Vinte anos após o estouro do RPM, Paulo Ricardo e Schiavon tomam tristes rumos
Faz 20 anos em 2006 que o RPM explodiu nacionalmente. Em 1986, o LP Rádio Pirata ao Vivo - registro da pirotécnica turnê apresentada pelo quarteto naquele ano, com direção de Ney Matogrosso - venderia mais de dois milhões de cópias e faria o grupo (na foto, em momento áureo) estabelecer novo patamar comercial para o pop rock nativo, alcançando números atingidos até então somente por astros populares como Roberto Carlos e Xuxa. Então amigos, o baixista e vocalista Paulo Ricardo e o tecladista Luiz Schiavon se impunham como compositores inspirados. Levemente influenciado pelo rock progressivo, o tecnopop do RPM tinha sido uma das boas novidades daqueles tempos modernos e o disco de estréia da banda, Revoluções por Minuto (1985), resiste até hoje como uma das obras-primas da década de 80.
Por isso mesmo, é triste constatar os rumos seguidos por Ricardo e Schiavon - hoje inimigos mortais - nesses 20 anos. Se o segundo tem a duvidosa honra de ser o arranjador da Banda do Domingão, o primeiro deverá descer mais um degrau na carreira com o lançamento do CD e DVD Acoustic Live, projeto em que dá uma de Emmerson Nogueira e regrava hits estrangeiros de nomes como Bob Dylan, Rolling Stones e Rod Stewart. É o cover do cover...
É triste ver que dois compositores tão talentosos e afins - cuja parceria tinha grife própria e não se parecia com nada nem com ninguém - não tenham conseguido conviver em harmonia profissional nesses 20 anos. Mesmo burocrática e armada por interesse de gravadora, a recente reunião do RPM em 2003 mostrou que a química ainda funcionava no palco. Porque o som era de verdade. Pena que as egotrips tenham dissolvido (várias vezes) um grupo que poderia atualmente estar no mesmo patamar - e com a mesma longevidade - de Titãs, Kid Abelha ou Paralamas do Sucesso.
Se você tem menos de 20 anos, procure ouvir o disco Revoluções por Minuto. Raras vezes uma banda mostrou tanta inspiração e tanto talento num álbum de estréia. Pode ser que, se Rádio Pirata ao Vivo não tivesse sido o estouro que foi, os músicos tivessem conseguido segurar a onda e permanecer unidos. Mas tudo agora está no terreno das hipóteses. O RPM faz parte de um passado histórico, Schiavon cumpre expediente no Domingão no Faustão (cuja banda acaba de lançar CD em que é impossível reconhecer a maestria do músico em tempos idos) e Paulo Ricardo tenta mais uma vez o sucesso comercial na carona de Emmerson Nogueira. É triste...
Por isso mesmo, é triste constatar os rumos seguidos por Ricardo e Schiavon - hoje inimigos mortais - nesses 20 anos. Se o segundo tem a duvidosa honra de ser o arranjador da Banda do Domingão, o primeiro deverá descer mais um degrau na carreira com o lançamento do CD e DVD Acoustic Live, projeto em que dá uma de Emmerson Nogueira e regrava hits estrangeiros de nomes como Bob Dylan, Rolling Stones e Rod Stewart. É o cover do cover...
É triste ver que dois compositores tão talentosos e afins - cuja parceria tinha grife própria e não se parecia com nada nem com ninguém - não tenham conseguido conviver em harmonia profissional nesses 20 anos. Mesmo burocrática e armada por interesse de gravadora, a recente reunião do RPM em 2003 mostrou que a química ainda funcionava no palco. Porque o som era de verdade. Pena que as egotrips tenham dissolvido (várias vezes) um grupo que poderia atualmente estar no mesmo patamar - e com a mesma longevidade - de Titãs, Kid Abelha ou Paralamas do Sucesso.
Se você tem menos de 20 anos, procure ouvir o disco Revoluções por Minuto. Raras vezes uma banda mostrou tanta inspiração e tanto talento num álbum de estréia. Pode ser que, se Rádio Pirata ao Vivo não tivesse sido o estouro que foi, os músicos tivessem conseguido segurar a onda e permanecer unidos. Mas tudo agora está no terreno das hipóteses. O RPM faz parte de um passado histórico, Schiavon cumpre expediente no Domingão no Faustão (cuja banda acaba de lançar CD em que é impossível reconhecer a maestria do músico em tempos idos) e Paulo Ricardo tenta mais uma vez o sucesso comercial na carona de Emmerson Nogueira. É triste...
