web page hit counter
Sexta-feira, Fevereiro 10, 2006

Arantes reflete sobre a idéia de sucesso: 'Hoje sou exatamente o que sonhei ser'

Motivado por recente artigo do colunista sobre os (des)caminhos de sua carreira fonográfica, no ano em que ele completa três décadas de obra solo pioneira no pop nacional e que prepara disco de inéditas em Salvador (BA), Guilherme Arantes (foto) mandou para o blog de Estúdio um texto em que reflete sobre questões relativas ao conceito de sucesso, à indústria do disco, à mídia, à música e ao jogo de poder que envolve tudo isso. O texto questiona o conceito de injustiça atribuído à trajetória de Arantes pelo colunista e merece ser lido por conta da riqueza de idéias expostas pelo compositor.
Lá vai:

"O significado da palavra 'limbo' tem muitas variantes. Pode ser a ausência de lembrança que sucede fase de superexposição, pode ser o castigo que o sistema reserva para quem teve o espaço tão cobiçado, mas também pode ser "o silêncio que precede o esporro" ..., o que não configura obrigação nenhuma de voltas triunfais, de resgate, tudo isso pode ser um grande engano.

Viver é melhor que sonhar, como diz o mestre Belchior, e a vida é infinitamente maior do que o êxito, o mercado, o senso comum e a opinião que as pessoas possam ter a respeito da gente... A verdade é que só pode "sumir" quem um dia "apareceu" ... e nisso fico tranqüilo, pois a minha "missão de aparecer" foi sobejamente cumprida nos anos da mocidade (e aí, sim, havia "obrigação" em conseguir brilhar) nas priscas e longínquas eras da beleza física... E como me fartei desse brilho!!! E acho que foi um brilho bonito, porque estranho.

O brilho pelo brilho não é nada, só vale pelo estranhamento que possa ter deixado. A indústria cultural, como qualquer outra, privilegia claramente o mito da juventude - empresas estabelecem até idade-limite para contratações no mercado, o que é uma injustiça enorme com a mão de obra madura e experiente. Mas isso é uma outra discussão - os mitos da juventude, do esplendor e decadência, da finitude da vida, ascensões e quedas, glória e ocaso, fazem parte da dialética mais rasteira e miserável que a humanidade construiu para, ela sim, perenizar-se no limbo. O mundo está no limbo. O mundo se esqueceu de si mesmo.

Eu não me esqueci jamais da música que eu amo, dos colegas que adoro, da belíssima história da música popular do Brasil, muito menos de mim, e nada tenho do que reclamar. Aliás, o estado de reclamação é o pior caminho para qualquer pessoa, especialmente o artista. Assim, o adjetivo "injustiçado" eu queria ver desde já banido de qualquer conversa a meu respeito. Quem? Logo eu?

É uma pecha cruel e aprisionante, assim como é o título de "maldito" aposto aos nomes de Mautner, Macalé, Walter Franco, Melodia, Itamar, Arrigo, a lista é longa .... Mas como o sistema é insidioso, delimita um nicho para cada pessoa ficar ali, quietinha, santificada e adorada em seu silencio petrificado. E hoje em dia, qual é o significado da palavra "sucesso"? Francamente... é só olhar a TV aberta ...

O fato é que o Brasil também se esqueceu de si mesmo. É hoje um espectro do que foi, um fracasso, uma decadência deprimente, que vive do passado e no passado, mas também não adianta ficar reclamando. Como parte desse passado, tenho (e sou gratíssimo) tantas execuções em rádios do segmento "adulto-contemporâneo" quanto os meus maiores ídolos, e me sinto em muitíssimo boa companhia nesse "esquecimento", junto com o que há de melhor de nossa música. É tanta gente, e de tal qualidade, que nem sei se mereço tamanha companhia.

Não vou aqui citar nomes de quem está realmente "esquecido", porque teria muita gente dos escalões principais, até mesmo gente que está "aparecendo" a toda hora, tentando de tudo pra aparecer, mas que está mortinha-da-silva e que se esqueceu de deitar.

Só para exemplificar, sem medo de interpretações controversas e represálias, cito alguns internacionais que fazem parte da "nossa turma" : Elton John, Phil Collins, James Taylor, Peter Gabriel, Stevie Winwood, Christopher Cross, Al Stewart, Suzanne Vega, Tears for Fears, Everything But the Girl, Tracy Chapman, Cindy Lauper, Mark Knopfler... São só alguns que lembro agora, que amo, e que tocam muito, ali, juntinho com a gente...

