web page hit counter
Sexta-feira, Março 31, 2006

Gal faz show em sintonia com seu tempo

Resenha de show
Nome: Hoje
Artista: Gal Costa
Local: Canecão (RJ)
Data: 30 de março de 2006
Cotação: * * *

"Vocês estão sérios.... Ou será que o show é que é sério?", questionou Gal Costa no palco do Canecão, em meio à estréia oficial da turnê Hoje, na noite de 30 de março, no Rio. Gal sentiu em cena a frieza de uma platéia que, em boa parte, digeriu com dificuldade sua opção por um show sem concessões - "corajoso e difícil, mas prazeroso", como a própria cantora (acima, em foto de Beti Niemeyer, durante a apresentação) o classificou no palco.

Ainda que não seja arrebatador, Hoje é show em sintonia com o tempo atual de Gal. Aos 60 anos, a cantora surpreende pela voz remoçada, cheia de jovialidade. Não por acaso, Fruta Gogoia - o tema do folcore baiano que abria seu show Fa-Tal, marco de seu desbunde como intérprete em 1971 - também dá o pontapé inicial em Hoje. Não reclamavam que Gal estava acomodada, que vivia de regravações? Pois em seu novo show ela ousa cantar um repertório de inéditas pouco palatáveis para platéias acostumadas a hits novelescos como Coisa Mais Linda, ofertada de presente no bis para o público, este sim, acomodado.

O requinte dos arranjos salta aos ouvidos a cada número. É show de nuances e sutilezas musicais que vai soar linear para muitos por conta de seu tom às vezes sisudo, ora monocórdico. E Gal está lá, inteira, sessentona, mas com o espírito jovem. É assim que ela apresenta quase todas as músicas do CD Hoje, intercaladas com jóias de Ismael Silva (Antonico), Noel Rosa (Feitio de Oração, número em que a cantora ensaia elegante rebolado) e Luiz Melodia (Juventude Transviada, cheia de improvisos no final quase jazzístico). São autores que fizeram parte do passado de Gal em outros tempos. E que retornam ao seu roteiro hoje como contrapontos para os "jovens veteranos" autores das músicas do CD que batiza o show.

O trio de vocalistas faz coro de tom afro que permeia boa parte dos 21 números (Santana, Mar e Sol, Voyeur, Sexo e Luz). Uma sonoridade suingada cita eventualmente os arranjos dos discos de Elis Regina nos anos 70 (especialmente no samba Jurei) e envolve as músicas com sofisticação. E Gal passeia por elas com a habitual segurança vocal. Seja cambaleando majestosamente pela melodia trôpega de Embebedado (Chico Buarque e José Miguel Wisnik), seja floreando seus vocais ao fim de Pra que Cantar?, seja elevando o tom em raro instante mais sentimental (o medley que une Onde Está Você? e Sem Você), seja respondendo ao guitarrista Marcos Teixeira em Meu Nome É Gal - em referência ao duelo travado em 1979 por sua voz com a guitarra de Robertinho de Recife na releitura da mesma música em Gal Tropical.

Parceria de Roberto e Erasmo Carlos, lançada por Gal em 1969, Meu Nome É Gal não fecha o show por acaso. É como se fosse a carta de princípios de uma cantora que, entre erros e acertos em 41 anos de carreira, está ali a reafirmar que seu nome é Gal. E isso significa muito.

22 COMENTÁRIOS:

Henrique said...

questiono o conceito de 'arrebatador' do crítico. se o show é bom musicalmente, como dito, vai arrebatar quem gosta de boa música.

07:14  
Sara said...

pela foto dá pra ver que Gal está num bom momento

07:19  
Anonymous said...

rosemberg

poxa mauro por que tanta economia de estrelas?

parabens a gal pela ousadia de fazer um show quase todo ele composto de musicas inéditas.
com tantos anos de carreira, a cantora pode se dá ao luxo de cantar o que bem entender.

mudando de assunto, acabei de ler no jornal que a cantora clara nunes ganhará um documentario longa-metragem que chegará as telas dos cinemas no inicio de 2007.
ja não era sem tempo porque clara era uma grande cantora e tinha uma qualidade, que hoje falta a maioria das grandes cantoras brasileira: humildade.

memoria_pele@hotmail.com

08:26  
Anonymous said...

