web page hit counter
Terça-feira, Janeiro 31, 2006

Questões sobre o duo de Chico e Zezé

A informação de que Chico Buarque gravou dueto com Zezé Di Camargo (na foto de Daniela Dacorso, um flagrante descontraído da gravação) para o próximo disco da dupla Zezé Di Camargo & Luciano - programado para agosto pela gravadora Sony & BMG - tem provocado comentários acalorados entre os leitores deste blog. A maioria se mostra decepcionada com o compositor de Minha História - a música escolhida para o dueto (na realidade, uma versão de Chico para o tema italiano Gesubambino).

A questão é polêmica, mas cabem algumas considerações. A primeira é a de que, se Zezé Di Camargo & Luciano agregam prestígio e status ao trazer Chico Buarque para seu álbum, o compositor também se beneficia da popularidade da dupla. A obra recente de Chico há anos deixou de ser uma referência musical forte para o público das classes C, D e E - ávido consumidor dos CDs de Zezé & Luciano. Culpa do achatamento do gosto musical brasileiro a partir dos anos 90 (com a explosão do pagode paulista, do sertanejo mais sentimental, do axé mais rasteiro etc...), mas também do rumo tomado pela obra de Chico.

O compositor continua com público fiel - como comprovou o recente sucesso de vendas das duas caixas de DVDs que reúnem os seis primeiros episódios da série Chico Buarque. Mas é fato também que, a partir dos anos 90, a música de Chico perdeu popularidade na medida em que ganhou maior sofisticação harmônica e mostrou menor inspiração melódica. Nenhuma faixa de seu último disco de inéditas, As Cidades (1998), se tornou um sucesso - nem mesmo um sucesso restrito ao seu público mais elitizado. Ninguém sabe cantar uma música do disco. Uma participação de Chico no disco de Zezé Di Camargo & Luciano é oportuna também para o compositor no momento em que ele se prepara para lançar álbum de inéditas, o primeiro na Biscoito Fino. Um disco que certamente vai vender muito, mas que corre o risco de ter seu repertório ignorado pelas massas. Coisa que não acontecia com os discos de Chico nos anos 60, 70 e 80.

Vale lembrar também que Chico Buarque sempre foi generoso no atendimento de convites para cantar em discos de seus colegas. O compositor já virou até figurinha fácil entre os convidados. Por que razão, então, se negaria a cantar com Zezé uma música de seu repertório? Até porque a regravação de uma música como Minha História num disco de Zezé Di Camargo & Luciano eleva o padrão do repertório da dupla. É fato que a obra do duo goiano é marcada por um tom sentimental distante de suas origens caipiras. Mas isso não desqualifica Chico por ter aceitado o convite. Afinal, ele não está cantando uma música popularesca - do tipo que já mereceu críticas do compositor em entrevistas - mas um clássico de seu próprio repertório.

Pode parecer clichê, mas a música nunca teve fronteiras. Quem as estabelece são os críticos (turma na qual o colunista se inclui com orgulho) e o próprio público por conta de preconceitos arraigados. Ninguém é obrigado a comprar um disco. Quando Maria Bethânia regravou É o Amor, a maior parte da crítica fechou os ouvidos para a inegável beleza da música, que já tinha suas qualidades antes mesmo de ganhar nobreza na voz da Abelha Rainha, mas seus fãs gostaram e Bethânia vendeu CDs como não vendia desde que lançou o álbum em que cantava músicas de Roberto e Erasmo Carlos.

Enfim, Chico não trai seus princípios ao recriar sua própria criação em disco de Zezé Di Camargo & Luciano. Haverá quem veja no dueto uma heresia musical. Mas é puro preconceito de quem simplesmente detesta a música sentimental de Zezé e cia... Viva e deixe Chico viver!!

26 COMENTÁRIOS:

Anonymous said...

rosemberg

chico chegou a um estágio de sua carreira que pode se dar ao luxo de cantar com quem quiser a musica que quiser sem precisar se preocupar com as opiniões alheias.

o brasil graças a Deus, tem grandes compositores, mas, chico, na minha opinião, é o mais especial de todos.

bergrj@hotmail.com

07:53  
Rafael Moreira said...

Caro,Mauro,admiro seu trabalho mas foste infeliz na tua declaração.Dizer que Chico deixou de ser referência musical e que ninguém sabe cantar uma música de "As Cidades" soa como brincadeira.A obra do Chico está mais incontestável do que nunca,as harmonias estão refinadíssimas e as letras dispensam comentários.Ah,se o Edu Lobo ler este seu post...