As aparências enganam, o sistema é um engodo, e a indústria cultural é uma farsa - e já foi desmascarada incontáveis vezes. A indústria do sucesso adora mesmo é quando o artista morre. Esse é o artista perfeito. Ou quando deliberadamente desaparece. Não fica em público expondo seu "apodrecimento físico e moral", não fica tentando voltar à baila, enchendo o saco da mídia, vira santo e ergue um mito, pronto. Mas não é assim que funciona.

Teimamos em viver, porque (digo de novo) a vida é infinitamente maior do que tudo isso.

Quanto a um novo CD "comemorativo" dos 30 anos de carreira, com participações estelares, podem deixar isso pra lá... Foi uma idéia natimorta. Não vou angariar nenhum "tributo a Guilherme Arantes", usando meu prestígio para somar nomes de peso, criando artificialmente ganchos de marketing para me tornar mais palatável, seria ridículo. E digo mais : há álguns meses me propuseram fazer um CD de intérprete, com regravações de grandes sucessos de outros artistas, um "projeto especial", que recusei peremptoriamente, o tal "cover do cover" que está tão na moda.

Digo claro: estou e estarei sempre fora. Chega de "projetos". O Brasil virou a pátria dos "projetos", já perceberam?

O brasileiro hoje é um sujeito que está sempre precisando "sentar pra fazer um projeto", é toda uma nação que roda bolsinha com um "projeto na mão", memoriais descritivos e planilhas de viabilidade. Nada sai do papel, morre tudo na praia. No meu caso, isso seria na verdade "fazer um projeto para sentar "...

Se hoje estou fora do mercado, sem gravadora, é porque sempre tive personalidade demais, ninguém jamais me curvou a gravar o que eu não queria, de um jeito que eu não quisesse, minha profissão é de compositor, eventualmente e circunstancialmente um hitmaker. Sim, gravei coisas (uns meros 5 %) para as quais hoje eu torço o nariz, mas foram erros meus. 95 % do que gravei, eu adoro. Ah, como é bom estar nesta situação... Principalmente as mais desconhecidas, os chamados "Lado B" que dariam pra fazer uma caixa com 15 CDs, que eu chamaria orgulhosamente de "Os 100 Maiores Insucessos de Guilherme Arantes".

Dos "20 Maiores Sucessos", eu já estou de saco cheio, embora muitas dessas músicas eu ainda goste muito e cante nos shows, porque o que eu vendo é a minha vida, sentimentos, e é uma delícia compartilhar isso. Cansei é do senso comum. Pra mim, ele não vale nada.

Se, mesmo sem mídia alguma, faço uma média de 15 shows por mês (quem faz?) é porque só tem um jeito do público curtir minha música: ao vivo . E eu agradeço muito isso, pois vivo do que sonhei viver: da música, e nada mais. Minha profissão é de músico, não de celebridade. Sucesso, qualquer coisa faz.

Sucesso é esquema, é kit modernidade - personal trainer, web-designer, fashion-designer, assessoria de imprensa, assessoria de marketing e outros apêndices que fogem de minha função no mundo. Estou pouco me lixando para a modernidade, para o ser moderno, seja lá o que isso significa. Certo está João Gilberto em suas esquisitices. E como é adorável, moderno, atemporal. É apenas um homem e um violão. Esse é o Mestre, sem nenhum kit modernidade.

Vem aí um disco novo, sim, mas vai ser "apenas" um disco de carreira, com músicas novas. Em qualquer circunstância, digo do fundo da minha experiência que vale infinitamente mais um trabalho novo do que qualquer "jogada pra levantar", mais do que qualquer "projeto" espúrio de canibalização, de reprocessamento ou releitura.

O mercado está covarde. Resta a nós gerarmos o milagre - mas não foi sempre assim? Se fosse pra abaixar as calças, em 1976, há 30 anos, eu teria gravado em inglês, pois era isso que o "mercado" exigia. Somos teimosos. Somos tinhosos e perigosos. Estamos vivos, e podemos fazer um estrago que ninguém imagina.

Quero estar junto com os artistas desconhecidos, em começo de carreira sim, (re)começando sempre da estaca zero sem o menor problema. Em outubro de 1980 eu estava acabadinho e esquecidinho, sem gravadora, como manda o figurino do mercado, quando recebi em minha casa na Vila Mariana uma surpreendente ligação da Elis, pedindo uma música, ela havia se encantado com um disco meu (fracassadíssimo), Coração Paulista. Pois me lembro bem hoje, eu estava a 3 meses (!!!) de me tornar o número 1 dos FMs, "glória" essa que duraria 12 longos anos ... quem é que diria, àquelas alturas, que isso estava pra acontecer?

