web page hit counter
Ter�a-feira, Janeiro 31, 2006

Bel� revive o samba-enredo 'Os Sert�es'

Bel� Velloso disponibilizou mais uma surpreendente regrava��o na internet. Depois de recordar Lama, sucesso de Clara Nunes em 1976, a cantora revive um dos melhores sambas-enredos de todos os tempos: Os Sert�es, apresentado pela escola de samba carioca Em Cima da Hora no Carnaval de 1976 - curiosamente o mesmo ano em que Clara lan�ou Lama. A releitura da sobrinha de Caetano Veloso e Maria Beth�nia surpreende ao incluir no refr�o elementos de forr� e samba-de-roda. De autoria de Edeor de Paula, o samba-enredo j� tinha sido regravado por nomes como Fagner e o conjunto Nosso Samba.

Ou�a a regrava��o de Bel� Velloso no endere�o: http://www.belovelloso.com.br/audios/belovelloso_ossertoes.asf

26 COMENTÁRIOS:

Daniel de Souza said...

Bel� podia reunir essas grava��es num novo disco. Ia ficar bacana. E ela est� precisando lan�ar novo disco.

07:04  
Anonymous said...

rosemberg

comcordo e sugiro que lance um dvd com todas essa can��es esqucidas pelas radios mas que habitam a memoria afetiva de todos n�s.

bergrj@hotmail.com

07:58  
Carlos said...

A id�ia � boa mas, sinceramente, Bel� � fraquinha, fraquinha...

10:12  
Anonymous said...

Realmente, Bel� n�o � uma grande voz. Tem muito que aprender ainda. Mas faz melhor que muitas grandes vozes. Basta citar Mariah carey e Celine Dion, dois exemplos perfeitos de poderia vocal estragados em interpreta��es insuport�veis. Sou mais Bel� fraquinha, que certos vozeir�es...

20:12  
Anonymous said...

O melhor de Bel� � o sobrenome.

21:50  
Felipe K. said...

N�o concordo com quem critica a qualidade vocal de Bel�. Ela tem afina��o e empresta muito de seu charme brejeiro � interpreta��o desse samba. Gosto dela, de seu ar de menina dos anos 70.

08:10  
Anonymous said...

Bel� n�o � fraquinha, galera ! � afinada. N�o d� para comparar ao sobrenome com a atitude e personalidade de Beth�nia e/ou a genialidade de Caetano. Nem ela tem essa pretens�o. Bel� � outra gera��o e tem o peso de carregar esses dois pesos-pesados nas costas. N�o fosse isso, ela seria um grande destaque da MPB.

Ningu�m compara Bebel a Jo�o Gilberto e nema seu tio Chico, porqu� ? Sem d�vida, o melhor de Bebel ent�o � seu pai, JO�o, sua m�e, Mi�cha e seu tio, Chico Buarque ?

Quem n�o entende de m�sica deveria ficar calado !

14:40  
Anonymous said...

Sem d�vida, os f�s de Maria Beth�nia devem odiar a personalidade delicada de Bel�. Mas nem s� de tenores e contraltos vive a MPB.

� preciso lembrar que as grandes cantoras desse pa�s e a tradi��o de nossas divas dos anos 50, e as grades vozes atuais como Gal, Elis, Marisa Monte, Zizi (...) primam pela docilidade da voz e intensidade no momento certo de cada letra, compasso e melodia.

Talvez, o que aconte�a... � que n�o interesse a ningu�m que Bel� surja, apare�a no mercado atual. OU, n�o... como diria seu pr�prio tio....

14:51  
Anonymous said...

Ouvi a m�sica umas 4 vezes e acho que a grava��o de Bel� est� adequada, graciosa e ousada. N�o prima pela excel�ncia vocal pois nem a m�sica pede isso. Mas a afina��o est� correta e de "fraquinha", acho que a mo�a j� provou que n�o �... A valoriza��o musical al� � outra: � de arranjo e concep��o da letra.

A id�ia de colocar elementos de forr� � de quem realmente entendeu essa letra e a inten��o da m�sica, fazendo com que a can��o se aproximasse mais da MPB e sa�sse do "chav�o" samba-enredo. Isso � uma sacada. S� por isso, j� teria sido v�lida a grava��o. Parab�ns, Bel�!

15:27  
Anonymous said...

Esse "an�nimo" me chateou: fraquinha por qu� ? D� para explicar ou n�o sabe ?

Fraquinha vocalmente ? Fraquinha de repert�rio ? Fraquinha de qu� ?

Concordo com cita��o de Bebel acima... ali�s, para quem n�o sabe... Bebel s� fez sucesso fora porque aqui n�o tinha oportunidade... por qu� ser� hein ?