08:01  
Anonymous said...

"Inegável beleza de "É o amor""? Nossa, vc anda bebendo? A única coisa inegável é que esta música é uma grande PORCARIA!

08:14  
Carlos said...

Ou seja, não há critérios, cada faz o que quer - então acho que a profissão de crítico inútil.
"É o Amor" é lamentável, se uma outra cantora tivesse regravado todo mundo cairia de pau, mas como foi Maria Bethânia.
O distanciamento das massas não vai diminuir porque Chico gravou com a dupla, ou alguém acha que o povão vai comprar o disco de inéditas de Buarque por causa disso ? Os limites, as fronteiras, eram impostas quando as pessoas tinha melhor educação e cultura. Hoje ninguém mais quer saber de educar os filhos: as meninas crescem arrebintando as bundas, dançarinas de funk ou axé ganham mais do que qualquer professora. Os meninos são incentivados a virarem jogadores de futebol, afinal, estes ganham mais do que um renomado médico.
Alguéma credita que com essa mentalidade, o povão vai querer saber de música de qualidade ?

09:24  
Mauro Ferreira said...

Rafael, vc poderia me citar uma música de As Cidades que tenha feito sucesso e que seja cantada pelo público?

09:43  
Carlos said...

Mauro, "Carioca" tocou desde o lançamento do disco na rádio JB FM e, depois, também da MPB FM.

10:06  
Claudio said...

Concordo com o Carlos. Como já opinei na coluna que deu inico a essa discussão, acho que o Chico pode obrigar o sertanejo a gritar menos em nome de uma uniformidade vocal na gravação e até imprimir uma certa classe.
Mas daí a achar que isso impulsionaria a aproximação do público é demais. O grande público se distanciou das várias possibilidades que música brasileira tem, para se fixar nos pagodes, sertanejos e axés (graças aos chefões da indústria à caça de dinheiro fácil).
O excesso de vulgaridade jogou a MPB no limbo e o povo sem cultura, incluindo toda uma nova geração (a do Shopping, das micaretas e Festas Funk), que não cultua o passado. A velha história do país sem memória.

10:07  
Cecilia sobre Chico Buarque said...

Sr. Mauro

Sabe, o Chico fez história e ele está para sempre gravado na memória de gente que sabe o que é bom na música popular brasileira.

Zezé Di Camargo & Luciano, têm seus méritos, e vivem a sua glória de hoje.
Mas não creio de que daqui uns 50 anos alguém irá tê-los na lembrança como hoje ainda são lembrados um Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Carmen Miranda,João Gilberto,um Tom Jobim, Maysa, Edu Lobo, Marcos Valle, e até mesmo Roberto Carlos, e tantos outros.
Chico Buarque de Holanda, é um grande artista, e muito contribuiu para o enriquecimento de nossa música.
Ele merece todo o nosso respeito.
"As Cidades" leiam/ouçam Chão de Esmeraldas, e Cecília
Chico você é divino com toda a sua poesia e inspiração e obrigada por você me homenagear!
Um beijo carinhoso de mais uma Cecilia

11:17  
Dj Vareja said...

Não gosto do estilo cantado pela dupla sertaneja/romântica, mas a música é universal, livre e sujeita a misturas. Estas são características nobres e devem ser preservadas.
Obviamente, neste caso, a gravadora quer arrecardar mais utilizando o talento do Chico. A dupla quer se promover mais ainda e é claro que o Chico não vai vender mais por isso.

11:38  
Mauro Ferreira said...

A todos os que não entenderam bem a minha opinião, afirmo que considero Chico o maior compositor vivo do mundo (ao lado de Dorival Caymmi) e que ele tem todo o direito de gravar com Zezé. Mas é fato que a obra recente de Chico não caiu no gosto popular. Carioca pode ter tocado nas rádios, mas não passou para a posteridade com muitos de seus sambas.

13:28  
Carlos said...

Mauro,

você realmente acredita que alguma música de Caetano, Chico ou Milton, hoje, passará para a posteridade ? Eles não compõem mais como antes, as rádios não tocam mais músicas decentes como antes, o povo não tem a educação de antes.
Abraço,

14:14  
Anonymous said...

rosemberg

ta todo mundo com inveja do zeze.
eu confesso que tambem estou.
gravar como chico é o máximo que qualquer cantor pode querer da vida.

14:23  
Anonymous said...

