Feito nos EUA, 'Duos II' realça o violão brasileiro e a maestria de Luciana Souza
Resenha de CD
Título: Duos II
Artista: Luciana Souza
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * * *
Nos Estados Unidos, Luciana Souza é reverenciada no meio musical e já coleciona indicações ao Grammy no nicho já vasto e vago do jazz. A cantora paulista não faz jazz, mas música brasileira de eventual contorno jazzístico - como fica evidente neste irretocável Duos II, editado em 2005 no mercado americano e enfim lançado no Brasil. Sem o acento nordestino de Brazilian Duos (2002) e sem o piano de Norte e Sul (2003), Duos II é um disco de voz e violões - os de Romero Lubambo, Marco Pereira, Swami Jr. e Guilherme Monteiro, que se revezam entre as 12 faixas.
Duos II transita entre o samba e a canção brasileira. O que impressiona é a absoluta perfeição das interpretações de Luciana. Mesmo um tema inevitavelmente associado a Elis Regina, como Atrás da Porta (Chico Buarque e Francis Hime, 1972), ressurge em releitura imponente que conjuga técnica e dosada emoção. Aliás, vem também do repertório da Pimentinha o samba que abre o disco, Sai Dessa (Nathan Marques e Ana Terra, 1980), em que já aparece o suingue da voz de Luciana, ainda mais explorado no Sambadalú, tema sem letra composto por Marco Pereira e levado pela intérprete nos scats, na companhia do violão de Pereira.
Ao realçar e reverenciar as relações da música brasileira com o violão, a cantora trata como peças de câmera canções como Trocando em Miúdos (Chico Buarque e Francis Hime, 1977) e sambas como Nos Horizontes do Mundo (Paulinho da Viola, 1978). Mas Duos II incorpora suave percussão - como o pandeiro tocado pela própria cantora em Chorinho pra Ele, tema de 1976, de autoria de seu padrinho, Hermeto Pascoal. Gravado por Luciana com Romero Lubambo, o choro é o momento em o disco mais apresenta a liberdade improvisada do jazz.
Além da percussão, o violão é trocado pela guitarra de Guilherme Monteiro em Você, lenta canção composta em 1960 por Walter Santos e Tereza Souza, pais de Luciana Souza. A guitarra dá clima todo especial à faixa, que encerra um disco que já valeria somente pela gravação impecável de Modinha (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1958). Tomara que o Brasil ainda aplauda Luciana Souza como o público americano. E que Duos II não seja biscoito finíssimo direcionado a poucos, como sugere sua magra tiragem inicial de mil cópias.
Título: Duos II
Artista: Luciana Souza
Gravadora: Universal Music
Cotação: * * * * *
Nos Estados Unidos, Luciana Souza é reverenciada no meio musical e já coleciona indicações ao Grammy no nicho já vasto e vago do jazz. A cantora paulista não faz jazz, mas música brasileira de eventual contorno jazzístico - como fica evidente neste irretocável Duos II, editado em 2005 no mercado americano e enfim lançado no Brasil. Sem o acento nordestino de Brazilian Duos (2002) e sem o piano de Norte e Sul (2003), Duos II é um disco de voz e violões - os de Romero Lubambo, Marco Pereira, Swami Jr. e Guilherme Monteiro, que se revezam entre as 12 faixas.
Duos II transita entre o samba e a canção brasileira. O que impressiona é a absoluta perfeição das interpretações de Luciana. Mesmo um tema inevitavelmente associado a Elis Regina, como Atrás da Porta (Chico Buarque e Francis Hime, 1972), ressurge em releitura imponente que conjuga técnica e dosada emoção. Aliás, vem também do repertório da Pimentinha o samba que abre o disco, Sai Dessa (Nathan Marques e Ana Terra, 1980), em que já aparece o suingue da voz de Luciana, ainda mais explorado no Sambadalú, tema sem letra composto por Marco Pereira e levado pela intérprete nos scats, na companhia do violão de Pereira.
Ao realçar e reverenciar as relações da música brasileira com o violão, a cantora trata como peças de câmera canções como Trocando em Miúdos (Chico Buarque e Francis Hime, 1977) e sambas como Nos Horizontes do Mundo (Paulinho da Viola, 1978). Mas Duos II incorpora suave percussão - como o pandeiro tocado pela própria cantora em Chorinho pra Ele, tema de 1976, de autoria de seu padrinho, Hermeto Pascoal. Gravado por Luciana com Romero Lubambo, o choro é o momento em o disco mais apresenta a liberdade improvisada do jazz.
Além da percussão, o violão é trocado pela guitarra de Guilherme Monteiro em Você, lenta canção composta em 1960 por Walter Santos e Tereza Souza, pais de Luciana Souza. A guitarra dá clima todo especial à faixa, que encerra um disco que já valeria somente pela gravação impecável de Modinha (Tom Jobim e Vinicius de Moraes, 1958). Tomara que o Brasil ainda aplauda Luciana Souza como o público americano. E que Duos II não seja biscoito finíssimo direcionado a poucos, como sugere sua magra tiragem inicial de mil cópias.
3 COMENTÁRIOS:
Isso sim é cantora!!!! não tenho este disco, tenho o Norte e Sul que é ótimo.
Ela perdeu o Grammy ( de novo ... ) mas é maravilhosa !
Perfeita voz ...
Luciana é realmente maravilhosa... mas tavam falando tanto da capa da coletânea Pérolas aí em cima... essa capa desse disco da Luciana é de doer. O cara pegou uma foto e colocou umas letrinhas desarrumadas! Pra um disco de carreira, feito fora do Brasil!!!! Trabalho de amador. Horrível. Pra essa daí eu digo: ô capinha feia.
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