66 COMENTÁRIOS:
Mauro, desculpe por perguntar aqui, mas não sabia como fazê-lo de outra forma... O CD e DVD Renata Arruda Acústico "Pegada" já teve sua distribuição para a região Sul e Sudeste? Tenho dificuldade em encontrá-los, parece-me que estão sendo lançados somente no Nordeste, isso procede? Aproveitando, PARABÉNS pelo blog; Excelente!
Triste mesmo...
lamentavel..
Engraçado ler seu texto, Mauro. Acho que mídia que os colocou no Olimpo foi a mesma que os conduziu ao inferno: quando o disco "Quatro Coiotes" foi lançado, as críticas foram esmagadoras, cheias de ódio e rancor - talvez por inveja ou incompetência dos "mudernos" críticos musicais que nunca engoliram o mega sucesso de uma banda nacional. Os mesmos que hoje escrevem páginas inteiras em jornais e continuam incapazes de elogiar qualquer artista ou grupo nacional que faça sucesso: para eles só existe o underground, nunca o estabelecido. "Quatro Coiotes" não era tão ruim assim, mas Paulo Ricardo incomodava muita gente, com seu ego inflado pela TODAS as revistas e jornais que o alçoram à condição de símblo sexual.
De qualquer maneira, concordo com você. Lamento muito que o RPM não tenha atingindo a longevidade de outros grupos. Juntos eles eram muito bons.
nmbnmbnm
buceta, caralho, cú
Depois de Paulo Ricardo, só mesmo o Dado Dolabella.
Não vou fazer um comentário sobre a matéria. Tenho só 22 anos e infelizmente não pude curtir a melhor década, que foram os anos 80.
Resolvi entrar nessa seção, para ler as opiniões de outros leitores e ficar mais informada, enfim... e quando vi o comentário acima, cheio de palavrões e palavras de baixo nível, não pude deixar de me expressar. Eu acho absurdo uma pessoa fazer esse tipo de comentário. Simplismente ela não deve fazer mais nada, além de "poluir" um ambiente de cultura, lazer, entretenimento,que é um jornal.
É por isso que o nosso país é assim, "carente" de educação e respeito ao próximo, pq existem pessoas que fazem esse tipo de "atrocidade". Infelizmente essa pessoa não recebeu uma educação direita.
Deixo aqui o meu manifesto. Não podemos aceitar que esse tipo de gente, nos afronte dessa maneira.
Aproveitando, parabenizo o jornalista Mauro Ferreira, pela sua matéria.
Na boa, RPM sempre foi e sempre será um lixo !!!
nunca fui fã do RPM, mas acho realmente uma pena ver pessoas tão talentosas acabarem dessa maneira, lamentável........
Eu era adolescente naquela época. Assisti a dois espetáculos do RPM no Canecão em 1986... Não vi nenhuma banda dos anos 90, talvez os Mamonas, levar tanta gente aos shows, com filas quilométricas para comprar os ingressos e depois para assistir à Banda. Li o artigo e viajei no tempo... Muito bom.
PRA MIM, ESTA BANDA SÓ PERDE PRO BARÃO E PRO LEGIÃO EM TERMOS DE HITS. FUI A DOIS SHOWS DELES EM 1986 NO CANECÃO E UM EM 2002 EM CABO FRIO E FORAM SENSACIONAIS. PENA QUE TENHAM SE COLIDIDO E SE DISSOLVIDO. SAUDADES!!!
è uma pena que o EGO seja tão estupido e que a falta de humildade torne os dois estereis
É TRISTE VER O FIM DO R.P.M. ASSIM TAO TRISTE...
Curti muito estes caras...estou com 37 anos e realmente é muito triste ver "este fim" com pessoas tão geniais como o Mauro colocou.
Vocë aí em cima que disse ter perdido os anos 80, sorte sua dos anos 80 só saiu porcaria tipo titãs, legião, barão e coisas do gênero. Talvez só o Paralamas merece algum crédito e realmente fez algo diferente sem a pura imitação do rockizinho americano dessas porcarias que a crítica endeusa hoje. Hoje sim podemos dizer que vivemos numa década gloriosa, coisas do tipo do renascimento do samba na Lapa, casa maravilhosas como os Democráticos, bares como a Paulistinha. Tenho muito orgulho de poder vivenciar isto, e o RPM deve ser esquecido como tudo que apareceu no boom do "rock" brasileiro, perdemos dez anos ouvindo essas porcarias chega !!!!!
