web page hit counter
Quarta-feira, Janeiro 11, 2006

Um disco de Simone com Zélia faria bem à 'Cigarra', mas seria bom para Zélia???

Com laços profissionais cada vez mais estreitos, Simone e Zélia Duncan já andam anunciando a vontade de gravar um disco juntas. Se o projeto driblar as questões legais (Simone é da EMI e Zélia pertence ao elenco da Universal) e for concretizado, o resultado será imprevisível. Para Simone, seria lufada de ar fresco em discografia que, mesmo com bons títulos recentes como Baiana da Gema (2004) e Ao Vivo (2005), ainda parece refém de um passado de glória na MPB dos anos 70. Simone tem lutado muito para diluir a aura brega que ainda rodeia seu nome por conta de trabalhos equivocados das décadas de 80 e 90. Um disco com Zélia seria válida tentativa de inserir a Cigarra em contexto mais pop, aliás, naquela tênue fronteira que separa o pop da MPB e pela qual Zélia tem transitado com sabedoria.

A questão é saber se um CD com Simone acrescentaria algo significativo à discografia de Zélia Duncan. A cantora vive momento artístico iluminado. Conseguiu emplacar dois álbuns sucessivos (Eu me Transformo em Outras e Pré-Pós-Tudo-Bossa-Band) em todas as listas de melhores do ano de 2004 e 2005, respectivamente. O perigo de um trabalho com Simone reside no fato da tal aura brega também começar a pairar sobre a figura de Zélia. É bem verdade que o dueto das cantoras em Não Vá Ainda (na foto de Vera Donato, um instante da gravação) é um dos melhores momentos do recém-lançado projeto ao vivo da Cigarra. Mas todo cuidado é pouco! Simone ainda paga um preço (alto) pelas bobagens de sua discografia. Zélia conseguiu se livrar do desgaste que já rondava seu pop folk e se impôs como uma das cantoras mais inteligentes da atualidade. Um passo em falso pode pôr tudo a perder - ainda que, se bem cuidado e feito sem preocupações comerciais, um disco com Simone possa até resultar, além de imprevisível, interessante.

60 COMENTÁRIOS:

Tiago Marques said...

Mauro, você se importaria de enumerar as "bobagens" da Simone dos anos 80/90?

09:33  
Anonymous said...

E precisa enumerar? Simone só gravou besteira nas últimas décadas. E ainda destruiu "Será", da Legião Urbana...

10:38  
Anonymous said...

Nunca vi tanta bobagem escrita por esse critico... Meu Deus... é lógico que um disco com a Simone faria bem a Zélia. Qualquer troca de experiênicia é válida, até mesmo pra saber se valeu a pena!
Mauro...você precisa urgentemente trocar os seus remédios de calvície!!!!!

10:45  
Claudio said...

Simone resvalou para o brega sim, fez discos totalmente dispensáveis.
Mas agora parece querer retomar seu caminho (quase) perdido.
Zélia é uma boa referência pra isso, e as duas vozes realmente fazem um bom casamento. ~

11:19  
Anonymous said...

Acho que não faria bem a Zélia !

11:38  
dick said...

Ai, ai, Mauro... quanta besteira...

14:16  
Anonymous said...

"... porque a formiga e a melhor da ciga-arra..."

15:19  
Anonymous said...

O que é brega para uns,soa completamente como murmurios de amor para outros...Como sempre essa critíca hipocrita ,que sempre tenta derrubar Simone, se alimenta do seu trabalho.Sempre foi assim e sempre será,se não levarem o deles por fora,descem o pau para tentar derrubar.Quando Simone não estiver mais neste mundo de criticos hipocritas terão coragem de escrever que era uma grande cantora...assim está sendo com Elis Regina depois que morreu.
Enquanto nós os fãs estivermos aqui não deixaremos que maldades como essa aconteça com Simone.Ela vive dos cds.dvds e ingressos de shows que a gente compra, não do lixo desses criticos hipócritas que trocam de colunas de jornal como se troca de roupa, até cairem no esquecimento do povo.Chega de tanto tentarem derrubar nossa Simone. Faz bem pra vcs pois os comentarios tem mais numero quando se fala de Simone.

16:54  
Anonymous said...

Meu Deus! Quando será que Mauro vai parar de escrever tantas besteiras?

Já repararam que Mauro tem seus artistas preferidos e tudo que foge à sua lista de "amigos" é classificado por ele como brega?