Qualquer semelhan�a... � mera coincid�ncia...

16:02  
Anonymous said...

Em tempos sem novidades, a melhor coisa foi essa id�ia modern�ssima de Bel� de fazer regrava��es para a web. Afinal, ela � de outra gera��o, mais jovem, plugada, atenta � globaliza��o e ao que rola no mundo.

Concordo com o Daniel de Souza a� em cima: pegar
essas can��es e lan�ar em CD: trazer da web para o
CD, � perfeito.

Se na opini�o de alguns "o melhor de Bel� � o sobrenome" (?), ela vai estar honrando, sem d�vida alguma a sua ancestralidade, pois os "Vellosos" sempre estiveram � frente de seu tempo, e o que Bel� est� realizando, � prova concreta disso. Logo: parab�ns, menina!

17:02  
Neide Silva said...

Como � bom ver que h� uma discuss�o acalorada e saud�vel em torno de Bel�! Prova de que suas regrava��es est�o fazendo sucesso e de que ela est� no caminho certo.
S� quem assistiu um show de Bel� ou ouviu com aten��o um CD seu ,pode perceber e se deleitar com sua voz delicada e afinada, com seu bom gosto na escolha do repert�rio e com a maneira com que ela conduz a plat�ia... Bel� deve desagradar aos ouvidos menos atentos e despreparados e a esses eu dou uma dica: Ou�am Bel� Velloso com mais aten��o porque sua musicalidade deve tocar o cora��o e n�o ficar restrita � parte f�sica do ouvido.S� assim poder�o entender o que � refinamento.

18:08  
Anonymous said...

Bel� Velloso � uma int�rprete de um dom�nio extenso... pura, apraz�vel, inteira. N�o � � toa que ela teve a ousadia de regravar "Lama" e agora detona com a regrava��o de "Os Sert�es". Portanto nos resta saber que essa baiana vai fazer acontecer!

av_alecio@yahoo.com.br

23:21  
Carlos said...

Fraquinha porque a voz n�o � boa, n�o se sustenta, sem querer compara-la a ningu�m. Bel� j� lan�ou alguns discos, teve m�sica in�dita de Adriana Calcanhotto, participa��es especiais tanto de Beth�nia quanto de Caetano e, mesmo assim, nada aconteceu. N�o estou dizendo que � ruim, mas n�o se pode dizer que � uma beleza.
Essa hist�ria dela estar fazendo m�sica na internet deve-se ao simples fato da falta de uma gravadora que se interesse pelo seu trabalho, apenas isso.
Acho louv�vel seu interesse por m�sica mas, assim como seu primo, Moreno, Bel� � fraquinha sim.
Pelo menos o Moreno tem evolu�do como compositor como mostra as duas can��es gravadas por Gal em seu novo disco.

12:36  
Anonymous said...

Carlos, que pena !!!

Pensei que f�ssemos ter uma conversa musical e que voc� fosse dar uma opini�o coerente sobre a cantora, mas tristemente reparei que voc� n�o sabe nada e nem dar sua coloca��o sobre o mercado fonogr�fico, afirmando infantilmente que, o fato de Bel� Velloso ser fraquinha � em contrapartida pelo fato de uma gravadora "x", "y" ou "z" n�o ter interesse nela.

Muito me admira a sua falta de informa��o musical, sua completa falta de informa��o fonogr�fica que se esquece que at� a pr�pria tia, Maria Beth�nia, ficou sem uma "major", gravadora, tendo que partir, na �poca, para uma gravadora independente, a Biscoito Fino e, ao final optar por sua abrir sua "Quitanda", independente. Significa ent�o que, Maria Beth�nia (�)era fraquinha ? Ou ainda, que, grandes artistas que hoje n�o tem gravadora, na sua xula opini�o, s�o fraquinhos ?

Voc�, que se acha t�o bem informado, quer a lista dos grandes artistas sem gravadora ?!?

Que pena, Carlos: pensei que voc� fosse falar algo de concreto e inteligente. Mas j� vi que voc� entende tanto de m�sica, mercado fonogr�fico e toda a m�quina que move esse mercado t�o mafioso e competitivo, quanto de planta��o de cana.

Outro detalhe importante para sua forma��o e/ou informa��o (voc� decide!): criticar comparando, � infantil, meu bem ! Significa que a pessoa tem pouco argumento para esclarecer e/ou dialogar. � um processo de pr�-escola, onde as professoras ensinam �s crian�as o primeiro passo do racioc�nio. Al�m disso, M�SICA n�o � corrida de cavalo; artistas n�o s�o potros que s�o melhores uns que os outros, mesmo tendo o mesmo DNA.

