O sublime 'Baile Barroco' da diva do axé
Resenha de DVD
Título: Baile Barroco - Daniela Mercury no Carnaval da Bahia
Artista: Daniela Mercury
Gravadora: EMI
Cotação: * * * *
Sem nunca apelar para o axé mais rasteiro, Daniela Mercury tem conseguido escapar do populismo que impera no Carnaval da Bahia. Seu terceiro DVD, o recém-lançado Baile Barroco, atesta a superioridade artística da cantora dentro e fora da folia. Com título que remete ao CD Balé Mulato, um dos melhores da artista, o vídeo foi filmado com câmeras de alta definição no trio elétrico de Daniela, durante o Carnaval de 2005. A nitidez das imagens valoriza instantes sublimes da intérprete no comando de seu bloco Crocodilo. Somente a ousadia de cantar ária das Bachianas Brasileiras nº 5 com um pianista erudito (Ricardo Castro), em cima de um trio elétrico, já valeria o pioneirismo da filmagem em plena folia. Mas o Baile Barroco de Daniela Mercury se impõe mesmo sem estes saborosos extras - alguns apenas curiosos, como a participação da cantora Fernanda Porto na releitura eletrônica de Roda-Viva, de Chico Buarque.
Comandar a massa baiana sem lançar mão de refrões populistas, como faz Ivete Sangalo, é tarefa das mais difíceis. Daí a beleza deste vídeo, que abre com a releitura melódica e minimalista, quase a capella, de Baianidade Nagô - uma das músicas mais bonitas dessas duas décadas de axé music. Entremeada com discurso pacifista, a pérola vem do repertório da fase áurea da Banda Mel, do qual a cantora extraiu também Prefixo de Verão.
Sublime acaba sendo também - set com temas de Villa-Lobos à parte - ver e ouvir a massa baiana cantar Maimbê Dandá, pular ao som do ritmo acelerado de Trio Metal, reviver Rapunzel (eleita a melhor música da folia de Salvador em 1996, como lembra uma orgulhosa Daniela) e reverenciar o pioneiro Luiz Caldas no dueto com a cantora em Fricote. Sublime também é ouvir homenagens ao bloco afro Ilê Ayiê em Força do Ilê - samba-reggae que começa cool até a entrada do baticum típico do gênero - e ver Daniela rodopiar pelo trio ao som de Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro). Neste número, o mix de imagens de takes captados em dias diferentes (com figurinos que se alternam entre o branco e o vermelho) oferece belo efeito visual.
A comunhão de ritmos e povos que caracteriza a folia baiana é exemplificada ainda através do dueto informal de Daniela com Gilberto Gil em Vamos Fugir. A partir do encontro casual de seus trios, os dois cantores unem forças e vozes neste (sempre) irresistível reggae de 1984.
A mixagem em áudio 5.1 e DTS não é espetacular como as imagens - provavelmente por conta de o som ter sido captado na rua, com todos os inevitáveis ruídos de um Carnaval. Mas não tira o brilho do Baile Barroco de Daniela Mercury, a diva do axé, novamente à vontade em seu reino afro-pop-brasileiro.
Título: Baile Barroco - Daniela Mercury no Carnaval da Bahia
Artista: Daniela Mercury
Gravadora: EMI
Cotação: * * * *
Sem nunca apelar para o axé mais rasteiro, Daniela Mercury tem conseguido escapar do populismo que impera no Carnaval da Bahia. Seu terceiro DVD, o recém-lançado Baile Barroco, atesta a superioridade artística da cantora dentro e fora da folia. Com título que remete ao CD Balé Mulato, um dos melhores da artista, o vídeo foi filmado com câmeras de alta definição no trio elétrico de Daniela, durante o Carnaval de 2005. A nitidez das imagens valoriza instantes sublimes da intérprete no comando de seu bloco Crocodilo. Somente a ousadia de cantar ária das Bachianas Brasileiras nº 5 com um pianista erudito (Ricardo Castro), em cima de um trio elétrico, já valeria o pioneirismo da filmagem em plena folia. Mas o Baile Barroco de Daniela Mercury se impõe mesmo sem estes saborosos extras - alguns apenas curiosos, como a participação da cantora Fernanda Porto na releitura eletrônica de Roda-Viva, de Chico Buarque.
Comandar a massa baiana sem lançar mão de refrões populistas, como faz Ivete Sangalo, é tarefa das mais difíceis. Daí a beleza deste vídeo, que abre com a releitura melódica e minimalista, quase a capella, de Baianidade Nagô - uma das músicas mais bonitas dessas duas décadas de axé music. Entremeada com discurso pacifista, a pérola vem do repertório da fase áurea da Banda Mel, do qual a cantora extraiu também Prefixo de Verão.
