Fazer dois CDs é estratégia inteligente de Marisa Monte - a artista que sabe pensar
"Profissionalmente, Madonna e Marisa Monte são muito parecidas. Sabem exatamente o que querem, onde querem chegar e qual é o poder delas". A declaração é do diretor de arte Giovanni Bianco e foi dada ao jornalista Jonas Furtado para reportagem publicada na edição 338 da revista Isto É Gente. O carioca Bianco fala com conhecimento de causa por já ter trabalhado com as duas estrelas: ele assinou a capa do último disco solo de Marisa (Memórias, Crônicas e Declarações de Amor, 2000) e idealizou todo o conceito gráfico do atual CD de Madonna, Confessions on a Dance Flor.
A comparação de Bianco procede. E não é por acaso que o sexto trabalho solo de Marisa Monte (foto) - nas lojas em março, com o suporte de turnê nacional que será iniciada já em abril - foi desmembrado em dois discos. Um CD priorizará o samba e os compositores ligados à escola de samba carioca Portela, sempre valorizados pela cantora. O outro, a vertente pop desenvolvida a partir do citado álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor e lapidada em 2002 no disco genial dos Tribalistas.
É uma estratégia inteligente - como todas da artista, aliás. Como Madonna, Marisa Monte pensa sua carreira e planeja cada passo, cada disco. E ela certamente detectou que seu imenso público está dividido. Há a tribo saudosista (na qual está agregada inclusive boa parte da crítica) que idolatra a brasilidade contida no disco Verde Anil Amarelo Cor-de-Rosa e Carvão (1994) e que detesta (ou finge detestar...) sucessos como Amor, I Love You e Já Sei Namorar porque eles caíram na boca do povo, das classes A a Z. Simplesmente porque há quem abomine a idéia de gostar da mesma música de sua empregada. Nem é preciso ter poderes mediúnicos para intuir e apostar que essa tribo certamente vai preferir o CD de sambas. Mas há a outra tribo - a dos que consomem música sem critérios racionais e sem dividir os artistas em nichos - e essa, mais numerosa, certamente anseia por uma linda canção pop como Velha Infância. Por uma melodia que gruda no ouvido como a de Já Sei Namorar. Ou mesmo por um belo samba de Paulinho da Viola. É a tribo que não tem compromisso com a estética defendida e promovida pelos críticos. Moral da história: em tese, todos ficarão contentes com o próximo trabalho da cantora. Ou trabalhos, se preferirem.
Mais uma vez, Marisa Monte prova ter a visão e a inteligência que falta na maioria dos artistas brasileiros. Na medida do possível, carreiras, discos e mesmo ausências podem e devem ser planejados, sim. E não há mal ou demérito artístico nisso. Nos anos 60, os Beatles já planejavam cada um de seus passos e ninguém em sã consciência pode minimizar a genialidade do grupo por conta de suas estratégias de marketing. Não fossem elas, talvez nem tivessem chegado aonde chegaram... Madonna sempre planejou e continua planejando sua carreira. E por isso está aí, bem-sucedida, quase perto dos 50 anos, com fervoroso e fiel fã-clube espalhado ao redor do mundo.
Há quem, dentro e fora do meio artístico, torça o nariz para Marisa Monte, mas ela é uma cantora que pensa. E pensar sempre fez bem a qualquer artista, em qualquer ramo, em qualquer tempo. O resto é intriga da oposição invejosa com seu sucesso que já dura mais de 15 anos...
A comparação de Bianco procede. E não é por acaso que o sexto trabalho solo de Marisa Monte (foto) - nas lojas em março, com o suporte de turnê nacional que será iniciada já em abril - foi desmembrado em dois discos. Um CD priorizará o samba e os compositores ligados à escola de samba carioca Portela, sempre valorizados pela cantora. O outro, a vertente pop desenvolvida a partir do citado álbum Memórias, Crônicas e Declarações de Amor e lapidada em 2002 no disco genial dos Tribalistas.
