web page hit counter
Terça-feira, Janeiro 24, 2006

A empresária Ivete já ofusca a cantora

Mais do que simples cantora de axé music, Ivete Sangalo (foto) é hoje uma das mais bem-sucedidas empresárias do showbiz nacional. No comando da empresa Caco de Telha, a artista anunciou esta semana a abertura de um selo fonográfico (o Caco Discos) e de uma casa de shows em Salvador (BA). A questão a levantar é se os múltiplos negócios e a estafante rotina de shows não estão prejudicando a cantora na hora, por exemplo, de selecionar o repertório de seus discos. Fora da Banda Eva desde 1999, Ivete ainda não lançou em sua carreira solo um álbum à altura de seu carisma e de seu talento. O recente As Super Novas Vol. 01 evidenciou inclusive a crescente irregularidade do repertório da artista. E sua primeira música de trabalho, Abalou, toca bem nas rádios, mas não pegou para valer.

Ivete nunca mais gravou com constância um samba-reggae realmente bonito como Beleza Rara ou um axé contagiante como Carro Velho. Pode ser mera coincidência ou mesmo pressa (e erro) na escolha do repertório, mas o fato é que, à medida que crescem os negócios da empresária, diminui o prestígio da artista - em que pesem eventuais sucessos como Festa (a melhor música da discografia individual da intérprete), Sorte Grande e Flor do Reggae. Suas vendas continuam satisfatórias. Ivete, aliás, acaba de ganhar Disco de Ouro em Portugal pelas 10 mil cópias de As Super Novas Vol. 01 vendidas na Terrinha. Mas é preciso atenção. O sucesso passa, os discos ficam...

17 COMENTÁRIOS:

Ricardo Morais said...

Concordo plenamente com você Mauro. Infelizmente, fica evidente que o último cd de Ivete foi feito às pressas e sem muita dedicação e respeito ao público. Parece que pensaram, Ivete está no auge, todo mundo ama ela, lançamos qualquer coisa que vai descer do mesmo jeito. Mas parece que por enquanto ela está só preocupada mesmo em fazer patrimônio. Acho que quando isso passar, ela vai se preocupar mais com sua música. Vejo algo semelhante com o que ocorreu com a dupla Sandy e Junior, que tb tem muito talento. No auge sempre lançavam 1 cd por ano e iam empurrando qualquer produto para seus fãs sem se preocuparem com o conteúdo e se dedicarem a isso. Passado a euforia e depois de estarem milionários, mudaram bastante e acho q estão mais focados no que querem produzir. Estão a 3 anos em lançar um novo CD, passaram esse tempo compondo, amadurecendo suas idéias, abriram mão de um programa na TV Globo para dedicar somente a música. Agora só estão focados nisso.
Por isso, acho a trajetória de Ivete Sangalo extremamente parecida com a da dupla Sandy e Junior. O que ela está passando agora é o que a dupla passou nos anos de 2000 a 2002. Shows lotados, programa na TV Globo, sucesso no Rock in Rio, sucesso em Portugal, Dvd mais vendido, vários comerciais, capas de revistas. A história se repete com as mesmas características e eventos. Parece realmente que é difícil conciliar o auge de popularidade com um trabalho de qualidade. Talvez não sobre tempo e as questões comerciais atraem mais que a música em si. E só depois que a poeira abaixa q muitos vêem o q vc disse, "o sucesso passa, os discos ficam"

10:21  
Carlos said...

Ivete é bonita, espontânea e gananciosa. Os artistas atuais não passam mais pelo crivo de pessoas mais educadas, cultas. Qualquer BBB hoje em dia é celebridade. A revista Caras é a Bíblia dos que nescessitam de 15 minutos de fama.
O é a discografia de Ivete ? Não é nada. Mas claro que vai ter um monte de fã contestando minha opinião.

10:55  
Miguel said...

'uns preferem dinheiro/ outros querem um passeio perto do precípio/ haverá paradeiro para o nosso desejo?"

Pois é, Ivete está no primeiro grupo (dos que preferem dinheiro), ela pouco está se importando com quem consome sua música. Até que se prove o contrário, ela tem talento; mas sem querer subestimá-la, mas já subestimando: duvido muito que tenha competência pra fazer um disco de qualidade. Afinal de contas ela é melhor como garota-propaganda do que como cantora.

