web page hit counter
Quinta-feira, Fevereiro 16, 2006

Ac�stico MTV do Kid ofusca Pega Vida

Est� acontecendo com o Kid Abelha (foto) um fen�meno raro no mercado fonogr�fico nacional: o CD Ac�stico MTV do trio carioca, editado em 2002, voltou a vender de forma expressiva e vem aparecendo nas paradas sem nenhum trabalho promocional do grupo ou da gravadora Universal Music para reativar suas vendas. � um retorno espont�neo. Que mereceria ser comemorado se a banda n�o tivesse lan�ado �lbum de in�ditas, Pega Vida, momentaneamente ofuscado pelo f�lego renovado do disco ac�stico. Trabalho que cresce a cada audi��o, Pega Vida chegou a ter a faixa Peito Aberto com �tima execu��o nas r�dios. Mas n�o a ponto de alavancar para valer as vendas do novo CD, um dos melhores do Kid Abelha.

O trio est� na estrada com a turn� promocional de Pega Vida - num show azeitad�ssimo e irresist�vel - mas o fato � que, mesmo tocando as boas novas, seus f�s est�o preferindo os velhos hits. Talvez a pr�pria gravadora n�o acredite tanto no disco novo como ele merece. Ali�s, a volta do Ac�stico MTV do Kid �s paradas � exemplo de como a avidez da ind�stria fonogr�fica por CDs ao vivo cheios de hits acabou moldando o gosto do p�blico e incentivando sua pregui�a. Est� cada vez mais dif�cil encontrar gente disposta a ouvir m�sicas novas, a investir na compra de um disco inteiramente de in�ditas, a se permitir conhecer trabalhos que fujam da receita do sucesso f�cil. A longo prazo, o preju�zo � de todos. Artistas precisam renovar repert�rio. Mas � preciso tamb�m ter quem queira ouvir repert�rio novo...

12 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

rosemberg

se o presente da musica popular brasielira � viver do passado, do que viver� a musica popular no futuro?

memoria_pele@hotmail.com

06:28  
Anonymous said...

Talvez um dos motivos do retorno deste ac�stico �s paradas seja o pre�o que vem sendo vendido.Pode ser encontrado a R$ 9,99 novo original em grandes magazines e internet.Um cd com sucessos eternos de um artista com um pre�o bem mais acess�vel do que o praticado no ano de lan�amento pode ser uma boa pedida em tempos de grana curta.

07:03  
Claudio said...

Caro Mauro,

Este v�cio foi e � fomentado pela pr�pria ind�stria. Este fen�meno � resultado do que foi cultivado com a busca das vendas imediatas, com o incentivo aos "grupinhos pr� fabricados" e ao exterm�nio dos artistas com propostas s�rias.

N�o acho justo acusar o p�blico de pregui�oso se temos toda uma gera��o formada neste processo industrial/vendedor/fabricado, que consequentemente cria h�bito e rege o mercado em quase toda a sua totalidade.

Arrisco dizer que � por isso que as gravadoras tendem a desaparecer. Est�o morrendo com seu pr�prio veneno.

Ah, o Kid sempre foi muito bom e o CD Pega Vida vale ser explorado e muito executado.

08:59  
Claudio said...

S� mais uma observa��o. O culto ao passado � uma realidade entre os grandes nomes da MPB, pq foi l� que ficou a execu��o das m�sicas que eles fizeram e tocaram no r�dio. Hoje tem que disputar o espa�o com os ax�s/sertanjos/bregas, que como j� citei acima � a base de forma��o do novo p�blico.

Eu, como vc Rosemberg, sinto falta dos novos discos de muitos artistas que n�o gravam mais.

09:03  
Carlos said...

As gravadoras acostumaram as r�dios pagando para terem execu��es. Agora elas reclam mas, infelizmente, os radialistas de hoje gostam mais de dinheiro do que de m�sica.

12:57  
Anonymous said...

ueee! Tbm com um cd tao bom como este com o pre�o medio de 12,00 a 14,00 � claro que as vendas iam crescer! Eles abaixaram o pre�o do cd e a geral ta comprando, inclusive eu comprei recentemente!

16:02  
�rica said...

s� quero lembrar que o ac�stico do Kid foi sucesso com apoio de uma m�sica in�dita, nada sei

19:35  
wanderson said...

ali�s, uma outra observa��o para completar o que foi dito acima. O Cd Pega Vida custa em m�dia, n�o sei o porqu�, entre 38 e 40 reais.
Espantoso!

12:03  
De olho nos truques do Kid said...

O Kid Abelha � o melhor caso de artista que soube parar no tempo. H� quase vinte anos vive de adapta��es dos hits da era Leoni. Essa meia duzia de can��es j� foi remixada em todos os ritmos poss�veis, gravada duas vezes ao vivo, de forma meio desligada ou ac�stica. Seria interessante contabilizar quantas regrava��es a pr�pria banda j� fez para cada um de seus 6 hits.

12:49  
Pedro said...

Concordo com o Claudio, o cd (na epoca de lancamento um sucesso nas vendas) agora est� custando 10 reais. Isso � barato demais! Acredito que o povo esteja meio viciado em velhas novidades,mas isso � culpa do r�dio.
Pega vida � um cd/show que vale mto a pena conferir, a banda em suas melhores performances.
"De olho nos truques do kid" - conheca um pouco a carreira do kid e pesquise um pouco sobre os hits da banda antes de falar essas coisas. Tudo bem, a banda toca m�sicas da era Leoni at� hj . Pq s�o al�m de essenciais ao publico tb foram escritas pelos abelhas atuais,ou vc nao sabia disso?

07:37  
Anonymous said...

Flar que o KID soube "parar" no tempo � total ignor�ncia ou burrice mesmo, desculpe o termo. O trio lan�ou um �timo CD - PEGA VIDA de m�sicas in�ditas, bonitas e de qualidade e vem um louco dizer que a banda parou no tempo, fala s�rio... isso � uma aberra��o! Sugiro que as pessoas se informem mais antes de postar opini�es totalmente equivocadas!

17:36  
Anonymous said...

O CD pega vida � perfeito em todos os sentidos, o som � �timo, a voz da Paula Toller�� afinada e gostosa d ouvir, os arranjos s�o b�rbaros, o projeto visual lindo, o DVD com mesmo tema j� rendeu disco de ouro e render� muito ainda. Acho q muita gente tem medo d apostar num CD com can��es novas, talvez por achar q estar�o perdendo seu dinheiro, eu apostei, comprei o CD sem conhecer sequer uma m�sica e atesto a vcs q � um dos melhores CDs da banda.

15:59  

Postar um coment�rio

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006