Nossa, vc nao gostou de Legião, Barão, Cazuza !?!?!?!?!
Acho super bacana, os bares da lapa, fui mt p estudantina, adoro esse samba de raíz, chorinho.... mas não posso deixar de admirar essas bandas dos anos 80. Uma pena que vc não goste.
Realmente, RPM é um lixo !!!!!
HAHAHA.. London, London (ficou uma droga essa regravação), Olhar 43... eca !
O maior mérito das bandas de rock dos anos oitenta foi introduzir o nossa idioma nas rádios FM. Antes, só se ouvia rock estrangeiro, relegando nossa música e nossa cultura para um segundo plano. Depois de Barão, Legião, Titãs e RPM as FMs brasileiras passaram a tocar música brasileira e não parou mais. Bom, eu curti muito todas elas e ainda curto. Parei no tempo? E daí? Música boa é aquela que a gente não esquece.
Rock Brasil: parabéns.
Paulo Ricardo nunca foi musico, por isso se deu mal. Quanto ao samba da lapa do tapado ai de cima, eu pergunto: o que tem a ver o c... com as calças ? Sambista é músico ou batedor de tambor ?
Desculpe, mas foi mais uma bandelha de um só disco. Só egos inflados, talento que é bom nenhum.
pior que o paulo ricardo só a gal costa
RPM foi a melhor banda de Rock que eu conheci no conjunto de sua obra.Melodia, instrumentos, letras,apresentação,show.E eu acompanho música de vários estilos desde 1970.Sempre fui fã de MPB e músicas internacionais e somente à partir de 1980 passei a admirar tb o Rock nacional por causa do leque gigante de bandas incríveis como RPM, Ultraje e etc.Não consigo imaginar outra época como aquela.
VALEU MAURO, parabéns!
Que tal escrever um artgo sobre SECOS & MOLHADOS do Ney Matogrosso?
Está na hora de acabar com essa palhaçada de falar que sambista não é músico! O verdadeiro samba já mostrou o seu valor e é exaltado no exterior com muitos músicos rodando pelo mundo fazendo turnê, só o brasileiro que não encherga isso! O samba merece destaque assim como o rock nacional, pois realçam a nossa música, ao invés de reverenciar a música estrangeira.
PUTZ, DIZER QUE O RPM FOI UM PUTA CONJUNTO E ALÇÁ-LO À CONDIÇÃO DE UM BARÃO É VIAJAR NA MAIONESE. COMEÇO A DUVIDAR DA COMPETÊNCIA DO ARTICULISTA. ESSE PAULO RICARDO CANTA PORRA NENHUMA. ATÉ O HINO DO FLUMINENSE, TIME DE MERDA, ELE CANTA PESSIMAMENTE. A IMITAÇÃO DO EMERSON NOGUEIRA É ATÉ MUITA COISA PARA ESSE MALA. ESSE TAL DE RPM TEVE O FIM QUE MERECIA. NÃO FAZ FALTA NENHUMA!!!
SEMPRE FORAM CAÍDOS. AINDA BEM QUE SE FORAM. PENA QUE TARDE!!!
ESSE TAL DE ANONIMO DEVE SER DESOCUPADO. MEU FILHO SE VOCE NÃO GOSTA DA BANDA SE MANDA PRA OUTRO LUGAR E PARA DE MALHAR A BANDA. VOCE NÃO TEM MAIS NADA PRA FAZER O SEU MERDA!!!!!
Bom dia. Ouvi RPM na década de 80.O som dos caras realmente era demais. Mas porque Paulo Ricardo e Luiz Schiavon são hoje inimigos mortais ? Pensei que a banda tinha acabado por acabar....
Não falem mal do cara,pis ele é gente fina pra cacete. Seé pra esculachar, esculachem o Lulu Santos o Humberto Gessinger, que são dois babacões. Sem falar naquele monte de paraíbas baianos que enchem a porra do saco a anos nessa merda.
ok?
Concordo com alguns coments. aí de cima. Falar que sambista é músico, puts, tá de sacanagem.... doi o ouvido só de escutar pagode, samba, axé e afins, RPM foi bom mas não foi ícone, só novidade, o q é bom permanece, vai ver q é por isso q acabou.....huahuahuahuahua
É digna de aplausos a critica apresentada pelo colunista Mauro Ferreira aos dois musicos que criaram o RPM. Parabens Mauro, eu que vivi o periodo do
sucesso da banda e tive a oportunidade de acompanhar de longe o auge e o declinio do RPM. Parabens mais uma vez.