Todas as PALMAS do MUNDO pra GAL, que mulher corajosa, moderna, instigante, que V O Z !!!!!!!!!!!!!
Nota zero pra platéia do show de estréia ontem no Canecão, que povinho mais sem graça, um bando de gente acomodado, conservadores e que queriam ouvir Gal cantar sucesso fácil, coitados, pra esses, que acho que eram a maioria o show deve ter sido decepcionanate, para nós amantes de boa música e que não se prende a suceesso fácil, o Show foi o maximo- músicas lindas, arranjos cheio de beleza e sutilezas, Gal cantado.. meu Deus que VOZ , que perfeição, que técnica, que leveza , que suingue.
Gal sempre á frente do seu tempo, mostrando cada vez mais pq com certeza é a melhor cantora desse pais.Cante Gal, nos encante, não faça concessões e nos surpreenda sempre.

08:35  
Anonymous said...

EU FUI ASSISTIR ESSE SHOW, EU SAÍ COM VONTADE DE ASSISTIR NOVAMENTE, ELA ESTÁ ABSOLUTAMENTE IMPECÁVEL. QUE VOZ, SEGURANÇA, DICÇÃO LIMPA E PERFEITA, UM ESCANDALO. A MAIOR CANTORA DO BRASIL, SEM A MENOR SOMBRA DE DÚVIDAS. EU FIQUEI HIPNOTIZADO, EU ACREDITO QUE O SILÊNCIO VEM DAÍ, TODOS ESTAVAMOS HIPNOTIZADOS. VIVA GAL COSTA, SEU NOME É REALMENTE GAL. ELA É A VOZ, O CD HOJE É FANTÁSTICO E O SHOW PARECE QUE AS MÚSICAS CRESCERAM AINDA MAIS, É FANTÁSTICO. MERECIA 10 ESTRELAS, ESSA MULHER COM SESSENTA ANOS CANTANDO DO JEITO QUE ESTÁ É DE ARREPIAR. MAURO, PENSE, ELA ESTÁ FANTÁSTICA, O SHOW NÃO SAI DA MINHA CABEÇA. FIQUEI FASCINADOOOOOOO.

09:18  
Anonymous said...

É um show morno. Pra quem já assistiu Gal Tropical, Plural, etc...é uma diferença gritante. Mas, como o Mauro disse, é um reflexo do seu tempo. Quem quiser, que goste desse jeito.

09:35  
Anonymous said...

Não fui ao show, mas pela crítica parece ter sido uma grande apresentação. Vou tentar ir neste fim-de-semana. Como é bom uma das nossas grandes divas em excelente forma. Adorei o CD. Espero gostar tb do Show.

11:21  
Anonymous said...

Foi emocionante a maneira como Gal conduziu o show de ontem. A despeito de uma plateia um tanto fria, pouco receptiva ao novo, sempre atras dos hits fáceis, Gal fez o show que queria fazer conforme disse em suas entrevistas. Só musicas inéditas, sem nenhuma concessão. Nos tempos atuais de regravações e regravações, é um alento, um balsámo.
Com delicadeza, voz incrivel, e uma banda excelente, Gal nos conquistou, mesmo com tantas musicas desconhecidas.
O unico senão continua sendo o som do canecão muito ruim. Quando esse lugar vai se tocar que precisa melhorar seu som?

11:46  
Luisa said...

Saí do Canecão com a alma lavada. Confesso que estava apreensiva com o novo show, mas o que vi comprovou porque Gal Costa é a maior cantora desse país. A relativa frieza da platéia não é culpa da cantora, que se entregou plenamente no palco, em números arrebatadores como "hoje", "Onde Está Você/Sem Você" e "Sexo e Luz". A falta de informação de um público acostumado ao óbvio é o que realmente preocupa. Gal faz sua parte, lançou um grande disco e teve coragem de levá-lo ao palco, ao invés de simplesmente pinçar poucas canções e escondê-las em meio a vários hits, como tantos fazem. A voz é algo de inacreditável. Canções como Feitio de Oração tem exatamente o mesmo registro de quando ela gravou em 92, no auge. Passado? Gal é presente e futuro. Cantando como está, só resta a todos aplaudi-la sempre.

11:58  
Anonymous said...