Pra falar de Ana Carolina, chamou a cantora de brega. Talvez pq o sucesso de Ana o incomode profundamente!

Agora vem falar mal de Simone e uma possível parceria com Zélia!

Acho que o senho é que deveria se unir a críticos de verdade para ver se aprende a analisar músicas acima de seu gosto pessoal e de seu círculo de amizades.

É inadmissível que o "crítico" ache que sabe melhor que a própria Zélia o que é melhor pra ela. Zélia segue um caminho próprio, é segura de seu talento e nunca precisou da opinião egoísta e preconceituosa de críticos para guiar seu trabalho!

Quanta besteira, senhor Mauro Ferreira...

17:05  
Anonymous said...

Será que não há ninguém do Jornal gabaritado pra colocar na rua um crítico sofrível como esse????

21:35  
Anonymous said...

Concordo com o Mauro, Simone cantou muita coisa ruim, perdeu público, perdeu prestígio e penso que reconhece isto, pois nunca mais voltou a cantar as músicas de sua fase BREGA!
Um CD com Zélia lhe faria muito bem, assim como a "parceria" delas no CD "Timoneiro" onde Simone canta Hermínio Belo de Carvalho e tb "A idade do céu", uma das jóias do "Simone ao vivo". As 2 na medida certa!
Hoje Simone tem menos prestígio que Zélia, graças às suas musiquinhas "oitentistas", mas q ñ inavalidam tudo de bom que ela já gravou na década de 70 e nos últimos CDs, como "Seda Pura" e "Baiana da Gema".
Se fará bem a Zélia, só o CD dirá. Se tiver bom repertório, bons arranjos, sensibilidade.

Fernando Luvizaro
fernandoluvizaro@uol.com.br

22:09  
Anonymous said...

Esse tópico é cafajeste e maldoso. Além de grosseiro.
Será que quando Bethania gravou o disco com musicas do Roberto Carlos o Sr. Mauro se perguntou de aquele Cd seria bom para a Bethania e ruim para o Roberto?
Afinal Bethania vinha de uma fase de completo ostracismo na sua carreira entre Mel e o tal disco do Roberto, ou seja , toda a decada de oitenta e os 3 primeiros anos da de 90.
O disco é brega pra caramba, mas foi "As Canções que vc fez Pra mim" que incrivelmente recuperaram o prestigio da critica e o publico para a Bethania, então absolutamente dominados pela Gal.
Sucesso a Simone e A Zelia na nova empreitada.
Xo, baixo astral careca!

22:56  
Anonymous said...

Olhe,pra mim e um encontro de artes profissional semelhantes.Acredito que com a idade delas as vozes,e quando esse cd for lancado sera uma riqueza vocal para aquele que curtem.

02:16  
Anonymous said...

Encontro perfeito!

05:15  
Anonymous said...

rosemberg

se levarmos em consideração as musicas que tocam nas radios populares hoje em dia, até que as musicas que a simone gravou nas decadas de 80 e 90 não eram tão ruins assim.
no mais, acho válido um cd com as duas cantoras e espero que seja um projeto bem ousado na base do tudo ou nada.
boa sorte as duas.
bergrj@hotmaisl.com

05:33  
Wilson said...

É um ótimo encontro para a boa música brasileira. E viva este encontro, demos que dar louvas, porque tá díficil aqüentar estas músicas sofríveis que tocam nas rádios nacionais.

05:45  
Anonymous said...

Sou apaixonada pelo trabalho das duas, acho que seria um somatório de qualidade e bom gosto!

06:33  
Anonymous said...

E por que não? Achei a opinião do colunista muito "fundamentalista",se Zelia grava um disco com Simone sera considerada brega? Zelia tem acertado nos ultimos discos "mas um passo falso pode por tudo a perder" ?Perder o que? Ora, experimentar pode ser uma otima coisa. As duas tem maturidade e seriedade suficientes para se darem o prazer de trabalharem juntas. Outra coisa, tambem nao gosto do rumo que a carreira da Simone tomou nos anos 80 e 90, mas mesmo assim ela produziu alguns bons discos cito o com canções do Martinho entre outros.Mas dizer que faria bem pra Simone e não a Zelia eh um raciocinio comercial e nao artistico.
Tudo de bom
Humberto

07:18  
Anonymous said...

Fiquei pensando.. alguém tem coragem de dizer que "Tinha de ser" (Tunai/Sergio Natureza) é brega??