Podem até dizer que sambista não é músico, mas pelo menos qualquer moleque do morro toca muito mais do que três acordes no seu cavaco. Já os roqueiros, que são músicos geniais, não passam muito disso. Pra tocar as músicas de Cartola, Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho, não basta ligar um pedal de distorção e sair fazendo escalas rápidas e sem nexo. E não basta ser músico, tem que ter bom gosto!
Eu pude acompanhar a explosão que foi esse grupo nos ano 80, e cansei de imitar o Paulo Ricardo em casa como se eu fizesse parte do grupo.É realmente triste ver essa briga que só os levou pra lama, porque, tocar no faustão é o fim para um musico da categoria do Schiavon, e Paulo Ricardo fazendo cover, é demais.eu sinceramente preferia tocar em bares. henrique lima
É impressionante como uma coisa leva a outra. Ao invés de se comentar o texto em questão alguns começam a resvalar em preconceitos tacanhas para afirmar que sambista não é músico. E o pior é que muita gente viaja nisso. Quando o João Gilberto inventa uma batida de violão e chama de Bossa Nova, todo mundo aplaude e o chama de gênio. Mas o que é a Bossa Nova se não uma releitura do samba?
Mas concordando com o articulista também acho um triste fim de carreira desses caras. O Schiavon me deprime estando no deprimente programa do Faustão. O Paulo Ricardo nem sei por onde anda. Mas acho que os caras perderam uma oportunidade de ouro. Fazer o quê, ao mesmo tempo que foram muito bons em sua época, ele talvez tenham sido as primeiras vítimas de um novo recurso midiático que surgiu exatamente naquele período que consiste em sugar ao máximo e depois jogar fora. Eles, infelizmente, inauguraram essa era.
Tenho todos os Lps antigos do RPM e CD. Admirava muito a banda, pena que acabou.
Paulo Ricardo canta muito bem com aquela voz meia rouquinha. Ele é o melhor cantor do Brasil.
Quem fala mal do Paulo Ricardo é porque tem muita inveja da beleza e do talento dele.
Recomendo para todos o novo DVD e CD acoustic live do Paulo Ricardo.
Esse Paulo Ricardo é mesmo um viadão!!! Andou dando a bunda para alguns diretores da GLOBO e por isso estourou no Big Brother. Não discuto o seu talento, mas com todo o sucesso que fez, podia ter "pego" muitas gatas. Mas Deus não dá asa a cobras...
RPM sempre foi uma MERD@, nao comparem aquela bost@ com titans, paralamas e kid abelha, nao comparem com nada, aquilo foi um engodo, uma enganação comercial, a maior porcaria dos anos 80. Quero mais que eles se fodam.
E outra, quem falou que sambista não é músico só pode ser vi@dinho, gosto de rock, mas toco samba ha muitos anos, conheço muita gente boa que toca e tem alma musical... fazer uma comparação dessas é coisa de bichinha... sobe o morro que tu vai ver o que é bom... samba de qualidade, mas vi@do não sobe o morro ne? tem medo... rsrsrsrsrs
A carreira de um músico, de uma banda no Brasil é de fato um mistério. Há os que passam anos estudando, têm competência, formação, sensibilidade e estão aí... anônimos, talvez trabalhando em outra coisa e dando aulas nas horas vagas, fazendo uma "gravina" aqui outra ali. Tem gente que não tem musicalidade nenhuma, mas tem carisma, um sorrisinho e ganha as alturas. Dói !!!!! Mas é como falaram acima brilhantemente: a mesma mídia que torna uma pessoa um fenômeno - geralmente não é - é a mesma que depois promove outra e substitui. O RPM fez o som dele, deu o que tinha que dar. Usou e abusou dos sintetizadores Roland, das guitarras enlouquecidas do Deluqui, da bateria eletrônica do PA e do baixo cansado do Paulo Ricardo. Ele usou sua simpática carinha de menino com o espetáculo eletrônico e bit que sua música promovia. Como no Brasil tudo vira mania - seja bom ou não...
E graças a Deus, no Brasil tudo passa !!!! Lamento pelos músicos de verdade que têm um público tão restrito e pouco acesso aos out-doors pré-fabricados por alguns...
Lamentavelmente, eles estão tendo que lidar com as escolhas que fizeram... um dia o diabo quis ser maior do que Deus...achou que já era o cara e vocês sabem no que deu...