SENHOR DO CÉUUUUUU, O QUE FOI O SHOW HOJE, AQUILO SIM É ESPETÁCULO, ELA É UMA DIVAAAAA, EU FIQUEI ENCANTADO, PUXA VIDA, QUE ORGULHO, TEMOS UMA CANTORA DO MAIOR QUILATE POSSÍVEL. ELA NÃO FICA DEVENDO PRA NENHUMA CANTORA AMERICANA, ESTRANGEIRA OU BRASILEIRA. EU ESTOU IMPRESSIONADO COM GAL COSTA. NUNCA TINHA VISTO UM SHOW DELA E FIQUEI SEM FALAS, NÃO IMAGINA A GRANDEZA DESSA MULHER. ELA IMPRESSIONA, SAÍ MEIO EM ÓRBITA E PROFUNDAMENTE FELIZ. QUE ORGULHO, QUE CANTORA, QUE VOZ, QUE PRESENÇA, QUE SEGURANÇA. MAURO PELO AMOR DE DEUS, O QUE FOI AQUELE SHOW ONTEM, COMO DISSE O OUTRO ACIMA, NÃO SAI DA MINHA CABEÇA, VONTADE DE VER DE NOVO, EU SAÍ E TODO MUNDO ESTAVA COMENTANDO DA BELEZA, DOS ARRANJOS E DE COMO ELA ESTÁ BONITA E CANTANDO DESLUMBRANTEMENTE. PUTZ NUNCA PENSEI QUE FICARIA ASSIM NO DIA EM QUE IRA NUM SHOW DE GAL COSTA. JÁ VÍ OUTRAS CANTORAS, MARISA MONTE, MARIA RITA, ZIZI MAS A GAL ME IMPRESSIONOU, E AGORA ENTENDO PORQUE ELA É CONSIDERADA A MAIOR CANTORA DESSE PAÍS E PORQUE ELIS GOSTAVA TANTO DELA E A RESPEITAVA. ELA É TUDO PESSOAL, VÃO ASSISTIR PORQUE VCS VÃO ENTENDER DO QUE ESTOU FALANDO.

12:11  
Anonymous said...

O SHOW É IMPECÁVEL EM ARRANJOS, QUALIDADE DE MÚSICOS E A VOZ DE GAL QUE ESTÁ COMO VINHO, CADA VEZ MELHOR, SE É QUE DÁ PRA FICAR MELHOR. A PLATÉIA, SILENCIOSA, OUVIA INÚMERAS MÚSICAS NOVAS E DISCORDANDO DE SUA CRÍTICA, NÃO É ACOMODADA MAS É MAIS DO QUE SABIDO QUE TODO SHOW DEVE ENTREMEAR MÚSICAS NOVAS COM CONHECIDAS. TODO SHOW DEVE TER UMA DINÂMICA, O QUE NÃO ACONTECE NO SHOW DE GAL, QUE É LINEAR. ACHEI AS LETRAS DAS MÚSICAS "INTELIGENTES" MAS NÃO TOCAM O CORAÇÃO E AS MELODIAS NÃO VÃO A LUGAR NENHUM EM SUA MAIORIA. QUANDO GAL BRINDA A PLATÉIA COM "COISA MAIS LINDA", ELA TEM CERTEZA QUE VAI AGRADAR COM UM GRANDE CLÁSSICO DA NOSSA MÚSICA, EM MEDLEY COM "AS TIME GOES BY", UM CLÁSSICO AMERICANO. LEMBRO AO CRÍTICO QUE O QUE É BOM É PRA SEMPRE E SEU COMENTÁRIO QUANTO A SER, O CLÁSSICO, UMA MÚSICA ACOMODADA, SÓ MOSTRA SEU PRECONCEITO COM O JÁ ESTABELECIDO. SUA BUSCA CONSTANTE PELO "NOVO" QUE O LEVA A ELOGIAR CANÇÕES QUE NÃO TEM POESIA, NEM MELODIA QUE ARREBATAM OS CORAÇÕES, SÓ DEIXAM A MOSTRA SUA FALTA DE SENSIBILIDADE E SEU DESRESPEITO COM O JÁ ESTABELECIDO. DÚVIDO QUE ALGUÉM TENHA SE ARREPIADO AO OUVIR ALGUMA DAS MÚSICAS NOVAS MOSTRADAS POR GAL. MÚSICA BOA FAZ ARREPIAR E MUITAS VEZES LEVA LÁGRIMAS AOS OLHOS NA PRIMEIRA VEZ QUE SE OUVE. NÃO É PRA DEBATER, INTELECTUALIZAR, TEORIZAR ETC...