07:19  
sandra said...

Realmente o comentario foi de um profundo mal gosto senhor critico, se posso lhe chamar assim, Simone é amor, então amor é brega tb...
Pare e pense, acima de qq coisa está o amor, acima de qq critico está Simone...

07:40  
Lucia said...

Essa parceria vai além do lado profissional, se é que me entendem...
Enfim, acho que será ótimo as duas junas num CD.

07:44  
Lucia said...

Acho que essa parceria vai além do lado profissional, se é que me entendem, mas creio que vai será uma união musical muito boa.

07:46  
Anonymous said...

Mauro, foi mal. Então só pra ajudar a refrescar a memória: Encontros e Despedidas, Pequenino Cão, Pão e Poesia (1981); Amor, Corpo, Tô que Tô, O Sal da Terra (1982); Retiro, Coisa Feita, O Amanhã, Paixão (1983); Dr. Getúlio, Por um dia de graça, Iolanda, Eu preciso de você (1984); Princesa, Meu Marfim (1985); Esquinas, Mania de Você (excepcional), Em Flor (1986); em 1987: Vício, perfeito; Codinome Beija-flor, Falou amizade, Carta marcada (1988); Lígia, Luiza, Me ama mô (1989); Meu ninho, Desafio, As Pessoas (1991); em 1993: Sou Eu, outro disco irrepreensível... E por aí vai: trabalhos equivocados, bobagens. Pô, Mauro, isso depõe contra o próprio crítico. Nem tudo foi perfeito, é certo. Mas poucas interpretes sairam ilesas dos anos 80-90. Poucas também são capazes de apresentar um repertório como este da Simone. Então, mais cuidado nas suas apreciações. Flavio.

08:16  
João Paulo said...

O q não faz bem a Simone......a Zélia, e muito mais a nós leitores é ter q ler um tópico como esse.
União de 2 pessoas de bem só pode ser bom para todos nós, todos nós q apreciamos a boa música.
Sozinha ou acompanhadas, as duas são o q há de melhor atualmente na música feminina brasileira.

09:06  
rosembergramos@bol.com.br said...

muito natural,dos seres partilhando os mesmos objetivos.

10:14  
Anonymous said...

Caros,

os recentes trabalhos de Simone, exceção feita ao cd Baiana da Gema, e principalmente seus shows carecem de um repertório diferente, sem o ar de mofo que todas as suas produções possuem.
Mauro coloca com muita pertinência que Simone permanece refém de um repertório ultrapassado, tal qual, guardada as devidas proporções, Roberto Carlos. Par aque se possa ter uma idéia do quanto a Cigarra tornou-se repetitiva basta ver seus shows, no quais até as brincadeiras que faz entre as músicas é a mesma sempre

10:26  
Anonymous said...

Simone mandou mal nos anos 80:
"Você é real"
"Amor explícito"
"Tudo por amor"
"Uma nova mulher"
"Separação"
"SERÁ!!!!!!"
"Água na boca"
"O tempo não pára" (sim, Cazuza, ela mandou mal na versão gravada, no show saiu melhor)
"Louvação a Chico Mendes" ("vai tacar fogo no cacete" é um verso quase grotesco ... convenhamos)
"Então é natal"
"Mi amor" (e um CD todo louvando Julio Iglesias, onde até se salvam algumas músicas como "Hey", ficou sensível, e "Abrázame)
Devo ter esquecido outras ....
Por TUDO isto! o questionamento do Mauro tem um quê de razão de ser, mas vale lembrar q, apesar da fase braba, a Simone garvou muita coisa boa tb, até na fase brega, mas q acabou suplantada por TANTA COISA RUIM, e tem gravado muita coisa boa ultimamente, eu adoro o CD "Baiana da Gema"!
Se Simone estiver inspirada e despida da capinha brega q vestiu em arranjos e interpretações, certamente será um ótimo CD, pois talento ñ lhe falta o que aocnteceu foi um despedício de talento em uma fase da sua vida.

12:28  
Anonymous said...

Pedoem, mas o fato do crítico ser careca e de Simone e ZD serem 2 pessoas "do bem", ñ são parâmetros para contestar o que ele disse ou para dizer que o CD tb será "tudo de bom"....

12:30  
Valter Rivas said...

Apenas pra localizar, acho que qdo o crítico refere "anos 80 e 90" ele está se referindo a uma "fase" que ñ começou necessariamente em 1980!!!!!!
Que dificuldade de percepção...