Sublime acaba sendo também - set com temas de Villa-Lobos à parte - ver e ouvir a massa baiana cantar Maimbê Dandá, pular ao som do ritmo acelerado de Trio Metal, reviver Rapunzel (eleita a melhor música da folia de Salvador em 1996, como lembra uma orgulhosa Daniela) e reverenciar o pioneiro Luiz Caldas no dueto com a cantora em Fricote. Sublime também é ouvir homenagens ao bloco afro Ilê Ayiê em Força do Ilê - samba-reggae que começa cool até a entrada do baticum típico do gênero - e ver Daniela rodopiar pelo trio ao som de Ilê Pérola Negra (O Canto do Negro). Neste número, o mix de imagens de takes captados em dias diferentes (com figurinos que se alternam entre o branco e o vermelho) oferece belo efeito visual.
A comunhão de ritmos e povos que caracteriza a folia baiana é exemplificada ainda através do dueto informal de Daniela com Gilberto Gil em Vamos Fugir. A partir do encontro casual de seus trios, os dois cantores unem forças e vozes neste (sempre) irresistível reggae de 1984.
A mixagem em áudio 5.1 e DTS não é espetacular como as imagens - provavelmente por conta de o som ter sido captado na rua, com todos os inevitáveis ruídos de um Carnaval. Mas não tira o brilho do Baile Barroco de Daniela Mercury, a diva do axé, novamente à vontade em seu reino afro-pop-brasileiro.
8 COMENTÁRIOS:
Não dá pra falar de sua amiga e protegida Daniela sem citar Ivete Sangalo?
Sua má vontade com Ivete já é conhecida. Mas às vezes fica tão evidente que soa como algo pessoal!!!
Daniela não apela para refrões populistas? Ora, basta ouvir as duas músicas que o senhor citou: repetir exaustivamente os refrões "Maimbê, Maimbê Dandá" "Zum zum zum zum zum baba" e "o amor de Julieta e Romeu, o amor de Julieta e Romeu, igualzinho ao meu e o seu" não é ser populista ao extremo?
Ou existe alguma poesia em cantar zum zum zum zum zum baba?
Continue a falar bem de Daniela. Ela precisa mesmo da força dos amigos! Mas, se não pode falar bem de Ivete por algum motivo pessoal, pelo menos deixe de compará-la à Daniela a todo momento!
Zum zum zum zum zum baba pra vc, Mauro!
Daniela é boa de palco. quem não conhece seu dvd eletrodoméstico deve correr atrás.
Eh, Daniela não está mesmo preocupada em agradar "a galera" através de refrões "xulos". Isso é muito fácil e qualquer um sabe fazer, mas difícil mesmo é tentar fazer algo de novo numa cidade tão tradicionalista - que ao mesmo tempo é aberta pra 'novidades' - como Salvador, rompendo as barreiras do óbvio e devolvendo ao povo algo de qualidade. Viva Daniela, Viva o Carnaval da Bahia!! Esse dvd traduz lindamente o que esta festa representa para nós baianos, é o ponto alto da nossa expressão cultural.
PS> Só uma correção Mauro, a música Rapunzel foi eleita hino do carnaval no ano de 1996 ( o mesmo ano que Daniela, pioneiramente, resolveu mudar o percurso do seu desfile para o circuito barra-ondina, transformando no espaço mais importante do carnaval da Bahia)
Jr: obrigado pelo toque. Já tinha percebido. Pensei em 1996 e escrevi 2006. Valeu!
Eu adimiro tanto Daniele quanto Ivete, porem tenho que concordar com Mauro. Daniele não se rende ao populisto, quanto Ivete. Ivete não precisaria disso para se manter no topo, pois é carismatica, bonita e uma boa artista, mais infelizmente fica escara do marketing. Prova disso sua convida no trio eletrico desse anos é Tati Quebra Barraco. Misericórdia !!!
Ivete Sangalo não é populista, é oportunista. É uma grande cantora, fato inegável. Mas venderia a mãe para fazer sucesso. Coo sua mãe já faleceu, faz o que faz. Ivete Sangalo já perdeu a muito o senso do ridículo e o bom gosto, e é impossível falar de Daniela sem falar de Ivete simplesmente pq as duas são as mais importantes cantoras da música baiana, e é fato que Daniela se supera a cada trabvalho e Ivete repete uma fórmula de sucesso fácil e música de quinta.
Eu sinto muito falar
Adoro Ivete, mas ela se rende ao populismo sim e ainda por cima falta conteudo. Porem ela tem seu brilho.
Esse DVD vi no xop tocando e fiquei abobalhado com a perfeicao de tao emocioante que [e/ irei comprar o meu rs
PS: apesar de tar chamado aIvete de oportunista acima, devo dizer tb que gosto dela, mesmo ela fazendo música de quinta. Ela é boa cantora, tem presença, carisma, é uma show-woman de primeira. E o DVD dela é delicioso. Mas Daniela é melhor!
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