Nana quer gravar mais obra de Caymmi
Mesmo já tendo dedicado três CDs recentes à obra de Dorival Caymmi (O Mar e o Tempo e os dois discos gravados com os irmãos Dori e Danilo para homenagear os 90 anos do compositor baiano), Nana Caymmi (foto) planeja gravar um quarto álbum com músicas de seu pai. A prioridade, desta vez, seriam os sambas-canções.
Depois do próprio Dorival, ninguém canta Caymmi como Nana (basta ouvir sua interpretação de João Valentão no DVD Brasileirinho, de Maria Bethânia, para atestar sua sublime e suprema intimidade com o cancioneiro do pai). Mas é fato também que Nana precisa voltar a gravar discos com repertório inédito. O último, Desejo, saiu em 2001. Sua discografia tem estado muito voltada para o passado. Nana Caymmi é intérprete magistral de músicas de qualquer época. Por isso mesmo, já passa da hora de a cantora fazer um CD com repertório mais contemporâneo.
Depois do próprio Dorival, ninguém canta Caymmi como Nana (basta ouvir sua interpretação de João Valentão no DVD Brasileirinho, de Maria Bethânia, para atestar sua sublime e suprema intimidade com o cancioneiro do pai). Mas é fato também que Nana precisa voltar a gravar discos com repertório inédito. O último, Desejo, saiu em 2001. Sua discografia tem estado muito voltada para o passado. Nana Caymmi é intérprete magistral de músicas de qualquer época. Por isso mesmo, já passa da hora de a cantora fazer um CD com repertório mais contemporâneo.
23 COMENTÁRIOS:
Nana é uma excelente intérprete !! Pode gravar qq coisa q será genial !! e que venha muito mais caymmi .
Gostaria de ouvir um disco novo de Nana com inéditas de Chico, Dori, Herbert, Chico César, etc..
Desisto!!
Mauro, vc não tem jeito. A Nana pode gravar o que ela quiser. Com certeza, da sua opinião é que ela não precisa.
Você é que precisa de uma aula de oratória...isso sim...
Olha realmente Nana é maravilhosa fazendo o que quiser, mas está mais do que na hora de ela voltar a fazer um disco com novas canções sim e sozinha. Tributos são válidos, mas em excesso tornam-se desnecessários.
Concordo plenamente com você, Mauro. Nana é maravilhosa, mas CAYMMI DE NOVO? Tem tanta coisa boa no cancioneiro brasileiro, inédita na sua voz, que ela poderia gravar (além dos novos compositores, claro!). Só pra lembrar: Gal cantando Caymmi é tudo de bom.
Nana quer gravar o pai ainda vivo e isso e muito digno.Agora ao contrario das outras interpretes de sua geraçao,os grandes compositores(Caetano,Tom,Gil, Chico,etc,etc...)exceto Milton,nunca lhes deram cançoes.Teve sempre que tirar leite de pedra.Sempre foi meio musa anti-musa.Mas ta na hora mesmo de gravar as coisas do Hebert,Daniel Jobim e de gente mais nova que a reconhece e a trata muito melhor.Mas e meio cabeça dura mesmo.Faça dois discos por ano,um album duplo,voce nunca e demais.
rosemberg
caymme nunca é demais.
esse velho é maravilhoso e ninguem melhor que sua filha para abrilhantar ainda mais suas canções que eu adoro.
bergrj@hotmail.com
Nana canta muito bem as músicas do pai, mas acho que sem dúvida Gal canta muito melhor, sua voz faz com que entremos no universo de Caymmi, além disso me parece mais sincero, não sei pq mas acho que essa visita execessiva da Nana no repértório do pai é meio falso.
Gal cantou um repertorio mais facil,pop e leve de Caymmi.Nana sempre vai pelo caminho mais dificel.Sua voz preenche lacunas e hemisferios que nenhuma cantora consegue.E tao boa interprete como Bethania e tem musicalidade na mesma proporçao de Gal.Ja tive oportunidade de ver Gal e Nana cantando juntas e sinceramente,tadinha de Gal(que eu amo).Mas Nana e boba,mesmo que cante repertorio mais facil com igual genialidade,prefere mesmo tirar leite de pedra.Tem medo de se mostrar competitiva.