12:35  
Bush said...

Já vêm os anônimos desfilando seu preconceito. Patéticos. E patético também é o artigo do Mauro. Ô, Mauro, eu acho que a Zélia precisa muuuuuuuito dos seus conselhos. O que ela está fazendo que ainda não te contratou como guia espiritual? Nossa, a carreira dela está correndo risco, imagina, juntar-se à "brega" da Simone! Noooossa, acho que isso é um caso para ser avaliado pela ONU! Hahahaha, Mauro, você é demais...

14:40  
charlye brown said...

é um encontro de APAIXONADAS ,uma pela outra.

14:56  
NORMA SUELY VARGAS VIEIRA said...

ACHO A IDÉIA MARAVILHOSA, POIS SOU FÃ DOENTE DA SIMONE E A ZÉLIA CONHEÇO DESDE CRIANÇA

15:26  
Eduarda Veiga said...

ACho q será uma boa.
Gosto da Simone cantando MPB, isto pra quem percebe a diferença entre "Separação" e "Ela disse-me assim" e acho q as 2 em "Idade do céu" deixou a música perfeita.
Um CD bem produzido, bom repertório, arranjos, seria um bom ar fresco na carreira da Simone.

17:17  
Anonymous said...

como vc é preconceituoso. Ou melhor, pré conceito é uma visão estreita e retrógada.

Simone tem uma estrada que a Zélia não tem. E a Zélia tem a novidade que a Simone precisa, ok, mas vale lembrar que Simone está aí no mercado, onde muuuuuiiiitos fracasam todos os dias, há mais de 30 anos. Respeito é bom, querido.
Faça me o favor querido!
Terrível seria a Simone ter a insensatez de gravar com a sua atual Renata Arruda.
Aí eu concordaria com vc.

22:35  
Anonymous said...

Nossa, eu não entendo!!!!!

Qdo Simone grava samba a critica fala mal.
Qdo Simone grava algo romantico a critica fala mal.
Qdo Simone grava bolero a critica fala mal.
Qdo Simone grava música natalina a critica fala mal.
Qdo Simone faz uma retrospectiva de sua carreira a critica fala mal.
Qdo Simone grava músicas que já foram sucessos nas vozes de outros artistas a critica fala mal.
Qdo Simone aparece flertando com o pop a critica fala mal.
Isso sem falar das criticas que Simone recebe que não tem ligação com a sua música, como foi o caso de um critico de música que fez uma critica do figurino da artista, falando que o bumbum dela era feio e não tinha o pq dela usar um certo vestido. Putz, esse critico é critico de moda ou de música?????
Não, o pior foi qdo Simone recebeu critica de um show que ainda não tinha estreado....

Minha nossa senhora, os criticos e os personagens criados adoram falar mal da Simone, pq será?????

a resposta tá aí!!!!!

Ela é a melhor, é tudo que é melhor causa inveja...

Fala sério!!!!
Deixem a Simone em paz!!!!!

Só mais uma coisa:

Entre Gal, Bethânia e Simone.
Até hj quem mais vendeu discos?????
preciso escrever????
mais vamos lá: é claro que foi SIMONE, isso pq ela não canta e sim engana, como muitos dizem...

O que eu acho uma verdadeira sacanagem!

Simone é Simone, é Cigarra, é a Baiana da Gema, a Estrela da Nossa Música Popular Brasileira!!!!!

Viva a Cigarra!!!!!
Saravá!!!!

22:52  
Anonymous said...

Vender mais não significa qualidade!
Bethânia e Gal são infinitamente superiores a Simone. E Simone é muito superior a Daniela Mercury, mesmo vendendo muito menos do que esta.

09:14  
Anonymous said...

Passo em falso cantar com a Simone??
Vc é crítico de música, tem certeza??

10:12  
Ma. Carolina De Angelis said...

Tb acho q vender´disco ñ é critério pra QUALIDADE!!!!
Simone foi criticada qdo gravou samba pq CANTOU MAL alguns sambas!
Simone foi criticada qdo gravou algo romãntico porque CANTOU MAL algumas músicas românticas! e por aí em diante
Alguém já leu alguma crítica feita ao "Tô voltando" ou "Rainha Morena"?
Alguém já leu alguma crítica ao "Começar de novo" ou "Face a face"?
Alguém já leu alguma crítica ao "O QUE SERÁ"???
Pois é, aí está a diferença, ñ basta ser Simone e vender pra caramba, TEM QUE FAZER BEM FEITO E SEM ESCORREGAR PARA O BREGA!
Um Cd com ZD vai fazer bem pra Simone e pra ZD no sentido desta NÃO COMETER OS MESMOS EQUIVOCOS QUE A SIMONE COMETEU DE ACHAR QUE VENDER PRA CARAMBA É QUE É O CERTO!