É uma estratégia inteligente - como todas da artista, aliás. Como Madonna, Marisa Monte pensa sua carreira e planeja cada passo, cada disco. E ela certamente detectou que seu imenso público está dividido. Há a tribo saudosista (na qual está agregada inclusive boa parte da crítica) que idolatra a brasilidade contida no disco Verde Anil Amarelo Cor-de-Rosa e Carvão (1994) e que detesta (ou finge detestar...) sucessos como Amor, I Love You e Já Sei Namorar porque eles caíram na boca do povo, das classes A a Z. Simplesmente porque há quem abomine a idéia de gostar da mesma música de sua empregada. Nem é preciso ter poderes mediúnicos para intuir e apostar que essa tribo certamente vai preferir o CD de sambas. Mas há a outra tribo - a dos que consomem música sem critérios racionais e sem dividir os artistas em nichos - e essa, mais numerosa, certamente anseia por uma linda canção pop como Velha Infância. Por uma melodia que gruda no ouvido como a de Já Sei Namorar. Ou mesmo por um belo samba de Paulinho da Viola. É a tribo que não tem compromisso com a estética defendida e promovida pelos críticos. Moral da história: em tese, todos ficarão contentes com o próximo trabalho da cantora. Ou trabalhos, se preferirem.
Mais uma vez, Marisa Monte prova ter a visão e a inteligência que falta na maioria dos artistas brasileiros. Na medida do possível, carreiras, discos e mesmo ausências podem e devem ser planejados, sim. E não há mal ou demérito artístico nisso. Nos anos 60, os Beatles já planejavam cada um de seus passos e ninguém em sã consciência pode minimizar a genialidade do grupo por conta de suas estratégias de marketing. Não fossem elas, talvez nem tivessem chegado aonde chegaram... Madonna sempre planejou e continua planejando sua carreira. E por isso está aí, bem-sucedida, quase perto dos 50 anos, com fervoroso e fiel fã-clube espalhado ao redor do mundo.
Há quem, dentro e fora do meio artístico, torça o nariz para Marisa Monte, mas ela é uma cantora que pensa. E pensar sempre fez bem a qualquer artista, em qualquer ramo, em qualquer tempo. O resto é intriga da oposição invejosa com seu sucesso que já dura mais de 15 anos...
48 COMENTÁRIOS:
MAURO,OLHA...VC DEFINIU E MUITO BEM O QUE É MARISA MONTE.
MARISA É MARISA...
SEM NENHUMA PICUINHA BESTA;E CLARO RESPEITANDO O DIREITO DE OPINIÃO DE CADA UM...
MAS NA ÚLTIMA COLUNA EM QUE VC FALOU DE MARISA MONTE,ALGUMAS PESSOAS DISSERAM QUE MARISA PERDEU TERRENO,QUE OUTRAS TOMARAM O SEU LUGAR....
CARA, É SÓ ESPERAR SAIR O DISCO...
ALIÁS VC FRISOU MUITO BEM:
MARISA É "CALCULISTA" AO EXTREMO...
ELA SABE O QUE ESTÁ FAZENDO E TENHO CERTEZA QUE VAI FAZER MUITO BEM FEITO.
QUE VENHA LOGO ESTE TÃO AGUARDADO TRABALHO,TANTO POR QUEM GOSTA DE MARISA MONTE,QUANTO POR AQUELES QUE "ADORAM ODIAR" O SEU TRABALHO.
MARISA É MARISA....
Acho o seguinte: pode-se gostar ou não dos discos da Marisa Monte. Inegável é o fato de que ela é uma cantora ótima. Ponto. O resto ao resto.
COSTUMO DIZER (ATÉ AQUI MESMO NO BLOG ... ) QUE MARISA MONTE É A ÚNICA CANTORA HOUR - CONCURS DO BARSIL !
ISSO PODE ATÉ SOAR COMO PEDANTISMO , MAS O ENGRAÇADO É QUE MUSICALMENTE PREFIRO ADRIANA CALCANHOTTO ( OU PARTIMPIM , rsrs ) E ACHO QUE ÚNICA CHEGA PRÓXIMO DE MARISA , SEJA ZÉLIA DUNCAN E SEUS DOIS ULTIMOS CÉLEBRES TRABALHOS ...
MAS MARISA É ÚNICA , A REVISTA VEJA PUBLICOU CERTA VEZ " QUE NUNCA HOUVE UMA CANTORA COMO MARISA MONTE NO BRASIL ... " E RECENTEMENTE O JB DISSE QUE ELA É " A CANTORA MAIS IMPORTANTE QUE SURGIU NO BARSIL DEPOIS DE ELIS , BETHÂNIA E GAL ... " PODE SER PEDANTISMO ? SIM ! MAS É EXAGERO ? NÃO !!
