web page hit counter
Segunda-feira, Abril 10, 2006

Sandra de S� honra a ra�a brasileira

Sandra de S� (foto) foi a entrevistada do programa de Mar�lia Gabriela neste domingo, 9 de abril, no Canal GNT. Questionada pela jornalista sobre o problema do racismo, a cantora n�o se lamentou, mas afirmou brevemente que poderia estar num patamar profissional ainda melhor se n�o fosse negra (a artista n�o usou exatamente essas palavras, mas em ess�ncia foi o que disse). A declara��o faz pensar.

Sandra � guerreira e n�o � de ficar alimentando choror�. Em vez de se queixar, vai � luta - o que tem feito com muita garra nestes 26 anos de carreira fonogr�fica (ela despontou em 1980 num festival promovido pela Rede Globo, em que defendeu Dem�nio Colorido). Errou muito, gravando repert�rio e discos inferiores ao seu vozeir�o caloroso. Mas o que merece ser questionado � como um pa�s mulato como o Brasil pode ter projetado tantas cantoras brancas (Ana Carolina, Carmen Miranda, Clara Nunes, Dalva de Oliveira, Elba Ramalho, Elis Regina, Gal Costa, Maria Beth�nia, Maria Rita, Marisa Monte, Simone - s� para citar algumas das mais bem-sucedidas ontem e hoje) e t�o poucas cantoras negras???!!!

Fora do universo do samba, poucas conseguiram vencer a barreira e chegar ao grande p�blico. Sandra de S� foi uma delas. Com exce��o da divina Elizeth Cardoso, nenhuma foi al�ada ao patamar onde habitou Elis e onde habitam Marisa, Gal... Coincid�ncia? Certamente que n�o. Num pa�s de racismo velado como o Brasil, os negros precisam trabalhar dobrado para se impor no mercado.

Quantas vozes negras deixaram de ser ouvidas? Dif�cil quantificar. Imposs�vel at�. Por isso, viva Sandra de S�! Nem sempre a cantora conseguiu gravar �lbuns � altura de seu talento grandioso - Sandra!, t�tulo de 1990 j� fora de cat�logo, e A Lua Sabe Quem Eu Sou (1996) s�o as obras-primas de discografia irregular - mas sua batalha para firmar a M�sica Preta Brasileira � exemplar. E, como bem lembrou Mar�lia Gabriela, sua grava��o de Black Is Beautiful, feita em trio com Alcione e Luciana Mello para seu primeiro disco ao vivo, � antol�gica. Sandra de S� honra a ra�a musical brasileira.

21 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Acho isso uma tremenda besteira. E Tim Maia, Jorge Benjor, Wilson Simonal, Emilio Santiago, etc??? E al�m do mais, Gal, Beth�nia e Clara Nunes n�o s�o brancas, e sim, mulatas.
Outro detalhe> colocar Marisa Monte no mesmo patamar de Elis � sacril�gio... por favor Mauro...menos...
O problema da Sandra � escolha de repert�rio e falta de uma orienta��o profissional. A mulher tem uma linda voz, que n�o sabe usar. Grita desnecessariamente e com isso perde logo a voz num show longo.
E pq M�sica Preta Brasileira??? Isso sim , � preconceito. MPB sempre ser� M�sica Popular Brasileira, seja branca, preta, amarela ou mulata!

22:42  
Anonymous said...

Concordo em termos com o an�nimo da� de cima. Acho que Sandra n�o chegou ao patamar de outras cantoras muito mais por seu estilo segmentado, com p�blico muito espec�fico, que � esse p�blico de black music. E depois por conta de seu namoro com repert�rios n�o t�o bons quanto sua voz. E s� � pra citar uma cantora negra de grande sucessoe popularidade a anos no Brasil, temos que falar da Alcione. E as tantas cantoras brancas que n�o conseguiram chegar ao patamar de Sandra, muitas delas at� melhores, como Ver�nica Sabino, Ol�via Byington, N� Ozzetti, F�tima Guedes, Selma reis, etc. E sim, se o ponto � racismo, o que justifica que M�lton Nascimento, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Benjor, Ed Motta, Em�lio Santiago (que se n�o tem maior proje��o � pq insistiu muito tempo em discos vagabundos) e outros, estejam no primeiro time de cantores?