11:45  
faganello said...

Acredito q um CD em parceria com a ZD, uma artista "nova", refresca e dá um gás novo para a carreira de qqr artista com mais de 30 de caminhada, como é a Simone, assim como daria um gás pra Bethãnia e pra Gal então, nem se fale! .... "ressuscita-me!"

E sem essa de achar q vender CD é que dá credibilidade a um artista.
Taí a Banda Calipsoxto (?) pra nos mostrar :)

11:50  
SILENCIO=MORTE said...

Queridas Bem vindas
Uma retornando do Shangri-la e a outra comecando, e sempre bom nao parecer uma NORMA DESMOND de Sunset Boulevard, temos um monte de NORMAS DESMOND no Brasil que se julgam e apesar dos quilomentros rodados as UNICAS, e nao dao oportunidades aos novos valores, creio que esta parceria sera feliz, desculpe a minha ignorancia e uma parceiria de Vida Tambem? se for ainda melhor e bom mudar um pouco.
Parabens bem vindas, somente nao digam que sao BISEXUAIS como a Outra esta tentando tapar o Sol com a Peneria Furada.
Beijos a Galera espera ansiosa e Frenetica.

13:02  
Anonymous said...

ai Mauro!
Vc deve ser um cantor frustrado! Revela, meu bem!
Conta que vamos te entender. Na verdade vc gostaria de estar no lugar da Cigarra!
Olha o agouro!
Que em 2006 seus cabelos cresçam muito.
bjs

13:20  
Anonymous said...

Penso que de tudo o que o Mauro aqui publica e libera para opinarmos, o tema "Simone" é o que mais comentários suscita.Interessante.

O fato das duas terem cantado juntas "Não vá ainda" e "Idade do Céu"( na versão de Paulinho Moska), de Simone cantar um "Então me Diz" na versão Zélia, "You're so beatiful" também traduzida por ZD( na intenção de inclui-la neste CD e DVD "Simone ao Vivo" e que, graças a Deus ficou de fora), não quer dizer que as duas tenham algum compromisso de continuar produzindo juntas.

Essa proposta de trabalho conjunto, penso ter surgido da cabeça idiota do sr. Fausto Silva que , quando as recebeu no seu primeiro programa do ano e com a estupidez que lhe é peculiar,ter dito , dentre outras bobagens que, seria "ótimo um show com as duas". Simone respondeu " é, precisamos de um produtor" enquanto Zelia olhava para o espaço.

Sinceramente acho que Zélia nos últimos meses de 2004 e no ano de 2005 foi a "mulher dos sete instrumentos", uma metralhadora automática e rotativa disparando em todos os sentidos, abraçando os mais variados projetos, fazendo até uma palestra sobre Aracy de Almeida no Museu de Imagem e do Som, aqui em São Paulo.

Simone está bem. Fêz burradas? Claro!! Mas, "quem ama, perdoa".

Que cada uma faça o melhor que for capaz. Juntas ou separadas.
O Mauro está , mais uma vez, com toda a razão. Simone precisa readquirir o seu prestígio, Zélia precisa direcionar a sua carreira, fixar-se, não ficar saltando de galho em galho e, principalmente, ter tempo para concentrar-se e produzir a sua própria música e deixar o comodismo perigoso das versões.

Abraço
Eulalia
eulalia@agencianoticias.com

13:27  
Anonymous said...

O problema da Simone ñ é crítica falar bem ou mal, o problema maior é PÚBLICO q ñ gostou qdo ela se rendeu DEMAIS às $$$$ e por um tempo demorado demais!
As pessoas falam como se o único escorregão da SImone fossem 2 ou 3 musicas infelizes, de mau gosto mesmo, o probelam é que ela EXAGEROU!!! achou q sua carinha bonita e seu porta atraente eram suficiente pra manter prestígio. Ate´segurou e segura até hoje gente q ñ se importa com o q el acanta, pode até ser "atirei o pau no gato", ou seja, neste caso onde APAR~ENCI É QUASE TUDO! Pois é, ela poderia ter sido mais inetligente e usar a beleza como uma mais valia aliada ao talento, a bela voz, mas .... perdeu-se ....