Na minha opinião, nem Maria Bethânia salva "é o amor". A maioria dos fãs de Bethânia que conheço também acha que ela "pisou na bola". Quanto ao Chico, acho que deve ser caridade: como ele já conquistou a terra, agora quer conquistar o céu.

14:24  
Marcelo said...

Acho que o Chico poderia ter se preservado desse mico. Essa dupla não conseguirá mais prestígio com a presença do Chico. Trabalho ruim e de mal gosto não tem salvação. E é isso que o Zezé vem fazendo. Esse dueto cairá no esquecimento assim como essa dupla. Pra quem não sabe, o Chico gravou uma música do Nelson Ned em dueto com a Ângela Maria... não é a primeira vez que comete deslizes. Quase todos os grandes da MPB enveredaram por caminhos, digamos, mais populares e gravaram compositores ditos "menores". Agora mesmo a Elba Ramalho gravou uma música horrenda chamada "Mulher" para a trilha de uma novela, de autoria de um hitmaker sertanejo... é o fim dos tempos...

14:41  
Anonymous said...

Mauro, entendi a sua colocação, mas não concordo com ela. É O AMOR é uma música horrorosa, nunca gostei, nem que tivesse sido feita pelo Milton, Chico ou Caetano...
Claro que o Chico pode gravar com quem quiser, o único ponto positivo nessa estória é que os fãs da dupla sertaneja vão tomar conhecimento de sua existência. E só...

17:44  
Marcelo said...

Mauro, você perguntou sobre uma música de "As Cidades" que fez sucesso. A música "Assentamento" foi regravada por Edu Lobo e Miucha, foi incluída, também, no CD ao vivo do Chico, de 1999, no DVD "As Cidades", foi música tema do documentário "O Sonho de Rose", de Tetê Moraes, e se tornou um hino entre os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. É uma música do Chico recente, que caiu no gosto popular e de um público muito especial, que é o do MST. Mais na boca do povo que isso não tem. Nem Zezé e Luciano. E ainda falando em As Cidades, a música "Chão de Esmeraldas" também ficou bem conhecida, sendo sempre executada em rodas de samba e ensaios da Mangueira.

Mauro, embora ache um tanto quanto descabida essa participação do Chico, gostei de ler o que você escreveu. Foram colocações super pertinentes e boas para pensar.

um abraço.

19:07  
Diogo ! said...

Como um amante da ( boa ) música , sou fà incondicional de Chico e concordo com Mauro : Ele é o maior compositor vivo que temos !

Ao lado de Ivan , Paulinho , Roberto Carlos e Marisa Monte , Chico é hour - concurs !

Um cantor razoável , uma pessoa polêmica e um brilhante escritor ...

Na boa , Mauro ... " Cidades " não foi um sucesso ??? Foi sim !!

Chico é Chico ... Ele já gravou com : Babi , Hebe , Fernanda Porto


E mais , Milton já gravou com Sandy e Jr. , Marisa Monte com a Timbalada , Cassiano com Ivete Sangalo , Roupa Nova com Ed Motta ...

Não gosto de Zezé di Camargo & luciano e nem tô com " inveja " , pois é um sentimento muito pequeno , desnecessario ...

Mas , poxa gravar com Chico seria demais p/ quaquer um , mostra que Zezé tem bom gosto ( ? )


Encerrando , Chico não precisava disso !

A verdade é que foi uma paulada no preconceito e na MPB !

ai ai

22:21  
Anonymous said...

gente, o chico já gravou até com a ....babi!!!!!!

00:03  
Gil Cardoso said...

Quanta besteira escrita aqui. Gente dizendo que a dupla precisa se promover e o Chico que aproveitar pra vender.
Quanta gente mediocre. O preconceito ainda impera. Parabéns pelas sua visão nas questões Mauro. Que venham outras uniões "inusitadas" como essa. Isso só faz unir. Acabar com muros. Enriquece nossa música. Vejo poucos comentários sobre a musica sertaneja ne sua coluna. Mas nessas questões voce foi muito feliz. Enquanto um chico diz que sente "nojo", o outro com toda sua nobreza fortalece ainda mais a musica brasileira. o Zeze é um grande artista e Chico Buarque é dispensa comentários.

03:48  
Anonymous said...

Então como é que é?
a musica assentamento é um sucesso???????????
nunca ouvi ninguem cantar essa musica nem em show nem em nada, nem em ponto de onibus, nem na esquina.
no rádio, na televisão tb nao dá o ar de sua graça.
alias, só conheço essa musica do disco. e é bem fraca.
E esses acampamentos do MST devem realmente ser chatíssimos para ter elegido uma musica tão ruim como hino.

