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Sexta-feira, Março 17, 2006

Daniela celebra negritude com a dança colorida e percussiva de 'Balé Mulato'

Resenha de show
Título: Balé Mulato
Artista: Daniela Mercury
Local: Canecão (RJ)
Data: 16 de março de 2006
Cotação: * * * *

"O Rio de Janeiro continua lindo". Ao som do improvisado verso do samba Aquele Abraço, Daniela Mercury saiu do palco do Canecão ao fim da calorosa estréia carioca da turnê do CD Balé Mulato. Fazia seis anos que uma turnê da cantora não passava pela cidade que consolidou sua consagração no início dos anos 90. Feliz com a boa acolhida, Daniela expressou sua saudade em diversos momentos do show. E o público, também saudoso, se mostrou receptivo ao baticum miscigenado da artista. Se o disco Balé Mulato sedimentou o vitorioso retorno da cantora às origens afro-baianas (sem a eletrônica usada em trabalhos anteriores), o show evoca os momentos áureos de Daniela no palco com azeitada mistura de música e dança que celebra a negritude. A cantora (na foto, em cena do show, clicada por Mila Maluhy) voltou a usar e valorizar um corpo de bailarinos em cena - e o resultado é um espetáculo esfuziante, com muita cor, percussão e axé (em todos os sentidos do termo).

Na abertura da cortina, a idéia de iluminar um músico de cada vez - todos com a cara pintada de branco - já anunciou o tom festivo e percussivo do show. Aos breves acordes iniciais de Aquarela do Brasil, Daniela já preparou o público para ver e ouvir um roteiro coeso. Se Levada Brasileira (séria candidata a hit da Copa 2006) se impõe pela batida suingante, com direito a passos de capoeira exibidos por uma desenvolta Daniela, Ilê Pérola Negra encanta por conta da coreografia especialmente bonita. A cantora interage com os bailarinos de forma impressionante, sem perder o pique vocal.

A guitarra roqueira de Que Bloco É Esse? - tributo ao Ilê Ayiê de sotaque soul - prenuncia a jam session que possibilita a apresentação da banda e é emendada com o samba-reggae O Mais Belo dos Belos. O balé é mulato, mas cada número tem seu colorido especial. Se as dançarinas percutem bacias em Só no Balanço do Mar, de Lenine, Baianidade Nagô tem clima acústico, no estilo voz & teclado, que realça a beleza da melodia desta obra-prima do repertório da Banda Mel, do qual Daniela pesca também a sempre infalível Prefixo de Verão.

É um show de axé, mas não faltam lindas melodias. "Belíssima! Belíssima!", saudou a galera da pista ao fim de Pensar em Você, balada de Chico César que é o ápice do bloco mais intimista. A música tem tudo para ser um hit radiofônico. Pena que, no mesmo set, o arranjo de Nem Tudo Funciona de Verdade não consiga reeditar a pulsação do registro do disco.

O baticum de panelas exibido entre a primeira e a segunda parte do show é o indício de números mais quentes. Antecedida pelo frevo Água do Céu, Maimbê Dandá faz o público pular e sair do chão - ainda que as inadequadas mesas postas em frente ao palco dificultem o movimento da platéia.

Balé Mulato não chega a ser um show antológico como O Canto da Cidade - o explosivo espetáculo de 1992 lembrado por Daniela com a inclusão da releitura em samba-reggae de Você Não Entende Nada (tema de Chico Buarque, com direito à citação de Cotidiano). Mas é grande momento da cantora nos palcos. A artista reencontrou o eixo de sua carreira e de sua música ao priorizar de novo o som rotulado vagamente como axé music. Sintomaticamente, não há no roteiro uma música sequer de Sou de Qualquer Lugar (2001), o disco em que Daniela pareceu mais perdida em meio a experimentações eletrônicas que esfriaram seu som (o salutar Carnaval Eletrônico, de 2004, alcançaria resultado mais feliz ao unir a batida dos DJs à percussão afro-baiana).

No bis, dado com o samba Vide Gal e Camisinha (música da Timbalada que é hit no Nordeste e que entrou no roteiro em alusão ao veto do Vaticano à participação da artista em concerto católico), cantora e músicos aparecem com máscaras carnavalescas. O clima é de euforia. No palco e na platéia. Daniela Mercury estava fazendo falta na cena carioca.

