web page hit counter
Segunda-feira, Janeiro 23, 2006

Universal vai reeditar discos de Bethânia

No embalo dos 60 anos de Maria Bethânia, em junho, a gravadora Universal planeja reeditar de forma avulsa discos da cantora que já estão há anos fora de catálogo. Toda a discografia de Bethânia já foi relançada em CD no início dos anos 90, mas títulos como A Tua Presença (1971), Drama (1972), Pássaro Proibido (1976), Pássaro da Manhã (1977), Ciclo (1983) e A Beira e o Mar (1984) logo desapareceram das prateleiras e nunca mais voltaram, para decepção dos súditos da Abelha Rainha.

De todos os grandes nomes da MPB, Bethânia é a única que não teve sua discografia remasterizada. As reedições em CD de seus discos dos anos 70 e 80 têm som abafado. A idéia da Universal é corrigir esse erro da mesma forma que repôs os discos de Marina Lima em catálogo, em 2005, ano em que a compositora completou cinco décadas de vida.

38 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

rosemberg

tomara que a universal reedite tambem o disco 25 anos que a bethania lançou em 1990. considero esse disco um dos mais bonitos da cantora.
tem muisicas lindas como flor de ir embora, tocando em frente entre outras.

bergrjmax@bol.com.br

07:11  
Claudio said...

Caro Mauro,

Vc saberia informar se o disco 25 anos vem nessa leva?

Obrigado.

07:23  
Mauro Ferreira said...

A partir de Memória da Pele (1989), os discos gravados por Bethânia na Philips/PolyGram (atual Universal) já foram editados no formato digital. Portanto, a ênfase será nos discos do período 1971/1984 que ainda não foram sequer remasterizados. Mas, por ora, a série ainda faz parte dos planos da companhia. Tudo pode acontecer. Ou mesmo não acontecer...

08:27  
Adélia said...

As multinacionais do disco continuam desrespeitando o público brasileiro, uma cantora da categoria da Bethânia deveria ter a obra relançada, devidamente remasterizada e com preservação do desenho gráfico das capas originais. E em relação à comemoração dos 60 anos da grande cantora, a Universal deveria fazer relançar os CD da Bethânia em uma caixa elegante como a cantora, incluindo gravações não constantes nos discos de carreira.

08:43  
Anonymous said...

Emanuel Andrade disse...

Boa notícia essa Mauro. Espero que nesse pacote de relançamentos saia também o disco Talismã e Maria, além de Pássaro Proibido e Pássaro da Manhã, obras que não podem faltar numa discoteca de finíssima qualidade. Tomara que os preços não sejam absurdos, como os praticados hoje no mnercado. Daí, é por isso que sou a favor da pirataria mesmo. No tempo do LP, não havia essa zona. Viva Bethânia!!!

Emanuel Andrade
Pernambuco

09:17  
Anonymous said...

Mauro, uma correção: os discos de Elis (mesmo os relançados posteriormente em uma caixa) inexplicavel e desrespeitosamente não foram remasterizados. A qualidade é péssima. Já tinha comprado os CD's lançados de forma avulsa, comprei a caixa acreditando estarem remasterizados, e para minha surpresa (e decepção!), a qualidade é a mesma, ou seja, péssima. O mesmo aconteceu com os CD's de Gal Costa, que eu já tinha adquirido na (horrenda) série Colecionador. Posteriormente esses CD's foram relançados reproduzindo os encartes e capas originais, mas a qualidade sonora é horrivel.E pior: no CD Gal canta Caymmi, foi eliminada a batucada que abre e fecha o disco. No disco Elis (aquele que tem Romaria) foi cortado um trecho inteiro da música Vecchio novo. Existe alguma explicação sensata para tais mutilações em discos fundamentais na carreira das duas grandes cantoras?

10:02  
Anonymous said...

Bethânia, é hoje a cantora mais importante de sua geração, seja pelo posicionamento em relação à indústria fonográfica, seja na verve criativa, que parece nunca se esgotar. Lamentável que a Universal solte os discos avulsos (ela poderia fazer isso), mas também lançar em uma caixa, com direito a faixas bônus. Um bom exemplo é sua gravação de "Brincar de Viver", da trilha sonora do infantil Plunct-Plact-Zoom. Ainda dá tempo da gravadora acordar...

10:32  
Anonymous said...