14:23  
Teddy said...

São duas grandes artistas que, como qualquer pessoa, já cometeram graver equívocos, especialmente Simone, mas também ela tem muito mais tempo de carreira, o que traz mais erros e acertos tb. Espero que este trabalho venha sim, repleto de coisas novas, recolocando Simone definitivamente no seu espaço e ampliando novamente o trabalho de Zélia, que começa a perder alcance. Pode ser bom para as duas.

16:00  
Anonymous said...

os comentários aumentam qdo o Mauro fala da Simone deve ser pq ele é dos poucos a ainda falam ... então é natural q aumente...
os outros artistas têm tb espaço em outros veículos, o q acaba diluindo ....

17:34  
Anonymous said...

Mauro fez um questionamento altamente pertinente. Quanto melindre! Não dá pra comparar "Face a face" com "Separação". Simone fez concessões demais. Perdeu o prestígio junto à crítica (e aos amantes da boa música) e, mesmo cedendo aos apelos da canção de fácil assimilação, perdeu público. É louvável a sua tentativa de "recuperação", desde "Seda pura" (apesar do péssimo "Feminino" - que Nana não ouça o que ela fez, entre outras, com a sua obra prima "Resposta ao tempo"). Ainda é uma grande cantora, mas que dá saudade de "Gotas d'água", "Cigarra", "Face a face", isso dá!)

23:16  
Anonymous said...

Melindre mesmo! Parecem q estão defendendo a honra da própria mãe!
É tão difícil assim reconhecer que Simone foi taxada de brega com razão??? Fez muita coisa boa pra caramba!!!!! mas fez tb mta c.! e quem defende tanto deve realmente ñ ter a sensilidade de perceber a diferença entre "Separação" (argh) e "Gota d´água".
Acho a idéia da Simone e ZD super 10!!!
Torcendo pra que role mesmo!

13:25  
Anonymous said...

Que rolo....
Se Simone gravou o que gravou nos anos 70, 80, 90 até hoje, foi porque quis... ela gostou... tá aí há trinta e tantos anos cantando,vendendo discos, sendo criticada, sendo derrubada e se levantando sempre.
Já imaginaram que dificuldade deve ser para uma artista se dedicar a um trabalho, se preocupar com repertório, arranjos, voz, interpretação e tudo mais, sabendo que no final, por melhor que seja o trabalho sempre vai ter alguém sentando o pau nela?
Sinceramente aprendi a gostar de Simone cantando água na boca, depois das dez etc, músicas que me chamaram a atenção na minha adolescêcia, não estava interessada na profundidade que existe em pedaço de mim ou gota dágua, apesar de ter gostado desses trabalhos anos depois, com a maturidade que veio com a saida da adolescencia pra fase adulta.
Acho a idéia de Simone e Zélia fazerem um trabalho juntas simplesmente do cacete.´
Na verdade, o que é considerado "bom" na mídia, é aquilo que pega no gosto dos jovens e a verdade é que hoje não existe mais espaço para músicas lindas e rebuscadas, infelizmente, portanto, se esse trabalho entre as duas rolar, quero mais é que venham arrebentando no pop e no rock, pra entrar no gosto popular, chamar mesmo a atenção e queiram ou não, gostem ou não, foi isso que aconteceu nos citados anos 80 e 90.
Abaixo a crítica desses anos maravilhosos que faziam muito bem pra minha alma, pois eu só queria curtir uma cantora que me passava coisas boas, que mexia com meus sentimentos e se isso é breguice, sou brega de carteirinha.
Paula

15:10  
andrea miaci said...

Pois é, o problema da Simone é mesmo esse: ter gravado música para gente brega e que tem mau gosto e que não desgruda mais dela. Se a Paula acha que boa música é sinonimo de música "rebuscada", a gente só tem a lamentar.Por exemplo, Simone cantando Frejat e Carlinhos Brown resultou muito bem: musica pop, rock e de boa qualidade. O problema continua sendo gente brega, de mau gosto, que é um público que Simone atraiu justamente por ter cantado musica brega e de mau gosto.
Mas por favor entendam: Simone não é uma cantora brega e de mau gosto. Ela este brega numa fase da sua carreira e é claro que ela não precisa vir a publico dizer que se arrepende , basta ver o repertório dos últimos cds da cantora ou o repertório dos seus shows onde, tirando "Mal Acostumado" o resto, mas resto mesmo, não entra.Tomara que esse trabalho com a Zélia Duncan prove que Simone realmente deixou de lado o estilo "Agua na Boca" de ser. Graças a Deus

18:37  
Anonymous said...