Durante aqueles 12 anos, jamais me enganei com o sucesso. Saía todos os dias dos ginásios lotados com 8.000 pessoas (pagantes, só pra me ver) e ia caminhar pela madrugada, no silêncio das ruas desertas, para ouvir os meus próprios passos marcando o tempo real no chão da realidade. Ainda bem que antes dessa carreira tresloucada e enganosa eu havia feito Arquitetura na USP, já era cabeça-feita, o pensamento andava longe, bem longe de toda aquela confusão das "paradas", do assédio...

Hoje, sou exatamente o que sonhei ser. Envelhecer, pra mim, é um objetivo, e eu juro pelo que há de mais sagrado que eu vou conseguir, e já estou conseguindo. Deus me livre de ficar eternamente jovem, e prefiro mil vezes ser bem esquecido do que mal lembrado. Sei que hoje o "mercado" é completamente previsível, as cartas estão muito mais marcadas. Mas estou muito mais com as surpresas, com as periferias. Enquanto houver sonhos vitoriosos, e não programados nas mesas de reuniões da ABPD, de artistas de verdade como Racionais MC's, O Rappa, Chico Science... O sonho existe e o que eu gosto mesmo é do novo. O resto, a poeira do tempo vai soterrar, sem o menor problema."

37 COMENTÁRIOS:

Lui said...

falou bonito , matou a pau!!

03:18  
Anonymous said...

rosemberg

no mundo artistico de hoje, onde a artificialidade impera, esse depoimento do guilherme é um alento.

parabens ao guilherme por se manter integro e não pousar de coitadinho esquecido pela mídia. mesmo porque vc não é um coitadinho ,ao contrario, coitadinho somos nós que temos que ouvir diariamente um monte de porcaria que a mídia nos empurra e ainda chamam de arte.
as musicas do guilherme embalaram e ainda embalam as gerações.
tenho certeza que seu publico( que é o publico que pensa, que questiona e que gosta do que é bom) ainda crescerá muito porque suas musicas são eternas independente de tocarem ou não nas radios.
sinceramente, me senti emocionado com sua declaração.
não sou seu fã (odeio essa coisa de fã) sou admirador do grande compoisitor e cantor que vc é, mesmo porque sua musica "amanha" acompanha a minha vida dese o dia que a ouvi pela primeira vez.
tenho o habito de cantá-la quando meu coração(desanimado) precisa se encher novamente de esperança.


memoria_pele@hotmail.com

06:06  
Anonymous said...

rosemberg

ontem li uma reportagem que dizia que o roberto carlos está comendo "dez claras de ovos por dia" par ficar fortinho.
ai pensei: meu deus até o roberto esta precisando desse artificio para se promover na midia.
do novo disco dele ninguem fala.
pois é guilherme continue ai no seu cantinho fazendo seu shows e mantendo sua dignidade artistica.
seu publico é imenso e não tem a menor vontade de saber o que vc come.
seu publico espera de vc aquilo que vc sempre soube fazer, boa musica.

ps. desculpe postar duas mensagens seguidas mais não deu pra segurar.

06:15  
Verônica Lopes said...

quem fez amanhã, vrincar de viver, coisas do brasil, um dia um adeus etc já tem seu lugar na história da música brasileira.

06:55  
Claudio said...

Valeu Guilherme Arantes. Tá valendo ainda. Se todos os artistas se fechassem na sua arte e não se entregassem à demanda do mercado atual, certamente não existiria o mercado atual (irgh!).
Viva Guilherme Arantes na grandeza do seu recolhimento/manutenção da sua identidade e alguns outros (como Marina Lima que não abre mão da sua modernidade inclusive nas suas releituras) que estão sem gravadora, mas não perderam a dignidade só pra ficar no mercado.

Parabéns Mauro, por este espaço onde se possa manifestar a insatisfação daqueles que um dia ligaram o rádio para ouvir Música e tinha o que ouvir. E também pela oportunidade de poder publicar a revolta que isso tudo causa a nós público viúvo da Música Brasileira.

Saudades de Elis.

08:00  
Anonymous said...

É isso aí! Falou bonito. Com toda a sabedoria, grande Guilherme!

Mário

08:20  
Anonymous said...