M�sica � coisa s�ria e deve ser levada a s�rio.
N�o seja mais leviano ! Pense antes de falar ou procure algu�m que entenda do assunto para lhe dizer o que falar.

17:17  
Anonymous said...

Carlos, voc� gosta de vozeir�o, n�o gosta?
O que � para voc� uma falta de sustenta��o vocal ?

Op��o a: a voz n�o afina ?
Op��o b: a voz n�o tem ataque suficiente ?
Op��o c: a voz n�o libera o som com clareza e defini��o ?
Op��o d: voc� nem desconfia do que est� falando ?

AHAHAHAHAHHA

17:34  
Anonymous said...

Carlos, voc� � muito desinformado: Bel� tem o seu selo e n�o precisa de gravadora... voc� � que n�o sabe ainda. Al�m disso, at� Madonna tem o seu pr�prio selo, voc� � que ainda n�osabe tamb�m...
nem de Bel�, Z�lias, Beth�nias, nem de Madonnas e
nem de outras quinhentas... voc� quer pol�mica,
certo ? N�o interessa se a pol�mica t�m ou n�o
fundamento, certo ?

Ent�o procure uma pol�mica mais coerente que a gente
participa ? Essa aqui ficou boba e sem nexo.

Nos anos 70, voc� sabia que havia uma rixa entre os in�teis para saber quem era melhor: Caetano ou
Beth�nia X Gal ou Beth�nia X Gil ou Caetano (...) sabia? 30 anos depois voc� vem com esse conceito velho de compara��o ?

D� n�o.... bobagem !
Estamos na Era da Internet ! Avante !

17:54  
Anonymous said...

cara,
acho que voc� est� desmerecendo a web � troco de nada. S� para ofender ou pior, voc� est� com inveja ou � amigo de Moreno ou de outro membro da fam�lia e est� se doendo por ele, n�o ?

O fato de fazer um trabalho na internet, seja ele para somar, para divulgar, difundir ou mesmo para alavancar uma carreira ou uma proposta inovadora, n�o � um desmerecimento. Isso � cretino e retr�grado demais. Voc� est� por fora. Voc� deve ser da Era Pr�-Hist�rica. Da primeira vers�o de King Kong.

Tirem esse cara da internet, que ele � do tempo de Matusal�m: acha que um artista s� pode fazer um trabalho na internet se n�o tiver nada melhor para fazer. X�oo, urubu !

Acesse o Aur�lio ou Hoaisss e pesquise a palavra: vanguarda !

18:07  
Anonymous said...

Carlos, voc� � muito desinformado: Bel� tem o seu pr�prio selo e n�o precisa de gravadora...
voc� � que n�o sabe ainda. Al�m disso, at� Madonna tem o seu pr�prio selo,
voc� � que ainda n�o sabe tamb�m...
nem de Bel�, Z�lias, Beth�nias, nem de Madonnas e
nem de outras quinhentas... voc� quer pol�mica,
certo ? N�o interessa se a pol�mica t�m ou n�o fundamento, certo ?

Ent�o procure uma pol�mica mais coerente que a gente
participa ? Essa aqui ficou boba e sem nexo.

Nos anos 70, voc� sabia que havia uma rixa entre os in�teis
para saber quem era melhor: Caetano ou
Beth�nia X Gal ou Beth�nia X Gil ou Caetano (...)
sabia? 30 anos depois voc� vem com esse conceito
velho de compara��o ?

D� n�o.... bobagem !
Estamos na Era da Internet ! Avante !

18:09  
Anonymous said...

Carlos

Moreno � bonzinho sim, Jota Veloso tamb�m �, Bel� idem, Caetano � genial e Beth�nia tem personalidade art�stica... por qu� essas bobagem toda ? Por qu� desmerecer o trabalho das pessoas, meu filho ?!

18:50  
Anonymous said...

Vixe Maria!
Eu num queria tah na tua pele n�o, Carlos.

E agora Man�... Qual o argumento que tu tem pra mostrar pra essa galera toda?

Desinfeta azar�o, tua opini�o � que � fraquinha, fraquinha.

09:47  
Anonymous said...

Como dizia Renato Russo na m�sica Indios "... fala demais por n�o ter nada a dizer.."

Carlos, meu filho, voc� perdeu uma �tima oportunidade de ficar calado. Enfie a viola no saco, recolha sua insignific�ncia e vaza, meu filho.

Para debater sobre qualquer assunto, � preciso ter conte�do. Voc� � vazio de id�ias, de informa��o, de an�lise. V� se inteirar do assunto, depois entra no f�rum para discutir, ok?