É por aí...
Sandálias da humildade pros caras.
E que fim levaram o Deluqui e o PA, alguém sabe ???
custei a reconhecer o Schiavon naquela bandinha de comicio...não vou entrar na discussão, mas o cara tá na merda mesmo...RPM teve seu tempo,todo tipo de musica tem coisas boas e ruins...tem pagodeiro horrivel, tem rock horroroso, e tudo tem sua parte legal e talentosa...qto a RPM, faço cara de paisagem, nem bom nem mau...se foi o ego de os dissolveu, pior pra eles, um cheirou tudo e o outro tá na merda anyway
RPM
Se não tivesse existido, não faria nenhuma diferença, muito menos falta.
E viva a boa música brasileira.
Um abraço para Caetano,Gil, Adriana Calcanhoto, Zeca Baleiro, entre outros.
RPM = ritmo pra merda.....
Muito ruim. Paulo Ricardo naum canta nada ... sou + Paralamas, só tem fera ...
Herbert Vianna canta muito, né ? ahahahahahahahahahahha
Eu tinha apenas 05 anos de idade quando Rádio Pirata ao Vivo, comprado por minha irmã, ocupava o topo da prateleira de LP's lá de casa. Eu adorava. Quebrei o disco da Xuxa porque minha mãe dizia que era aquilo que eu tinha que ouvir. Eu queria RPM. Se era bom eu não sabia, mas gostava. Hoje eu posso dizer que realmente era bom. Inigualável àquela época. O disco realmente fazia, assim como seu antecessor, revoluções por minuto na mente de quem o ouvia e estava acostumado com sons muito tradicionais da época. Uma pena realmente que a banda tenha se auto-destruído. Não sei se estaria fazendo sucesso até hoje (particularmente, acho difícil), mas acho que não só a banda, mas também o seu público, merecia mais alguns anos de glória.
Obs.: Realmente o Herbert Viana não canta nada. Mas a sua poesia majestosa e o brilho com o qual, sentado em sua acdeira de rodas, lidera Os Paralamas, músicos inigualáveis e incomparáveis, são suficientes para encantar nossos humildes ouvidos, diante do som irreto~cável de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.
Sou da época do RPM, Paralamas, Titãs e tudo mais...naquela época podiamos escolher o que ouvir, ligavamos o rádio e era tudo de bom. Não era como agora, Kelly Ky, Felipe Dillon, Vanessa camargo..Que nojo..quase não ligo mais o rádio.
Falando do RPM, o qual eu era fãzasso...uma vez tive a opurtunidade de conhecer o Paulo Ricardo e ali eu tive a certeza que aquele grupo não poderia ir longe demais...o cara é um escroto, pensa que é dono do mundo, não tem um pingo de humildade...sinseramente, naquele instante passei a gostar menos do grupo...para mim, quem naõ etm humildade, só tem um caminho: a queda.
Pelo amor de Deus, não suporto esse pensamento ridículo de povinho. Herbert é um excelente compositor mas não é a cadeira de rodas que o faz bom !!!! Isso é preconceito !
O PAULO RICARDO CANTA MUITO BEM EM INGLES ELE
DA UM SHOW E CONVENHAMOS SE Ñ FOSSE ELE O RPM Ñ
TERIA AQUELE SUCESSO TODO.ELE ERA O CENTRO DAS ATENCÕES TODO MUNDO ESTAVA ALI PARA VER ELE E PONTO FINAL.NO CD EM INGLES ELE TA MANDANDO MUITO BEM.
Alguém perguntou aí em cima...
O PA toca com o Paulo Ricardo em sua carreira solo há um tempão.
Eu comi a bunda desse cara... Ele é VIADO!!! ESSE PAULO RICARDO É UM VIADO!!!
RPM foi tão bom que estorou com milhares de cópias vendidas. Composições que falavam de política e sociologia. Paulo Maluf tem até processo contra essa banda maravilhosa. Pena que acabou, morro de saudades.
o paulo ricardo se duvidar teve mais mudança de estilo na carreira q os titãs e o de falla juntos ....qdo ele montou o PR.5 achei uma decisão legal PR de criar seu selo e se autogerenciar mas o disco passou batido completamente
É triste ver o fim que o RPM levou. Na época, eu tinha 21 anos quando fui assisti-los no Maracanãzinho. Foi o melhor show que assisti na época, fui três vezes! Hoje aos 40, ainda não vi nenhuma banda que fizesse a revolução que eles fizeram. É uma pena!
