Sony colhe frutos da aposta em Vanessa
A volta consagradora do show Essa Boneca Tem Manual ao Rio de Janeiro - em festiva e lotada apresentação única no Canecão (RJ), na sexta-feira, 3 de fevereiro - ratificou o momento especial por que passa Vanessa da Mata (na foto, em clique de Leonardo Aversa) e provou que um bom remix, aliado ao poder de uma gravadora major, ainda tem bala na agulha para projetar uma artista em escala nacional.
Justiça seja feita: a Sony & BMG não desistiu da cantora mato-grossense e colhe merecidamente os frutos por seu investimento e por sua aposta dedicada. O CD Essa Boneca Tem Manual foi lançado em meados de 2004. Foram precisos dois anos e quatro faixas trabalhadas pela gravadora - Ainda Bem, Música, Eu Sou Neguinha? e Ai, Ai, Ai... - para que Vanessa realmente virasse um sucesso popular: amplo, geral e irrestrito.
Críticos de música (como o colunista) tendem a endeusar os selos independentes e a "demonizar" as gravadoras multinacionais. Mas é inegável o trabalho persistente da equipe da Sony para estourar Vanessa. A primeira música de trabalho, Ainda Bem, tocou bem, mas não chegou a ser de fato um hit. Bola na trave. A segunda, Música, também não empolgou nas rádios. Bola na trave. A terceira - a excelente releitura de Eu Sou Neguinha?, música lançada por seu autor Caetano Veloso em 1987 - ganhou clipe caprichado, mas tampouco chegou a acontecer fora do circuito que já conhecia e consumia o som de Vanessa. Bola na trave. Aí vieram os remixes de Ai, Ai, Ai... - cinco, no total. Um deles, Deep Lick Rádio Mix, foi parar na trilha da novela Belíssima com expressiva execução e, logo em seguida, invadiu as rádios. Gol!!!!!!!!!! Gol de placa!!!!!!!!!!!! Vanessa é um sucesso. Como ela sempre sonhou - e como chegou a admitir no palco do Canecão diante de uma platéia absolutante seduzida por sua alegre e jovial presença de palco - desde seu primeiro disco, Vanessa da Mata, obra-prima de 2002 que rendeu um hit tardio, Não me Deixe Só, hoje obrigatório nas apresentações da artista.
Tudo isso é para dizer que o sucesso de Vanessa da Mata é fruto de seu talento, mas também da persistência e dos métodos de uma gravadora multinacional - no caso, a Sony & BMG. Talento sem marketing costuma ser admirado por poucos. E isso é regra desde o começo da indústria fonográfica, quando a palavra marketing ainda nem constava dos dicionários.
P.S. O disco Essa Boneca Tem Manual tem Liminha demais. Mas o show Essa Boneca Tem Manual tem Fernando Catatau demais. E o guitarrista do grupo Cidadão Instigado fez um bem danado ao som de Vanessa da Mata...
Justiça seja feita: a Sony & BMG não desistiu da cantora mato-grossense e colhe merecidamente os frutos por seu investimento e por sua aposta dedicada. O CD Essa Boneca Tem Manual foi lançado em meados de 2004. Foram precisos dois anos e quatro faixas trabalhadas pela gravadora - Ainda Bem, Música, Eu Sou Neguinha? e Ai, Ai, Ai... - para que Vanessa realmente virasse um sucesso popular: amplo, geral e irrestrito.
Críticos de música (como o colunista) tendem a endeusar os selos independentes e a "demonizar" as gravadoras multinacionais. Mas é inegável o trabalho persistente da equipe da Sony para estourar Vanessa. A primeira música de trabalho, Ainda Bem, tocou bem, mas não chegou a ser de fato um hit. Bola na trave. A segunda, Música, também não empolgou nas rádios. Bola na trave. A terceira - a excelente releitura de Eu Sou Neguinha?, música lançada por seu autor Caetano Veloso em 1987 - ganhou clipe caprichado, mas tampouco chegou a acontecer fora do circuito que já conhecia e consumia o som de Vanessa. Bola na trave. Aí vieram os remixes de Ai, Ai, Ai... - cinco, no total. Um deles, Deep Lick Rádio Mix, foi parar na trilha da novela Belíssima com expressiva execução e, logo em seguida, invadiu as rádios. Gol!!!!!!!!!! Gol de placa!!!!!!!!!!!! Vanessa é um sucesso. Como ela sempre sonhou - e como chegou a admitir no palco do Canecão diante de uma platéia absolutante seduzida por sua alegre e jovial presença de palco - desde seu primeiro disco, Vanessa da Mata, obra-prima de 2002 que rendeu um hit tardio, Não me Deixe Só, hoje obrigatório nas apresentações da artista.
