web page hit counter
Terça-feira, Fevereiro 21, 2006

Se os Stones estiveram endiabrados, o U2 fez público comungar com Bono em show messiânico de espírito humanitário


Resenha de show
Título: Vertigo Tour
Artista: U2
Local: Estádio do Morumbi (SP)
Data: 20 de fevereiro
Cotação: * * * *

Se os endiabrados Stones soltaram os demônios na Praia de Copacabana, o U2 fez brilhar o espírito sagrado de seu rock no primeiro dos dois shows da passagem da turnê Vertigo pelo Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A imagem de Jesus Cristo pregado na cruz - no terço deixado por Bono Vox ao microfone, ao fim de 40, o tema inspirado no Salmo 40 que foi o último dos 23 números - simbolizou com perfeição o clima messiânico da apresentação. O grupo irlandês fez sua oração em forma de rock. E o público ouviu as súplicas feitas por seu Senhor, Bono, em letras humanitárias. E orou, seja repetindo com devoção o refrão de Pride (In the Name of Love), seja iluminando a platéia com a luz de seus celulares na emocionante One. "Para vencer a pobreza, todos temos que trabalhar e agir como um só", pregou Bono (na foto acima, clicado por Guto Costa).

Foi um espetáculo de luzes, cores e som como poucas vezes visto no Brasil. Desde o primeiro número, City of Blinding Lights, Bono regeu a platéia escorado na guitarra cortante de The Edge. "Oi, galera! Agora é a nossa vez!", saudou o cantor antes de apresentar Elevation, numa referência ao fato de os Stones terem eletrizado Copacabana dois dias antes.

Em sua vez, o U2 fez um show com o tom politizado que caracteriza sua obra desde o lançamento do disco War, a obra-prima de 1983 que fez o mundo conhecer jóias como Sunday Bloody Sunday (um dos números em que Bono parecia realmente orar no palco do Morumbi) e New Year's Day (já reconhecível aos primeiros acordes do piano tocado por The Edge). O êxtase da platéia diante da visão de seu Messias esquentou até números mais frios como Until the End of the World.

Foi em forma de oração que o público cantou sozinho os versos que batizam a balada I Still Haven't Found What I'm Looking for - número a que se seguiu breve momento profano no qual Bono puxou a letra da velha marchinha carnavalesca: "Ai, ai, ai... Está chegando a hora...". Claro que o público completou os versos animada e espontaneamente. Mas o dia não estava raiando e ninguém tinha que ir embora. Ainda. Havia tempo para Bono exorcizar os demônios de sua relação com o pai em Sometimes You Can't Make It on your Own, para protagonizar com Edge o instante folk do show (Stuck in a Moment, com Edge se acompanhando ao violão e explorando os falsetes de sua voz) e para assumir em Love and Peace or Else a parte da bateria estrategicamente posicionada na passarela que se estendia do palco rumo à platéia.

No bloco mais politizado de um show que transpirou política, Sunday Bloody Sunday precedeu Bullet the Blue Sky (número teatral em que Bono fechou seus olhos com uma bandana para caminhar cego pela passarela) e Miss Saravejo - uma das orações mais belas, em cujo fim o telão exibiu, em português, trechos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em Pride (In the Name of Love), Bono citaria os países da América Latina sem esperar uma vaia para a Argentina - efeito de rixas futebolísticas.

Os riffs empolgantes de Where the Streets Have no Name seriam o prenúncio do fim, com One. Mas um bis farto - com Zoo Station, The Fly, Misterious Ways e With or Without You (com direito a fã puxada da platéia para o palco) - prolongou a missa. Um segundo bis, com a elétrica All Because of You, preparou a platéia para a comunhão final, em 40. Para o público que lotou o Morumbi ou que viu o show pela televisão, como o colunista, Bono Vox foi Deus na noite histórica de 20 de fevereiro.

29 COMENTÁRIOS:

DUDU said...

VI O SHOW PELA TV E SOU MAIS OS STONES: ROCK NA VEIA!!! BLUES NA VEIA!!!

00:54  
Magali said...

NÃO TEM QUE FICAR COMPARANDO. STONES É STONES. U2 É U2. E AMBOS SÃO GRANDES...

07:38  
Armando said...

VI O SHOW PELA TV POR QUE NÃO CONSEGUI INGRESSO, GOSTEI POR QUE TAVA ALI TODA A IDEOLOGIA DA BANDA, QUE FAZ UM ROCK CONSCIENTE.
OS STONES SÃO OUTRA COISA, BOA TAMBÉM, MAS OUTRA COISA.

08:08  
clayson said...