13:12  
Anonymous said...

bel� tem uma afina��o vocal , bel�ssima.
desejada por muitas cantoras.
nao foi atoa que topou regravar, as can��es pedidas por n�s o internautas.
Isso n�o � para qualquer um

Jair de assis
jairjn@gmail.com

17:09  
Anonymous said...

Meu Deus, quanta gente sabe-tudo, quanta arrog�ncia! Sem querer polemizar com os mestres acima, acho que n�o � preciso ser doutor em m�sica para emitir uma opini�o discordante, ou seja, simplesmente n�o gostar de uma determinada cantora. Bel� pode ter todos os predicados descritos acima com tanta paix�o, mas � insossa, � mais uma voz afinada (dentre milhares que existem por a�)que n�o emociona (pelo menos a mim), n�o acrescenta nada �s m�sicas que interpreta, canta bem e s�. � fraquinha mesmo, como Bebel tamb�m �. � proibido achar isso? V�nia Abreu, Vanessa da Mata, Jussara Silveira, M�nica Salmaso, N� Ozzetti, p. ex., n�o s�o vozeir�es, s�o vozes delicad�ssimas, mas deliciosas, muito melhores que Bel�. Ser� que posso ter essa opini�o? T� com voc�, Carlos! Creio que nenhuma delas pensa em cantar apenas para meia d�zia de pretensiosos (te cuida, Mauro!).

22:37  
Anonymous said...

Gente, me desculpem: � o tipo de discuss�o/f�rum, desrespeitosa. N�o vale a pena.

Lembrem-se que, mal comparando, at� Billie Holliday e Nara Le�o teve seu per�odo de "fraquinha". Depois, o tempo descobriu sua for�a dram�tica e afina��o, respectivamente.

Cada um tem a sua opini�o e ponto.

00:33  
Anonymous said...

at least it is something to hear, it could have more instrument to make the sound better.
Average, sorry.
Bob, London

17:25  

Postar um coment�rio

<< Home

ARQUIVOS
07/31/2005 - 08/06/2005
08/07/2005 - 08/13/2005
08/14/2005 - 08/20/2005
08/21/2005 - 08/27/2005
08/28/2005 - 09/03/2005
09/04/2005 - 09/10/2005
09/11/2005 - 09/17/2005
09/18/2005 - 09/24/2005
09/25/2005 - 10/01/2005
10/02/2005 - 10/08/2005
10/09/2005 - 10/15/2005
10/16/2005 - 10/22/2005
10/23/2005 - 10/29/2005
10/30/2005 - 11/05/2005
11/06/2005 - 11/12/2005
11/13/2005 - 11/19/2005
11/20/2005 - 11/26/2005
11/27/2005 - 12/03/2005
12/04/2005 - 12/10/2005
12/11/2005 - 12/17/2005
12/18/2005 - 12/24/2005
12/25/2005 - 12/31/2005
01/01/2006 - 01/07/2006
01/08/2006 - 01/14/2006
01/15/2006 - 01/21/2006
01/22/2006 - 01/28/2006
01/29/2006 - 02/04/2006
02/05/2006 - 02/11/2006
02/12/2006 - 02/18/2006
02/19/2006 - 02/25/2006
02/26/2006 - 03/04/2006
03/05/2006 - 03/11/2006
03/12/2006 - 03/18/2006
03/19/2006 - 03/25/2006
03/26/2006 - 04/01/2006
04/02/2006 - 04/08/2006
04/09/2006 - 04/15/2006
04/16/2006 - 04/22/2006
04/23/2006 - 04/29/2006
04/30/2006 - 05/06/2006
05/07/2006 - 05/13/2006
05/14/2006 - 05/20/2006
05/21/2006 - 05/27/2006
05/28/2006 - 06/03/2006
06/04/2006 - 06/10/2006
06/11/2006 - 06/17/2006
06/18/2006 - 06/24/2006
06/25/2006 - 07/01/2006
07/02/2006 - 07/08/2006
07/09/2006 - 07/15/2006
07/16/2006 - 07/22/2006
07/23/2006 - 07/29/2006
07/30/2006 - 08/05/2006
08/06/2006 - 08/12/2006
08/13/2006 - 08/19/2006
08/20/2006 - 08/26/2006
08/27/2006 - 09/02/2006
09/03/2006 - 09/09/2006
09/10/2006 - 09/16/2006
09/17/2006 - 09/23/2006
09/24/2006 - 09/30/2006
10/01/2006 - 10/07/2006
10/08/2006 - 10/14/2006
10/15/2006 - 10/21/2006
10/22/2006 - 10/28/2006
10/29/2006 - 11/04/2006
11/05/2006 - 11/11/2006