Antonio
Talvez, muitos dos que aqui opinam, não tenham presenciado o sucesso, o vigor e a fama do RPM. Tive o prazer de acompanhar a carreira dos caras, desde o lançamento, a explosão e a queda desta banda. Quanta saudade tenhos dos HiFi's movidos a RPM, o primeiro beijo, o dançar agarradinho ao som de London, London. Bons tempos, saudosos tempos. Quem dera voltar até tal época e viver tudo novamente. Há menos de 3 meses fui a um show do Paulo Ricardo, a ferveção ainda continua a mesma, hj carregada pelo Hits da abertura do Big Brother, mas, as músicas do Rádio Pirata, sempre terão lugar especial na memória fonográfica do nosso país... Uma coisa é gosto, outra é reconhecer que junto com Titãs, Engenheiros, Legião e Paralamas, o RPM foi um marco divisor de águas na nossa cultura musical.
Como são as coisas, a pessoa já liga o fato de samba com morro...se é morro ou não q se foda... é tudo uma porcaria.... pode juntar tudo e mandar lá prá fora, faz falta nenhuma, infelizmente a gente tem q aturar essas porcarias, tem gente q estuda uma vida em academia de música prá se formar enquanto os caras pegam umas latas aparece na globo e vai lá prá fora tipo exportação, realmente o Brasil é o país da cerveja futebol e carnaval... mas quem precisa disso ??? Viva o Rock n´Roll !!
Fala "Jão"??? sem braço!!! Deixa de ser detraquê...o seu pessimismo é foda!!! O que importa mesmo é que esse Paulo Ricardo é um viado!!! E esse é um péssimo exemplo para a nossa juventude. O cara usa brinquinho, dá a bunda, fala fino, canta cheio de trejeitos e esquisitices e ainda aparece na Globo...é demais, não acha???
fuck paulo ricardo and everbody likes this fuck guy...rock in roll is rolling stones....that's it.stupid say this guy sing in english...never...it's play back..wak up brazillllllllllllllll...rsssssssssss...acorda brazil..mundo dos ladroes...rssskkkkk
and more NAO SEI PORQUE NO BRAZIL ESCREVE NOVA YORK...OU TUDO PORTUGUES OU TUDO ENGLIS SEUS ESTUPIDOS NEM GLOBO SABE ESCREVER SE ALGUEM SABE PORQUE VCS FALA ERRADO ME RESPONDE PLEASE...
E NOVA IORQUE PORTUGUES
OU NEW YORK ENGLISH ESCOLHA SEUS ESTUPIDOS..
RPM era realmente demais!!! mais durou muito pouco!!!
Admiro muito o Paulo Ricardo como pessoa e como artista. Principalmente sua carreira no RPM, acho que o autor exagerou, Paulo Ricardo não caiu num total ostracismo, tem uma nova proposta musical com sua banda PR. Ele gravou o CD Acoustic Live, diga de passagem, um excelente cd, para expressar sua paixão pela música e pela obra de artistas que influenciaram sua formação musical. Ele já deixou sua marca na história da música brasileira com o RPM, e agora está buscando novos caminhos. Desejo toda a sorte e sucesso do mundo para o Paulo Ricardo, que venham novos cds, novos shows e novas parcerias.
Até hoje quem era adolescente/jovem em 1986 tem gravado na mente as músicas do RPM. Naquela época não teve prá ninguém. Recentemente fui a uma festa pré-reveillon e quando tocou "loira gelada" a pista de dança veio abaixo e a maioria nem tinha nascido em 1986.
não sei quem mais teve mudanças de estilo se foi PR , titas ou de falla ..é um pareo duro
E aí Boninho, pessimista não... tô de saco cheio desses caras q ñ tocam porra nenhuma e tem mais destaque do que muita gente boa da nova mpb, acho q o q impera nessa merda de país é a grana fácil e suja de Brasília... Paula Ricardo não é músico todo mundo sabe o que as pessoas não sabem é q samba não é música..... huahuahuahua
Se não houvesse Paulo Ricardo, não haveria Dado Dolabella.
SEGUINE, MUIO, MUITO MERDA ESSES CARAS.
Fala Jão...o que me irrita profundamente são esses caras aqui enaltecendo um merda como o Paulo Ricardo. Tem muita gente alienada nesse mundo!!! Você tem toda razão quando diz que aquilo não é música. E o cara além de tudo isso, ainda é homossexual...é foda!!!
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