PARTICULARMENTE A MINHA PRAIA É METAL, PRA MIM A MELHOR BANDA DO MUNDO É O IRON MAIDEN !!! MAS TB GOSTO DE UM ROCK POP. E SENDO NEUTRO NISSO, POSSO DIZER, QUE NÃO TEMOS DE FAZER COMPARAÇÕES !!!
SÃO DUAS BANDAS MARAVILHOSAS QUE JA ENTRARAM PARA HISTÓRIA DO ROCK. O STONES FIZERAM UM SHOW MARAVILHOSO, MAS O U2, ALÉM DE TER FEITO UM SHOW ESPETACULAR, FOI MUITO MAIS SIMPÁTICO E TEVE MUITO MAIS PRESENÇA DE PALCO QUE O STONES.

08:31  
Anonymous said...

U2 faz sucesso porque a alma dos integrantes é linda!

08:45  
Karla said...

Olá
Sou evangélica e esse foi um show que eu tive um prazer de ver, porque são canções que tem mensagens de paz, amor, incentivo, etc. È é isso que o mundo precisa. São mensagens interessantes e não gritos e expressões de revolta.
Esse é um show que tinha que ter ocorrido na areia da praia de Copacabana no dia 18 de fevereiro. (risos)

08:56  
edilberto said...

Sem comparação, são sucessos tocados do início ao fim com todos sabendo ao menos mais de 10, das músicas tocadas até quem viu pela tv e não só Satisfaction, como nos stones, bom mesmo assim foram dois ótimos shows que gostariamos que se repetissem mais vezes aqui no Brasil.

09:05  
beatriz diniz said...

pena que o bono sai lá da terra dele pra pagar mico tupiniquim, chamando o presidente de herói...só se for herói do mensalão, do fome zero pra parente de fazendeiros e políticos. o bono devia se informar melhor antes de falar besteira na terra dos outros.

09:58  
RICARDO MOURA said...

Achei o show impressionante. Nem tinha me interessado em ir assistir o show, mas depois que vi pela televisão me arrependi profundamente.
E já que vocês estão comparando, pelo menos pela TV, o show do U2 deu um banho no dos Stones em tudo: beleza, efeitos, luz, mensagens, músicas, simpátia do vocalista e participação do público que parecia estar em êxtase permanente. Conclusão: Fantástico!

09:59  
Anonymous said...

O show do U2 foi extraordinário! A banda (sobretudo o Bono Vox) interagem com o público, fazendo-o participar e delirar ao som de muita música boa.
Foi arrepiante...essa turnê poderia dar uma esticadinha aqui no Rio de Janeiro também...
Mas deixa para uma próxima vez...

10:04  
Anonymous said...

Pra mim esse foi o melhor show é sem comparações porque são duas bandas de tempos diferente cada um com seu estilo e modo de fazer música é ponto final....

10:15  
Anonymous said...

EU FUI, E EM POUCAS PALAVRAS PRA DESCREVER DIA 20/02/2006 NO MORUMBI, PAZ, EMOÇÃO , SONHO RELIZAÇÃO, EXTASE E SOLIDARIEDADE AO PROXIMO.

ANA RITA RJ

10:31  
Marcio said...

Que espetaculo !!! Assisti pela TV, mas fiquei de boca aberta. O repertório escolhido, o palco, as luzes, a energia da banda... Como o Bono disse: todos shows do U2 são como se fossem o ultimo.

10:58  
Anonymous said...

Eu só posso dizer que na saída o comentário que eu ouvia era um só: ESSE FOI O MELHOR SHOW DA MINHA VIDA!!!

11:09  
Nadia said...

U2: Muito melhor que o ocaso dos Stones em Copacabana Beach... e pensar que não foi feito o mínimo de esforço pro U2 tocar aqui no Rio pra não ofuscar a festa do César Maia com o erário público...
Comparem o coro da platéia do Morumbi com a frieza dos "fãs" que lotaram as areias de Copa(seduzidos pelas pílulas diárias distribuídas na programação da Globo). Não fui ver as pedras rolarem, e não me arrependo, mas estou muito triste de não ter ido a SP.

11:33  
Anonymous said...

Cara, como não trouxeram esse show pro Rio?.

Um espetáculo...Bono manda muito...Canta demais

Sem falar na sua simpatia e caractarística humanista.

Realmente faltou o Rio na rota dessa turnê.

11:45  
Anonymous said...