ELA VENDE MILHÕES E NÃO VIVE NO FAUSTÃO , GUGU , HEBE ... OBS :( QUALQUER SEMELHANÇA COM IVETE SANGALO TERÁ SIDO MERA COINCIDÊNCIA ... ). CANTA MARAVILHOSAMENTE BEM , COMPÕE E TOCA VÁRIOS INSTRUMENTOS ( EX: VIOLÃO , GUITARRA , PIANO , BATERIA , GAITA , CAVAQUINHO , ARCODEON ... ) E TEM TOTAL CONTROLE DA CARREIRA ... COISA RARA NO BRASIL !!!
QUEM CONSEGUE EMPLACAR TANTOS SUCESSOS COMO ELA ? SÓ PRA CITAR ALGUNS : JÁ SEI NAMORAR , VELHA INFÂNCIA , PASSE EM CASA , A SUA , AMOR - I LOVE YOU , BEIJA EU , EU SEI , BEM QUE SE QUIS , AINDA LEMBRO , NA ESTRADA ...
SEU ULTIMO SHOW NO RJ( NO ATÉ ENTÃO ATL HALL ) TEVE RECORDE DE 10 MIL PESSOAS ...
NÃO ADIANTA , PODEM TORCER O NARIZ ... ELA SABE O QUE FAZ ...
PODEM COMPARAR MM COM : ROBERTA SÁ , CÉU , VANESSA DA MATA , DANIELA MERCURY , MARIA RITA ! ELAS ATÉ GOSTAM E MARISA NÃO TÁ NEM AÍ !
O RUIM DISSO TUDO É QUE VAMOS TER DE COMPRAR 2 CDS ... AI MEU BOLSO ...
MAS COMO ELA SÓ LANÇA DE 4 EM 4 ANOS ... NÃO TEM PROBLEMA ...
E OLHA QUE ELA VIVE " DIZENDO NÃO " PRA ALGUNS ARTISTAS ...
ELBA RAMALHO , OTTO , MARGARETH MENEZES , ROBERTO CARLOS E HEBERT VIANNA JÁ LEVARAM UM NÃO DA DIVA
SÓ ACHO QUE ELA DEVERIA SE ALARGAR UM POUCO ... TALVEZ COM ZELIA DUNCAN , CHICO CESAR , LENINE , PEDRO LUIS , VANDER LEE ...
MARISA ?! VEM ... QUE AGENTE TEM VONTADE !
Marisa é Marisa! Fria que nem um cubo de gelo. Porém, pensante...
Eis a única diferença!
Caro Mauro,
Sem sacanagem? Com um texto desse você me leva a crer que está comendo a empregada.
Abraços
eu
tudo bem q o disco dos tribalistas, com aquelas musiquinhas de roda, até q tem momentos interessantes...mas daí a chamá-lo de "genial" é deitar na maionese....
Gostaria sinceramente de ter descoberto a genialidade de Tribalistas (ainda vejo como uma tribo que se utiliza da presença de MM pra ganhar dinheiro fácil e continuar produzindo coisas ininteligíveis para o próprio ego e a MM ajuda pq é amiga).
O pior é que no Memórias... ela reeditou o espírito do Tribalistas. Devia estar com preguiça de pensar a carreira e deitou na fama.
Depois de 15 anos ter que redescobrir a Marisa Monte pra mim não é uma boa estratégia, é burrice.
rosemberg
vou preferir o cd de samba, adoro quando a mariza grava os compistores da portela.
cada samba desses "deuses" são verdadeira jóias que enchem de orgulhos todos aqueles que gostam de boa musica popular brasileira.
com certeza se a velha guarda vivesse em outro pais, seria reverenciada, devido a sua importancia e contribuição a esse ritmo tão brasileiro que é o samba.
espero que um dia algum carnavalesco iluminado fça um enredo sobre esses belos velhinhos que enchem o meu coração portelense de orgulho.
memoria_pele@hotmail.com
Concordo com o anônimo de cima.
Marisa tem umas coisas genias a meu ver, como a estratégica lida com a carreira.
