web page hit counter
Terça-feira, Janeiro 31, 2006

Belô revive o samba-enredo 'Os Sertões'

Belô Velloso disponibilizou mais uma surpreendente regravação na internet. Depois de recordar Lama, sucesso de Clara Nunes em 1976, a cantora revive um dos melhores sambas-enredos de todos os tempos: Os Sertões, apresentado pela escola de samba carioca Em Cima da Hora no Carnaval de 1976 - curiosamente o mesmo ano em que Clara lançou Lama. A releitura da sobrinha de Caetano Veloso e Maria Bethânia surpreende ao incluir no refrão elementos de forró e samba-de-roda. De autoria de Edeor de Paula, o samba-enredo já tinha sido regravado por nomes como Fagner e o conjunto Nosso Samba.

Ouça a regravação de Belô Velloso no endereço: http://www.belovelloso.com.br/audios/belovelloso_ossertoes.asf

26 COMENTÁRIOS:

Daniel de Souza said...

Belô podia reunir essas gravações num novo disco. Ia ficar bacana. E ela está precisando lançar novo disco.

07:04  
Anonymous said...

rosemberg

comcordo e sugiro que lance um dvd com todas essa canções esqucidas pelas radios mas que habitam a memoria afetiva de todos nós.

bergrj@hotmail.com

07:58  
Carlos said...

A idéia é boa mas, sinceramente, Belô é fraquinha, fraquinha...

10:12  
Anonymous said...

Realmente, Belô não é uma grande voz. Tem muito que aprender ainda. Mas faz melhor que muitas grandes vozes. Basta citar Mariah carey e Celine Dion, dois exemplos perfeitos de poderia vocal estragados em interpretações insuportáveis. Sou mais Belô fraquinha, que certos vozeirões...

20:12  
Anonymous said...

O melhor de Belô é o sobrenome.

21:50  
Felipe K. said...

Não concordo com quem critica a qualidade vocal de Belô. Ela tem afinação e empresta muito de seu charme brejeiro à interpretação desse samba. Gosto dela, de seu ar de menina dos anos 70.

08:10  
Anonymous said...

Belô não é fraquinha, galera ! É afinada. Não dá para comparar ao sobrenome com a atitude e personalidade de Bethânia e/ou a genialidade de Caetano. Nem ela tem essa pretensão. Belô é outra geração e tem o peso de carregar esses dois pesos-pesados nas costas. Não fosse isso, ela seria um grande destaque da MPB.

Ninguém compara Bebel a João Gilberto e nema seu tio Chico, porquê ? Sem dúvida, o melhor de Bebel então é seu pai, JOão, sua mãe, Miúcha e seu tio, Chico Buarque ?

Quem não entende de música deveria ficar calado !

14:40  
Anonymous said...

Sem dúvida, os fãs de Maria Bethânia devem odiar a personalidade delicada de Belô. Mas nem só de tenores e contraltos vive a MPB.

É preciso lembrar que as grandes cantoras desse país e a tradição de nossas divas dos anos 50, e as grades vozes atuais como Gal, Elis, Marisa Monte, Zizi (...) primam pela docilidade da voz e intensidade no momento certo de cada letra, compasso e melodia.

Talvez, o que aconteça... é que não interesse a ninguém que Belô surja, apareça no mercado atual. OU, não... como diria seu próprio tio....

14:51  
Anonymous said...

Ouvi a música umas 4 vezes e acho que a gravação de Belô está adequada, graciosa e ousada. Não prima pela excelência vocal pois nem a música pede isso. Mas a afinação está correta e de "fraquinha", acho que a moça já provou que não é... A valorização musical alí é outra: é de arranjo e concepção da letra.

A idéia de colocar elementos de forró é de quem realmente entendeu essa letra e a intenção da música, fazendo com que a canção se aproximasse mais da MPB e saísse do "chavão" samba-enredo. Isso é uma sacada. Só por isso, já teria sido válida a gravação. Parabéns, Belô!

15:27  
Anonymous said...

Esse "anônimo" me chateou: fraquinha por quê ? Dá para explicar ou não sabe ?

Fraquinha vocalmente ? Fraquinha de repertório ? Fraquinha de quê ?

Concordo com citação de Bebel acima... aliás, para quem não sabe... Bebel só fez sucesso fora porque aqui não tinha oportunidade... por quê será hein ?

Qualquer semelhança... é mera coincidência...

16:02  
Anonymous said...

Em tempos sem novidades, a melhor coisa foi essa idéia moderníssima de Belô de fazer regravações para a web. Afinal, ela é de outra geração, mais jovem, plugada, atenta à globalização e ao que rola no mundo.

Concordo com o Daniel de Souza aí em cima: pegar
essas canções e lançar em CD: trazer da web para o
CD, é perfeito.