N�o sejamos bobos, no Brasil existe sim racismo, e muito, �s vezes velado, �s vezes escancarado, mas n�o acho que � o que justifica o caso espec�fico da Sandra.

23:30  
Anonymous said...

Ia escrever alguma coisa, mas o an�nimo a� de cima n�o deixou nada, disse tudo. Concordo em g�nero, n�mero e grau. Pode at� haver o tal preconceito, como (infelizmente) existe em qualquer �rea, mas no caso de Sandra de S�, acho que n�o.Ela tem voz, mas n�o sabe usar. O que ela faz cantando Blues da piedade, de Cazuza, s� pra citar um exemplo, � um horror. Ah, faltou citar Elizeth, �ngela, Dalva, Elza, que n�o s�o exatamente brancas, e j� arrebataram esse pa�s de ponta a ponta. E Alcione, sucesso h� d�cadas?

23:47  
Anonymous said...

Concordo com a opini�o anterior. O repert�rio de Sandra sempre foi terr�vel!!! At� acho que, por anos lhe faltar um hit, ela aparece demais na m�dia. A ponto de participar de um comercial ao lado de colegas que matam um le�o por dia na batalha do dial. Sandra merece (e muito) uma dire��o art�stica mais caprichada. Menos numerologia e mais can��es!!! Quanto ao racismo, acho o contr�rio. Seu Jorge estaria com essa bola toda, aqui e no exterior, se fosse branco?

23:51  
Anonymous said...

Achei que precisava deixar um comentario, mas vejo que o anomimo acima me antecipou. Eu acresentaria somente que o Senhor Mauro precisaria de uma aula de historia, sociologia, e forma��o do povo brasileiro e da cultura brasileira.
Pra n�o mais fazer um comentario como este.Este sim racista!
Ao anomimo acima o meu muito obrigado!

07:42  
Claudio said...

Concordo com muita coisa j� escrita acima.
N�o acho Alcione exemplo de nada, pq o repert�rio dela � feito pra vender CD e DVD.

A Sandra de S� � uma grande cantora e sempre teve problema de repert�rio. Seu melhor trabalho � A LUA SABE QUEM EU SOU.

09:02  
RICARDO MOURA said...

Mas o Mauro em nenhum momento disse que a Sandra de S� n�o fez mais sucesso porque ela � negra.
O ponto central da an�lise dele � o n�mero insignificante de cantoras negras no Brasil que conseguiram algum reconhecimento. E isso � verdade, s�o muito poucas, mas n�o sei se � por causa do preconceito, pode ser por outros motivos. Existem outros setores que a cor negra predomina, e nem por isso vamos dizer que � racismo contra os brancos.

10:27  
Cl�udio said...

Gal � mulata ? Alcione � negra ?

13:42  
Anonymous said...

Claudio...
V� estudar etnias. E pergunte as pr�prias quando tiver oportunidade. Quer exemplos de brancas? Jane Duboc, Adriana Calcanhotto e Carol Saboya. Mulatas? Gal Costa, Virginia Rosa e Clara Nunes. Negras? Zez� Motta, Elza Soares e Rosa Maria.
Deu pra entender?

18:12  
Anonymous said...

O que dizer de Margareth Menezes?

18:31  
Anonymous said...

Caro Mauro vc for�ou a barra, colocar no mesmo patamar que Clara, Elis e Dalva as cantoras: Maria Rita, Elba Ramalho,Simone e Ana Carolina (com respeito a todas elas). Mas a� vc for�ou literalmente a barra!!
Marcelo - Bras�lia

19:31  
Anonymous said...

Alcione � marrom.