"Podem me bater, podem me prender, podem até deixar-me sem comer, que eu não mudo de opinião"

Podem discordar, eu não vou me importar...rs

11:20  
Anonymous said...

Ivete? Triste retrato da música brasileira dessa época. Cada época tem os astros que merece.
Tivemos ARY BARROSO, TOM JOBIM< CHICO BUARQUE< ELIS REGINA, FAFÁ DE BELÉM, MARISA MONTE... e agora temos Ivete Sangalo...
Como podemos ver, a pobreza reinou!

12:37  
Anonymous said...

Para quem não sabe, Ivete Sangalo começou a carreira em Salvador cantando blues e soul em bares. Ganhou o Troféu Caymmi cantando esse tipo de música na noite, e daí foi convidada para ser vocalista da Banda Eva, estourando comercialmente a partir de então.

Realmente, os discos de Ivete deixam muito a desejar, salvo uma ou outra canção, ao contrário de Daniela Mercury, que tem feito discos cada vez melhores, apesar do preconceito dos que ligam o trabalho dela à música baiana independente do que quer que ela faça, e só por fazer música baiana, já tacham de porcaria. Puro preconceito.

Mas Ivete Sangalo é uma grande cantora. Uma voz linda, segura, muito talento. Se quiser, pode ser uma das maiores intérpretes do Brasil. Infelizmente ela parece preferir o caminho do sucesso fácil. Ou talvez idiotassejamos nós, que não ganhamos o que ela ganha...

13:18  
Claudio said...

No seu primeiro trabalho solo, ela propôs um caminho diferente do 100% axé, mas certamente a gravadora pulou pq as vendas não foram significativas e claro, o público queria a Eva da banda, ou seja o estilo axé. O que Ivete faz hoje, condiz com o mercado do axé, ou música descartável (aquela que fica na moda durante um tempo e depois sucumbe diante de um novo refrão).
Fosse ela audaciosa, seria uma Daniela Mercury, a incompreendida, que deu outro rumo ao seu trabalho em vez de ficar repetindo O Canto da Cidade em todos os seus discos.

15:45  
Anonymous said...

E volta a má vontade desse rapaz com a artista Ivete Sangalo! Talvez porque venha por aí alguma notícia sobre Daniela Mercury, protegida do Mauro!

Vamos lá, dizer que Abalou não pegou? Ficou durante semanas em primeiro lugar e meses entre as dez mais tocadas. Quantos artistas brasileiros conseguem tal façanha?

As vendas de Ivete continuam "satisfatórias". Essa é boa! Imagino que a maioria dos artistas devem vender 600 mil cópias de seus cds com muita facilidade para dizerem que as vendas de Ivete continuam satisfatórias...

Ivete, no ano de 2005, ganhou o Grammy Latino e o prêmio Tim de música. E nem adianta dizerem que os prêmios não têm importância, visto que com Ivete foram também premiados Ivan Lins, Maria Bethânia, Zélia Duncan...

O diferencial de Ivete é que ela nunc aprecisou se tornar amiguinha dos críticos para ser bemf alada por eles! O que adianta inovar, experimentar e lançar porcarias no mercado como o álbum Carnaval Eletrônico, de Daniela Mercury? Isso é ser uma grande artista?

Hoje Carro Velho é considera um "axé contagiante". Mas na época do lançamento foi bastante criticada por alguns "críticos" especializados. É impressionante a má vontade...

Mas é preciso atenção. Os críticos passam, os artista ficam...

19:50  
Anonymous said...

No tópico sobre Marisa Monte, a mesma está sendo bombardeada pelos leitores da coluna.

O que evidencia que não se pode agradar a todos!

Mas o bom é que Marisa, Ivete, Ana Carolina estão lá produzindo, trabalhando, ganhando a vida sem preicsar falar mal do trabalho alheio.

Isso sim é importante!

O resto... ah, deixa pra lá!

19:55  
Claudio said...