É fria, meio sem sal, mas tem trabalhos lindos-lindos.
Mas tribalistas com ´já sei namorar, já sei beijar de língua / agora só me falta sonhar..´ faça-me o favor.
Também acho que também deveria largar mão desse "não individualista" e se juntar com mais pérolas (talvez até um pouco mais preciosas que a própria)...como disseram: zélia duncan, lenine, vander lee, etc-etc-etc...
Mauro, vamos combinar que alguém que canta algo como "Amor, I love You" (!!!) é uma cantora no mínimo questionável... e que a Cher, a Madonna (até a filha tem vergonha das roupinas dela!!! hahahaha) e a Barbra Sreisand só não estão mais "no limbo" pois são "Ícones" (risos) do público gay...ah! assim como o Abba, que está sentado à direita de Deus pai!!! risos...
Abraço
Fátima Feliciano
Jornalista
SP SP
Outra coisa: não disse que os críticos vivem, jornalisticamente, de suas opiniões pessoais...(!!!!), contrariando a primeira das teorias do jornalismo que aposta num mínimo de imparcialidade...
Essa é sua opinião pessoal, não é Mauro, tem pouco de "científica", como convém ao bom jornalista e crítico...fica...no Eu gosto/Eu não gosto...
Que pena...Esperava mais de você!!! risos...O fã pode agir assim, o jornalista, não...
Beijinhos
Fátima Feliciano
SP SP
Perfeito Mauro!
Assino embaixo de tudo o que vc disse aqui.
É complicado, me desculpe, mas acho que a Marisa não mostra interpretações que nos deixam de boca aberta como faziam Elis Regina e Gal Costa. Sei lá, eu acho uma cantora comum. Quando vc ouve Elis cantando Se eu quiser falar com Deus, Trem Azul ou a Gal Costa cantando Meu doce amor, Meu nome é Gal, O bem do Mar e por aí vai qualquer pessoa chega a conclusão que a Marisa Monte está bem longe dessas duas, anos Luz. Dizer que depois dessas duas vem Marisa Monte é um pouco de exagero, convenhamos.
Abração
Realmente o Mauro provou ser fã incondicional da cantora com esse texto. Querer taxar de preconceituosos aqueles que não gostam de músiquinhas como "Já sei namorar", "a vaca que faz blém-blém" e outras pérolas tribalistas é uma forma de preconceito dele.
Maria Bethânia pensa sua carreira, sempre pensou, mas a arte, o canto, nunca ficaram em segundo plano como na carreira de Marisa.
Não pense que são as empregadas domésticas que adoram as músicas da cantora. Quem gosta é a classe média, não é à toa que muita gente se refere à ela como a "cantora dos estagiários". Ela é fria, blasé demais, não sabe o que fazer com as mãos durante os shows. Mais um produto inventado pela mídia isso sim.
O texto do colunista foi deveras preconceituoso. Nem todo mundo tem que achar geniais as músicas dos Tribalistas. Se ela pensa tanto a carreira deveria fazer jingles e não música.
É fácil pensar a carreira como a Maria Bethãnia... lá vem o manual prático Maria Betânia:
ano 1: juntar repertório 50% inédito, 50% regravações de músicas de amor e uma pitada leve de nordestinidade.
ano2: gravar um disco com esse respertório.
ano 3: fazer show baseado no último disco. Não esquecer de Explode coração, negue, ronda e carcará no repertório.
ano 4: lançar disco duplo ao vivo com a íntegra do show do ano passado. Não esquecer de rererererererereincluir explode coração, negue, ronda e carcará.
ano 5: reiniciar passos anteriores
Fátima, você acredita em imparcialidade no jornalismo? Que faculdade você freqüentou? Vc tb acredita em saci pererê, mula-sem-cabeça, Papai Noel? Só falta dizer que a Maria Carey canta bem...