14:43  
Anonymous said...

O SHOW É IMPECÁVEL EM ARRANJOS, QUALIDADE DE MÚSICOS E A VOZ DE GAL QUE ESTÁ COMO VINHO, CADA VEZ MELHOR, SE É QUE DÁ PRA FICAR MELHOR. A PLATÉIA, SILENCIOSA, OUVIA INÚMERAS MÚSICAS NOVAS E DISCORDANDO DE SUA CRÍTICA, NÃO É ACOMODADA MAS É MAIS DO QUE SABIDO QUE TODO SHOW DEVE ENTREMEAR MÚSICAS NOVAS COM CONHECIDAS. TODO SHOW DEVE TER UMA DINÂMICA, O QUE NÃO ACONTECE NO SHOW DE GAL, QUE É LINEAR. ACHEI AS LETRAS DAS MÚSICAS "INTELIGENTES" MAS NÃO TOCAM O CORAÇÃO E AS MELODIAS NÃO VÃO A LUGAR NENHUM EM SUA MAIORIA. QUANDO GAL BRINDA A PLATÉIA COM "COISA MAIS LINDA", ELA TEM CERTEZA QUE VAI AGRADAR COM UM GRANDE CLÁSSICO DA NOSSA MÚSICA, EM MEDLEY COM "AS TIME GOES BY", UM CLÁSSICO AMERICANO. LEMBRO AO CRÍTICO QUE O QUE É BOM É PRA SEMPRE E SEU COMENTÁRIO QUANTO A SER, O CLÁSSICO, UMA MÚSICA ACOMODADA, SÓ MOSTRA SEU PRECONCEITO COM O JÁ ESTABELECIDO. SUA BUSCA CONSTANTE PELO "NOVO" QUE O LEVA A ELOGIAR CANÇÕES QUE NÃO TEM POESIA, NEM MELODIA QUE ARREBATAM OS CORAÇÕES, SÓ DEIXAM A MOSTRA SUA FALTA DE SENSIBILIDADE E SEU DESRESPEITO COM O JÁ ESTABELECIDO. DÚVIDO QUE ALGUÉM TENHA SE ARREPIADO AO OUVIR ALGUMA DAS MÚSICAS NOVAS MOSTRADAS POR GAL. MÚSICA BOA FAZ ARREPIAR E MUITAS VEZES LEVA LÁGRIMAS AOS OLHOS NA PRIMEIRA VEZ QUE SE OUVE. NÃO É PRA DEBATER, INTELECTUALIZAR, TEORIZAR ETC...

14:45  
Anonymous said...

Oh Mauro eu não acreditei nas 3 estrelas, eu acho que vc devia pensar melhor, na boa, o show que fui ontem é simplesmente fantástico, como ela está cantando divinamente. Ela é abençoada, como disseram nos posts acima, que orgulho em termos uma cantora dessa natureza, tão especial. Que voz, que concentração, respiração, dicção, tudo que ela canta você entende perfeitamente, os agudos, SEM VOCÊ do Tom é deslumbrante, esse show vai ficar pra história, escreve aí p/ vc ver. É bem ousado mesmo e só poderia vir de Gal Costa, ela é a GRANDE cantora desse país mesmo, moderna, a frente do tempo. Moderna, certeira, inovadora, ela arrebenta. Volto a lembrar de quando ela lançou "Aquele Frevo Axé", todos os críticos estranharam, também pudera, ela estava à frente deles e hoje todos ficam pedindo desculpas, afinal de contas o CD é tudo de bom, moderno, fantástico. VAMOS ESPERAR PASSAR, que o DVD venha e fique registrado esse momento, esse show único, ousado, na frente de tudo mesmo. PARABÉNS P/ GAL COSTA, ela voltou pra valer e com tudo.

15:05  
Anonymous said...

Esse show é um tapa na cara dos caretas que enchem o canecão.
E viva a musica inédita brasileira . E viva péri, viva nuno ramos, viva junior barreto, viva Gal!

16:44  
Anonymous said...