Mauro, parabéns pelo seu blog. Este texto-resposta do Arantes só confirma o que eu já suspeitava há anos: ele é um grande músico e um grande recalcado.
Admiro muitíssimo a sua obra; ele fez grandes discos, incontáveis sucessos, mas infelizmente caiu na besteira de, depois de uma série de quatro excelentes LP's lançados na CBS nos anos 80, registrar em LP duplo o fiasco vocal que é quando canta ao vivo ("Meu mundo e tudo mais", de 1990). Depois disso, nunca mais fez o mesmo sucesso.
Esse discurso dele não combina, por exemplo, quando lembro dele na TV, em 1993, falando do seu lançamento da época (O CD Castelos). Ele dizia:
"Estamos de volta à Sony (ex-CBS), uma companhia em que a gente vendeu muito disco".
Depois disso passou pela Polygram, Moviarte, voltou para a Sony (onde gravou outro CD ao vivo).
Lançou seu último disco pela Som Livre, foi novamente tema de novela ("Aprendiz", de Agora é que são elas), teve comercial do CD sendo exibido na Globo e nem assim fez sucesso...
E aí ele quer culpar a indústria fonográfica, o mercado e tudo mais???

08:21  
Anonymous said...

rosemberg
nossa vc sabe tudo do guilherme rsrsrs

vc deve ser daquele tipo de pessoa meio big brother, fulano é meu amigo e mete o pau em fulano.
sou admirador e meto o pau.
vc acha que alguem que teve a capacidade de fazer uma musica como "coisas do brasil", que foi elogiada até por tom jobim, teve suas musicas gravadas por elis e bethania pode ter algum tipo de recalque?
não me leve a mal mais eu acho que o recalcado é vc.

08:33  
henrique said...

Sensacional as palavras do Guilherme Arantes!

Vale lembrar o cômico do kit-modernidade citado por ele inclusive. rs

Mas também lembrei de um projeto do gulherme que foi um disco com versões em portug6es da canções americanas. Não seria esse um projeto especial na linha dos criticados por ele?

Discordo também sobre a generalização quanto aos projetos de tributos, ao vivo, acústicos e coisas do tipo. Sim, são projetos desgastados mas que vez ou outra poucas é verdade) tem bons resultados.

Fora isso Arantes arrebentou!

09:36  
Dary Jr. said...

Esclarecedor. Belíssimo texto.

10:30  
Claudio said...

Eu acho que quando ele citou os tais projetos não quis dizer que não os fez. A essência do texto é de constatações.

11:19  
Leonardo said...

Detecto no texto um certo ressentimento. parece que o artista despreza o sucesso das rádios e das paradas só porque já não tem mais esse sucesso. é como diz o ditado: quem desdenha quer comprar...

12:54  
Silvio Ferreira (SP) said...

Patético. Quanto ressentimento. Se estivesse fazendo sucesso até hoje o que ele se acharia? Apenas o máximo? Falar de envelhecimento é antes de tudo uma ato egoísta. Ele teve o que merecia durante a sua carreira. A fila andou ... O que ele tem a fazer agora é acertar as contas com a mulher dele ...

13:54  
Edson dos Santos Júnior said...

Achei "antenado" o texto do Mauro Ferreira e muito bom o lado do Guilherme Arantes, comentando.

Mas bom mesmo é curtir o trabalho de todos esses anos. Gosto de todos os discos e hoje a mídia é mesmo outra coisa.

Se quiserem curtir um pouco das coisas que ele fez, como discos, vídeoclipes e lançamentos é só ir no site do fanzine. Tem também uma comunidade no Orkut:

www.lancelegal.net

Edson dos Santos Júnior
Varginha (MG)

15:48  
Anonymous said...

Bom seria se Guilherme Arantes tivesse proferido tais palavras quando ocupava os primeiros lugares nas paradas de sucesso e era tratado como pop star!

Quando se perde espaço e não há nenhuma perspectiva de voltar a ser o que era, o melhor é partir para o desdém. Pelo menos Guilherme conseguiu um espaço que há muito tempo suas músicas não conseguem!

Djavan, Lulu Santos e afins nunca precisaram desabafar na mídia suas frustrações para parecerem bons de verdade. Fizeram melhor: trabalharam e se reciclaram, algo que faltou ao nosso tão "injustiçado" Guilherme!

E viva a hipocrisia dos esquecidos!!!!!!

18:50  
Anonymous said...