Acho a Marisa uma cantora chatíssima em todos os sentidos. Canta bem, mas não me passa emoção alguma. Seus shows são frios e sem interação com o público. Acho que essa cantora, como foi bem dito aqui, faz sucesso por ter se tornado a queridinha dos críticos (a maioria seus conterrâneos cariocas) e por ter uma espertíssima estratégia de marketing. Prefiro mil vezes a Vanessa da Mata e a Adriana Calcanhoto. Elas passam mais verdade, são mais espontâneas e não esnobam outros artistas e o público. O único cd da Marisa realmente bom foi o Cor de Rosa e Carvão. O resto, bem, são tentativas toscas de soar modernosa, com aqueles instrumentos distorcidos do Arto Lindsay e cia limitada. OBS: quem ela pensa que é pra esnobar Roberto Carlos, Herbert e Elba? vai entender essa mulher.... isso sem falar na demonstração de preconceito que ela demonstrou ao "correr" da Gretchen para não ser fotografada ao seu lado(matéria publicada numa revista há alguns anos...). Enfim, uma figura que não me agrada, nem tanto pela voz, mas pelas atitudes, que pra alguns soam como estratégia pra vender, uma espécie de marketing às avessas. Pra mim soa como pretensão e ego inflado, da mesma escola do João Gilberto(sem comparações, claro).
Não citei a Bethânia como um exemplo inabalável. Ela comete erros como qualquer outra cantora, mas acerta mais do que a maioria delas. Sinceramente, antes as regravações dela do que musiquinhas como "já sei beijar de língua", "a vaquinha faz blém, blém", entre outras.
Fazer música de apelo popular não quer dizer fazer música burra. Pra isso já existem os Calypsos da vida...
Que Marisa Monte é uma excelente intérprete é fato, canta lindamente as musicas de Paulinho da Viola e de grandes compositores, mas como compositora só faz bobagens junto a Carlinhso Brown e cia. Faz música descartável de primeira qualidade como seu cd com os Tribalista que o Mauro ferreira acha genial, talves porque como ele mesmo diz temos um gosto acima de média pra gostar das mesmas bobagens que a empregada da casa dele deve gostar, se isso é boa música deve esquecer de Noel Rosa, Lupiscínio, Paulo Vanzoline, Dorival Caymmi, Caetano veloos, Chico Buarque, D. Ivone Lara... grandes compositores que ja deixaram pelo menos uma canção no imaginário de cada um de nós e tem musicas cantadas pelas classes de A a Z, mas com qualidade, o que não é o caso das músicas de Maria Monte e seus parceiros.
todo mundo perdeu o juízo? Velha Infância, Carnavália... isso é música ruim?
É sim, música rasteira, poderia ter sido gravada por qualquer grupo de pagode.
Voce nao esta coberto de razao Mauro,e pensar nao e o maior valor de Marisa.Canta bem e respeita seus amigos e colegas de ontem e de hoje,tem carater finissimo e elegante.Chato e apenas ela seus emprezarios e colaboradores nao arriscarem e perseberem que o Brasil musical nao e so o eixo rio(portela)-bahia-sp.E que arriscar, e mesmo fracassar as vezes faz bem,e do ser humano.E bom para crescer,encontrar novos rumos.Maquina de fazer e contar dinheiro e sucesso em excesso e de certa forma pedante e falsa.Cade a Marisa ser humano mortal seus altos e baixos?Ate Madona os tem!
O disco dos tribalistas genial?só se for pq vendeu bastante!Genial pros cofres de todos os envolvidos.musicalmente é medíocre!isso é fato.melodias banais, harmonias toscas e letras fracas!plágios escancarados aqui e ali..até o "i want your sex" do George Michael entrou no disco...com a letra "genial".. " os tribalistas estão chegando"...é risível..acho curioso!tribalistas geniais,e a Céu é razoável?então tá...fico comovido.
tribalistas geniais?boa piada.
tribalistas é genial?poxa...essa piada é boa!
Engraçado, é que muita gente daqui se mete a inteligente, mas não consegue entender certas coisas... São os lineares, que acham que a genialidade está em palavras difíceis...
A própria Gal disse que Tribalistas tem uma genialidade em sua própria ingenuidade...
Mas os metidos a cultos seguem algo já estabelecido e cantores que tem uma carreira insossa e linear... Que não inovam...
É sempre assim, muitas obras são reconhecidas anos a frente do seu tempo, e não vai ser diferente com esse povo burro e hipócrita.
Concordo com tudo que o Anonimo das 10:25 AM disse da Bethania... Sempre a mesma coisa, não inova...
"carneirinhos de manhã, bééé..." isso é realmente genial!mas acho o Calypso mais genial!