Tudo isso é para dizer que o sucesso de Vanessa da Mata é fruto de seu talento, mas também da persistência e dos métodos de uma gravadora multinacional - no caso, a Sony & BMG. Talento sem marketing costuma ser admirado por poucos. E isso é regra desde o começo da indústria fonográfica, quando a palavra marketing ainda nem constava dos dicionários.
P.S. O disco Essa Boneca Tem Manual tem Liminha demais. Mas o show Essa Boneca Tem Manual tem Fernando Catatau demais. E o guitarrista do grupo Cidadão Instigado fez um bem danado ao som de Vanessa da Mata...
13 COMENTÁRIOS:
críticos e gravadoras tendem a querer que artistas façam sucesso logo no primeiro disco, esse é o erro, tem que dar tempo do público descobrir um disco.
Já era hora de Vanessa estourar; mas, espero, profundamente, que Vanessa nunca deixe que seu coração e sua alma se corrompam por causa da vendagem de disco. Todo artista tem de ir aonde o povo está, mas deve sempre lhe oferecer o melhor sempreeeee.
rosemberg
acho que qualquer artista hoje em dia pra fazer sucesso precisa de um marketing forte da gravadora, e para que a gravadora possa investir de fato num determinado artista, ela precisa ter um elenco enxuto.
gravadora com um elenco muito grande, acaba privilegeando alguns artistas e esquecendo de outros.
leia-se como marketing jaba muito jaba.
acho que futuramente os artistas em vez de serem contratados, serão parceiros de suas gravadoras.
ganharam de acordo com as vendagens de seus cds.
fico feliz pela vanessa e acho que a sua gravadora não fez favor nenhum em apostar no seu talento, mesmo porque no futuro, a gravadora vai faturar muito porque vanessa, assim gil , gal, bethania, caetano e elis, é uma cantora com potencial para deixar uma obra que poderá sempre ser explorada em tempos de crises.
a sony está de olho no futuro, antes tarde do que nunca , porque acredito que parte de toda essa crise que existe na idustria de discos no brasil, se deve a ganancia desses executivos das gravadoras que sempre apostaram no sucesso imediato e descartável.
e sucesso descartável não gera catálogo, ou será que daqui a dez anos alguem vai querer um cd que tenha as musicas festa no apê, festa, boladona, cachorrinho e outras bobagens mais?
bergrj@hotmail.com
Mauro,
Não foi você que falou mal do disco? VIROU CASACA??
Lena, minha opinião sobre o disco Essa Boneca Tem Manual não mudou. Continuo achando o disco inferior ao primeiro de Vanessa por diluir seu regionalismo na fórmula pop de Liminha. Mas fatos são fatos: Vanessa estourou. Ai, Ai, Ai... é um sucesso. E um jornalista não pode deixar de noticiar fatos para fazer valer seu ponto de vista.
Vanessa é tudo!!! Fui no seu show em São Paulo no ano passado e me amarrei na voz e na música dela. Não tenho seu primeiro disco, logo não posso dizer qual dos dois é mais bacana, mas ela é demais.
ELA MERECE!!! ELA MERECE!!! ELA MERECE!!!
Fui ao show do Rio! Ela é sensacional! Uma presença de palco maravilhosa ! A musica é envolvente e a voz dela é o que há!
Sai maravilhada do show!!
Paula Rodrigues
Sem dúvida Mauro,e além do Fernando o entrosamento da Vanessa com a banda toda é perfeito.Você foi ao show Caymmis e Jobins?
Mauro, acho que o Show foi tão bom que o fez se superar: o seu texto é absolutamente fantástisco. Esta análise na carreira da jovem artista é a prova de que mais do que a mera opinião, é válido reconhecer quando emerge um novo nome na música, com o apelo (agora popular) de Vanessa da Mata.
Vanessa seduz a todos..
E merece esse sucesso!
Ela tb veio aqui em São José do Rio Preto/SP (show do disco anterior) e o show foi demais. Ela já cantava "Eu sou Neguinha" e arrepiava a platéia. Bom, pelo menos desta vez o crítico não a comparou com Marisa Monte.
A Vanessa é única! Conheço o seu trabalho desde a orça que nunca seca, feita em parecria com Chico Cézar para Bethânia. O 1º cd da Vanessa é lindo, assim como "Essa Boneca..." É emocionante demais quando vc torce por um artista, como eu pela Vanessa, e vê o tão esperado sucesso chegar, o país aplaudir e reconhecer o talento que ela tem e o quanto irá acrescentar a nossa música. Viva Vanessa! Te amo!!! ÁTILA.
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