Parabén Guilherme! Saúde e paz! Sempre precisaremos de sua música!
um grande abraço

11:14  
ronaldo tavares said...

nao sei pq as pessoas veem o guilherme como um recalcado.se eu tivesse espaco pra falar sobre ressentimentos e decepcoes,falaria tudo numa boa.ninguem na vida passa por momentos bons somente.seja na profissao dele ou nas nossas profissoes,os problemas sempre acontecerao,infelizmente.queria era ter espaco tb pra criticar o pais em q vivemos impregnado de miseria,falta de oportunidade,ladroagem intermitente na politica,falta de educacao,impostos escorchantes.e por ai vai...por exemplo:o rock nacional q toca hj ja nao faz mais minha cabeca como antes.a coisa mudou radicalmente,o melodico pop romantico,entrou numa de sujo e trash c letras insossas acompanhadas de um peso das guitarras meio ruim pra curtir.cada um tem direito de admirar o seu estilo musical.a gente socompra cds de quema gente gosta.e eu gosto tb do guilherme arantes.

17:34  
Fátima Feliciano said...

Parabéns, Guilherme...

Não me surpreende em nada a resposta de Guilherme ao blog...

Guilherme sempre "meteu a boca" em tudo...até demais...No auge da carreira, no Jô Soares, ainda no SBT, em 1989, meteu a boca na mídia de variedades, correndo um risco desnecessário, à epoca...

Falou o que todos nós jornalistas sabemos e não podemos revelar sobre a mídia de variedades.Que ela, salvo exceções, é parcial por motivos incontáveis...e variados...

Guilherme sempre foi sincero demais, bonito demais, talentoso demais, inteligente demais e culto demais...E prá muita gente isso é difícil de deglutir...Inclusive alguns leitores, que postaram comentários maldosos por aqui...

Guilherme é tocado 5 vezes ao dia na Rádio Nova Brasil FM (rádio de elite em SP, e que ele chama de público "contemporâneo-adulto, e que serve de fundo musical em Shoppings, etc). Toca o mesmo na Alpha FM (SP) (de igual perfil) e em rádios como MPB do Rio...entre outras no País...Nessas rádios, não tocam qualquer coisa, quem conhece, sabe...

O que ele, no fundo diz, neste texto, brilhante como sempre, é que pertence à MPB...e não mais ao Pop, e como tal se dá ao direito de envelhecer...Como Ivan Lins, João Donato, João Bosco, enfim a "sua turma", por direito e mérito... todos igualmente no "limbo" de uma mídia que no momento tem de atender, por razões econômicas aos anseios das classes D e E... Pessoal: 77% da população brasileira se encontra nesta faixa, segundo o IBGE...A "MÍDIA" "está dominada" , salvo as exceções já citadas....

Hoje sabemos que a maioria das empresas jornalísticas deve milhões, tendo dívidas impagáveis, e são dependentes diretas do BNDES... e fatura cada vez menos do que antes da Internet, por exemplo...

Guilherme decidiu não bancar o "jovenzinho forever" : o "forever young" como fazem alguns já envelhecidos ídolos do pop anos 80, por exemplo, posando de "menininhos" no Acústico MTV, por exemplo: o que convenhamos, é ridículo.

Guilherme começou no rock e por lá ficou o quanto quis...Foi pro Pop, e fez o mesmo. Foi para a MPB, já em 1980, pelas mãos de ninguém menos que Elis Regina ...Gravou um disco New Wave, em 2000, que provavelmente a maioria de seus detratores por aqui jamais ouviu falar (fazer o quê) ...

Recentemente montei um disco a que chamei de "Arantes por outros": Começa com Fafá de Belé, cantando Aconteceu Você, passa para Elis Regina cantando Aprendendo a Jogar, Leila Pinheiro cantando Bom Humor, Coisas do Brasil e Um dia um adeus...Depois vêm: Caetano Veloso cantando Amanhã, Maria Bethania cantando Brincar de Viver, MPB4 cantando Labirinto, Zé Ramalho cantando Planeta Água, Flávio Venturini com Brincar de Viver, Emilio Santiago com Pedacinhos/Coisas do Brasil etc etc etc...

Enfim sinto tratar-se, no mínimo, de brincadeira de mal gosto, estar aqui tendo de relatar tudo isso, que todos deviam saber, antes de falar de Guilherme Arantes...Ô paisinho que desrespeita seus ídolos...Que vergonha que eu tenho disso!!!

Nos Estados Unidos (país de milhares de defeitos, também, mas esse não tem), para citar só um exemplo, no Oscar, quando alguém de magnitude entra no palco, é recebido de pé...Well!!! Well!!! Well!!