Se na opinião de alguns "o melhor de Belô é o sobrenome" (?), ela vai estar honrando, sem dúvida alguma a sua ancestralidade, pois os "Vellosos" sempre estiveram à frente de seu tempo, e o que Belô está realizando, é prova concreta disso. Logo: parabéns, menina!

17:02  
Neide Silva said...

Como é bom ver que há uma discussão acalorada e saudável em torno de Belô! Prova de que suas regravações estão fazendo sucesso e de que ela está no caminho certo.
Só quem assistiu um show de Belô ou ouviu com atenção um CD seu ,pode perceber e se deleitar com sua voz delicada e afinada, com seu bom gosto na escolha do repertório e com a maneira com que ela conduz a platéia... Belô deve desagradar aos ouvidos menos atentos e despreparados e a esses eu dou uma dica: Ouçam Belô Velloso com mais atenção porque sua musicalidade deve tocar o coração e não ficar restrita à parte física do ouvido.Só assim poderão entender o que é refinamento.

18:08  
Anonymous said...

Belô Velloso é uma intérprete de um domínio extenso... pura, aprazível, inteira. Não é à toa que ela teve a ousadia de regravar "Lama" e agora detona com a regravação de "Os Sertões". Portanto nos resta saber que essa baiana vai fazer acontecer!

av_alecio@yahoo.com.br

23:21  
Carlos said...

Fraquinha porque a voz não é boa, não se sustenta, sem querer compara-la a ninguém. Belô já lançou alguns discos, teve música inédita de Adriana Calcanhotto, participações especiais tanto de Bethânia quanto de Caetano e, mesmo assim, nada aconteceu. Não estou dizendo que é ruim, mas não se pode dizer que é uma beleza.
Essa história dela estar fazendo música na internet deve-se ao simples fato da falta de uma gravadora que se interesse pelo seu trabalho, apenas isso.
Acho louvável seu interesse por música mas, assim como seu primo, Moreno, Belô é fraquinha sim.
Pelo menos o Moreno tem evoluído como compositor como mostra as duas canções gravadas por Gal em seu novo disco.

12:36  
Anonymous said...

Carlos, que pena !!!

Pensei que fôssemos ter uma conversa musical e que você fosse dar uma opinião coerente sobre a cantora, mas tristemente reparei que você não sabe nada e nem dar sua colocação sobre o mercado fonográfico, afirmando infantilmente que, o fato de Belô Velloso ser fraquinha é em contrapartida pelo fato de uma gravadora "x", "y" ou "z" não ter interesse nela.

Muito me admira a sua falta de informação musical, sua completa falta de informação fonográfica que se esquece que até a própria tia, Maria Bethânia, ficou sem uma "major", gravadora, tendo que partir, na época, para uma gravadora independente, a Biscoito Fino e, ao final optar por sua abrir sua "Quitanda", independente. Significa então que, Maria Bethânia (é)era fraquinha ? Ou ainda, que, grandes artistas que hoje não tem gravadora, na sua xula opinião, são fraquinhos ?

Você, que se acha tão bem informado, quer a lista dos grandes artistas sem gravadora ?!?

Que pena, Carlos: pensei que você fosse falar algo de concreto e inteligente. Mas já vi que você entende tanto de música, mercado fonográfico e toda a máquina que move esse mercado tão mafioso e competitivo, quanto de plantação de cana.

Outro detalhe importante para sua formação e/ou informação (você decide!): criticar comparando, é infantil, meu bem ! Significa que a pessoa tem pouco argumento para esclarecer e/ou dialogar. É um processo de pré-escola, onde as professoras ensinam às crianças o primeiro passo do raciocínio. Além disso, MÚSICA não é corrida de cavalo; artistas não são potros que são melhores uns que os outros, mesmo tendo o mesmo DNA.

Música é coisa séria e deve ser levada a sério.
Não seja mais leviano ! Pense antes de falar ou procure alguém que entenda do assunto para lhe dizer o que falar.

17:17  
Anonymous said...

Carlos, você gosta de vozeirão, não gosta?
O que é para você uma falta de sustentação vocal ?

Opção a: a voz não afina ?
Opção b: a voz não tem ataque suficiente ?
Opção c: a voz não libera o som com clareza e definição ?
Opção d: você nem desconfia do que está falando ?

AHAHAHAHAHHA

17:34  
Anonymous said...

Carlos, você é muito desinformado: Belô tem o seu selo e não precisa de gravadora... você é que não sabe ainda. Além disso, até Madonna tem o seu próprio selo, você é que ainda nãosabe também...
nem de Belô, Zélias, Bethânias, nem de Madonnas e
nem de outras quinhentas... você quer polêmica,
certo ? Não interessa se a polêmica têm ou não
fundamento, certo ?

Então procure uma polêmica mais coerente que a gente
participa ? Essa aqui ficou boba e sem nexo.