Bethania, Chico e outros grandes artistas já demonstraram que não concordam em trabalhar com profissionais que não respeitam a música brasileira, está na hora de os demais artistas, que ainda permanecem sob contratos com essas multinacionais, exigirem respeito à música e aos artistas brasileiras. Respeito com a obra de Maria Bethânia, que pertence à Universal. O consumidor já deu o seu recado, via pirataria, está na hora de a classe artística exigir respeito, como Bethânia sempre fez. O público exige uma caixa com todos os CD, remasterizados e capas originais, além de faixas bonus, de artista fundamental da música brasileira: Maria Bethânia.

11:31  
Anonymous said...

verve criativa?
a verdade é que bethania já está no quarto disco de regravações!
e quem aguenta mais os shows que são um a cara do outro! maricotinha é igual a imitação da vida que é igual a tempo,tempo,tempo que é igual a a força que nunca seca...
e aquela banda é muito cafona!

12:13  
Anonymous said...

verve criativa?
bethania já está no quarto disco de regravações.
e os shows? todos uns o focinho dos outros. tempo,tempo é a cara de a força que nunca seca que é a cara de maricotinha que é a cara de imitação da vida.
assim até eu!. e a banda? cafonérrima!

12:19  
Claudio said...

O anônimo que critica a verve criativa de Bethânia parece que assistiu a todos os shows.
Meu caro, nem sempre a criação está relacionada com o inédito (lembrando que Maricotinha é um disco essencialmente de inéditas e Imitação da Vida concebido em cima de Ambar que é super inovador no repertório dela pela modernidade que propõe), mas Maria Bethânia tem a coragem de fazer "Brasileirinho" e de incluir constantemente o cancioneiro popular no seu repertório sem pudores ou medos. A ousadia é inovadora. O que se espera de um show de uma cantora? Que ela cante e de preferência que o faça de uma forma visualmente e sonoramente harmônicas, e isso Bethânia faz.

13:34  
Anonymous said...

AS GRAVADORAS SEMPRE ELITIZAM A MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. NÃO QUE BETHÂNIA NÃO MEREÇA O RELANÇAMENTO DE CD'S FORA DE CATÁLOGO. GOSTARIA DE SABER SE A UNIVERSAL TERIA INTERESSE DE DISPONIBILIZAR EM CD OS DISCOS DA CANTORA BETH CARVALHO, QUE TAMBÉM COMPLETA 60 ANOS EM 2006.

14:07  
Anonymous said...

Só a Bethãnia mesmo para deixar tantas abelhas nervosas. Mas mudando de assunto, já que a Universal resolveu remasterizar os discos da Betha, nada mais justo que uma vistosa embalagem. No meu modo de pensar, pedras preciosas merecem uma bela caixa de jóias.

18:07  
Anonymous said...

Concordo e discordo do anônimo acima.

Discordo quando ele diz que a banda da Bethânia é cafona, pq Bethânia é clássica, e tem feito sempre bons trabalhos.

Agora esse papo de Bethânia ser inovadora é balela. Ela é a rainha da regravação no Brasil, e esses cds ao vivo são mesmo muito parecidos, a mesma fórmula repetida, apesar de bons discos.

02:05  
Anonymous said...

rosemberg

torça para que a universal relançe também o disco 25 anos, na minha opinião o melhor disco da bethania.

bergrj@hotmail.com

05:42  
Claudio said...

Os discos ao vivo são produtos para as gravadoras. Os discos que originaram as gravções ao vivo são o Âmbar, A Força que Nunca Seca e Maricotinha. Trabalhos excelentes da Maria Bethânia.

07:47  
Anonymous said...

rosemberg

dizer que bethania é a rainha da regravação é no minimo desrespeitoso com uma intérprete que, assim como nana caimme, imprime sua marca em cada canção que grava.
bethania é uma interprete que não apenas grava musica, ela vivencia cada palavra do que está interpretando e é por isso que qualquer musica, mesmo ja sendo gravada, na sua voz se torna inédita.

08:38  
Fernando said...

Universal, pelo amor de Deus, relance tudo da Bethânia, remasterizado, preservando as capas e encartes originais e abra o baú das preciosidades que essa gravadora tem. Os fãs estão ansiosos, a pirataria rola solta, paga-se uma nota por um CD usado fora do catálogo, parece que só as multinacionais não vêm o nicho existente, pessoal do marketing, acordem, queremos Bethânia, tudo e bem feito, queremos música de qualidade e saravah Maria Bethânia! Que Deus sempre a abençoe!

08:49  
Frederico said...

Por que a Universal não lança em CD os maravilhosos shows da Bethânia, que por problemas de espaço, não foram disponibilizados na ocasião. O público, que gosta de boa música, adoraria ouvir em CD a íntegra de todos os shows dessa espetacular cantora. Está mais do que na hora de fazer uma garimpagem nos arquivos da Universal. E será que existe alguma imagem não disponibilizada, coloquem tudo em DVD, a música brasileira agradece.