Pra quem gosta de Carro Velho, fica difícil avaliar a qualidade do Carnaval Eletrônico da Daniela, ou qualquer outra coisa melhor que o repertório de Ivete Sangalo.

07:28  
Diogo ! said...

Não tenho nada contra Ivete Sangalo !

Ela não é minha cantora favorita , mas é simpática , bonita e carismática ...

É uma boa cantora ( em A Lua que eu te dei , ela prova isso ) , mas sua " Axé - music " está anos luz de Daniela e Margareth . Seu ultimo Album consegue ser pior que O Diario de Claudinha ( Babado Novo ) .

Bem , sobre vendagem ... sardinha é o peixe que + vende mas no é o melhor !!!!

13:20  
Anonymous said...

"Carnaval Eletrônico" da Daniela Mercury é um disco muito bom, só a regravação de "Tonga da Mironga do Kabuletê" já vala o disco. Isso sem contar com "Amor de Carnaval" dueto com Gilberto Gil,"Por Trás da Fantasia","Vou Batê Pá Tú", "Que Baque é Esse" com Lenine,etc.. Essa sabe o que faz.

18:31  
Anonymous said...

A análise de Mauro está corretíssima, não é má vontade.Ivete tem carisma, uma voz lindíssima e um enorme talento para conseguir juntar um monte de porcarias em um único disco (quero dizer, em todos os discos que lançou). E não é por falta de música boa, com toda certeza tem gente fazendo coisa muito melhor na Bahia. Deve ser falta de cultura musical mesmo!

05:39  
Anonymous said...

Alguém já parou para pensar que ela pode preferir o público à "crítica especializada"? E, meus caros, o público lota os shows de Ivete, compra seus discos, os produtos que ela anuncia. Acho que o público gosta de Ivete como ela é. Acho muito perigoso quando se critica alguém de uma forma tão vazia quanto alguns colegas fizeram aqui. Sim, ela tem talento. Sim, ela canta bem. Sim, o repertório é irregular. E daí? Daniela mudou, quis ser diferente, e recebeu paulada atrás de paulada. Até sem gravadora ficou. Via seus discos encalhados nas prateleiras. Isso é ser um artista bom? Pra mim a arte só é completa se há quem a possa apreciar. Se a música de Ivete é ruim ou não, não importa. O que importa é que há muitos que a apreciam. Só isso, sinceramente, já faz dela uma grande artista. Não são todos que conseguem estabelecer a cumplicidade, o respeito e a empatia que ela já conquistou. Acho que parte da elite critica tanto só porque se trata de um grande caso de sucesso popular. E me parece que Ivete quer ser apenas isso mesmo. E isso, meus caros, já é muito.
Salve Daniela Mercury! Salve Ivete Sangalo! Salve a diversidade de estilos, cores, credos e crenças! Afinal, o que seria do azul se todos gostassem só do verde???

17:04  
Anonymous said...

Se fosse simples assim, João Gilberto e a bossa-nova seria arte menos comparado a Waldick Soriano, já que o segundo sempre vendeu muito mais discos...

08:31  
Anonymous said...

A Gretchen vendia mais discos que a Elis. E agora,Gretchen é arte?

17:22  
Anonymous said...

Mas que é um desperdício uma voz tão linda a serviço de um repertório tão ruim, lá isso é!

20:10  
Anonymous said...

É medonho mesmo ver esse tipo de comentário! Ivete é atualmente o maior retrato do povo brasileiro. Ela canta para a MASSA; particularmente gosto demais de qualquer coisa que ela canta, pois parece ser com a alma, e fica tudo muito lindo. Agora se alguém tem inveja porque ela ganha muito bem, paciência. Antes de ser "garota propaganda", o que ela faz muito bem, inclusive, Ivete é a maior cantora brasileira da atualidade.
Outra coisa: ABALOU pegou, FESTA pegou, SORTE GRANDE, SE EU NÃO TE AMASSE TANTO ASSIM, A LUA QUE EU TE DEI, QUANDO A CHUVA PASSAR... Vixe Maria, tem muita coisa, viu? Acho que a pessoa tem que ser muito bem sucedida e ter muito peito para abrir a boca para falar mal da grande IVETE SANGALO.

09:42  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006