Repertório, + fácil, pop,leve? Quanta bobagem! Não existe repertório fácil para o mal cantor, como não existe difícil para o bom intérprete. Gal e Nana sabem disso, cantam qualquer coisa!
Nana canta com sentimento, com o coração, Gal canta com a razão, com a garganta! Ambas são maravilhosas. Cada uma na sua praia.
Não acho que Nana cante o pai tão bem assim, falta-lhe joie de vivre. Jussara Silveira, muito menos conhecida, cantou Caymmi muito melhor, sem falar em Gal Costa, que nem tem termo de comparação.
Jussara e Gal para cantarem Caymmi ou mesmo Jobim tem que passarem antes pela onda do Joao Gilberto.Nana e ao contrario delas incomparavel,peculiar e inimitavel.E ainda nao cantou as cançoes do Caymmi que elas ja gravaram.Talvez seja bom mesmo que as grave.
Repertorio facil,pop e leve agrada multidoes em qualquer hora e espaço.Repertorio dificel,denso exige atençao redobrada,so funciona com audiçao solitaria ou a dois.Ai a preferencia recai no interprete querer ou nao se mais pop-pular.E ganhar mais grana tambem.
Mas precisa mesmo cantar coisas contemporaneas porque o atual e importante e ficar o tempo todo so mamando e dando de mamar a cinco familias de marmanjos e mesmo muito chato.
O repertório que Gal gravou de Caymmi não é o mais pop e nem o mais fácil, Gal e Nana são cantoras diferentes, mas sem dúvidas o cd de Gal é superior ao que Nana gravou. As composições de Caymmi caem melhor numa cantora como Gal que colore as coisas que canta, nana só é boa pros samba-canção do pai.
Falta a Nana um quesito fundamental para ser a segunda melhor intèrprete de Caymmi, depois do próprio: baianidade. Afinal ela faz questão de frisar sua carioquice. E baianidade é o que tem de sobra em Gal e Jussara (Que é nascida em Minas). Mas se ela quer gravar mais de Dorival, que faça outro bom CD.
Porque Gal,Elis so sobrevivem se acompanhadas de titulos:maior melhor?Sao cantoras incomparaveis ou sao jogadoras de futebol?Alias sempre na posiçao de atacantes como seus fãs miseraveis.
Pq são as melhores mesmo. Coisa de que a Nana, embora maravilhosa também, está muito longe de ser.
Nao sao melhores nao!Seus fãs e que sao idolatras maniacos e equivocados.Nao conseguem ser convincentes nem mesmo em elogiar os rivais que criam no seu imaginario.Confundem preferencia com adoraçao.Condicionados pela midia a adorar so um Deus.E mais lucrativo.
Engano seu. Gal e Elis são mwlhores, assim como Zizi, Jussara Silveira, Ná Ozzetti, Mônica Salmaso e outras são melhores que Nana Caymmi, que é ótima cantora, mas esta sim, é endeusada por alguns críticos, mas que não consegue cantar uma música ao vivo sem desefinar, ancorando-se numa questionável densidade interpretativa.
Realmente, não era de se esperar que alguém com tanta agressividade ("fãs miseráveis", "idólatras maníacos"), tanto azedume pudesse reconhecer o óbvio: Gal e Elis (e Nana) são insuperáveis mesmo.Escuto tudo que aparece de novo na MPB, reconheço que existem cantoras novas maravilhosas, mas nenhuma delas se aproxima de Gal e Elis, ou mesmo de Nana. Aliás, por trás do canto das melhores, é facílimo identificar a presença das Deusas citadas (e isso é um elogio!). Quando falo das melhores, me refiro a Jussara Silveira, Marisa Monte, Vanessa da Mata, Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto...
Engano nao ela consegue ser tambem linear e doce como Gal(vide gravaçao de Milagre com ela e Dorival).Como Gal se quizer se mostrar densa tambem pode.Mas Nana mais que cantora,interpreta muito bem.E se for cantar so gracinhas vao achar que e uma tarada, e vai convencer todo mundo disso.Ela pode!(miseraveis no sentido de idolatrar apenas um,prefiro ter varios idolos).
Postar um comentário
<< Home