Xiiii .... confundir música de qualidade com "música rebuscada" é federal !
É isso q dá, Simone quis fazer música pra adolescente, de mau gosto, tá pagando até hj.
Salve a Cigarra!!!
Salve Zélia Duncan!!!
Xô mau gosto!!!!
Adolescente de mau gosto tem q ouvir KLB e Sandy e Jr.
Como ñ existe espaço pra músicas lindas e "rebuscadas"?
Faça-me o favor.

18:59  
Anonymous said...

Gozado, todos falam que a Simone se arrepende de ter gravado as "músicas bregas", + tipo assim, tenho quase todas as participações da SImone na tv dessa época, e em todas as participações a CIGARRA tava com uma puta disposição, cantando com emoção, sorrindo, bem feliz, coisa que não percebo nesses ultimos trabalhos.
Fala sério, se Simone voltar a cantar coisas da fase dos anos 70 aí sim ela vai perder o seu público, pois só vai ter meia duzia de gato pingado, aí errrei, da elite...
Quem sabe mesmo é o povão que adorava essa fase da Simone.
Pois o povo ama e adora ser embalado por baladas romanticas, está aí a prova: O "REI" RC.
Quem fala mal dessa fase certamente nunca amou. Ou então, adora essa fase, + não Ker dá o braço a torcer (acredito seja os dois).
Ai meu deus, qta polemica por nada...
Ah, só mais uma coisinha, todas as cantoras dos anos 80 (de mpb) gravaram baladas romanticas (SIMONE, GAL, BETHANIA, FAFA, ALCIONE, JOANNA, ZIZI, NANA, entre outras)

Jô Jr.

23:09  
Anonymous said...

ACHO QUE NINGUEM CONTESTA A FELICIDADE DA CANTORA EM QQR FASE DA SUA VIDA, NEM SUA EXUBERÂNCIA.
MAIS EVIDENTE FICA: SIMONE BAIXOU A QUALIDADE MUSICAL E GANHOU UM PÚBLICO QUE DEVE TER DIFICULDADE EM PERCEBER, POR EXEMPLO, A QUAL "ORESTES" SIMONE SE REFERE AO CANTAR "POVOEI O SEU CHÃO COM AS ESTRELAS QUE ORESTES UM DIA PINTOU" OU ENTÃO EM PERCEBER O QUE CAETANO DIZ COM "ONDE QUERES O LIVRE, DECASSÍLABO". NÃO É UMA QUESTÃO DE ELITISMO OU SER REBUSCADO, NEM DE GOSTO, É UMA QUESTÃO DE IGNORÂNCIA MESMO. NÃO É A PRETENSÃO DE TRANSFORMAR UMA CANTORA EM ELITISTA, COMO ELA JÁ FOI TAXADA NO SEU INÍCIO DE CARREIRA, MAS TAMBÉM NÃO É PRECISO TRANSFORMAR UMA CANTORA POPULAR EM POPULARESCA.
ACHO QUE NINGUEM SUGERIU QUE SIMONE VOLTE A GRAVAR MÚSICAS DOS ANOS 70, AS COISAS MUDAM, SOMAM, MAS QUE ELA PERMANEÇA CANTANDO MÚSICA DE QUALIDADE, COMO TEM FEITO EM QUASE TODO O SEU REPERTÓRIO NOS ÚLTIMOS ANOS. ACHO TB QUE Ñ É PRECISO SIMONE DAR UMA ENTREVISTA VERBALIZANDO QUE ESTAVA "NA CANTORA ERRADA" QDO CANTOU ALGUMAS M. NOS ANOS 80 ... BASTA ACOMPANHAR A CARREIRA DA ARTISTA, FOI UMA FASE QUE ELA Ñ FAZ NENHUMA QUESTÃO DE RECORDAR.

08:31  
gustavo oliveira said...

acho que num espaço de tempo relativamente curto depois de simone ter feito um belo trabalho com o ivan lins, ela deveria produzir algo "sozinha", sem se ligar tanto a um nome especificamente. acho a idéia de um trabalho com zélia duncan uma delícia, mas penso que simone, que já desgastou tantas vezes a imagem (quem ñ percebe isto nem precisa fazer comentários) deveria se popar neste sentido de mais um trablho com seu nome ligado especificamente a um outro artista, ñ q a idéia ñ seja boa, é mto boa, mas penso q ñ depois de estar "saindo" de um porjeto com o ivan.
em abraço

08:59  
Anonymous said...