Não sei porque cargas d'água os críticos em geral morrem de medo de falar mal de algum trabalho de MM. É sempre a mesma coisa, a cada lançamento: confetes e mais confetes. Lembro das críticas superlativas quando do lançamento de Barulhinho bom (e já imagino as do novo CD), p.ex., e não ouvi nada demais naquele disco. Qualquer outra cantora seria apedrejada se cantasse um refrão idiota como Amor, I love you ou Já sei namorar. MM, não! Acho sua voz belíssima, mas não suporto a pose de diva inatingível, bem superior aos demais mortais, inclusive os cantantes. MM não lança discos, lança produtos cuidadosamente preparados para vender bem.
e eu que não sabia que artista tinha que pensar.
artista pra mim tem que fazer arte e pronto.
rosemberg
QUE ABSURDO.
EU NÃO SEI QUE TIPO DE ARTE O ANÔNIMO AI EM CIMA SE REFERE.
MAS PRA FAZER ARTE NO SENTIDO ARTISTICO DA PALAVRA, É NECESSARIO SIM PENSAR PENSAR E PENSAR.
MEMORIA_PELE@HOTMAIL.COM
É, toda gente tem o direito de ter o seu dia "não" e Mauro Ferreira hoje está no seu inferno astral. Os seus comentários foram parcialíssimos contrariando regras básicas da profissão. A função do jornalista é fornecer material para que o leitor leia, julgue e forme a sua opinião.
Por favor, sem essa de impor Marisa Monte e os seus novos trabalhos.Pode dar no mesmo blefe que deu o "Segundo" de Maria Rita.
E aí, como é que o Mauro fica? Sem Ipod, sem nada, despido no meio da rua.
Cada um tem a sua ideia do que é música, do que é arte e do que é marketing e isso é normal, o q nao podemos negar que hoje em dia um artista q despresa o marketing e as estratégicas mercadologicas não vende, o grande problema é as vezes a falta de proximdade da artista com seus fãs e realmente nisso ela deixa a desejar.
Com relação ao canto , pra mim pessoalmente Marisa é muito correta, esse é o problema ela tem voz pra ousar muito mais.
O que me revolta é ver que o povo não consegue ouvir talentos dela e de outros artistas como os acima citados como Mariah Carey.Vcs me desculpem quem viu o Grammy viu q a mulher canta é muito. e o resto que se morda de inveja e despeito.
Caramba !!! Quanta pedrada no Mauro!! Quanta gente problemática !! Tanta inveja... Mais consistência e GENTILEZA nas opiniões, gente !! A recordista no rancor e agressividade foi a Sra. Fatima Feliciano: pelo visto, ainda não sabe beijar de língua !
Ah, sim, e quanto à Marisa, além de ser um espetáculo, merece, no mínimo, respeito. É aclamada, festejada e faz muita gente feliz há quase 20 anos. Dentro e fora de nosso país. Vai arrebentar mais uma vez.
adoro quando falam de Marisa.... sendo mal ou bem!!
isso só aumenta sua popularidade!!!!!
obrigado.
Os caes ladram...e Maria Bethânia passa!
Isso tudo é babaquice, quem me faz gostar ou não de um cantor, com certeza não é opinião de um crítico ou de quem quer se que seja, quem escolhe de quem vou gostar, que estilo vou ouvir sou eu próprio, não me enteressa se a Marisa pensa ou não... se vende um milhão ou se vende 10 mil, se eu gosto eu compro e não me importo se só eu gostei, se a crítica aprovou ou se está ou não tocando no rádio, aliás ir ou não ir ao Faustão ou ao Gugu (que são dois programas deprimentes na minha opinião) não vai fazer eu comprar ou deixar de comprar, então essa babação toda do Mauro à Marisa só me faz achar que ele deve admirar muito o trabalho dela, assim como eu admiro o trabalho da PAULA TOLLER e ninhum crítico ou televisão, ou gravadora ou seja lá quem for vai mudar minha essência musical!