Guilherme, para finalizar: eu te amo!

Fátima Feliciano
SP SP

18:37  
Luciana Portela said...

Só quem é fã verdadeiro, frequentador de shows dele com eu sabe o ser humano que é este homem, a bondade, o carisma, o grande homem que é. Um pai atencioso, conheço 3 dos seus filhos, um artista completo, atencioso, não existe esquecimento pra ele, pois todos seus shows é um sucesso, uma alegria, olha, música, letras como esse nosso artista hoje em dia, nunca mais ninguém fez, pois Guilherme Arantes é único, é iluminado, saibam todos que é um artista eterno, que independe de mídia, nós suas fãs ardentes estaremos sempre com vc, no que precisar, e continue sua jornada meu lindo, estamos com vc sempre. Um grande beijo pra vc, meu eterno cantor e preferido. Vc sabe o qto te admiro e não vou admitir nunca ninguém falar de vc, pois eu te conheço, torço e rezo sempre pra que vc cada dia faça composições lindas pra nós. Vc é necessário para o Brasil. Saúde meu lindo e tudo de bom. Bj da sua fã de sempre LUCIANA PORTELA DO RIO DE JANEIRO

13:53  
Fátima Feliciano said...

Mauro: uma sugestão para o seu blog: que não fossem admitidos comentários anônimos....

É facil, sob a assinatura de "anônimo", detonar quem quer que seja...Quero ver botar a carinha aqui, com nome endereço e RG: como eu, Edson Santos, Luciana Portela e outros fizemos...

Caráter é isso e foi o maior legado que meu pai me ensinou: assuma suas posições, que você não tem nada a perder...talvez só os dentes (risos)...

Agora, Sr Anônimo, vá se informar primeiro sobre a carreira de Guilherme Arantes, em algum dos vários sites a que fãs fiéis se dedicam, para depois falar o que quer que seja dele. Aí sim , você pode se dar ao direito de gostar ou não...

Aliás, sugiro isso para sua vida: informe-se mais...não dói nada... só engrandece...mas dá trabalho, né?!

Fátima Feliciano
SP SP

08:06  
Anonymous said...

SE O MAURO FACILITASSE O CADASTRO. EU NAO POSTARIA "ANONIMO".

08:20  
Anonymous said...

Mauro,

Nao esquece de explicar que ABPD é Assoc. Bras. dos Produtores de Disco e diga para o que serve.

Marcos - RJ

08:27  
Mozart Hendel said...

Parabens Guilherme, por compartilhar conosco, seus fãs de ontem, hoje e sempre, sua corretíssima insatisfação contra esse sistema vil que é a industria fonográfica brasileira. Graças a Deus que existem artistas como você, que ñ se deixam levar por modas sem nexo. Apesar de ter apenas 21 anos, pude ter uma boa educação, e aprendi a dar valor ao que realmente merece grande valor, e você tanto homem como artista, é muito valoroso! Continue como você sempre foi! Aguardamos seu novo trabalho com muita ansiedade, pois sabemos que, vindo de você, com certeza será estupendo, glorioso, como sempre foram!!

Abraços de seu grande fã de Natal-RN, Mozart Hendel.

15:16  
Silvana Paulina said...

Como sou feliz...

Não partilho meus sentimentos com superficialidade. Vivo intensamente e agradeçoka Deus por me permitir patilhá-la com pessoas que possuem a mesma paixão.
Minha admiração por Guilherme Arantes só aumento depois dessa partilha. Obrigada!

19:25  
Rosangela Morales said...

Guilherme Arantes,

Como fã, sempre admirei suas composições, seus textos, seus "desabafos" em alguns shows. Mas confesso que você conseguiu me supreender mais ainda com esse texto. É um resumo de tudo que grandes nomes da MPB vivem e também o que nós, FÃS, sentimos e lamentamos, isoladamente em nossos lares, carros, trabalhos, quando ouvimos nas rádios, músicas medilcres, com palavrões nojento, melodias sem nexo, de cantores que surgem de qualquer lugar, sem conhecimento musical nenhum, até mesmo sem saber pronunciar palavras basicas do nosso português. Basta ter bunda, peito, ou ser sarado, rebolar, insinuar...
Guardo sempre em mente e repito varias vezes, o desabafo de um apresentador de TV, após ouvir uma babuzeira dessas tocada em seu programa, por determinação da emissora, do tipo pagou bem,nós temos que tocar:

"Que saudades do Guilherme Arantes" - desabafou o apresentador.