Será que irá surtir algum efeito?

09:24  
Anonymous said...

Quem coloca Joanna e Fafá num mesmo patamar que Nana, Bethânia e Simone (qdo canta qualidade) realmente nunca perceberá a diferença entre "Separação" e "Gota d´água"...

Simone alegre, feliz cantando música brega? Só se pelo prazer dos valores entrando na sua conta bancária. Bem, mercenários somos todos em alguma fase da nossa vida. Para uns as consequencias são menores, para outros ... nem tanto ... como é o caso da Cigarra.
Seus tantos milhões de discos serviram para coberturas em NY e São Conrado, carros, vinhos, tudo de primeira classe e linha ... mas, ñ serviram para colocá-la como referência na MPB e a prova são os livros escritos sobre o tema e quase nunca referem o nome da Simone.
É, bem feito pra ela. Deveria ter pensado melhor a carreira, coisa qu ea Zélia, sem vender tanto, tem conseguido.

11:50  
Emanuel Andrade said...

Mauro sempre concordo com o que vc diz. caminho nas sua idéias. Agora veja bem.
Sempre fui fã da Simone, não nego que a fatalidade dela foi entrar pra breguice.Em 2004, antes dela lançar Baiana da Gema, fez um show em Garanhuns(PE) de improviso, som com pérolas da MPB. Arrasou, acho que não vereir mais um igual. Agora, o pessoal escreve muita besteira e frescura. Comigo é assim: o que vale é o produto. Exemplo: Zélia Duncan arrasou no DVD de Pepeu Gomes(a melhor presença). Mas no de Simone a música é ridicula e comercial demais. E Zélia, apesar de sua linha mascula, nao precisa exagerar tanto, pois tirou o brilho que há com Milton e Ivan Lins. É só isso. nem a bela canção de Paulinho Mosca elas salvaram juntas.

12:02  
Anonymous said...

Zelia tirou o brilho do DVD da Simone.A música é um purgante, comercial, feita pra Globo. Acanalharam a MPB mesmo.

Mano Freire

12:04  
Luísa Moura said...

É, situação "complicada" ou ... complexa ... da Simone. Ela realmente é uma artista de proezas. Leva vantagem em relação a Ana Carolina (hoje no topo), pois Simone só passou a esculhambar sua arte depois de 10, 12 discos lançados, ou seja, teve uma década produzindo o q havia de melhor e ganhando público e pretígio. Já Ana Carolina, no terceiro trabalho já tá levando cassetada por todo lado .... E até Maria Rita ... Um estrondo no primeiro CD e ... no Segundo, ñ por ser ruim, mas por falta de bom senso na gestão da carreira .. tá tb levando chumbo ...

Simone ñ precisa ser Nana Caymmi, uma cantora para "poucos", pois Simone é uma cantora de massa, aquela que foi a Quinta da Boa Vista em 82 ... 100 mil pessoas ouvindo o que havia de melhor, mas sem confundir isto com "tira o pé do chã". Ali era a força, a energia de uma artista contagiando.
Simone tb ñ precisava ter bancado o Zeze de Camargo e Luciano dos anos 85, 86, 87, 88 ..... se tornando brega, putz, confundindo popular com popularesco.

Tomara q ela continue nesse rumo q tem andado, voltando ao bom gosto nos CDs, agora só falta dar uma reciclada nos shows. Tomara q com a grana q ela vai ganhar com o sabanote ALBANY, em tempos de poucos patrocinadores para shows, que ela aplique a grana em um próximo SHOW, contratando um diretor que entenda de palco, roteirista q entenda de música, belos cenários, bons músicos e publicidade ... aí ela estará perdoada e provará q, além de talentosa, é tb inteligente.

Se o Projeto com a Zélia for bem dirigido e produzido, tem tudo pra fazer bem a ambas.

15:40  
Anonymous said...

Simone desde quatro paredes atacada por canalhas como vc.Ponto.

08:01  
Anonymous said...

Simone fez tão mal ao ivan lins em baiana da gema hahahaha vc é crítico mesmo? já sei, simone n gosta de jabá, vc n ganhou nada.rssss.

08:46  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006