08:52  
Anonymous said...

Olha, Rosemberg não que seja desrespeito nenhum com ninguém, pq como disse, todos os discos dela são bons. Agora essa história de que ela imprime sua marca em cada coisa que grava, é coisa de fã... acho que tanto ela, quanto Zizi, Gal, Cássia, Nana, etc etc etc, fazem isso. Não é privilégio da Bethânia, e ela não cria inovações nas músicas que ela mesma já gravou, só exagera nos vibratos dizendo que está fazendo drama (assim como a Nana Caymmmi desafina com o mesmo intuito). Agopra CRIATIVIDADE, kkk, né? Criativa é a Fernanda Porto, que compões, canta e ainda toca todos os intrumentos.

10:18  
Carlos said...

Adorei o comentário acima ! Realmente todo mundo cai de pau em cima da Gal, dizendo que ela só regravava e não apresentava nada novo. Gosto muito da Bethânia, mas alguém pode me dizer quantas vezes ela gravou "Doce mistério da vida", "Carcará", "Terezinha", "Explode Coração" e muitas outras ?
Um amigo me disse que "Imitação da Vida" - o show - é o "Rosa dos Ventos" dos anos 90, concordo com ele.

10:52  
Anonymous said...

A Universal não suporta a Bethânia! Essa é a questão!

12:38  
Anonymous said...

La vem voces com essa coisa de competiçao entre cantoras.Hoje entre elas isso nao existe mais.Para que essa guerra de preferencias?Gal,Bethania e Nana,p/ex se amam imensamente,se respeitam e sao uma irmandade.Gal mesmo diz que procura nao se emocionar para nao desafinar.E o que ela busca.Mas isso nao quer dizer que ela nao nos emocione.E apenas uma questao de escolha e caracteristicas proprias.Cada um que siga seus caminhos desejados.Todas estao ai para serem amadas por todos se possivel.

13:38  
Anonymous said...

Acho desrespeitoso gravadoras relançarem caixas de um artista com material exclusivo a estas, obrigando fãs a adquirirem todo o conjunto pelo material extra. Acho que todo o material deve ser lançado, também, em avulso! Quanto à Bethania, devemos lembrar que ela tem vários trabalhos pela BMG.

16:30  
Anonymous said...

Realmente,Fernanda Porto compõe, canta e ainda toca todos os intrumentos (seria piano, violão, flauta?)...mal! Êta, catorazinha chata! Alguém pode arriscar quanto tempo sobreviverá essa música insossa, metida a moderna só porque é cheia de "instrumentos" eletrônicos? Bethânia é maravilhosa, mas não tem nada de inovadora. Ainda assim, é uma heresia compará-la com FP.

22:11  
Beatriz said...

Disponibilizar toda a obra de Bethânia é tarefa para Hércules, pois a grande trabalhadora brasileira (não conheço nenhuma contara que trabalhe tanto), além de passar por todas as gravadoras/multinacionais brasileiras, apresenta, em 40 anos de carreira, a seguinte produção na discografia: 3 compactos (início de carreira), 2 compactos duplos ao vivo, 29 LP/CD estúdio, 1 CD single estúdio, 14 LP/CD ao vivo, 3 DVD, totalizando 52 trabalhos. Em participações temos 73 em CD e 7 em DVD. O levantamento não incluiu os vários filmes de longa metragem, os diversos documentários para TV e nenhuma coletânea, que considero mutilação da obra do artista. Viva essa grande cantora e que Deus a proteja. Obrigada por tudo que você faz pela música brasileira, Maria Bethânia.

10:03  
Anonymous said...

Quem comparou Bethânia com Fernanda Porto (que só é chata sob o ponto de vista de fãs caretas de cantoras como Bethânia...)????? Simplesmente disse que Bethânia não tem VERVE CRIATIVA nenhuma. É apenas uma cantora que faz a mesma coisa que já fazia em 1965, só que com voz melhorada (também se depois de 40 anos, ela continuasse como era, seria absurdo). Fernanda Porto sim, é criativa, pois canta (muito bem), compõe (bem) e toca todos os instrumentos de seus discos (muitíssimo bem, como Bethânia não pode sequer sonhar em fazer). A propósito: no primeiro CD ela toca violão, piano, saxofone, guitarra, fez as programações e todos os arranjos. Sem contar a técnica de canto lírico da faixa "1999". Fernanda, realmente, não é nem nunca vai ser um mito como, Bethânia. Não precisa ser também. Mas que ela é MUITO MAIS CRIATIVA isso ela é. Esse papo de que Bethânia é inovadora é balela. Bethânia é a mesma cantora de sempre. Nunca mudou e nunca mudará. Uma grande artista, das maiores do Brasil. Mas deixem a "verve criativa" pra quem realmente tem, não pra uma cantora que só faz gravar e regravar canções de amor (lindas) com arranjos conservadores (maravilhosos), e cantar da mesma forma sempre (muito bem, apesar das desafinadas casuais).