Você é e sempre será inesquecível, para nós fãs, que pagamos, para vê-lo e ouví-lo em seus shows,com a mesma frequência, intensidade e satisfação de muitos anos.
Parabéns!!!

Rosangela/ São Caetano do Sul

22:04  
Fátima Feliciano said...

Anônimo: é extremamente fácil se cadastrar no BLOG DO MAURO...risos...

Não requer prática, tampouco habilidade....Concentre-se e força...você há de de conseguir, certo!!! Tenha fé!!! Todos aqui conseguiram, só vc que não...???!!! Assuma suas posições e assine embaixo...como homem/mulher...o que quer que seja...
Risos
Fátima Feliciano
SP SP

08:23  
mr.m said...

um dia , um adeus!

16:39  
Elisson said...

O disco considerado "fracassadissimo" pelo nosso grande Guilherme Arantes é com certeza o que eu mais adoro e escuto!!
Alias, a fase WEA do Guilherme Arantes é a que mais admiro!!
Voce sempre estara em nossos corações Guilherme!!

21:30  
Rejane Miranda said...

Muitos artistas estão fora dos programas de auditório e das rádios comerciais e continuam trabalhando muito, como Belchior, Zé Geraldo, Guilherme Arantes...estão vivos e fazendo shows! Ser músico é profissão, ser celebridade não...portanto, vamos respeitar estas pessoas que fizeram canções inesquecíveis e que ficaram fora do mercado, porque há vida fora disto!!

11:34  
Vinicius said...

Me permitam discordar da opinião da maioria e dizer q, apesar de o Guilherme Arantes ser um ótimo compositor, já faz tempo que ele não faz nada de relevante.

Culpa da mídia? Do sistema? Do Bush? Não sei. Mas isso é fato.

De qualquer forma o texto dele é uma excelente reflexão.

13:19  
Alexandre Mirandella said...

Quero deixar aqui o meu apoio e admiração so Guilherme Arantes. Não era seu fã, pois tenho apenas dois ou três CDS seus, mas a partir de agora, acho que serei, pois percebe-se em suas palavras um amadurecimento incrível, um texto sóbrio, despretencioso e inteligente. Concordo em número, gênero e grau com suas palavras, pena que nossa mídia hoje dê espaço a Bandas como Calyso, que deveria se chamar Colapso e despreze artistas inteligentes como você, Guilherme Arantes, que realmente canta e que realmente acrescenta, é por isso que ainda somos terceiro mundo... Meus parabéns e agora pude te conhecer melhor e serei seu fã, vc é um artista de verdade e não uma fabricação medíocre!

16:39  
Anonymous said...

Quero deixar aqui o meu apoio e admiração so Guilherme Arantes. Não era seu fã, pois tenho apenas dois ou três CDS seus, mas a partir de agora, acho que serei, pois percebe-se em suas palavras um amadurecimento incrível, um texto sóbrio, despretencioso e inteligente. Concordo em número, gênero e grau com suas palavras, pena que nossa mídia hoje dê espaço a Bandas como Calyso, que deveria se chamar Colapso e despreze artistas inteligentes como você, Guilherme Arantes, que realmente canta e que realmente acrescenta, é por isso que ainda somos terceiro mundo... Meus parabéns e agora pude te conhecer melhor e serei seu fã, vc é um artista de verdade e não uma fabricação medíocre!

16:41  
KID ABELHA said...

This post has been removed by the author.

16:44  
KID ABELHA said...

This post has been removed by the author.

16:44  
Alex said...

Quero deixar aqui o meu apoio e admiração so Guilherme Arantes. Não era seu fã, pois tenho apenas dois ou três CDS seus, mas a partir de agora, acho que serei, pois percebe-se em suas palavras um amadurecimento incrível, um texto sóbrio, despretencioso e inteligente. Concordo em número, gênero e grau com suas palavras, pena que nossa mídia hoje dê espaço a Bandas como Calyso, que deveria se chamar Colapso e despreze artistas inteligentes como você, Guilherme Arantes, que realmente canta e que realmente acrescenta, é por isso que ainda somos terceiro mundo... Meus parabéns e agora pude te conhecer melhor e serei seu fã, vc é um artista de verdade e não uma fabricação medíocre!

16:46  
http://geocities.yahoo.com.br/feliciano_fatima/index.html said...

A vida é a arte de engolir sapos...A vida é a arte de ter de negociar todos os dias, como diz um amigo meu...