Olá a todos! Boa tarde!
Todas as duas bandas me encantam, cada qual com suas individualidades. PARABÉNS AOS STONES, PARABÉNS AOS U2! Uma festa para os brasileiros tão carentes de tudo, inclusive de shows como das mencionadas bandas. Pena que a política do mal aniquile com quase tudo nesse nosso País, mas, felizmente ainda temos a arte e a música. E vamos para o carnaval! É hora de esquecermos as CPIs, os mensalões e tantas coisas do gênero e do mal que ultimamente têm circulado por aí. Vamos exorcizar tudo isso com a beleza da arte e da música. E VIVA A DIFERENÇA!!!
Lulu (Irmã da Vera Afro-Reggae/Titãs/Rolling Jagger/Bono Vox.

12:45  
Anonymous said...

PELO AMOR DE DEUS SÃO BANDAS DIFERENTES E DE ÉPOCAS DIFERENTES NÃO DÁ PARA COMPARAR, ADORO O U2 MARCOU MUITO A MELHOR FASE DE MINHA VIDA E DOS STONES TENHO SÓ DOIS CDS, MAIS ADOREI OS DOIS SHOWS LINDOS E EMOCIONANTES TA NA HORA DE PARAR COM ISSO E QUANTO A EVANGELICA ACIMA NÃO ESQUEÇA QUE NO MEIO DO POVO DE DEUS( É ASSIM QUE ELES DIZEM ) TEM MUITO PICARETA NÃO VÊ GAROTINHO E ROSINHA FORA OUTROS, JÁ FREQUENTEI E FUI DA BATISTA E ASSEMBLEIA E SEI MUITO BEM QUE TAMBEM EXITEM PESSOAS QUE NÃO PRATICAM NADA DO QUE A BIBLIA FALA.

12:56  
Anonymous said...

Acho q tem q pegar todos q pagaram e perderam o seu tempo com esse show medíocre, juntar os Argentinos, o nosso querido presidente Lula e a Banda U2 e mandar todos para Irlanda, de onde nunca deveriam ter saído...

13:45  
Cleyde said...

É arrepiante lembrar o show de ontem!!! Vi pela TV, mas deu pra sentir a emoção que o U2 passava para a galera que esteve no show!
O envolvimento banda e público foi algo que marcou muito e principalmente a simpatia do Bono, que se mostrou cada vez mais envolvido com o bem estar mundial!!!
Pena que faltou o Rio!!!

Valeu U2!!!!

13:45  
Anonymous said...

Taí, eu que não sou efetivamente um rockeiro (me defino como emepebista doente), não sou lá muito apaixonado pelos Stones, mas adoro o U2...

Doug

14:58  
Anonymous said...

Esse show parecia uma missa, bom mesmo foi o dos stones esse sim já entrou pra história do rock...

15:36  
Deyse said...

O anonimo deve ser ateu e naum aprecia um bom rock.
Lamentável.
Mais lamentável ainda é naum ter a coragem de se identificar.
Fazer o q né?
O SHOW FOI MARAVILHOSO!!!

17:27  
Anonymous said...

Me perdoem os fãs, mas nunca me interessei muito(pelo menos até segunda-feira passada) pelo U-2, salvo por uma ou outra música, mas fiquei simplesmente hipnotizado com o que vi pela TV. Foi um show realmente inesquecível, maravilhoso.

06:53  
Anonymous said...

Sem palavras prá descrever a qualidade do som e o comprometimento com a vida do U2. perfeito é o mínimo prá descrever esse espetáculo

10:52  
Maria Luiza said...

Vi os dois shows pela TV. O dos Stones foi prejudicado por um televisionamento medíocre, quadrado, sem emoção. A transmissão do U2 foi bem melhor, parecia que estávamos dentro do Morumbi.
Parabéns à equipe de TV que cobriu o U2! Pêsames para a que cobriu os Stones...

16:36  
Anonymous said...

Vi os dois shows pela TV. O dos Stones foi prejudicado por uma televisionamento medíocre, quadrado, que não explorou a grandiosidade do evento. O do U2 foi bem melhor transmitido, parecia que estávamos dentro do Morumbi, e, para melhorar, com as letras legendadas em português.
Parabéns à uma equipe, pêsames À outra...

16:39  
Marcela Leite said...

mais uam vez o U2 provou que é sem dúvida uma das melhores bandas de rock dos ultimosd 25 anos,e o que é melhor, levando uma mensagem de paz, amor e solidariedade através do rock, desmestificando que o ritmo não pertence a Deus, estou mais fã deles que nunca, parabéns U2.

17:23  
Mirella said...

pra quem viu o show ao vivo e a cores, foi dificil acreditar q de fato o Bono não foi Deus por um ou dois dias... foi a perfeição em forma de música!

09:25  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006