10:36  
Anonymous said...

Chatíssima!!!!!!!!!!

20:12  
Anonymous said...

rosemberg

pois alguns gostam outros não, mais ninguem é indiferente a maria bethania.
acho que isso é que faz um grande artista.
e sem duvida bethania é uma grande artista.
bergrjmax@bol.com.br

16:30  
Anonymous said...

Vc é quem diz que ninguém é indiferente a Maria Bethânia. Conheço pessoas que acham ela um porre, cafona, desafinada, exagerada. Pessoas que a conhecem pessoalmente, inclusive. Não queira fazer da SUA opinião a opinião de todos. Maria Bethânia é, ao me ver, uma grande artista, deixo claro que sou admirador de sua música, mas não posso negar o fato de que ela não faz absolutamente nada que seja novidade. A mesma fórmula a 40 anos. Por melhor que seja. E mais: "chato" é um conceito totalmente particular e subjetivo. Tem gente que acha que Elis Regina, apontada por quase todos os entendidos em música no Brasil, como a melhor cantora de todos os tempos, era uma "chata" de marca maior.

10:07  
Anonymous said...

rosemberg

seu comentário só reforça o que eu disse.
ninguem é indiferente a maria bethania.

15:46  
Anonymous said...

Vc quem diz isso.

11:06  
Cláudio said...

Salve a grande Maria Bethânia, esperamos ansiosos por todos os seus discos, devidamente relançados em CD, remasterizados e oferecendo as capas originais, pois as pessoas que não conhecem a sua obra em vinil não conhecem a capa interna de Pássaro Proibido que apresenta uma linha, simbolizando uma corda, com os dizeres: Perguntar-te-ão como atravessar a vida, responda: quem quiser a resposta vá ver o disco!

08:13  
Anonymous said...

O CICLO tem que ser re-editado...

05:49  
Anonymous said...

O "CICLO" tem de ser re-editado!

05:50  
Anonymous said...

GOSTEI MUITO DE SABER QUE VAO LANÇAR NOVAMENTE PASSARO DA MANHA. QUERO SER O PRIMEIRO A COMPRAR. SE VENDER PELA INTERNET ME AVISEM: ed.dias@bol.com.br

Edelvan Dias

16:59  
Anonymous said...

GOSTEI MUITO DE SABER QUE VAO LANÇAR NOVAMENTE PASSARO DA MANHA. QUERO SER O PRIMEIRO A COMPRAR. SE VENDER PELA INTERNET ME AVISEM: ed.dias@bol.com.br

Edelvan Dias

16:59  
Anonymous said...

PERDOEM-ME TODOS, MAS BETHÂNIA É A MELHOR... NÃO NO SENTIDO MUSICAL PROPRIAMENTE DITO, MAS SEMPRE FOI UMA MULHER DE ATITUDE, SEMPRE PEITOU A IMPRENSA BRASILEIRA, E NUNCA FEZ ALGO DE QUE NÃO ACREDITASSE, MESMO QUE AOS OLHOS DOS OUTROS SEJA CAFONA, DEMODÉ E QUALQUER COISA DO GÊNERO. ACOMPANHO O TRABALHO E A VIDA DELA E AO CONTRÁRIO DO NOSSO COLEGA QUE DISSE QUE ELA NÃO TEM "VERVE" CRIATIVA, EU DISCORDO TOTALMENTE, TALVEZ ELE SE REFIRA AO FATO DELA SEMPRE INCLUIR CANÇÕES EM SEUS SHOW QUE SÃO PRATICAMENTE OBRIGATÓRIAS, PELO MENOS PARA OS FÃS, LOGO, PRA ALGUÉM QUE NÃO CURTE TANTO O TRABALHO DELA, COMO DEVE SER O CASO, PODE ATÉ PARECER CHATO E CANSATIVO, MAS PARA NÓS É UM ACALANTO AUDITIVO.
NO MAIS, SEM GRILOS E SEM DISCUSSÃO AFINAL GOSTO NÃO SE DESCUTE.
ABRAÇOS A TODOS

11:09  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006