web page hit counter
Terça-feira, Março 14, 2006

Coletânea de Ana Carolina foi o CD mais vendido no mercado brasileiro em 2005

É sintomático que uma coletânea de sucessos tenha sido o CD mais vendido no mercado fonográfico brasileiro em 2005 - de acordo com lista divulgada esta semana pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD). Mas foi. A compilação da cantora na série Perfil, da Som Livre, desafiou o reinado do sertanejo e foi a campeã de vendas, com mais de 700 mil cópias comercializadas ao longo do ano.

Em segundo lugar, vem o sexto disco solo de Ivete Sangalo, As Super Novas Vol. 01, já na casa das 650 mil cópias vendidas por conta das 500 mil unidades comercializadas pela gravadora Universal em ação de marketing feita em parceria com uma empresa de cosméticos. Depois, em ordem decrescente, os CDs mais vendidos foram Meu Presente É Você (Bruno & Marrone), Zezé Di Camargo & Luciano, Segundo (Maria Rita), América (trilha sonora da novela), Festa - Só pra Baixinhos Vol. 6 (Xuxa), Roberto Carlos, Summer Eletrohits Vol. 02 e Leonardo Canta Grandes Sucessos Vol. 02.

Conclusões:
1) Os sertanejos continuam em alta no mercado oficial, mesmo sendo vítimas preferenciais dos fabricantes de CDs piratas.

2) Roberto Carlos já não domina o mercado, mas ainda mobiliza seu público (o mesmo podendo ser dito de Xuxa). A propósito, seu DVD Pra Sempre - Ao Vivo no Pacaembu foi o mais vendido no formato.

3) Trilhas de novelas e coletâneas da Som Livre são sempre títulos de forte apelo popular por conta da propaganda veiculada na Rede Globo e do repertório que junta hits.

4) Mesmo sem reeditar com Segundo o sucesso retumbante de seu primeiro disco, Maria Rita é das poucas representantes da chamada MPB que tem bala na agulha para enfrentar os medalhões do axé e do sertanejo (proeza que Chico Buarque deve igualar em 2006 com seu esperado disco de inéditas). Talvez por Rita pertencer ao elenco de uma gravadora multinacional. Maria Bethânia e Gal Costa, mesmo incensadas pela mídia, tem atualmente vendas compatíveis com o segmento indie do mercado a que se filiaram espontaneamente.

5) Discos ao vivo já não vendem tanto como antes. Nenhum CD com selo da MTV aparece entre os dez campeões de 2005.

6) Criar estratégias de vendas paralelas que fujam dos pontos tradicionais - como fez a Universal com o disco de Ivete Sangalo - talvez seja um dos caminhos para enfrentar a pirataria e obter números expressivos.

7) Ana Carolina saboreia momento de grande e rara popularidade. A ponto de manter dois CDs atualmente entre os mais vendidos: a coletânea campeã da série Perfil e o disco gravado com Seu Jorge, Ana & Jorge, lançado em dezembro.

6 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

Mauro, discordo que Gal e Bethânia se filiaram espontâneamente ao segmento Indie. Na minha opinião elas foram empurradas pelo descaso das grandes gravadoras a que pertenciam, procupadas apenas em faturar e desconsiderando o passado das nossas maiores cantoras. A produção recente das duas prova que elas escolheram o melhor caminho, não cedendo à pressão dessas sangue-sugas e buscando em gravadoras menores a liberdade para continuarem produzindo trabalhos à altura de suas biografias.

11:05  
Anonymous said...

O pior é achar q vender muito é sinônimo de qualidade.
Tanta coisa boa por aí sem mídia, com novela e rede globo ganhando em cima da divulgação fica fácil.

11:46  
Leo Antunez said...

Realmente a Ana vem cada vez mais mostrando a sua força popular mas com qualidade, mas vale também ressaltar, não querendo de forma alguma desmerecer o sucesso de vendas, que o Ana & Jorge é de certa forma uma compilação já que reúne em sua maior parte sucessos dos dois artistas porém em outro formato, que pra maioria do público não faz muita diferença se é ao vivo, acústico ou estúdio, a música é aquela.
PARABÉNS A ANA !

11:48  
Claudio said...

Isso é o retrato de um mercado sem direção e sem tradição. O que se vê não é de jeito nenhum mudança do mercado fonográfico com novas tendências e sim uma corrida do ouro, onde o que vale é o Produto Vaca Leiteira - feito só para vender.
Tem que ter estratégia de marketing, e onde entra a música nisso?

15:29  
Ricardo Moura said...

Realmente é preocupante o que esse ranking da ABPD confirma. Dos 10 cds, apenas 4 são compostos de material realmente inédito. O resto é coletânia ou regravações, demonstrando falta de renovação na nossa música e principalmente a falta de interesse do público pelo novo. Tenho impressão que a maioria dos compradores brasileiros de cds originais estão indo "só na boa". Ou seja, não se dispõe em arriscar a gastar seu dinheiro por algo que ele possa não gostar ou que não reuna grandes sucessos em um só cd.

Outro fato importante a se destacar é a forte influência da Rede Globo nisso, seja direta ou indiretamente. Observem:

Perfil - Ana Carolina (SomLivre - Globo - Várias propagandas na tv, inclusive em horário nobre)

Ivete Sangalo -(Grande exposição com programa prórpio na TV Globo)

Zezé e Luciano - (Trilha do filme produzido pela Globo Filmes, com incansáveis divulgações nos programas da TV Globo e Globosat, inclusive nos jornalísticos)

América - (Trilha da novela da Globo, dispensa comentários)

Xuxa - (Programa diário e propagandas na TV Globo)

Roberto Carlos - (Contratado exclusivo da emissora e com vários comerciais de divulgação do CD nos intervalos, além do Especial de Fim de Ano na TV GLOBO)

Summer Eletrohits (Coletânia feita pelo canal Multishow, da GLOBOsat).

Ou seja, apenas 3 se livaram das garras da Globo. Conclusão, mais um ramo sob o domíno da emissora carioca. Qual o próximo agora?

16:25  
Roger said...

Pena q a boa música brasileira não está entre os discos mais bem vendidos e quem diria o mais vendido estar com 700.mil cópias isso era fichinha a 5 anos atrás !


Vamu ver se este fato melhora com os cd's da Marisa Monte q sempre vendem bem , pena q o cd ainda está a um preço altíssimo . Mas q vale a pena , vale e muito comprar

21:03  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006