Guilherme não é diferente de nós, pobres mortais. Teve e tem de engolir sapos, na carreira, todos os dias... E é desse material que se constrói uma pessoa íntegra como ele, e com uma carreira brilhante como a dele, a que poucos artistas podem se dar ao luxo, nesses 30 anos....que serão muitos mais, creiam...

Quantos, convenhamos, têm a carreira que ele tem?! Em que companhia ele está?! Risos...É...

Quantos não gostariam de estar em seu lugar quanto à carreira, empatia com o público (assinar CDs e fotografar com seu público é uma constante e por vezes até cansativo tarefa, depois dos shows, mas faz parte, né?!...Chega a doer a mão...risos) ... E nisso, ele está dentro...

E quanto à prestígio na MPB?! Também...está dentro... Não tem como não estar...

Vocês acham que é para qualquer um tocar de 3 a 5 vezes ao dia na Rádio Nova Brasil FM, rádio de classes A-B, em SP (e rede)...Rádio que é "fundo musical" em shoppings, consultórios médicos, odontológicos, etc...o que duplica, triplica sua divulgação?! Rádio cujo slogam é "O melhor da Nova MPB". Música para a classe média, cada vez mais vilipendiada...risos...Então, se a questão é prestígio...Está dentro, também...Quem trabalha com Comunicação e Opinião Pública sabe o que isto significa...É só olhar a companhia em que ele está, quem toca com ele na rádio...Ele mesmo já se referiu a isso em seu texto postado aqui...Pois é...

Talvez a carreira internacional, com a qual ele sonhou, essa não tenha vingado a contento, mas são contingências da vida...e ainda está em tempo...não é?! Quem garante, em sã consciência que não?! O Grammy Latino (latino???!!!)está aí para isso mesmo...

No nível da empatia: quantos de nós já não foram "acalmados", na cadeira do dentista, por exemplo, pela música do Guilherme tocando (risos)...em rádios de "prestígio", como a citada Nova Brasil FM, a Alpha FM, MPB, no Rio, entre algumas...

Eu já tive de engolir milhões de sapos na vida profissional...só que a minha não-exposição à mídia me permite não ter de dar satisfações deles...E não dou mesmo, não devo satisfações a ninguém...

Guilherme, como todo artista, por conta da exposição, e, por vezes, da super-exposição....e há os que não perdoam isso (!!!)....tem de dar o tempo todo satisfação de tudo a tanta gente...Gente que muitas vezes nem merece, sabe?! Risos...

Fazer o quê: quis ser artista de prestígio, Guilherme, agora tem de engolir mediocridade, inclusive de nós fãs...

E tem mais: quem disse que ele tem de estar sempre fazendo discos?! Que regra de mercado macabra é esta?! Seus 23 discos anteriores ñão valem seu prestígio?! Isso tudo fora os "milhares" discos de Maiores Sucessos...Sei não se ele não é recordista nisto, como é um dos recordistas de temas de novela: 25...Pouquinho, né?!

Como já disse as cobranças do tipo estar ou não "no limbo" são feitas em relação a Barry Manilow, Rod Stewart, entre outros, neste mesmo BLOG...!!!!! Guilherme Arantes está, mais uma vez, em boa companhia....Risos...

Eu diria que as carreiras de Cher, Madonna e Barbra Streisand, para mim, que estou longe dos Estados Unidos, por exemplo, me parecem meio desgastadas...Mas elas jamais serão chamadas às falas, por nós, pobres macaquitos incivilizados pois, pôxa vida, elas pertencem ao "primeiro mundo"...Parece que no "primeiro mundo" os artistas são melhores que os nossos...Risos...

Sem patriotada alguma, nossa música por vezes é melhor do que as cantadas em Inglês.... Vide os talentos de todos os nossos músicos, cantores e cantoras, indistintamente...Fui professora de Inglês durante 10 longos anos, e tive de traduzir cada "baboseira" para meus pobres alunos...Essas baboseiras às vezes eram cantadas por ícones...e daí?! grand coisa...Adolescentes às vezes me diziam, mas, teacher, isso é uma porcaria...Era...era sim uma porcaria...como negar...?!

Valorizemos mais nossa pobre MPB, nas mãos de gangues de produtores...Francamente, senhores...

Fátima Feliciano
SP SP

17:01  
http://geocities.yahoo.com.br/feliciano_fatima/index.html said...

...apenas uma correção: onde se leu que em 2000 Guilherme Arantes lançou, nos Estados Unidos (Steiway Hall), disco "new wave", leia-se "new age".

Fátima Feliciano
SP SP

12:20  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006