11 COMENTÁRIOS:

Igor said...

Mauro,
eu gostaria de saber quem é o compsitor dessa música Vide Gal e queria saber se faz alguma referência a cantora Gal ?

02:14  
Diogo ! said...

Atrevida , Eclética , Pioneira , Aglutinadora , Inteligente , Esfuziante , Incansável ... são algumas das qualidades que cabem muito bem a essa baiana chamada : Daniela Mercury .

Ela transita com desenvoltura pelo Axé , pela MPB , pelo Pop sem nunca apelar para refrões de " quinta " ou " rasteiros " .

Já gravou os 3 Chicos . Chico Cesar ( sempre muito a vontade ) , Chico Buarque ( corretas apresentações ) e Chico Science ( sem nenhum brilho especial , até porquê a música - A praieira - já não é grande coisa !!! ).

Segunda a mesma foi a primeira a gravar " Brown como ele queria " . Rapunzel , Maimbê Dandá e To Remember são algumas das canções doadas pelo homem do Candeal a cantora .

Lenine ( Meu Plano ), Hebert Vianna ( Sempre te quis ), Roberto Carlos ( Sua estupidez , De Tanto Amor ) Rita Lee ( Mutante ) Marisa Monte ( Seo Zé ) , Moraes Moreira ( Monumento Vivo ) e Caetano Veloso ( Beleza Pura ) também tiveram registros de Daniela Mercury que andou ... digamos ... meio perdida depois do sucesso do seu Elétrica ( 98 ) .

Vieram o bom e controvertido : O Sol da Liberdade , onde as vendas abaixaram e muito ( mas houve um consideravel aumento e capricho na produção ). Em : Sou de qualquer lugar ( 2001 )o namoro com a música eletrônica ficou bem evidente . Mas ( felizmente ) não deu certo . Em 2004 essa " saara " foi invadida mais uma vez por DM com o dispensável : Carnaval Eletrônico ( que só não passou batido graças ao hit Maimbê Dandá ) . Nesse meio ainda surgiu o inseguro MTV Ao Vivo - Eletrodoméstico : Com convidados internacionais e tudo . Mas sem nenhum hit radiofônico

Já Balé Mulato de fato nos faz lembrar Feijão com Arroz . Ao lado da injustiçada ( ? ) Margareth Menezes , Daniela continua fazendo o seu som muito bem .

O pique da cantora no palco é impressionante . Ela pula , agita sem alterar a voz !!!

Daniela já pôs sua marca na nossa música e continuará ...

02:50  
Ze said...

Essa é a Daniela que todos conhecemos. Estive numa prévia desse show aqui em Salvador no Festival de Verão desse ano e pude constatar que o clima é muito bom mesmo. Talvez não seja, realmente, um show antológico mas antes de mais nada é um show maduro, como convém a uma artista do quilate de Daniela. Vida Longa a Rainha!!! "Alegria agora, agora e amanhã / alegria agora e depois e depois de amanhã"

05:17  
Claudio said...

Infelizmente são só 2 apresentações. Mas pelo CD dá pra ter uma idéia do que vem no palco. Vale ressaltar que o que se chama Axé Music em Daniela não remete a Ivetes e Babados e afins. O axé de Daniela vem da raiz da música da Bahia (mesmo qdo ela deu um toque de modernidade com o eletrônico, aliás muito mal assimilado pelo público).
Axé Daniela!

08:28  
Mauro Ferreira said...

Igor, Vide Gal é de Carlinhos Brown. O samba foi gravado por Daniela em Feijão com Arroz. A música não faz parte do roteiro oficial do show. Entrou nos shows cariocas por ter letra que fala da cidade. O título é um jogo de palavras com Vidigal.

08:56  
Anonymous said...

rosemberg

fico feliz de saber que a daniela, depois de varias tentativas, reencontrou o sucesso.
acho que o que diferencia daniela das outras cantoras de axé, é que ela, ao contrario da ivete, nunca fez marketing pessoal.
daniela é uma cantora de palco que tem uma bela voz e seriedade para trilhar vários caminhos, reconhecer os equivocos e retornar ao ponto inicial.
não tenho nenhum cd da daniela e não pretendo comprar o novo porque não é o tipo de musica que eu aprecie, mas, mesmo assim parabenizo a daniela por esse novo recomeço.
no mercado de disco atual onde tudo é efêmero e talentos como o de carla vizi( ex. banda cheiro de amor e dona de uma bela voz) se perdem pela ganância de executivos, que podem até entender de numeros mas nada entendem de musica, daniela é uma sobrevivente.

memoria_pele@hotmail.com

09:12  
Anonymous said...