Nos anos 70, você sabia que havia uma rixa entre os inúteis para saber quem era melhor: Caetano ou
Bethânia X Gal ou Bethânia X Gil ou Caetano (...) sabia? 30 anos depois você vem com esse conceito velho de comparação ?

Dá não.... bobagem !
Estamos na Era da Internet ! Avante !

17:54  
Anonymous said...

cara,
acho que você está desmerecendo a web à troco de nada. Só para ofender ou pior, você está com inveja ou é amigo de Moreno ou de outro membro da família e está se doendo por ele, não ?

O fato de fazer um trabalho na internet, seja ele para somar, para divulgar, difundir ou mesmo para alavancar uma carreira ou uma proposta inovadora, não é um desmerecimento. Isso é cretino e retrógrado demais. Você está por fora. Você deve ser da Era Pré-Histórica. Da primeira versão de King Kong.

Tirem esse cara da internet, que ele é do tempo de Matusalém: acha que um artista só pode fazer um trabalho na internet se não tiver nada melhor para fazer. Xôoo, urubu !

Acesse o Aurélio ou Hoaisss e pesquise a palavra: vanguarda !

18:07  
Anonymous said...

Carlos, você é muito desinformado: Belô tem o seu próprio selo e não precisa de gravadora...
você é que não sabe ainda. Além disso, até Madonna tem o seu próprio selo,
você é que ainda não sabe também...
nem de Belô, Zélias, Bethânias, nem de Madonnas e
nem de outras quinhentas... você quer polêmica,
certo ? Não interessa se a polêmica têm ou não fundamento, certo ?

Então procure uma polêmica mais coerente que a gente
participa ? Essa aqui ficou boba e sem nexo.

Nos anos 70, você sabia que havia uma rixa entre os inúteis
para saber quem era melhor: Caetano ou
Bethânia X Gal ou Bethânia X Gil ou Caetano (...)
sabia? 30 anos depois você vem com esse conceito
velho de comparação ?

Dá não.... bobagem !
Estamos na Era da Internet ! Avante !

18:09  
Anonymous said...

Carlos

Moreno é bonzinho sim, Jota Veloso também é, Belô idem, Caetano é genial e Bethânia tem personalidade artística... por quê essas bobagem toda ? Por quê desmerecer o trabalho das pessoas, meu filho ?!

18:50  
Anonymous said...

Vixe Maria!
Eu num queria tah na tua pele não, Carlos.

E agora Mané... Qual o argumento que tu tem pra mostrar pra essa galera toda?

Desinfeta azarão, tua opinião é que é fraquinha, fraquinha.

09:47  
Anonymous said...

Como dizia Renato Russo na música Indios "... fala demais por não ter nada a dizer.."

Carlos, meu filho, você perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado. Enfie a viola no saco, recolha sua insignificância e vaza, meu filho.

Para debater sobre qualquer assunto, é preciso ter conteúdo. Você é vazio de idéias, de informação, de análise. Vá se inteirar do assunto, depois entra no fórum para discutir, ok?

13:12  
Anonymous said...

belô tem uma afinação vocal , belíssima.
desejada por muitas cantoras.
nao foi atoa que topou regravar, as canções pedidas por nós o internautas.
Isso não é para qualquer um

Jair de assis
jairjn@gmail.com

17:09  
Anonymous said...

Meu Deus, quanta gente sabe-tudo, quanta arrogância! Sem querer polemizar com os mestres acima, acho que não é preciso ser doutor em música para emitir uma opinião discordante, ou seja, simplesmente não gostar de uma determinada cantora. Belô pode ter todos os predicados descritos acima com tanta paixão, mas é insossa, é mais uma voz afinada (dentre milhares que existem por aí)que não emociona (pelo menos a mim), não acrescenta nada às músicas que interpreta, canta bem e só. É fraquinha mesmo, como Bebel também é. É proibido achar isso? Vânia Abreu, Vanessa da Mata, Jussara Silveira, Mônica Salmaso, Ná Ozzetti, p. ex., não são vozeirões, são vozes delicadíssimas, mas deliciosas, muito melhores que Belô. Será que posso ter essa opinião? Tô com você, Carlos! Creio que nenhuma delas pensa em cantar apenas para meia dúzia de pretensiosos (te cuida, Mauro!).

22:37  
Anonymous said...

Gente, me desculpem: é o tipo de discussão/fórum, desrespeitosa. Não vale a pena.

Lembrem-se que, mal comparando, até Billie Holliday e Nara Leão teve seu período de "fraquinha". Depois, o tempo descobriu sua força dramática e afinação, respectivamente.

Cada um tem a sua opinião e ponto.

00:33  
Anonymous said...

at least it is something to hear, it could have more instrument to make the sound better.
Average, sorry.
Bob, London

17:25  

Postar um comentário

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006