07:57  
Blajberg said...

Eu não gosto da obra da dupla, mas eles tem uma característica marcante: conhecem bem o gosto do povão, pois dali vieram (vide o filme dos filhos de Francisco, não o Chico mas o pai deles ;-)).

É exatamente como o Paulo Coelho. Ou seja, entendem a demanda do povão e com isso conseguem vendas astronômicas. Claro que a Logística e o Marketing da gravadora ajuda.

Entendo e respeito a opinião do Mauro, acho que Chico é um excelente compositor (a meu ver abaixo de Dorival Caymmi e do vivo, porém esquecido, João de Barro, o Braguinha - 98 anos de pura emoção).

Também acho que esta gravação tratar-se-á de uma página que será esquecida na carreira brilhante do Chico.

Por fim, só acho que o Chico vem com este papo de Cuba, de esquerda festiva ao mesmo tempo em que grava com a dupla para tentar aumentar as vendas junto ao povão (nisto concordo com o Mauro). Ele não precisava disto...

Exatamente como o Caetano, que grava um disco de boleros para penetrar no mercado latino; um de standards em inglês para penetrar no mercado americano etc.

É a globalização (ou seria o dinheiro?) ditando as prioridades...

Um abraço,
Carlos Blajberg

21:15  
Filó said...

Mauro você fez uma brilhante defesa do Chico tal qual um grande advogado criminalista na defesa do seu cliente. Porém minha opinião pessoal é que não concordo com isso. Chico cometeu um mico.Outros expoentes da MPB que assim agiram também. "Cada macaco no seu galho" a Mistura ai é heterogênea.Ele é çivre e pode gravar com quem quiser, mais não deixa de servuma mancada, pode dizer que é preconceito ou coisa que o valha, mas CHICO é CHICO e ponto final.

08:42  
Inahiá Castro said...

Mauro,
concordo com tudo que você escreveu. Pessoalmente, não gosto de Zezé de Camargo e Luciano a ponto de comprar Cds da dupla, mas sei que eles têm sua importância. Acho muito melhor que através do trabalho deles as pessoas de classes sociais e culturais mais baixas tenham acesso a Chico Buarque do que se divulgassem tantas porcarias que existem hoje por aí.
É isso...te parafraseando: Viva e deixe Chico viver!

03:16  
Anonymous said...

VAMOS PARAR COM ESSA PALHAÇADA DE COLOCAR O CHICO COMO DEUS !! NINGUÉM LEMBRA MAIS DAS MÚSICAS DELE PORQUE SEUS ÚLTIMOS DISCOS SÃO UMA TREMENDA PORCARIA, CARIOCA É UMA COISA LASTIMÁVEL QUE SÓ TOCOU NO RÁDIO PORQUE SEU COMPOSITOR É O CHICO. CHICO FEZ COISAS ESPETACULARES NOS 60, 70 E 80, QUANDO MERECIDAMENTE COMO LEMBRA O MAURO ERA OUVIDO POR TODO O TIPO DE PÚBLICO, DEPOIS SÓ LANÇOU PORCARIA, E ESSE DISCO, NOVO... NOSSA SENHORA DEVE SER PIOR QUE O DO ZEZÉ.

14:22  
helena andrade said...

QUAL A RAZÃO DE SE PERGUNTAR OU FAZER ENQUETES? QUEM É BOM CANTOR SE GARANTE. NÃO GOSTO DE CXHICO E TODO SEU CAMAINHO DE VELHAS MÚSICAS.
ZEZÉ É BOM CANTOR, LINDO POR DENTRO E POR FORA SÓ FALA MAL QUEM NÃO CONHEÇE OU É INVEJA. CHICO TEM LETRAS MAIS A VOZ É TRISTE.
AMO ZEZÉ FALEI COM ELE PESSOALMENTE, É SHOW ADORO VOÇÊ ZEZÉ, NÃO PRECISA CANTAR COM CHICO SUA VOZ BASTA. DESEJO MAIS SUCESSO.
SUA TORCEDORA HELENA LESSA A.

14:38  
Anonymous said...

NOSSA SENHORA PROTEGE QUEM TRABALHA, E NÃO FALA MAL DOS OUTROS,AMBOS TEM CAPACIDADES DIFERENTES.
ADORO ZEZÉ EM TUDO É FANTASTICO POR DENTRO E POR FORA.
SUA TORCEDORA HELENA.

14:41  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006