Discordo totalmente de quem disse aí em cima que música boa já pega de primeira. Não paga não. O que pega de primeira é música fácil (que nems empre é ruim). Mas muitas vazes, sim, passamos a amar uma música à medida que ouvimos e reouvimos. E o repertório do CD "Hoje" é belíssimo, extremamente sedutor. A maioria das pessoias é acomodada mesmo, e vai a um show de Gal esperando ouvir Festa do interior, chuva de prata e um dia de demingo, pq não acompanha a carreira dela e suas frequentes mudanças

20:57  
Anonymous said...

Gal sempre teve a ousadia como uma das suas grandes marcas (desnecessário citar a voz, né?), mas nos últimos tempos ela parecia ter medo de cantar alguma coisa diferente de Aquarela do Brasil, parecia cantar sem tesão nenhum. Acho que as cobranças eram justificáveis, pois Gal nunca foi uma cantorazinha de meia dúzia de sucessos, sempre surpreendeu. HOJE é o reencontro da cantora com o prazer de cantar. Ela não precisa fazer concessões, pois ninguém nasce com uma voz dessas por acaso.

21:28  
Anonymous said...

A criatura que escreveu que nenhuma música nova do Show arrepiou e só os velhos sucessos, mais que batidos é que arrepiam. Hora já arrepiam sem nenhum esforço pq ja´estão registrados na mente, daí a acomdaçãO. Eu me arrepiei com várias músicas novas e em especial com HOJE e SEXO e LUZ, meus ouvidos pedem novos sons, nova melodias, novas poesias.Vc criatura DEMONSTRA COM SEU COMENTÁRIO SER MAIS UM ACOMODADO, MAIS UM QUE SÓ QUER OUVIR O QUE ESTÁ ABITUADO, JÁ VAI AO SHOW PENSANDO NAQUELE SUCESSO E NÃO SE PERMITE AO NOVO , A BELZA DE TANATAS CANÇÕES E MELODIAS. Assuma seu COMODISMO e diga em ALTO E BOM SOM; GAL FEZ UM SHOW LINDO, MODERNO < EMOCIONANTE, PRA CIMA. QUERENDO dizer á todos que é pra frente que se anda, e nossa música continua com seus ótimos compositores , que continuarão a escrever e muito bem a História da nossa música.Viva o NOVO, Viva O HOJE, Viva GAL!!!!!!!!!!!!!!!

10:38  
Anonymous said...

O show de sexta feira no canecao foi arrepiante.
Gal solta, alegre, dançando, se entregando de corpo e alma ao seu oficio. O publico não foi frio e entendeu o recado de Gal: CHEGA DE REGRAVAÇÕES!!! ABRAM ALAS PARA O NOVO!!!
Gal foi aplaudidíssima e no fim recebeu uma merecida ovação.

17:22  
Anonymous said...

NÃO OUVI O DISCO E FUI AO SHOW. NÃO COMPREENDO O "AREPIANTE" DESCRITO ACIMA. GAL É AFINADÍSSIMA E CANTA COMO UMA DEUSA MAS O SHOW É CHATO, AS MÚSICAS SÃO CHATAS E A PLATÉIA NÃO TINHA EMPOLGAÇÃO NENHUMA. OUVI VÁRIAS PESSOAS NA SÁIDA DIZENDO QUE GAL ESTAVA TRISTE E QUE O SHOW ERA DE CORTAR OS PULSOS

19:52  
Anonymous said...

Esse aí de cima, junto com esses da platéia tinham é que ter ido a um show da Pitty ou então do Wando. Nesses shows você não precisa se concentrar, não precisa prestar atenção nas letras e sobra animação com aquelas calcinhas sendo atiradas no palco...
senhor...tenha piedade de nós...

22:58  
Anonymous said...

AS MUSICAS SÃO CHATAS? COMO ASSIM? FEITIO DE ORAÇÃO É CHATA? SEM VOCE É CHATA? ANTONICO É CHATA? PRA QUE CANTAR É CHATA? LUTO É CHATA?...CREDO!!! ESSE É FÃ DA REBOLATIVA IVETE OU DA LACRIMOSA SANDY!!!

18:03  
Anonymous said...

GAL É GAL: DIVA, CLÁSSICA, POP E SEMPRE MARAVILHOSA

09:39  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006