Banda da Rocinha honra obra de Bosco
Resenha de CD
Título: BanDaCapo Canta João Bosco
Artista: BanDaCapo
Gravadora: Escola de Música da Rocinha
Cotação: * * *
Entre o funk e o pagode que predominam nas favelas, a BanDaCapo - formada por seis ex-alunos da Escola de Música da Rocinha, projeto social criado em 1994 pelo alemão Hans Ulrich Koch para dar formação musical aos jovens da comunidade carioca - preferiu tocar e cantar os sambas e boleros de João Bosco. O sexteto presta tributo à obra do compositor mineiro em seu primeiro disco. BanDaCapo Canta João Bosco foi gravado com o aval do autor, que, além de ceder os direitos de sua obra para o CD, canta e toca violão em Malabaristas do Sinal Vermelho (2003), parceria de João com seu filho, Francisco Bosco, que aborda na letra dura realidade social próxima das vivências de Carlson Barros (baixo), Léo Mendonça (bateria), Luana Mendonça (voz e percussão), Lucca Correa (teclado), Pedro Evan (violão, cavaquinho e voz) e Rodrigo Ribeiro (guitarra e voz).
Os três vocalistas se alternam no canto de boleros - como Jade (1989) e Dois pra Lá, Dois pra Cá (1974) - e sambas do porte de O Mestre-Sala dos Mares (1974), Incompatibilidade de Gênios (1976), Kid Cavaquinho (1974) e Nação (1982). A seleção, irretocável, inclui ainda Memória da Pele (1989), O Bêbado e a Equilibrista (1979) e Corsário (1975).
Há alguns destaques entre as regravações. Papel Machê (1984) ressurge em atmosfera bluesy, com ritmo ralentado. É a melhor interpretação de Pedro Evan - cantor ainda sem verve para encarar o balanço e os versos espirituosos dos sambas da lavra antiga de Bosco com seu primeiro e mais célebre parceiro, Aldir Blanc. Rodrigo Ribeiro e Luana Mendonça também acertam o tom no dueto de Siameses (1982).
Dentre os arranjos, vael destacar o do samba Linha de Passe (1979). A batida funkeada do início evolui para típica batucada de escola de samba, com Pedro Evan evocando o suingue da Acadêmicos da Rocinha. No todo, a BanDaCapo honra a rica nação musical de João Bosco.
Título: BanDaCapo Canta João Bosco
Artista: BanDaCapo
Gravadora: Escola de Música da Rocinha
Cotação: * * *
Entre o funk e o pagode que predominam nas favelas, a BanDaCapo - formada por seis ex-alunos da Escola de Música da Rocinha, projeto social criado em 1994 pelo alemão Hans Ulrich Koch para dar formação musical aos jovens da comunidade carioca - preferiu tocar e cantar os sambas e boleros de João Bosco. O sexteto presta tributo à obra do compositor mineiro em seu primeiro disco. BanDaCapo Canta João Bosco foi gravado com o aval do autor, que, além de ceder os direitos de sua obra para o CD, canta e toca violão em Malabaristas do Sinal Vermelho (2003), parceria de João com seu filho, Francisco Bosco, que aborda na letra dura realidade social próxima das vivências de Carlson Barros (baixo), Léo Mendonça (bateria), Luana Mendonça (voz e percussão), Lucca Correa (teclado), Pedro Evan (violão, cavaquinho e voz) e Rodrigo Ribeiro (guitarra e voz).
Os três vocalistas se alternam no canto de boleros - como Jade (1989) e Dois pra Lá, Dois pra Cá (1974) - e sambas do porte de O Mestre-Sala dos Mares (1974), Incompatibilidade de Gênios (1976), Kid Cavaquinho (1974) e Nação (1982). A seleção, irretocável, inclui ainda Memória da Pele (1989), O Bêbado e a Equilibrista (1979) e Corsário (1975).
Há alguns destaques entre as regravações. Papel Machê (1984) ressurge em atmosfera bluesy, com ritmo ralentado. É a melhor interpretação de Pedro Evan - cantor ainda sem verve para encarar o balanço e os versos espirituosos dos sambas da lavra antiga de Bosco com seu primeiro e mais célebre parceiro, Aldir Blanc. Rodrigo Ribeiro e Luana Mendonça também acertam o tom no dueto de Siameses (1982).
Dentre os arranjos, vael destacar o do samba Linha de Passe (1979). A batida funkeada do início evolui para típica batucada de escola de samba, com Pedro Evan evocando o suingue da Acadêmicos da Rocinha. No todo, a BanDaCapo honra a rica nação musical de João Bosco.
3 COMENTÁRIOS:
Maravilhosa iniciativa que precisa ser louvada e aplaudida! Parabéns, BanDacapo!
Quem gosta de boa música sabe o que tocar... Graças a Deus não existe só "funkeiro" e "pagodeiro" nas comunidades (não que eu seja contra o funk e o pagode). É que, às vezes, os músicos das comunidades se copiam e se imitam tocando pagode e "funkeando"...
Temos que tornar os nossos valores públicos e mostrar que "o pessoal das comunidades" sabe tocar e tocar bem...
Parabéns BanDaCapo!
Se quiserem alguma ajuda, entre em contato comigo: claudiomalaquias@msn.com
E Parabéns, Mauro pela matéria...
Cláudio Malaquias
Obrigado Mauro por ter dado atenção ao trabalho da BanDaCapo fazendo esta resenha. Acredito muito no futuro deste grupo (como grupo e como artistas individualmente) e vou me empenhar ao máximo para conseguir espaços para que mostrem seu talento. Eles estão apenas começando, têm um longo caminho a trilhar e, com certeza, vão evoluir muito ainda.
Gilberto Figueiredo
Coordenador da Escola de Música da Rocinha
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