito a todas elas). Mas aí vc forçou literalmente a barra!!
Marcelo - Brasília

19:31  
Anonymous said...

Alcione é marrom.

19:54  
Anonymous said...

rosemberg

não vou nem fazer comentário.
so vim dizer que sandra de sá é uma tremenda cantora que eu amo , torço muito e acho linda.
só pisou na bola quando fez o comercial da rozinha, mas, fazer o que precisa levantar um troco né.

memoria_pele@hotmail.com

06:45  
Marcela said...

Se Gal é mulata, o que é Margareth Menezes ?
Essa gente politicamente correta e chata quer pintar todo mundo de preto.

09:32  
Binho said...

Marcela, querida... Gal é mulata, sim... etnia não tem nada a ver com cor da pele. Basta ver os cabelos cacheados de gal e seus traços faciais pra você identificá-la como mulata. Outra coisa, aos que dizem que não há racismo na música: Margareth Menezes poderia ser a rainha do axé há muito tempo, mas ela é negra e negras não aparecem tanto em capas de revistas como as brancas. Por isso foi preciso esperar que aparecesse uma Daniela Mercury e, posteriormente, Ivete Sangalo. Essas sim, se enquadram no esteriotipado e famigerado "padrão de beleza". Infeliz de um país que não reconhece seu povo.

10:21  
Carlos said...

Ai, que gente chata...Daniela Mercury e Ivete são brancas ou mulatas como Gal ?????

14:47  
Anonymous said...

A Sandra de Sá não é mais valorizada por causa do seu repertório e do seu estilo espalhafatoso, pois uma cantora com tanto potencial não precisa ser um carro alegórico como ela é.
E já que ela gosta tanto de citar o racismo contra os negros, ela foi extremamente preconceituosa ao falar que existem mais cantoras brancas do que negras. Será que só as negras podem ser talentosas e as brancas não ?
Do mesmo modo que Gal e Marisa são valorizadas, a Alcione que também é negra e cantora de MPB está no mesmo patamar que o delas. O problema não é a raça, é ela mesma.

15:09  
Anonymous said...

Pelo amor de Deus, Sandra de Sá tem potencial vocal, poderia ser uma grande cantora se berrase menos e soubesse escolher repertório. Isso sem falar quando se mete a compositora. As versões que ela fez para os clássicos da Motown são de uma pobreza terrível.Não gostar daquilo é racismo?

23:40  
Cláudio said...

Parabéns a quem escreveu os dois comentários a cima. Concordo plenamente !!

09:16  
Anonymous said...

Já que o assunto é raça, nós não podemos classificar alguém branco ou preto por causa do seu tataravô; até porque uma única pessoa pode ter sangue branco, preto, oriental, indigina e até mais. E aí, está pessoa é o que ?
Gal, Daniela, Ivete e Clara Nunes são brancas, independente se têm sangue negro ou não.
No Brasil muitos negros também tem sangue europeu nas veias por causa das nossas misturas, então você não pode chamar uma pessoa com a pele negra de loira.
Já em relação à Sandra de Sá, ela deveria tomar como exemplo a Alcione e ir à luta.

08:54  
Anonymous said...

Com poucas excessãoes, a discussão aqui é super válida e de altíssimo nível. Sem contar esse talento nato do brasileiro de rir nas situações mais improváveis, deixando as coisas mais leves. Porém concordo com alguém lá em cima que disse que Margareth deveria ser a "Ranhia do Axé". Sandra de Sá pode ter dado umas derrapadas, mas a verdade é que o fato da pessoa ter a pele mais escura é um entrave sim.Em várias áreas e inacreditavelmente na música. Pixinguinha só veio a ser reconhecido muito depois do seu auge artístico. O negro por não ter gravadora e capital, fica a mercê do gosto de pessoas que estão sempre o colocando em segundo plano, mesmo que ele seja muito bom, sempre haverá um "defeito", fruto de uma má vontade histórica. Mas o caminho é o do diálogo. Tudo de bom.

03:03  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006