19:54  
Anonymous said...

rosemberg

n�o vou nem fazer coment�rio.
so vim dizer que sandra de s� � uma tremenda cantora que eu amo , tor�o muito e acho linda.
s� pisou na bola quando fez o comercial da rozinha, mas, fazer o que precisa levantar um troco n�.

memoria_pele@hotmail.com

06:45  
Marcela said...

Se Gal � mulata, o que � Margareth Menezes ?
Essa gente politicamente correta e chata quer pintar todo mundo de preto.

09:32  
Binho said...

Marcela, querida... Gal � mulata, sim... etnia n�o tem nada a ver com cor da pele. Basta ver os cabelos cacheados de gal e seus tra�os faciais pra voc� identific�-la como mulata. Outra coisa, aos que dizem que n�o h� racismo na m�sica: Margareth Menezes poderia ser a rainha do ax� h� muito tempo, mas ela � negra e negras n�o aparecem tanto em capas de revistas como as brancas. Por isso foi preciso esperar que aparecesse uma Daniela Mercury e, posteriormente, Ivete Sangalo. Essas sim, se enquadram no esteriotipado e famigerado "padr�o de beleza". Infeliz de um pa�s que n�o reconhece seu povo.

10:21  
Carlos said...

Ai, que gente chata...Daniela Mercury e Ivete s�o brancas ou mulatas como Gal ?????

14:47  
Anonymous said...

A Sandra de S� n�o � mais valorizada por causa do seu repert�rio e do seu estilo espalhafatoso, pois uma cantora com tanto potencial n�o precisa ser um carro aleg�rico como ela �.
E j� que ela gosta tanto de citar o racismo contra os negros, ela foi extremamente preconceituosa ao falar que existem mais cantoras brancas do que negras. Ser� que s� as negras podem ser talentosas e as brancas n�o ?
Do mesmo modo que Gal e Marisa s�o valorizadas, a Alcione que tamb�m � negra e cantora de MPB est� no mesmo patamar que o delas. O problema n�o � a ra�a, � ela mesma.

15:09  
Anonymous said...

Pelo amor de Deus, Sandra de S� tem potencial vocal, poderia ser uma grande cantora se berrase menos e soubesse escolher repert�rio. Isso sem falar quando se mete a compositora. As vers�es que ela fez para os cl�ssicos da Motown s�o de uma pobreza terr�vel.N�o gostar daquilo � racismo?

23:40  
Cl�udio said...

Parab�ns a quem escreveu os dois coment�rios a cima. Concordo plenamente !!

09:16  
Anonymous said...

J� que o assunto � ra�a, n�s n�o podemos classificar algu�m branco ou preto por causa do seu tatarav�; at� porque uma �nica pessoa pode ter sangue branco, preto, oriental, indigina e at� mais. E a�, est� pessoa � o que ?
Gal, Daniela, Ivete e Clara Nunes s�o brancas, independente se t�m sangue negro ou n�o.
No Brasil muitos negros tamb�m tem sangue europeu nas veias por causa das nossas misturas, ent�o voc� n�o pode chamar uma pessoa com a pele negra de loira.
J� em rela��o � Sandra de S�, ela deveria tomar como exemplo a Alcione e ir � luta.

08:54  
Anonymous said...

Com poucas excess�oes, a discuss�o aqui � super v�lida e de alt�ssimo n�vel. Sem contar esse talento nato do brasileiro de rir nas situa��es mais improv�veis, deixando as coisas mais leves. Por�m concordo com algu�m l� em cima que disse que Margareth deveria ser a "Ranhia do Ax�". Sandra de S� pode ter dado umas derrapadas, mas a verdade � que o fato da pessoa ter a pele mais escura � um entrave sim.Em v�rias �reas e inacreditavelmente na m�sica. Pixinguinha s� veio a ser reconhecido muito depois do seu auge art�stico. O negro por n�o ter gravadora e capital, fica a merc� do gosto de pessoas que est�o sempre o colocando em segundo plano, mesmo que ele seja muito bom, sempre haver� um "defeito", fruto de uma m� vontade hist�rica. Mas o caminho � o do di�logo. Tudo de bom.

03:03  

Postar um coment�rio

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006