Ao contrário da opinião do Mauro, achei o show bem fraco... A bonita tela com a reprodução de uma favela que estava no palco antes do início do espetáculo sugeria algo de mais bom gosto, mas o que veio depois foi uma sucessão gritante de cafonalha. Achei tudo muito brega demais, os figurinos horrendos, as coreografias que pareciam estar pouco ensaiadas, pessimamente sincronizadas... Os músicos com uma maquiagem que era uma mistura de Secos & Molhados com o Mascarado da novela A Viagem... Daniela brilha em muitos momentos, apesar de diversas vezes parecer estar cantando sempre a mesma música, principalmente as novas, muitas delas do gênero axé-babá... É uma figura muito simpática e uma mulher muito bonita, mas realmente precisa de uma direção de arte mil vezes melhor... O dançarino negro que aparece em destaque é especialmente constrangedor de tão perdido, lembra os piores momentos do falecido Jorge Lafond... Daniela aparenta estar só um pouquinho menos perdida, mas acho que seu ponto alto terminou lá no Feijão com Arroz mesmo... Vale pra ouvir canções marcantes como Nobre Vagabundo, Você Não Entende Nada, as homenagens ao axé da Banda Mel - Baianidade Nagô e Prefixo de Verão, a linda Topo do Mundo do novo disco, e algumas outras... Mas como show, achei realmente tudo um desastre, constrangedor mesmo. Mas o público parece que não estava nem aí, queria era se sentir em Salvador... Mesmo com o mico da Daniela cantando com aquela máscara horrível na volta do bis... Abraço.

09:34  
Anonymous said...

Daniela provou ontem no Canecão que é uma artista que expande o rótulo redutor de cantora de axé. É uma artista com pleno domínio de palco, que usa das cores e da dança como elementos enriquecedores do seu trabalho. A crítica que teima em reconhecer seu valor, nega a própria formação da cultura musical brasileira. O batuque está na gênese de tudo. A síntese rítmica da cantora é extremamente rica, a banda é excelente e Daniela canta muito bem. O que mais se pode esperar de um bom show de música brasileira? Parabéns a Daniela que não se intimida e segue sendo ela mesmo, com erros e acertos, mas sobretudo com autenticidade.

11:21  
Alex said...

Não estive no show pois moro em Salvador, mas pela ótima recepção do público (as poucas críticas negativas que vi me pareceram insossas e perdidas; em suma: irrelevantes), dá para perceber que Daniela Mercury exibe uma excelente performance. Parabéns para Daniela e para os cariocas, que tiveram a oportunidade de estar no evento.

13:53  
Anonymous said...

Salve Daniela, salve a mistura da mistura, salve a negritude, salve nossa música a Melhor e MAIS Diverssificada do mundo!!!!!!!!!!!
Achei o Show memorável, gostei de tudo: cenários perfeitos, figurinos corretos, músicos de primeira, dançarinos entrosados e com muita carisma e beleza.. Esteticamente achei o Show LINDO , ALEGRE, COLORIDO- assim como é nossa música. Me espaldei, dancei até não aguentar mais, vibrei.
È ,Daniela realmente anda anos Luz á frente de tudo que é de " Axé" que andam fazendo em Salvador, Daniela não tem medo de inovar, tá sempre experimentando e ,muitas vezes acertando - com competência , elegância e criatividade.
Beijos!!!!!!!!!!!!

10:45  
Anonymous said...

I am in love with this woman and next month she is coming to my town!!! This is a dream come true, I live in a border city between USA & Mexico, what can I said...I always thought that I have to go to New York, or another big city to see her...but No!! She is coming and I already have my ticket. Please God..watch over her, take care of her. Because I am here waiting to see her. I Don't care is she had or not a hit on the radio...If she is selling millions of cds, the only thing I know is that She is a Goddess.
Daniela Rules!!

05:24  

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