Acho issa babação toda muito banal, porque quem determina dequem devou ou não gostar, se devo ou não comprar o CD de um determinado artista sou eu, pois tenho minha opinião, independente da opinião do crítico ou de qualquer outra pessoa. Acho a Marisa uma ótima cantora, tenho todos os seus CDS mas achar que o CD tribalista é genial, é no mínimo cômico, acho o CD normal... não o vejo como GENIAL em nenhum aspecto e cá pra nós, cantar bem, ela canta sim, mas a PAULA TOLLER (VID CD SOLO), ADRIANA CALCANHOTO, VANESSA DA MATA e muitas outras cantam também, então por favor Mauro, menos, bem menos!
Alexandre Mirandella
Acho issa babação toda muito banal, porque quem determina dequem devou ou não gostar, se devo ou não comprar o CD de um determinado artista sou eu, pois tenho minha opinião, independente da opinião do crítico ou de qualquer outra pessoa. Acho a Marisa uma ótima cantora, tenho todos os seus CDS mas achar que o CD tribalista é genial, é no mínimo cômico, acho o CD normal... não o vejo como GENIAL em nenhum aspecto e cá pra nós, cantar bem, ela canta sim, mas a PAULA TOLLER (VID CD SOLO), ADRIANA CALCANHOTO, VANESSA DA MATA e muitas outras cantam também, então por favor Mauro, menos, bem menos!
Alexandre Mirandella
Maria Bethânia é genial, só se repete ad infinitum. Não é demérito algum. Só questinono sempre a mania que algumas pessoas tem de dizer que ela é inovadora, coisa que não é nem nunca foi.
Já Mariah Carey não merece sequer ser citada, quanto mais ouvida.
Mariah?? Aquela da mesma escola da Britney? por favor...
Qto à Marisa, tb prefiro o repertório do "Cor de rosa e carvão" mas não julgo serem de qualidade ruim o trabalhos seguintes, "Memórias..." e "Tribalhistas". "Barulhinho Bom", porém, parece-me bem simplório. A cantora, compositora e musicista é talentosa mas ainda lhe falta, assim como a Adriana Calchotto (que tb adoro) o carisma nato. Eu digo nato porque Maria Rita e Daniela Mercury, por exemplo, têm carisma, mas forçado!
Wanderson , antes de comparar Mariah carey com Britney escute um pouco mais de música , foi uma comparação no mínimo ridicula.
Ainda prefiro ouvir 10 milhoes de vezes um album de Mariah Carey do que ouvir a pseudo-intelectualidade contida de alguns cantoras Brasileiras que ao cantar de forma chata e enfadonha, parecem que cantam a mesma coisa sempre, um porre, principalmente Maria Bethania que a elevam a um status de Deusa da música Brasileira quando na verdade suas apresentações teatrais e chatas não me comovem nenhum pouco.
Ainda prefiro em materia de musica Brasileira , ouvir Paula Lima , Vanessa da Matta, ou até mesmo Marisa Monte.
Nossa como tem pessoas que nem sabem o que dizem ou escrevem. Ohh Wanderson é rídiculo vc mencionar Mariah Carey com Britney Spears. Vc. não sabe nem o que está falando, elas são completamente diferentes, a Mariah nunca frequentou e jamais frequentará a mesma escola de Britney Spears. Pense antes de escrever, para não escrever besteira.
Um abraço e mais uma vez PENSE antes de escrever seja lá o que for.
Mariah e Britney pertencem a mesma escola???????????? Nunca!!! Mariah é da escola das gralhas loucas desembestadas, e Britney da escola de vozes de Chuck, o brinquedo assassino! Escolas totalmente diferentes.
e o anônimo ai em cima é da escolas dos sem cultura.
Uiuiui, vou chorar por causa do "sem cultura".
Marisa é uma artista importante porque como nenhuma sabe conjugar a arte de fazer bem feito e ao mesmo tempo ser popular. Maria Bethânia erra, mas não precisa provar mais nada: nem se mantém há 40 anos na cena musical do país à toa. Quanto aos Tribalistas: pode não ser genial, mas que é melhor ouvir um CD daquele que do que engoliar essa perua do Calypso, ah, isso é...
Incrível como tem sempre alguém para botar a BETHANIA no meio. Verdade é que a baiana FOI, VIU E VENCEU. A maioria tentou ir, não soube o que fazer com o que viu e portanto, como chegar a vitória? Bethania deita e rola na carreira, sempre dona do seu roteiro. Marisa tem talento mas ainda tem muito o que fazer para chegar tão senhora de si aos 60.
Postar um comentário
<< Home